O assunto “fazer a mala” geralmente deixa muita gente em pânico, e a razão disso é que a maioria das pessoas só se preocupa com a mala na véspera da viagem. Dependendo da estação do ano, isto só complica. A ideia deste post é te ajudar a como fazer uma mala de inverno. Dicas para os melhores looks para você ficar chique, confortável e quentinha ao mesmo tempo.
Um grande equívoco é deixa para fazer a mala em cima da hora. Pois, acabaremos pegando o primeiro que vemos pela frente e durante aviagem só teremos disponíveis as roupas que levamos na mala (salvo algumas comprinhas). Portanto, se fizermos as escolhas erradas isso comprometerá todo o visual. E provavelmente ninguém quer se sentir desconfortável, mal vestido e em desacordo com o clima não é mesmo? Por isso a mala precisa ser pensada mas não necessariamente PESADA!
Outro erro é achar que a solução é levar quase todas as roupas. Mas isso só vai fazer com que leve peso desnecessário, dificulte encontrar as coisas dentro da mala, corra o risco de deixar peças para trás e o pior, arrume briga com o marido! Então vamos ao que interessa, certo? Como arrumar uma mala inteligente?
Primeiro pesquise sobre o local, ou locais, que irá visitar, principalmente sobre o clima na época da viagem. Depois faça uma lista de quantos dias e quantas noites passará fora, levando em consideração os programas que pretende fazer (passeios, jantares, festas, etc.). Comece separando os itens que considera essenciais como nécessaire de roupas íntimas, remédios, produtos de higiene pessoal, carregador de celular, pen drive, adaptador, máquina fotográfica, secador de cabelo, maquiagem… Eu costumo ter uma lista no meu computador com itens que não podem ser esquecidos, sempre que viajo eu a imprimo e faço o check list, ele sempre ajuda na hora de como fazer uma mala de inverno.
Aí começa a parte boa! Comece sempre pela parte de baixo: calças, saias, shorts. O ideal é escolher peças de cor neutra, assim os complementos ficam com a responsabilidade de dar vida ao look. A partir dessas peças escolha as blusas e casacos. Uma mala inteligente é aquela em que tudo se combina entre si. Será mesmo que você vai usar aquela calça vermelha? Monte os looks, de forma que consiga usar todas as partes de cima com todas as partes de baixo, mudando apenas os acessórios. Ah! Não leve aquela blusinha furada só porque ela vai ficar por debaixo do cardigan, porque se você sentir calor não vai poder tirá-lo depois.
A tática de colocar as roupas sobre a cama é certamente muito boa e vai te ajudar a como fazer uma mala de inverno. Assim, você poderá visualizar as produções e ter uma noção do espaço que irão ocupar na mala. Portanto, tente não escolher casacos e tricôs muito volumosos, mas se realmente quiser levar algum separe-o para usar no avião. Eu não dispenso um vestido de inverno, por exemplo. Uma parte tensa para nós mulheres são os sapatos! A maioria tende a querer levar várias opções para o dia e para a noite, mas normalmente 3 (dois para o dia e um para a noite) são suficientes. [espero que nenhum marido use essa informação contra suas mulheres rs]. Mas em se tratando de tempo frio, uma botas de inverno certamente são recomendáveis. Finalmente, em relação às bolsas, leve somente duas: uma para o dia, que você já vai usando e uma para saídas a noite.
Nunca tive problema mas como já ouvi muita gente se queixando de problemas até mesmo em hotéis de luxo, não levo joias. E com tantas bijus lindas que existem hoje em dia, quem sente falta não é mesmo? Geralmente uso uma caixinha para colocar esses acessórios, assim não corro o risco de ter algo quebrado. Uma coisa que não pode faltar na sua mala é um espaço vazio, afinal quem resiste às lembranças e souvenirs? E se você realmente não for comprar nada, vai poder colocar as roupas de volta sem se preocupar em arruma-las, pois como dizem: roupa suja faz mais volume.
Finalmente, montei para exemplificar como fazer uma mala de inverno para 10 dias de viagem, com direito a 2 looks extras.
Espero que gostem!
Uma boa viagem! Depois, conta pra gente se sua mala deu certo.
Nos últimos meses, tive a chance de conhecer cinco hotéis de luxo de frente para o mar, em lugares totalmente diferentes entre si. Sempre uma boa sugestão de lua-de-mel, de baby boom (a lua-de-mel das grávidas, tão em voga, hoje em dia), ou simplesmente uma viagem romântica ou até com filhos.
Acabo de ir de novo no Yalla, restaurante árabe no Leblon, que está cheio de novidades. Aberto há seis anos na badalada Dias Ferreira, o Yalla traz no cardápio pratos clássicos e artesanais da culinária libanesa, como Homus,Babaganouch,Mjadra,Esfihas, Kafta e Kibes variados. E ainda tem a vantagem de ter mesas na calçadas, o que torna o lugar descontraído, agradável e animado, levando em conta que se trata da rua mais propícia para people watching, como dizem os americanos, ou seja, para observar o bom e velho vai e vem de anônimos e famosos.
A gente simpatiza de cara com o Yalla quando descobre que seus donos são três jovens apaixonados por gastronomia, sendo que dois com descendência árabe. Isto explica o cuidado com a autenticidade dos pratos preparados ali. É como se fosse uma extensão da comida feita na casa deles.
Nosso almoço começou com o mix de pastas: homus – a mais pedida, naturalmente, famosa pasta de grão de bico (Mohammara) e de pimentões vermelhos selecionados, com trigo, nozes e melaço de romã.
A chef Cristiane Carriço, que comanda a cozinha, surpreende com os salgados, como a burreca de queijo, com massa finíssima, coberta com gergelim e recheada com queijos especiais e a salada Tabbouleh, que mistura ingredientes como, trigo moído, salsinha, cebolinha, hortelã, tomate, cebola e delicioso molho à base de limão e homus tahine.
Também adorei o falafel veggie, combinação perfeita entre salgado e doce, recheado de labne (feita com a saborosa coalhada seca) e pedaços de damasco, com molho de damasco sobre ele.
Também provei o escondidinho de cordeiro, uma releitura do tradicional escondidinho em uma versão mais leve: a camada de cordeiro vem entre duas camadas do levíssimo cuscuz marroquino, inundado pelo delicioso molho de hortelã. Realmente delicioso!
Já os doces árabes são um capítulo à parte. Muito bem apresentados em uma bandeja, é só escolher seu preferido: pistache, amêndoas, nozes, damasco, brigadeiro, creme de avelã e doce de leite. Me esbaldei com o de brigadeiro e fiquei babando nos outros.
E se você quiser provar tudo isso do conforto da sua casa, é usar o serviço de delivery que o restaurante oferece, com direito à ceias de festas de fim de ano com as delicias da culinária árabe “para tornar a noite de comemoração inesquecível”, como bem disse Ricardo Saad, um dos sócios.
Last but not least, o Yalla tem uma filial no Barra Shopping, com capacidade para 75 lugares. Vam’bora então experimentar estas gostosuras árabes?
No mês de abril fez um ano que comecei minha participação como colunista de viagem da Globonews, no programa Estúdio I, apresentado pela jornalista Maria Beltrão.
Quem me acompanha, sabe, que entro, ao vivo, do destino onde estou, dando dicas de viagem.
Minha estréia foi em Toronto, no Canadá, cidade que conheci pela primeira vez e me apaixonei. Entrei direto do Ritz Carlton, um dos melhores hotéis da cidade. Cosmopolita e sofisticada ao mesmo tempo, Toronto oferece atrações diversas para o turista: uma vida cultural intensa e excelentes restaurantes. Você pode ler o post completo aqui.
Em seguida, fiz minha participação da Suíça, da pequena Zermatt, perto de Zurich. Falei também de Lucerna e do Monte Pilatus, uma das montanhas mais altas do país. Para ler o post completo é só clicar aqui e para ver o vídeo, aqui.
A viagem seguinte foi para Lisboa, Madri e Londres, onde entrei dos três destinos. Lisboa estava em clima de futebol total, por conta do fim da Champion’s League. Madri, é minha cidade do coração, onde a gastronomia se destaca e entrei ao vivo do charmoso hotel Único, no elegante bairro de Salamanca. Em Londres, a cidade dos contrastes, falei do bairro alternativo de Shoreditch e da sofisticação do chá das cinco no hotel Mandarin Oriental.
Fui várias vezes a Miami e fiz um ao vivo onde destaquei a importância da gastronomia da cidade. Bons restaurantes não param de abrir, como o La Mar, do chef peruano Gastón Acurio, no também Mandarin Oriental, um dos melhores hotéis da cidade.
Outra viagem sensacional foi para a Califórnia, onde fiz uma entrada falando de San Francisco e dos arredores, como Napa Valley, a terra do vinho, vídeo que você pode assistir aqui e depois, de Santa Monica, em Los Angeles, cidade encantadora à beira mar.
Entrei duas vezes de Nova Iorque, uma, direto do tradicional Hotel Carlyle, onde tive a chance de assistir o show do Woody Allen e a outra, do navio Quantum of the Seas, super tecnológico, com direito até a bar robótico e vistas incríveis da Big Apple. É só ler o post aqui e assistir ao vídeo.
Para comemorar este 1 ano, fizemos um vídeo mostrando um pouco mais sobre as minhas entradas ao vivo no programa. Aproveite e se inscreva no nosso canal do Youtube!
Também fui para Berlim e Viena, cidades irmãs, pertinho uma da outra e que oferecem dezenas de atrações para os turistas brasileiros. Já leu o post? Clique aqui.
E para encerrar o ano, fui de novo para o Canadá, desta vez no voo inaugural Rio-Toronto. É claro que eu tinha que fazer minha participação na Globonews de lá, desta vez com uma cara bem de inverno. Assista o vídeo.
Este ano, comecei com o pé direito, em Turks and Caicos, uma ilha maravilhosa no Caribe, pertinho de Miami e onde fica a Grace Bay, considerada uma das praias mais bonitas do mundo! Temos o post, o vídeo, e ainda uma matéria que a Revista Quem fez comigo.
E a última entrada foi em alto mar, do navio Monarch, onde fiz o roteiro Caribe e Antilhas e visitei lugares lindos, como Aruba e Curaçao. Se ainda não leu o post, clique aqui e veja o vídeo da Globonews aqui.
Continue me acompanhando, que a qualquer momento, entro de novo, ao vivo, de algum lugar do mundo. E não esqueça de me seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, onde você pode ver ainda mais vídeos nossos.
A importadora Casa Flora apresenta novos vinhos californianos no Rio do renomado grupo Jackson Family Wines, fundada em 1982, proprietária das vinícolas La Crema e Edmeades. Quem assina os vinhos é o enólogo Van Williamson, que tem como objetivo produzir garrafas agradáveis tanto para iniciantes quanto para conhecedores.
Durante o lançamento, os vinhos Edmeades saboreados foram o Perli Zinfandel, Piffero Zinfandel e Mendocino Country Zinfandel, verdadeiros ícones nos EUA, com produção limitada e artesanal. Já os La Crema, mais sofisticados e produzidos com técnicas e castas da Borgonha, foram degustados o Russian River Chardonnay, Russian River PinotNoir, Monterey Chardonnay, Monterey PinotNoir e Sonoma Coast PinotNoir.
Foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a belíssima região da Costa da Califórnia, principalmente Sonoma, e ter uma verdadeira aula de enologia. A sommelier Gabriela Teixeira, embaixadora da vinícola no Brasil, explicou a cada taça servida quais os aromas mais presentes em cada vinho, qual a intenção no sabor de cada um, para que tipo de ocasião são mais indicados, e nos mostrou através de fotos exatamente de onde vinha cada rótulo. Foi interessante saber que a região onde a Jackson Family possui as 37 vinícolas, sofre uma grande influência do fog de São Francisco. Essa famosa neblina é o fator que ajuda a contrabalançar a forte insolação que as terras californianas recebem. Isso torna o solo mais propício para o cultivo das uvas.
Ao degustar os vinhos da La Crema, pudemos comprovar porque essa marca é a 5ª mais vendida em restaurante tops dos Estados Unidos. Com as técnicas da Borgonha aplicadas pela enóloga Elizabeth Grant-Douglas, provamos um vinho sofisticado e marcante. O Chardonay Russian River por exemplo, é extremamente aromático e saboroso. Possui um frescor de frutas brancas intenso, um leve aroma mineral devido ao terreno vulcânico, e uma acidez de forte presença que permite que seu agradável sabor perdure na boca por mais tempo. Já o mais vendido nos EUA, o Sonoma Coast PinotNoir, é fino e delicado, com notas de café e chocolate bem fáceis de identificar, juntamente com amoras, uma fruta muito comum naquele país. Esse vinho passa por um amadurecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês.
Não à toa combinou tão bem com os queijos escolhidos pela Casa Flora para harmonização. Um queijo amarelo mais forte combina muito bem tanto com os vinhos brancos quanto os tintos, especialmente quando o acompanhamento é uma deliciosa geleia de flor de jasmim e um bom presunto de Parma.
Com os vinhos Edmeades, um dos rótulos que tivemos oportunidade de provar foi da região do Redwood Valley, um terreno muito difícil. Utilizando uvas como a Zinfandel, por exemplo, um ícone da região, o tinto degustado se mostrou agradável, com um suave aroma de framboesa, cereja, cravo, canela e pimenta preta, que dava um ardidinho final na boca.Seja para quem gosta de de um sabor mais suave ou mais seco, a Jackson Family agrada a ambos apreciadores.
Todas essas novidades estarão disponíveis em breve em delis como a Farinha Pura, além dos restaurantes Zuka, Quadrucci, Esplanada Grill e Duo, entre outros. Ótima oportunidade de se deixar levar pelo autêntico sabor da Califórnia.
Fui conferir o menu de outono do Rubaiyat Rio em um almoço muito agradável na varanda do restaurante. Varanda esta, que merece destaque, afinal tem uma vista linda do Jockey Club e do Cristo Redentor. O ambiente do Rubaiyat é todo de madeira, super sofisticado e charmoso, com grandes janelas de vidro que nos permitem ver a paisagem logo que entramos.
O chef Carlos Valenti preparou um cardápio especial com pratos mais quentes que combinam com a estação. Em uma aconchegante tarde de outono, com aquela brisa batendo, comecei o almoço com o couvert e pães da casa, deliciosos por sinal.
De entrada, foram servidos o shitake, queijo manchego e pinholes sobre massa fina crocante, o tagliatelle de palmito com creme de trufa e parmesão (o queridinho da maioria) e o canellone de ossobuco e purê de mandioquinha, um dos meus favoritos.
Iniciando os pratos principais, o prego na brasa com ervilhas tortas e molho de vinho tinto açaí me surpreendeu. O molho deu o toque final ao peixe! Em seguida, foi servido o lombo de cordeiro com baunilha e batatas confitadas e o contrafilé com purê de batatas, figos e molho de vinho do Porto.
Para encerrar, sopa fria de morangos com sorvete de baunilha e cremoso de chocolate com gelatina de laranja, azeite e sal. A última é uma recriação de uma sobremesa de infância do chef, e a apresentação, sabor e texturas são impecáveis. Não havia jeito melhor de terminar um grande almoço. Quem tiver a oportunidade, não deixe de conferir o Menu de outono do Rubaiyat Rio!
Recentemente, o TripAdvisor divulgou uma lista com as dez melhores ilhas do mundo, se baseando na qualidade e quantidade de avaliações de atrações, hotéis e restaurantes em cada ilha feitas pelos usuários do site nos últimos 12 meses. A eleição foi a chamada traveler’s choice, ou seja, a escolha foi do viajante, o que torna o resultado ainda mais pertinente.
As dez melhores ilhas do mundo
As melhores ilhas do mundo
Providenciales, em Turks and Caicos no Caribe, foi eleita a melhor ilha do mundo, lugar que conhecemos e adoramos! Se você ainda não leu o post, sobre nossa viagem a Turks and Caicos, clique aqui. A ilha, carinhosamente chamada de “Provo” é território britânico e é onde fica a famosa praia de Grace Bay, considerada uma das mais bonitas do mundo e endereço de vários hotéis de luxo, como o Gansevoort onde ficamos hospedados. Um hotel boutique, na beira da praia, com 91 quartos e localização privilegiada!
E de Turks and Caicos, entrei ao vivo, no Estudio i da Globo News.
E ainda fui entrevistada pela Revista Quem para falar sobre minha viagem a este paraíso que é Turcos e Caicos, como se diz em português.
Mauí, Roatan e Santorini
Em segundo lugar, na lista das melhores ilhas do mundo, ficou a ilha de Mauí no Havaí, seguida de Roatan, em Honduras. A quarta colocada foi Santorini, na Grécia, Nós temos post dessa ilha paradisíaca aqui no blog e se você ainda não leu, é só clicar aqui. A paisagem, sem dúvida, é seu maior atrativo, com seu vulcão no meio do oceano, de cor absolutamente azul, assim como seu céu, em meio a uma arquitetura que reúne casas, hotéis e centenas de igrejas brancas, com suas cúpulas, também azul, naturalmente. Grace Hotel, onde nos hospedamos, é estilo hotel boutique e tem uma piscina infinita de tirar o fôlego!
Tailândia e Portugal também tem algumas das melhores ilhas do mundo
No quinto lugar, ficou a ilha de Ko Tao, na Tailândia. Seguida de Madeira, em Portugal, a ilha de Bali, na Indonésia, as ilhas Maurício em Maurício, Bora Bora na Polinésia Francesa e em décimo lugar,Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Ilha Brasileira
A ilha de Fernando de Noronha é mágica, rústica, com um astral incrível e ideal para os amantes da natureza. A praia da Conceição é ideal para relaxar e ficar até o final do dia, já a Cacimba é para quem gosta de ondas grandes e a Praia do Leão, para ver a desova das tartarugas bem cedo e de longe, já que só é permitido ficar até às praia até às 18hs. Para ler o post completo, clique aqui.
Claro que Fernando de Noronha tinha que fazer parte da lista das melhores ilhas do mundo. Merecido!
Para ler matéria completa do Trip Advisor, clique aqui.
Além da seleção das melhores ilhas do mundo, também foi divulgada a lista das melhores ilhas da América do Sul, que teve três brasileiras: Fernando de Noronha, em primeiro lugar, Ilha Grande no Rio de Janeiro em segundo e a ilha de Boipeba na Bahia em décimo lugar. Para conferir a premiação completa, é só entrar no site.
Comedoria é o novo restaurante de Katia Barbosa no Leblon. Muito bem localizado, na esquina das ruas Rainha Guilhermina e General San Martin, o intuito da chef é um bar/restaurante de comida típica brasileira, diferente do seu famoso Aconchego Carioca.
Segundo ela, “o cardápio nasceu das inspirações de viagens pelo Brasil” e é um projeto antigo que agora se realiza e traz no cardápio tanto petiscos variados, como pratos, para “comer de garfo e faca”, como gosto de dizer. A identidade da cozinheira, filha de paraibanos e apaixonada pelos ingredientes do Norte e do Nordeste está toda ali.
O tradicional bolinho de feijoada não podida faltar, assim como o de piracuí, feito com o peixe da Amazônia, aipim frito, e pastéis variados, como de queijo; carne de sol; costela e camarão. De pratos principais, destaque para o nhoque de feijão verde e carne de sol com purê de queijo, o camarão no coco com purê de baroa, servido dentro do coco verde e a costelinha embriagada, feita com cachaça envelhecida.
Entre as sobremesas, pudim de pão, cocada de forno, bolo super molhado com calda de laranja e bolo gelado de coco, além de sorvetes de frutas brasileiras.
Com ambiente descontraído, o Comedoria é o lugar ideal para um almoço pós praia ou para tomar um chope à noite, despretensiosamente, acompanhado de belisquetes, ou até um caldo na madrugada, que pode ser de feijão branco; mocotó; cabeça de galo — caldo de legumes com ovo pochê —; e do tradicional feijão preto. Comida caseira praticamente à beira mar.
Recentemente, a Walt Disney World e a Disney Cruise Line vieram ao Rio para contar um pouco mais sobre as rotas e atividades do cruzeiro da marca e divulgar as novidades. O local escolhido foi um dos principais cartões postais da cidade, e quem diria, o Mickey visitou o Pão de Açúcar! Eu não poderia deixar de tietar esse ícone da Disney justo em um dos símbolo mais importantes da minha cidade.
Entre os dias 4 e 24 de outubro, o navio Disney Dream terá sua área modificada, e novas atrações serão instaladas dedicadas ao público infanto-juvenil: uma será baseada em Star Wars e a outra no videogame Disney Infinity. Durante esse tempo de reforma, o navio também ganhará uma loja de sorvete artesanal e uma própria Bibbidi Bobbidi Boutique, o salão de beleza que transforma as meninas em princesas e os meninos em piratas.
A área Star Wars: Millennium Falcon, montada dentro do Disney’s Oceaneer Club, será para crianças de 3 a 12 anos. Ao entrar em uma nave, os pequenos poderão pilotá-la e acionar a velocidade da luz para ir a diferentes locais por todo o universo, além de oficinas temáticas, jogos e atividades. E tem mais: uma versão popular da Academia de Treinamento Jedi permitirá que as crianças aprendam golpes com o Mestre Jedi e depois, entrar em um teste final contra o Darth Vader em pessoa!
Para os apaixonados por games, também no Disney’s Oceaneer Club, um espaço de interatividade baseado no videogame Disney Infinity será criado. No Disney Infinity Toy Box, as crianças poderão se transformar em personagens para um jogo, brincar juntas virtualmente com aventuras customizadas dos personagens Disney e desbloquear conteúdo exclusivo da Disney Cruise Line. Lembrando que esta sala irá existir somente no navio Disney Dream.
No deck 5, a novidade é a Bibbidi Bobbidi Boutique, que levará as meninas para um verdadeiro conto de fadas e os meninos para as aventuras de um pirata. Para a família, a loja Venellope’s Sweets & Treats terá balas, guloseimas e sorvetes artesanais. No deck 11, cones de waffles recém-assados serão devorados por todos! A sala é toda inspirada no filme Detona Ralph e ainda terá uma pista de corrida.
E é claro que não poderia deixar de falta novidade para os adultos, e exclusiva. No deck 13, a Satelite Falls, uma piscina circular com bancos e uma leve cortina de chuva, proporcionará conforto para aqueles que queiram pegar sol ou ficar em volta da piscina.
Todas essas novidades no Disney Dream serão inauguradas no dia 26 de outubro, em uma viagem de quatro noites saindo de Porto Canaveral para as Bahamas, passando pela ilha exclusiva e privada da Disney, Castaway Cay. O Disney Dream continuará a fazer viagens de três e quatro noites do Porto Carnaveral para as Bahamas em 2015 e ao longo de 2016. Para mais informações, é só acessar o site. Nos resta agora, sonhar com este cruzeiro tão divertido!
A nova carta da Academia da Cachaça, que este ano completa 30 anos, priorizou as cachaças nacionais, com 15 estados sendo representados. Tive o prazer de participar de uma “aula” com a consultora Deise Novakoski na Academia da Cachaça, em um ambiente super agradável no Leblon.
Degustamos algumas cachaças que entraram para a nova carta, com as explicações de Deise e harmonizando com petiscos. A primeira mencionada foi a Tiquira Timbotiba, cachaça do Maranhão e primeira a ser registrada pelo Ministério da Agricultura. Feita com mandioca, vai bem com frutas como lima da pérsia e não combina com limão, o que pude comprovar na caipirinha que Deise nos deu para experimentar.
Em seguida, foi a vez da cachaça Volupia. Usada para frutas mais cítricas, esta cachaça não possui madeira e foi harmonizada com cubinhos de tapioca, uma delícia. A terceira foi a Velha Aroeira, de cor amarela bem clara e com toques de cacau no seu sabor e aroma, que é levemente adocicado. Como Deise disse, “sabe beijo de anjo? Imagino que seja assim”.
Degustamos também a cachaça São Miguel, com madeira envelhecida. No Rio, a chamamos de cerejeira; em Minas, umburana e no Nordeste, amburana. Feita em Quissamã, a cachaça deixa um toque quente e leve de canela na boca. E por ultimo, mas não menos importante, a Weber Haus – reserva especial, com uma garrafa super moderna. Já foi premiada várias vezes no Concours Mondial de Bruxelles e sua origem é do Rio Grande do Sul. Em sua composição, o carvalho e o bálsamo foram as madeiras utilizadas e seu aroma lembra folhas secas e especiarias. Ah, e para harmonizar, um delicioso docinho de canela.
Como a noite foi sobre cachaça, a sobremesa não podia ser diferente: pingadeiro! Um brigadeiro em copinho com cachaça, uma delícia que eu comeria todos os dias. Antes de ir embora, recebi mimos da Academia, como a nova carta de cachaças, com todas as explicações (amei!) e um chinelo da casa super fofo. Quem gosta de apreciar uma boa cachaça, não pode deixar de conferir a nova carta. Parabéns à Academia!
No inicio do mês de abril, fomos convidados para o Circuito Galli Digital, o primeiro encontro de blogueiros de gastronomia no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Restaurante Galli, no Shopping Via Parque, e reuniu profissionais da área para uma noite de palestras, degustação e muita conversa com quem entende do assunto.
O encontro começou com o espumante brasileiro Vallontano e deliciosos camarões ao alho e óleo para petiscar enquanto os convidados iam chegando e se acomodando. Meus companheiros de mesa também ajudaram em fazer dessa noite um bom momento. Os amigos Naira e Eduardo, do Embarque na Viagem, e a Julia, do Tem Delícia na Cozinha.
A primeira palestra da noite foi da professora do curso de jornalismo gastronômico na FACHA e idealizadora do site Malagueta, Juliana Dias, que contou um pouco sobre sua experiência no ramo da gastronomia contextualizando com historiadores e pensadores.
Depois, foi a vez de Francelle Jacobsen, professora do curso em planejamento de mídias sociais na FACHA e planner na Sharing For Social, que deu uma palestra super interessante para nós, blogueiros, que usamos as redes sociais para divulgar nosso conteúdo, nos ajudando a entender melhor e dando dicas sobre essas ferramentas.
Para encerrar, Michael Lopes, sócio da agência de marketing digital Wink, nos apresentou o mais novo aplicativo gastronômico: Yummie, que reúne somente conteúdo especializado.
O jantar começou com o ribeye acompanhado de risoto de funghi e em seguida o camarão crocante com arroz de limão siciliano. As sobremesas foram oferecidas pela Di Norma, como tortas de banana, mousse de chocolate e cheesecake.
O resultado do encontro foi bem positivo, uma vez que pudemos encontrar companheiros de trabalho que não conhecíamos pessoalmente, só através das redes sociais. No final, ainda ganhamos brindes do evento e sortudos ganharam bolsas de estudos em cursos da FACHA. Que venham mais eventos como esse!
A gastronomia peruana tem um rei, ele se chama Gastón Acurió. Em minha passagem por Lima, tive a oportunidade de conhecer algumas de suas casas, como o Restaurante Tanta by Gastón Acurió. Localizado no belo Shopping Larcomar, com vista direta para o Oceano Pacífico, é um restaurante bastante democrático, com pratos para todos os gostos e preços. Como não poderia deixar de ser, é muito procurado, com filas na porta diariamente, já que a comida é excelente.
Cada restaurante de Acurió tem um estilo diferente. O Tanta é moderno, descontraído, com um ambiente que agrada tanto a famílias reunidas para um almoço de domingo, quanto grupos de amigos que se encontram para conversas animadas. Na área externa, tem um bar e um balcão com os maravilhosos doces produzidos pela casa em exposição, o que já dá uma amostra de tudo o que tem de irresistível no cardápio. E na área climatizada, grandes vidros tomam o lugar da parede, permitindo uma vista exclusiva do mar.
O cardápio é extenso e variado e até sanduíches podem ser saboreados por lá. Depois das dúvidas sobre o que escolher, já que tudo parece bom, fomos de dois gêneros diferentes: um prato de estilo peruano e uma massa. Um dos carros chefes do Tanta, que está entre os favoritos do chef, é o Mi suprema Maryland recuerdos de infância, feito com frango com batatas amarelas, banana assada com queijo, ovos e creme de milho. Um prato tão chamativo quanto gostoso. Vem muito bem servido e apesar de não ser um leve, cai bem como todas as criações de Acurió.
Já a massa escolhida foi um ravióli de alcachofra com um creme muito saboroso a base de queijo, e queijo parmesão para arrematar. Simples, mas com uma textura e gosto realmente incríveis. A massa é muito leve, no ponto certo, o recheio e creme são deliciosos. O que surpreende é que o que poderia ser um prato comum é elevado a uma outra categoria. Para acompanhar as escolhas, como era um dia quente, pedimos a clássica chicha morada bem geladinha. Esse refresco peruano à base de milho é muito consumido no país, e uma ótima pedida para o clima de verão. Ainda no cardápio, muitas outras opções de frango,carne de porco, sopas, tortillas etc.
Na hora de escolher a sobremesa, apesar das inúmeras opções tentadoras e até difíceis de escolher, já tínhamos o eleito antes mesmo de começar o almoço. O alfajor feito por Gastón Acurió é sem dúvida um dos melhores que existem. Além de lindo, o docinho, que vem em dois tamanhos, tem um recheio farto de doce de leite, diferente dos outros que vem apenas com pequenas camadas. Entre duas rodelas de uma massa polvilhada muito leve e gostosa, fica a generosa camada de doce de leite. Difícil resistir! Foi a escolha perfeita. Ainda mais que já tínhamos provado em outra ocasião outras sobremesas do chef, como o Suspiro Limeño, feito com doce de leite. Quem tiver oportunidade deve provar.
O Tanta deixou uma ótima impressão, comprovando que os restaurantes de Gastón Acurió têm um padrão de gastronomia excelente, sejam eles especializados em ceviches ou cozinha variada. A qualidade do que é apresentado nas casas do genial chef peruano conquista a todos, mostrando porque ele é uma unanimidade no país, e celebrado no resto do mundo, não à toa, um dos melhores da América Latina.