Jantar Master Series

O jantar Master Series no Copacabana Palace me fez lembrar o livro  “ A fisiologia do Gosto” e os pensamentos que Brillat-Savarin escreveu em meados de 1800. O evento, que já aconteceu no Pérgula, Cipriani e MEE e reuniu importantes nomes da gastronomia local e internacional,  desta vez teve menu assinado por renomados chefs: o convidado Danio Braga, do Locanda della Mimosa, e o anfitrião Luca Orini.

Jantar Master Series

Frases como “A descoberta de um prato novo é mais importante para a felicidade do gênero humano que a descoberta de uma estrela” se encaixam perfeitamente nas experiências gastronômicas que aconteceram durante a noite. Na edição do Master Series, evento criado pelo hotel, o chef do Cipriani, Luca Orini, promoveu um jantar a quatro mãos, com a verdadeira arte do “bem comer e bem receber”, porque se as duas não estiverem juntas, não se completa um belo jantar. Atendimento simpático e sorridente, mesa bem posta e harmonizada com o menu cheio de boas surpresas.

Jantar Master Series

Os dois chefs, Danio e Luca, cozinharam juntos pela primeira vez e apresentaram da entrada à sobremesa, regalias de misturas de sabores em novas texturas. Para entrada, o bombom de foie-gras ao vinho do porto causou leveza ao forte sabor do foie-gras, e o carpaccio de ‘wagyu’ com burrata e pérolas de balsâmico mostrou que o clássico do restaurante pode ser reinventado, ambos servidos com o Bottega Milleslmato Brut.

Jantar Master Series

Dos pratos principais, o inesquecível risoto com tinta de lula e pequenas lulas salteadas ficou ressaltado com a leveza e simplicidade do saboroso talharim com queijo cremoso, cubos de atum e casaca de limão siciliano”. ( Cubos de atum, perfeitos para ter em casa!). Harmonizados com o vinho Piccini Tegole Toscano, o escalope de ‘pitangola’ com molho de chorizo, cebolinha fresca e marmelada de tomates verdes entrou para ficar e as costeletas trufadas empanadas com pão tostado, mini cebolas e aspargos grelhados ficaram na memória.

Jantar Master Series

Finalizando o menu , as sobremesas não poderiam ter características tão fortes de cada chef e causadoras de grandes sensações na mesa quando harmonizadas com o Vin Santo Del Chainti, a  panacota de tapioca que poderia ser degustada com ou sem o sorvete de papaya e a mini torta morna de limão siciliano, bastava-se.

Jantar Master Series

Para quem não sabe, o chef do Locanda della Mimosa, que recebeu por dois anos consecutivos o prêmio Guia Quatro Rodas como a melhor carta de vinhos, o italiano Danio Braga, é sommelier profissional desde 1978, diplomado pela Associazione Italiana di Sommeliers.  Desde 2012, sua rotina tem se dividido entre a serra e o mar, quando inaugurou o charmoso Sollar de Búzios.  Já Luca Orini, trabalhou na rede Belmond, que conta com mais de 55 empreendimentos ao redor do mundo, entre trens e cruzeiros. Ex-chef executivo do Hotel Grand Timeo, na Sicília, Luca comanda atualmente o mais tradicional restaurante do Copacabana Palace.

Jantar Master Series

Por Helen Pomposelli

Fotos: Helen Pomposelli e Divulgação

Maio de 2015.

Leia mais:

Quadrifoglio, um clássico no Jardim Botânico

Epifania Oriental Contemporâneo no Leme

Puro, o novo restaurante do chef Pedro Siqueira

Gurumê – o restaurante japonês do Fashion Mall

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.