Por Renata Araújo

Outro dia fui conhecer o novo restaurante do chef Pedro de Artagão. Dono do já conhecido Irajá e ganhador de vários prêmios de gastronomia, o jovem chef inaugurou agora um bistrô no Leblon, chamado Formidable.

pedro de artagão

Há tempos que ele queria abrir um novo restaurante,  mas não tinha decidido de que tipo.  Quando achou o imóvel, percebeu na hora que ali daria um bistrô perfeito. “Por ser em uma esquina (Ruas João Lira e Humberto de Campos),  com poucos lugares, na hora me lembrei dos bistrôs parisienses e falei: é isso que quero fazer. Além disso, a gastronomia francesa sempre me acompanhou, já que trabalhei com os chefs Flávia Quaresma e Roland Villard.”

bistrô formidable

Formidable

O Formidable conta com cardápio à la carte, mas a dica é ir no menu executivo, ou formule, como dizem os franceses, que oferece couvert, entrada, prato principal e sobremesa, e uma garrafa de água, por R$125 reais, tanto no almoço quanto no jantar. Lembrando que se trata de alta gastronomia. Pedi um levíssimo steak tartare de entrada, acompanhado de salada e batatas fritas sequinhas e “de verdade”, como o próprio chef esclareceu, em uma referência às congeladas.

Formidable

Formidable

Pedro contou ainda que costuma a trabalhar com peixes não tão comuns, mas não por isso menos saborosos, como dourado e cavala. Resolvi então, ir de Formule e pedir, de prato principal, a  Thon Niçoise, uma espécie de salada niçoise desconstruída, ou seja, todos os ingredientes estão ali, mas o prato é quente: steak de atum, batata calabresa, vagem francesa, tomate confit e uma deliciosa pasta de azeitona preta.

Bistrô Formidable

Minha companheira de mesa pediu Oeuf Mayonnaise, Enguille, ovos mimosa com enguia defumada, que estavam bem saborosos e o Gnocchi, Fromage Blue, Asperges, Epinards, nhoque de mandioca, queijo azul, aspargos e espinafre.nhoque de mandioca com espinafre, delicado e já um best seller do restaurante.

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

E para encerrar, fomos de Mousse au Pot, mousse de chocolate e pistache, e Profiteroles com nutela, ambos deliciosos.

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Mas quem preferir optar pelos pratos do  cardápio, é bom saber que ele é dividido em quatro seções: pour partager (para dividir), las entrées – entradas; le plats – pratos principais,  e les desserts – sobremesas.

Formidable

 

Formidable

Quem já passou por aquele ponto, dificilmente reconhece o lugar, um antigo botequim, agora todo reformado pelas mãos do arquiteto Maurício Nóbrega, que fez também o restaurante Irajá. Há um quadro negro, típicos dos bistrôs, uma referência que não poderia faltar na decoração, e que ocupa uma parede inteira do ambiente e apresenta as receitas do chef escritas em francês. Uma lousa menor, com o menu em português, é levada à mesa pelo garçom. A carta de vinhos, elaborada pela sommélière Julieta Carrizzo, é toda focada em rótulos franceses biodinâmicos e naturais e conta com uma parceria com a marca Tattinger.

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Uma refeição no Formidable, o novo restaurante do chef Pedro de Artagão, é uma experiência inédita, já que, além de uma comida deliciosa feita com carinho,  se trata de um bistrô francês com ares cariocas.

Formidable

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Março de 2015.

Leia mais:

Zuka e Brigite’s recebem exposições em homenagem ao Rio

Sushi Rio – uma boa opção de restaurante japonês

Menu de Outono nos restaurantes do Rio

You Must Go na Revista Quem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.