Santorini

Por Renata Araújo

São tantas opções de o que fazer em Santorini, uma ilha mágica na Gréciaque a gente fica perdido. Fui convidada pelo Ministério de Turismo da Grécia para conhecer o país e depois escrever sobre ele e fiquei totalmente encantada!

Santorini

Destino de turistas do mundo inteiro, Santorini tem seu auge no verão europeu, entre os meses de Junho e Agosto, mas mesmo tendo ido no fim da temporada, deu para sentir um pouco do que a ilha tem a oferecer.

Santorini

A paisagem, sem dúvida, é seu maior atrativo, com seu vulcão no meio do oceano, de cor absolutamente azul, assim como seu céu, em meio a uma arquitetura que reúne casas, hoteis e centenas de igrejas brancas, com suas cúpulas, também azul, naturalmente. De quebra, suas flores de bouganville, de cores vermelho, rosa e branco, espalhadas pela ilha.

Santorini

A capital de Santorini é Firá, repleta de lojinhas e restaurantes, de onde sem tem uma vista magnífica do pôr do sol no mar do Egeu e que de longe, parece uma pintura.

O que fazer em Santorini

Já Oia, é uma gracinha de cidade no alto da montanha, lugar bem exclusivo e cheia de ruaszinhas estreitas, lojas restaurantes, galerias de arte e alguns hotéis de luxo. Aliás, recomenda-se sapatos confortáveis em Santorini,  já que há muitas descidas e subidas, além de chão de pedra. O vento também costuma ser comum por ali, então, mulheres, preparem seus cabelos!

Santorini

Santorini

Firostefáni, pertinho de Firá,  é outra parte da ilha repleta de hotéis e onde fiquei hospedada, no incrível Grace Hotel, estilo boutique de luxo, com uma piscina infinita de tirar o fôlego com a vista direto para o vulcão  – chamado Caldera – no meio do mar.

Santorini

Aberto em 2008, o Grace Hotel tem uma localização privilegiada e é acessível somente a pé. O hotel oferece transfer direto do aeroporto e depois um funcionário nos espera no começo da descida para pegar nossa bagagem- por isso mesmo o ideal é levar uma mala pequena. Cinco minutos depois, chegamos em um dos mais charmosos hotéis de Santorini.

Santorini

Com serviço exemplar e um staff muito simpático, Grace Hotel faz de tudo para que nossa hospedagem seja inesquecível e personalizada. Para isso, assim que o hóspede faz a reserva, recebe por email um questionário com suas preferências, que vão desde a fragrância do quarto, aos produtos de higiene/beleza, travesseiro, bebidas no frigobar e outros mimos, que incluem um kit de ginástica e um robe com nossas iniciais, que pode ser levado para casa. Mais luxo, impossível!

Santorini

Meu quarto era muito confortável, todo branco, com banheiro também espaçoso, com direito a um bom chuveiro, piscina particular (aquecida), mesa de trabalho, TV de plasma, cafeteira e otras cositas más.

Santorini

Este hotel boutique de luxo consegue reunir elegância, serenidade e serviço de alto padrão, com destaque para gastronomia, com uma cozinha grega inventiva de alta qualidade, com o uso de produtos locais, super frescos. Tive um welcome dinner com um menu degustação de primeira, realmente impressionante! E o café da manhã à la carte também oferece diversas opcões, tanto de pratos internacionais, quanto gregos.
Santorini
De tão extraordinária é a vista do  Grace Hotel, flagrarmos uma sessão de fotos de um casal de noivos asiáticos à beira da piscina infinita, algo aliás, muito comum na ilha.
Santorini
Outro ponto alto de Santorini são os vinhos, feitos com uvas raras que crescem no solo afetado pelo vulcão e ainda sofrem influência dos vários tipos de vento que passam por ali. São vinhos brancos excepcionais, com destaque para o de sobremesa, feito com uvas que levam de doze a vinte anos para serem cultivadas.
Santorini
Tive a chance de visitar a vinícula Canava J Argyros, que produz, desde o início do século, os vinhos Vinsanto, exportados para vários países (mas não o Brasil) onde fiz uma interessante degustação.
Santorini
Santorini é um destino tão procurado que na alta temporada são mais de dez voos diretos de Atenas (45 min) e inúmeros de algumas cidades da Europa, como Londres, Manchester ou Roma, entre outras. Quem quiser se aventurar a ir de barco, a viagem dura cerca de cinco horas de Atenas.
Santorini
Seja para uma viagem romântica – lua-de-mel e casamentos são muito frequentes – ou mesmo em família ou com amigos, Santorni é um destino único e inesquecível.

Fotos: Renata Araujo

Leia mais:

Um paraíso grego chamado Ios

O que fazer em Zurique

Restaurantes em Paris

O que fazer em Lucerna, na Suíça

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.