Por Renata Araújo

Acaba de ser lançado o buffet i+d Gastronomia, do jovem casal de chefs Rodrigo Guimarães e Jessica Torres. Tive a chance de experimentar os pratos do buffet em primeira mão, na casa da querida Lou Bittencourt, e posso dizer que fiquei encantada: menu muito criativo e saboroso.

Buffet i+d

 

Buffet i+d

Com experiências internacionais com chefs renomados, Rodrigo e Jessica batizaram o buffet de “i+d” que é “o lugar em que os cardápios das temporadas são criados e os ingredientes estudados, por uma equipe diferente da do restaurante”, conta Rodrigo.

Buffet id

Apaixonado por gastronomia desde criança, ele trabalhou na Espanha no LLuçanès, com uma estrela no Guia Michelin e no El Barceloneta, do chef Angel Pascoal, onde também aprendeu os segredos das tapas. Terminou sua temporada na Europa no badalado restaurante Sant Pau, da chef Carmen Ruscalleda, a única mulher a ter três estrelas na Espanha e uma das quatro em todo o mundo.
(Restaurante que tive a chance de conhecer quando morei lá, inclusive, e é realmente um espetáculo, em um pueblo, como dizem os espanhóis, perto de Barcelona).

Buffet i+d

Hoje, Rodrigo é chef da equipe do Felipe Bronze, no premiado Oro e foi o único brasileiro a estar na primeira turma no Basque Culinary Center, em San Sebastián, para cursar o MBA em Cozinha, técnica e produto.

Buffet i+d

Jessica Torres é especializada em confeitaria, já trabalhou com a chef Flávia Quaresma, com os franceses Roland Villard e Dominique Guerin, além de ter participado do primeiro Super Chef, reality show gastronômico da apresentadora Ana Maria Braga. Quando saiu do programa, foi convidada para estagiar no Mugaritz, quinto melhor restaurante do mundo (na época), do Chef Andoni Luis Anduriz, em San Sebastián, cidade que concentra o maior número de restaurantes estrelados, por metro quadrado, no Guia Michelin e depois foi também para o Lluçanès, em Barcelona, uma estrela no Guia Michelin, e no Els Fogons de la Barceloneta, do Chef Angel Pascoal, onde também aprimorou a técnica de banquetes. Finalizou sua viagem gastronômica na Confeitaria Bubó, uma das cinco da Espanha que participam do Relais Desserts, do chef Carlos Mampel. Em 2010, de volta ao Brasil, assumiu o cargo de chef executiva na Rede Globo e passou a dar aulas de confeitaria na Faculdade do Senac Rio. Passou pelo MBA de Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo, em SP. E Hoje se dedica exclusivamente ao Buffet I+D.

 

É claro que a experiência espanhola influencia na criação dos dois, mas a alma brasileira está toda ali. O intuito da dupla é apresentar uma culinária contemporânea e diferente dos buffets que existem na praça. Sem contar que a apresentação do Buffet I+D é exemplar!

Buffet i+d

Na noite em que o buffet foi lançado para a imprensa, foram servidos macarons de foie gras e manga, mistura inusitada que deu muito certo. Minis cones de atum e wasssabi e crocante de bacalhau e de sardinha também fizeram sucesso, assim, como, a pururuca e o tartar meloso de porco. Mas a estrela da noite, sem dúvida, foi o hambúrguer de cordeiro no pão de vapor, tanto que foi impossível comer um só.

Buffet i+d

No mini jantar, havia peixe branco em missô, espuma de baroa e biju de milho; batata com tutano, chorizo e lâminas de polvo; canelone de frango capipira e queijo Campo Redondo, além de deliciosas vieiras com caldo de porco e creme de pupunha e carne de sol artesanal com ervilhas.

Buffet i+d

 

De sobremesa, uma inédita torta de limão Tahiti.

Buffet i+d

Como se vê os pratos são bem originais e todos tem uma apresentação bem cuidada, onde percebe-se o toque feminino.

Buffet i+d

Rodrigo e Jéssica são chamados tanto para eventos pequenos, de no mínimo 10 pessoas, como para grandes festas, como casamentos, 15 anos, etc. O serviço pode ser volante, empratado com estações.

Para mais informações, é só acessar o site .

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Abril de 2015.

Leia mais:

A culinária espanhola do restaurante Alacena

Almoço no Prosa na Cozinha

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Menu de Outono nos restaurantes cariocas

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.