A importadora Casa Flora apresenta novos vinhos californianos no Rio do renomado grupo Jackson Family Wines, fundada em 1982, proprietária das vinícolas La Crema e Edmeades. Quem assina os vinhos é o enólogo Van Williamson, que tem como objetivo produzir garrafas agradáveis tanto para iniciantes quanto para conhecedores.

Casa Flora

Durante o lançamento, os vinhos Edmeades saboreados foram o Perli Zinfandel, Piffero Zinfandel e Mendocino Country Zinfandel, verdadeiros ícones nos EUA, com produção limitada e artesanal. Já os La Crema, mais sofisticados e produzidos com técnicas e castas da Borgonha, foram degustados o Russian River Chardonnay, Russian River PinotNoir, Monterey Chardonnay, Monterey PinotNoir e Sonoma Coast PinotNoir.

Casa Flora

 

Casa Flora

Foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a belíssima região da Costa da Califórnia, principalmente Sonoma, e ter uma verdadeira aula de enologia. A sommelier Gabriela Teixeira, embaixadora da vinícola no Brasil, explicou a cada taça servida quais os aromas mais presentes em cada vinho, qual a intenção no sabor de cada um, para que tipo de ocasião são mais indicados, e nos mostrou através de fotos exatamente de onde vinha cada rótulo. Foi interessante saber que a região onde a Jackson Family possui as 37 vinícolas, sofre uma grande influência do fog de São Francisco. Essa famosa neblina é o fator que ajuda a contrabalançar a forte insolação que as terras californianas recebem. Isso torna o solo mais propício para o cultivo das uvas.

Casa Flora

Ao degustar os vinhos da La Crema, pudemos comprovar porque essa marca é a 5ª mais vendida em restaurante tops dos Estados Unidos. Com as técnicas da Borgonha aplicadas pela enóloga Elizabeth Grant-Douglas, provamos um vinho sofisticado e marcante. O Chardonay Russian River por exemplo, é extremamente aromático e saboroso. Possui um frescor de frutas brancas intenso, um leve aroma mineral devido ao terreno vulcânico, e uma acidez de forte presença que permite que seu agradável sabor perdure na boca por mais tempo. Já o mais vendido nos EUA, o Sonoma Coast PinotNoir, é fino e delicado, com notas de café e chocolate bem fáceis de identificar, juntamente com amoras, uma fruta muito comum naquele país. Esse vinho passa por um amadurecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês.

Casa Flora

Casa Flora

Não à toa combinou tão bem com os queijos escolhidos pela Casa Flora para harmonização. Um queijo amarelo mais forte combina muito bem tanto com os vinhos brancos quanto os tintos, especialmente quando o acompanhamento é uma deliciosa geleia de flor de jasmim e um bom presunto de Parma.

Casa Flora

Com os vinhos Edmeades, um dos rótulos que tivemos oportunidade de provar foi da região do Redwood Valley, um terreno muito difícil. Utilizando uvas como a Zinfandel, por exemplo, um ícone da região, o tinto degustado se mostrou agradável, com um suave aroma de framboesa, cereja, cravo, canela e pimenta preta, que dava um ardidinho final na boca.Seja para quem gosta de de um sabor mais suave ou mais seco, a Jackson Family agrada a ambos apreciadores.

Casa Flora

Todas essas novidades estarão disponíveis em breve em delis como a Farinha Pura, além dos restaurantes Zuka, Quadrucci, Esplanada Grill e Duo, entre outros. Ótima oportunidade de se deixar levar pelo autêntico sabor da Califórnia.

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros

Maio de 2015.

Leia mais:

Buffet i+d Gastronomia

A culinária espanhola do restaurante Alacena

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Menu de outono nos restaurantes do Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.