Restaurante Tanta

 

A gastronomia peruana tem um rei,  ele se chama Gastón Acurió. Em minha passagem por Lima, tive a oportunidade de conhecer algumas de suas casas, como o Restaurante Tanta by Gastón Acurió. Localizado no belo Shopping Larcomar, com vista direta para o Oceano Pacífico, é um restaurante bastante democrático, com pratos para todos os gostos e preços.  Como não poderia deixar de ser, é muito procurado, com filas na porta diariamente, já que a comida é excelente.

Restaurante Tanta

Cada restaurante de Acurió tem um estilo diferente. O Tanta é moderno, descontraído, com um ambiente que agrada tanto a famílias reunidas para um almoço de domingo, quanto grupos de amigos que se encontram para conversas animadas.  Na área externa, tem um bar e um balcão com os maravilhosos doces produzidos pela casa em exposição, o que já dá uma amostra de tudo o que tem de irresistível no cardápio. E na área climatizada, grandes vidros tomam o lugar da parede, permitindo uma vista exclusiva do mar.

Restaurante Tanta

Restaurante Tanta

O cardápio é extenso e variado e até sanduíches podem ser saboreados por lá. Depois das dúvidas sobre o que escolher, já que tudo parece bom, fomos de dois gêneros diferentes: um prato de estilo peruano e uma massa. Um dos carros chefes do Tanta, que está entre os favoritos do chef, é o Mi suprema Maryland recuerdos de infância, feito com frango com batatas amarelas, banana assada com queijo, ovos e creme de milho. Um prato tão chamativo quanto gostoso. Vem muito bem servido e apesar de não ser um leve, cai bem como todas as criações de Acurió.

Restaurante Tanta

Já a massa escolhida foi um ravióli de alcachofra com um creme muito saboroso a base de queijo, e queijo parmesão para arrematar. Simples, mas com uma textura e gosto realmente incríveis. A massa é muito leve, no ponto certo, o recheio e creme são deliciosos. O que surpreende é que o que poderia ser um prato comum é elevado a uma outra categoria. Para acompanhar as escolhas, como era um dia quente, pedimos a clássica chicha morada bem geladinha. Esse refresco peruano à base de milho é muito consumido no país, e uma ótima pedida para o clima de verão. Ainda no cardápio, muitas outras opções de frango,carne de porco, sopas, tortillas etc.

Restaurante Tanta

Restaurante Tanta

Na hora de escolher a sobremesa, apesar das inúmeras opções tentadoras e até difíceis de escolher, já tínhamos o eleito antes mesmo de começar o almoço. O alfajor feito por Gastón Acurió é sem dúvida um dos melhores que existem. Além de lindo, o docinho, que vem em dois tamanhos, tem um recheio farto de doce de leite, diferente dos outros que vem apenas com pequenas camadas. Entre duas rodelas de uma massa polvilhada muito leve e gostosa, fica a generosa camada de doce de leite. Difícil resistir! Foi a escolha perfeita. Ainda mais que já tínhamos provado em outra ocasião outras sobremesas do chef, como o Suspiro Limeño, feito com doce de leite. Quem tiver oportunidade deve provar.

Restaurante Tanta

O Tanta deixou uma ótima impressão, comprovando que os restaurantes de Gastón Acurió têm um padrão de gastronomia excelente, sejam eles especializados em ceviches ou cozinha variada. A qualidade do que é apresentado nas casas do genial chef peruano conquista a todos, mostrando porque ele é uma unanimidade no país, e celebrado no resto do mundo, não à toa, um dos melhores da América Latina.

Restaurante Tanta

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros

Abril de 2015.

Leia mais:

O que fazer em Lima

Onde comer em Lima

Como chegar a Machu Picchu

Miraflores Park – um hotel de luxo em Lima

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.