Além de paisagens espetaculares, um ar de misterioso e um povo amigável, fiquei encantada com as delícias da Jordânia: uma culinária sensacional, típica do Oriente Médio.  Acabo de passar dez dias intensos rodando o país, à convite do Jordan Tourism Board e fiquei impressionada com a gastronomia local.

Fachada da Al Sufara

Logo no nosso primeiro dia de viagem, fomos conhecer uma das padarias mais populares de Amã, a Al Sufara Bakery, no bairro de Swifieh  Uma tentação para quem é amante de pães e afins. Percebe-se logo como é famosa  a padaria pelo itenso fluxo de carros na porta.

O verdadeiro pão árabe, assado no forno por segundos, num calor de 400 graus; pão com ervas, integral, pão com canela, com glúten, sem glúten, aqui há para todos os gostos.

Variedade de grãos de café

Em seguida, visitamos uma coffee shop, bem ao lado da padaria, a Izham Coffee, que existe desde a década de 30 e vende café de vários países do mundo, como Colômbia, Sirilanka e até Brasil. O café é vendido em grão e moído na hora ou em casa.

Especiarias árabes

 

O colorido das especiarias da mercearia Bazman encantou todo o nosso grupo; ficamos  vidrados nos odores e sabores e impressionados com a enorme variedade de grãos, muito frequente na culinária árabe, como gerfilim, cominho, açafrão, etc. Uma mistura de especiarias muito comum, por exemplo, é o baharat.

Fachada da mercearia

Os grãos também são muito usados, além de  nozes, castanhas, pinhões, amêndoas, pistaches, etc.

Para aguçar o paladar,  chocolates e doces dos mais variados, com castanha, pistache e afins, que fazem muito sucesso entre os turistas.

onde comer na jordânia

o que fazer na jordânia

E na mesma lojinha, uma oferta de caixas e bandejas de lindos mosaicos a preços módicos. Foi impossível não comprar uma de lembrança.

As delícias da Jordânia

Uma das belas mesquitas de Amã

Foi uma excelente introdução à gastronomia e cultura árabes. Mas isso foi só o começo, ainda vem muitos posts por aí sobre a Jordânia, este país diverso e cheio de constrastes.

 Texto e fotos: Renata Araújo

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.