Fui convidada pelo Visit California (orgão de turismo do estado) para fazer uma viagem e depois dar dicas de o que fazer em San Francisco e arredores.
San Francisco
Fomos recebidos no aeroporto em grande estilo: uma super limousine esperava pelo nosso grupo de jornalistas brasileiros.
O que fazer em San Francisco e arredores

San Francisco é uma cidade única nos EUA, com uma arquitetura particular, bairros muito diferentes entre si e um estilo de vida saudável e moderno. Como diz a música, não é difícil deixar seu coração por aqui.

San Francisco

São inúmeros os pontos turísticos na cidade e um dos mais conhecidos é o Fisherman’s Wharf, onde, no pier 39, há uma concentração de bares e restaurantes com uma bela vista para a baía e de onde saem vários barcos que fazem cruzeiros pelas redondezas, inclusive para a famosa prisão de Alcatraz.

San Francisco

Em San Francisco, almoçamos no Hotel Mandarin Oriental , um dos melhores da cidade, na Brasserie S&P onde já ficamos hospedados e de onde se tem uma vista espetacular da cidade.

O que fazer em San Francisco e arredores

Pertinho dali, na área de Embarcadero, há um mercado gastronômico bem interessante, onde se compra de tudo um pouco. É o Ferry Building Market place, aberto em 2003.

O que fazer em San Francisco e arredores

E para quem é chocólatra, um bom programa é fazer o tour do chocolate, que pode durar até três horas e passa por algumas das principais lojas, que não são poucas, já que a cidade tem um clima propício ao consumo do produto, além de receber facilmente a matéria prima por conta do Porto. A gente aprende até a harmonizar esta gostosura com vinho e – quem diria – cerveja!

O que fazer em San Francisco e arredores

Ficamos hospedados no charmoso Palomar Hotel, estilo boutique, da rede Kimpton, que adoramos. Além de muito bem localizado, no coração da Union Square, o centro comercial mais famoso de SFO, repleto de lojas e restaurantes em volta, o hotel era todo moderninho, com direito a roupões de oncinha e tapete para yoga. Um must!

San Francisco

E aproveitamos que estávamos pertinho e fomos até o shopping Westfield, que reúne lojas das melhores grifes americanas e internacionais, além de excelentes restaurantes. De quebra, ele fica em um prédio histórico, do começo do século, com destaque para seu domo.

San Francisco

E para quem quer dar um passeio pelos arredores de San Francisco, Oakland, a 12 minutos de trem, é uma bela surpresa e foi nomeada pelo NY Times como a quinta cidade para se visitar nos EUA. Com uma paisagem deslumbrante e apenas 450 mil habitantes, sua população é diversa e a qualidade de vida, excelente.

O que fazer em San Francisco e arredores

Quase não há lojas de cadeias e a oferta de restaurantes é variada e sofisticada, junto com sua vizinha, Berkeley, onde fica uma das mais antigas e melhores universidades americanas, que atrai estudantes do mundo inteiro. Para se ter uma ideia, o lema em Berkeley, é: “venha pela cultura, fique pela gastronomia”. A programação cultural também é intensa e diversificada.

San Francisco

Dormimos em Berkeley no melhor hotel da cidade: Shattuck Plaza, muito bem localizado e com um restaurante estrelado, Five.

San Francisco

Pertinho dali também ficam as cidades berço dos vinhos americanos: Nappa e Sonoma, onde é possível visitar vinículas e fazer desgustações memoráveis, de carro, trem ou ônibus. E nem só de vinho, até uma de queijo nós fizemos por aqui. O tipo de passeio ideal para os amantes da gastronomia e do vinho, ou seja, para que sabe viver bem. Califórnia é isso: um estado diverso, com um ótimo clima e que reúne atividades para todos os gostos. Impossível não ser feliz por aqui. Não à toa, mais de 200 mil brasileiros visitaram a Califórnia no ano passado.

San Francisco

Em Sonoma, o hotel foi o highlight da viagem: Fairmont Mission, uma graça de lugar, em estilo espanhol, muito arborizado, com um super spa e um restaurante maravilhoso!

San Francisco

Foi do lobby do Fairmont que entrei, ao vivo, para o Estúdio I da Globo News.

Fairmont

Almoçamos no charmoso The Girl and the Fig onde as pratos são feitos à base de produtos locais, sempre frescos. Depois, visitamos a vinícula Ravens Wood, uma das mais tradicionais da região, onde aprendemos a fazer o próprio vinho.
San Francisco
Visitamos ainda uma graça de delicatessen, a Eppicurean Connection, onde provamos queijos maravilhosos. De quebra, apreciamos o visual impressionante do cair da tarde no outono em Sonoma.
San Francisco

Para ver minha entrada, ao vivo, no Estudio i, direto do Fairmont, clique aqui.

Estúdio i

Texto e Fotos: Renata Araujo

Novembro de 2014.

Leia também:

The Carlyle: luxo e tradição em NY

New Orleans – uma cidade mágica

Novidades em Miami

10 coisas para fazer em Washington DC

Salvar

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.