A nova carta da Academia da Cachaça, que este ano completa 30 anos, priorizou as cachaças nacionais, com 15 estados sendo representados. Tive o prazer de participar de uma “aula” com a consultora Deise Novakoski na Academia da Cachaça, em um ambiente super agradável no Leblon.
Degustamos algumas cachaças que entraram para a nova carta, com as explicações de Deise e harmonizando com petiscos. A primeira mencionada foi a Tiquira Timbotiba, cachaça do Maranhão e primeira a ser registrada pelo Ministério da Agricultura. Feita com mandioca, vai bem com frutas como lima da pérsia e não combina com limão, o que pude comprovar na caipirinha que Deise nos deu para experimentar.
Em seguida, foi a vez da cachaça Volupia. Usada para frutas mais cítricas, esta cachaça não possui madeira e foi harmonizada com cubinhos de tapioca, uma delícia. A terceira foi a Velha Aroeira, de cor amarela bem clara e com toques de cacau no seu sabor e aroma, que é levemente adocicado. Como Deise disse, “sabe beijo de anjo? Imagino que seja assim”.
Degustamos também a cachaça São Miguel, com madeira envelhecida. No Rio, a chamamos de cerejeira; em Minas, umburana e no Nordeste, amburana. Feita em Quissamã, a cachaça deixa um toque quente e leve de canela na boca. E por ultimo, mas não menos importante, a Weber Haus – reserva especial, com uma garrafa super moderna. Já foi premiada várias vezes no Concours Mondial de Bruxelles e sua origem é do Rio Grande do Sul. Em sua composição, o carvalho e o bálsamo foram as madeiras utilizadas e seu aroma lembra folhas secas e especiarias. Ah, e para harmonizar, um delicioso docinho de canela.
Como a noite foi sobre cachaça, a sobremesa não podia ser diferente: pingadeiro! Um brigadeiro em copinho com cachaça, uma delícia que eu comeria todos os dias. Antes de ir embora, recebi mimos da Academia, como a nova carta de cachaças, com todas as explicações (amei!) e um chinelo da casa super fofo. Quem gosta de apreciar uma boa cachaça, não pode deixar de conferir a nova carta. Parabéns à Academia!
Por Duda Vétere
Fotos: Duda Vétere e Divulgação
Maio de 2015.
Leia mais:
Quadrifoglio, um clássico no Jardim Botânico
Puro, o novo restaurante do chef Pedro Siqueira
Epifania Oriental Contemporâneo no Leme
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário