Tiradentes: uma cidade mágica no interior de Minas
Cidade bucólica no interior de Minas, Tiradentes conseguiu manter intactas suas características da época da inconfidência. Hoje, cada passo na cidade tem um significado especial.
Desde os becos, entre as ruas principais, feitos para que os negros pudessem circular sem incomodar a aristocracia branca, até o calçamento, feito com pedras sem nenhuma regularidade, que foram carinhosamente apelidadas de solteironas, cada pedacinho da cidade vale ser descoberto.
O You Must Go foi convidado para uma press trip na cidade, que é minha antiga conhecida, mas que sempre me encanta de uma maneira diferente. Desta vez o que mais me surpreendeu foi a simples ideia de um grupo de empresários locais, que decidiu se unir com um único objetivo. Promover Tiradentes: sua cultura, culinária, seu povo tão encantador, sua rica (riquíssima) história…
O grupo Tiradentes Mais está de parabéns. Afinal, a cidade vive 100% do turismo e o fato de ter empresários se unindo, ao invés de tomarem decisões individualistas, é um sinal de que a cidade só tem a ganhar com o tempo. Assim como você e eu, todos os turistas.
São diversas pousadas, restaurantes, lojas de artesanatos e docerias que tornam o projeto possível. Nesses dias que estive por lá pude conhecer alguns e reencontrar outros!
Fiquei hospedada na Pouso de Bartolomeu, uma charmosa pousada com uma decoração linda, rústica e aconchegante. Cada detalhe pensado pela elegante e simpática proprietária, Virgínia Bartolomeo. Vocês deveriam ver a porta do banheiro, decorada com cartões postais de locais visitados por ela.
Com 19 quartos – entre suítes e chalés – e uma piscina com vista para a Serra de São José, visual de tirar o fôlego, a pousada encanta. Mas aviso desde já, com a produção dos bolos, pães (o pão de queijo também!) e biscoitos sendo feita por lá, não dá vontade de sair da mesa do café da manhã.
Pude experimentar alguns restaurantes tradicionais, como o Padre Toledo , o mais antigo em funcionamento na cidade. Que me conquistou com o seu simples frango com quiabo, angu e o torresmo – que veio pra mesa estalando na pedra, servido por Pelé, funcionário ilustre, que trabalha com a família há mais de 40 anos.
Passei também pelo Pau de Angu, um lugar com um ótimo astral e uma linguiça caseira sensacional!
Para animar a noite estive no Templário, um barzinho com uma música ao vivo de qualidade, bons e fartos petiscos e cerveja gelada! Fui ao Estalagem do Sabor, experimentei uma costela suculenta e um aipim que estava digno de capa de revista. E as boas gargalhadas proporcionadas pelo divertido garçom, ótima maneira de terminar a viagem.
Não deixe de conferir o espaço Marcas Mineiras , ambiente encantador para relaxar, tomar um café e fazer umas comprinhas (ninguém é de ferro). Passe na Flor de Lótus , doceria típica mineira que deixa qualquer um perdido.
Diversão, sabor e cultura garantidos! Oh Minas….quem te conhece não esquece jamais.
Por Nina Fernandez
Fotos: Nina Fernandez, Reprodução da Internet e Divulgação
Leia Também:
Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!
L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!
Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis
Enoteca Saint Vinsant – alta gastronomia e vinhos orgânicos em SP
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Que reportagem linda! Adorei as fotos!!
Lindo e charmoso café em Tiradentes esse Marcas Mineiras .Parabéns Tudo é lindo.