Cidade bucólica no interior de MinasTiradentes conseguiu manter intactas suas características da época da inconfidência. Hoje, cada passo na cidade tem um significado especial.

Tiradentes: uma cidade mágica no interior de Minas

Desde os becos, entre as ruas principais, feitos para que os negros pudessem circular sem incomodar a aristocracia branca, até o calçamento, feito com pedras sem nenhuma regularidade, que foram carinhosamente apelidadas de solteironas, cada pedacinho da cidade vale ser descoberto.

transporte-de-van-para-tiradentes

You Must Go foi convidado para uma press trip na cidade, que é minha antiga conhecida, mas  que sempre  me encanta de uma maneira diferente. Desta vez o que mais me surpreendeu foi a simples ideia de um grupo de empresários locais, que decidiu se unir com um único objetivo. Promover Tiradentes: sua cultura, culinária, seu povo tão encantador, sua rica (riquíssima) história…

marcasmineiras1

O grupo Tiradentes Mais está de parabéns. Afinal, a cidade vive 100% do turismo e o fato de ter empresários se unindo, ao invés de tomarem decisões individualistas, é um sinal de que a cidade só tem a ganhar com o tempo. Assim como você e eu, todos os turistas.

Fotor0429122642

São diversas pousadas, restaurantes, lojas de artesanatos e docerias que tornam o projeto possível. Nesses dias que estive por lá pude conhecer alguns e reencontrar outros!

marcasmineiras2
Fiquei hospedada na Pouso de Bartolomeu, uma charmosa pousada com uma decoração linda, rústica e aconchegante. Cada detalhe pensado pela elegante e simpática proprietária, Virgínia BartolomeoVocês deveriam ver a porta do banheiro, decorada com cartões postais de locais visitados por ela.

Fotor0429120149
Com 19 quartos – entre suítes e chalés – e uma piscina com vista para a Serra de São José, visual de tirar o fôlego, a pousada encanta. Mas aviso desde já, com a produção dos bolos, pães (o pão de queijo também!) e biscoitos sendo feita por lá, não dá vontade de sair da mesa do café da manhã.

Fotor0429120046

Pude experimentar alguns restaurantes tradicionais, como o Padre Toledo , o mais antigo em funcionamento na cidade. Que me conquistou com o seu simples frango com quiabo, angu e o torresmo – que veio pra mesa estalando na pedra, servido por Pelé, funcionário ilustre, que trabalha com a família há mais de 40 anos.

padre toledo 1

Passei também pelo Pau de Angu, um lugar com um ótimo astral e uma linguiça caseira sensacional!

Fotor0429121442

Para animar a noite estive no Templárioum barzinho com uma música ao vivo de qualidade, bons e fartos petiscos e cerveja gelada! Fui ao Estalagem do Sabor, experimentei uma costela suculenta e um aipim que estava digno de capa de revista. E as boas gargalhadas proporcionadas pelo divertido garçom, ótima maneira de terminar a viagem.

Fotor042912099

Não deixe de conferir o espaço Marcas Mineiras , ambiente encantador para relaxar, tomar um café e fazer umas comprinhas (ninguém é de ferro). Passe na Flor de Lótus , doceria típica mineira que deixa qualquer um perdido.

Fotor0429125443

Diversão, sabor e cultura garantidos! Oh Minas….quem te conhece não esquece jamais.

Por Nina Fernandez

Fotos: Nina Fernandez, Reprodução da Internet e Divulgação

Leia Também:

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!

Padano, agora na Barra  

L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!

Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis

Enoteca Saint Vinsant – alta gastronomia e vinhos orgânicos em SP

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.