No prêmio da Veja Comer & Beber 2015, o vencedor de melhor bolo do Rio foi Da Casa da Táta, com o voto da nossa editora e jurada Renata Araujo. Em um ambiente aconchegante na Gávea, a casa serve bolo, pães, biscoitos e comida caseira. Os bolos são servidos sempre recém saídos do forno, e muitas vezes, ainda quentinhos. Delícia total!
O café da manhã também é super disputado na casa e são frequentes as filas na porta, nos fins de semana.
No dia 11 de novembro, a Da Casa da Táta completa 15 anos e para comemorar a data tão especial, resolveram criar um bolo específico para cada dia da semana, o Bolo do Dia! Além, é claro, dos que já são feitos na casa diariamente como o de Laranja, Formigueiro, Fubá de Arroz e Aipim.
Então, na segunda-feira é dia do Limão Siciliano. Na terça, o Nega Maluca e na quarta o de Cenoura com Chocolate. Quinta e sexta, os bolos são Cuca de Banana e Espuma de Coco, respectivamente. E no sábado, é a vez do de Tangerina.
Essa é a dica do You Must Go: melhor bolo do rio: Da Casa da Táta!
Endereço:
Rua Professor Manoel Ferreira, nº 89 – Lojas N e O – Gávea – RJ
A Marriott International, empresa conceituada de hospedagem no mundo e que nós adoramos, realizou a 5ª edição da Corrida & Caminhada Global Customer Appreciation Week no final do mês de outubro, um forma de agradecimento aos clientes. A novidade deste ano foi a doação de brinquedos para o Instituto Neymar Jr, que atende 2.400 crianças dos 7 aos 14 anos.
Para cada quilômetro percorrido por pessoa na corrida, mais de 160 participantes, um brinquedo foi doado à associação. No total, o Instituto garantiu quase 1.000 novos brinquedos. O evento começou no Marriott Executive Apartments São Pauloreunindo os participantes e as crianças do Instituto para a corrida no Parque Ibirapuera, com direito até a uma mensagem do jogador Neymar em vídeo.
Para quem não conhece, o Instituto Projeto Neymar Jr. é uma associação privada sem fins lucrativos dedicada às causas sociais criada por Neymar e sua família. É um complexo no Jardim Glória, na Praia Grande, para crianças carentes e famílias.
A Marriott International está presente em mais de 4.000 destinos, 78 países e 19 marcas.Confira nossos posts dos Hoteis Marriot:
Renaissance São Paulo – Localizado nos Jardins, o hotel é super completo e muito bem situado. Clique aqui para ler nosso post inteiro.
2)Renaissance Washington DC– No centro de Washington, o hotel é uma boa opção para quem vai à capital americana para trabalho ou lazer. Leia mais aqui.
3) The Ritz Carlton Toronto– Muito bem localizado, o hotel oferece serviço exclusivo típico da marca e linda arquitetura. Saiba mais clicando aqui.
4) São Paulo Airport Marriot Hotel Guarulhos– A dez minutos do aeroporto e com uma área livre de 1 mil metros quadrados, é uma ótima opção para quem fica apenas horas ou uma noite na cidade. Clique aqui para ler o post completo.
Paulistano de verdade sabe que destino de inverno, daquele bem tradicional e ao alcance das rodas de seu carro, fica logo ali, na Serra da Mantiqueira. Portanto, um bate e volta ideal para relaxar. Afinal, são ótimos restaurantes e além disso, hotéis confortáveis e cercados de muito verde. Então, vamos saber agora, nossas dicas de Campos do Jordão.
A cidadezinha abriga pouco mais de 50 mil habitantes, entretanto recebe até 1.5 M de turistas a cadainverno. Todos eles certamente em busca das baixas temperaturas – que, ali, chegam a 0 grau facilmente. Além disso, claro, também atrás dos famosos fondues de queijo, carne e chocolate, que são servidos pelos restaurantes de Capivari – o bairro mais agitado de Campos.
Quando ir
A primeira das dicas de Campos do Jordão é saber quando ir. É nítido que frequentar a cidade de Julho a Setembro, quando o inverno corre solto, é tarefa para os mais fortes. Todo e qualquer hotel e pousada ficam permanentemente lotados e superfaturados. Portanto, até mesmo caminhar pela cidade vira uma epopeia. Conseguir uma mesa em algum restaurante então…nem se fala! Por isso, sempre indico ir a Campos quando o alvoroço começa a diminuir e toda a graça do destino fica disponível para ser apreciada com calma. Ou seja, a partir de Outubro você já pode reservar aquele hotel bacanudo sem medo de enfrentar grandes muvucas. E foi isso que eu fiz quando me hospedei no Serra da Estrela, que agora você conhece um pouco mais nas linhas abaixo.
Aberto desde 2004 em um privilegiadíssimo local no Capivari – de onde você faz praticamente tudo a pé, o Hotel Serra da Estrelapassou em 2015 por uma reforma geral de seus ambientes comuns e está tinindo de novo. Mas, também, adotou um conceito de hotelaria sustentável muito legal – e isso me estimulou ainda mais a conhecer essas novas benfeitorias que foram e, ainda estão sendo, implantadas até o final do ano.
Os detalhes sunstentáveis
Todos os amenities disponíveis nos quartos são comprados de empresas com certificação selo verde; no SPA, com a proposta de Detox, somente são utilizados produtos não testados em animais, da marca Adcos; é realizado localmente o tratamento da água da chuva para o uso na lavanderia e a limpeza das áreas comuns – que receberam lâmpadas de LED em substituição às comuns.
E a novidade certamente mais impactante: aos poucos, um menu vegetariano é inserido no Hotel Serra da Estrela– que pela sua tradição em abrigar grandes eventos, não pode simplesmente virar essa chave do dia para a noite.No final de semana em que estive lá, um grande banquete vegetariano foi oferecido gratuitamente aos hóspedes no jantar de sábado, com uma fartura e variedade linda de se ver e pratos saborosíssimos – uma maneira bem eficaz de cativar o paladar dos mais resistentes ao estilo veggie.
Mas, voltando à hospedagem, que me deixou felicíssima pelo cheiro de novo do hotel e do meu quarto – uma Suíte Prime – que, por feliz coincidência, era bem em frente ao Spa. Minha Suíte Prime, super espaçosa, certamente ideal para um casal em busca de uma estada mais romântica. Ela tinha uma cama king repleta de travesseiros e almofadas e hidromassagem em deck de madeira de frente a cama com vista para cidade. Além disso, contava com box com duas duchas potentes e quentinhas e mimos me esperando no quarto após o check-in: garrafa de espumante geladinha e duas sobremesas lindas, deliciosas e chocolatentas.
Além disso, todo, qualquer solicitação era prontamente atendida pelas camareiras – que passavam todas as noites entregando chocolatinhos em cada quarto do hotel. Um cuidado que faz a diferença para o hóspede de lazer!
Como eu já disse, a gastronomia do Hotel Serra da Estrelaestá, aos poucos, se tornando 100% vegetariana e eu, como simpatizante total dessa vertente, fui provar um dos pratos à la carte no restaurante Alquimia – que preza pelo uso de alimentos orgânicos e biodinâmicos vindos de produtores locais, sempre que disponíveis. Pedi por Ravioli com leve massa de beterraba, recheados de tofu cremoso e pedaços de nozes ao molho de manteiga e ervas – exemplo de que a comida vegetariana pode sim ser saborosa e criativa.
Alimentada e antes de partir para uma revigorante noite de sono na imensa cama da Suíte Prime, liguei para a recepção e reservei um horário no concorrido Spa Serra da Estrela para a manhã seguinte. Os tratamentos ganham ainda mais potência nas mãos das excelentes profissionais que atendem ali no Spa, inteirinho renovado e com iluminação aconchegante – que já te relaxa ao entrar nas salas de terapias. Portanto, optei por uma reflexologia seguida de shiatsu na cadeira, que me deixaram renovada para a parte aventureira do meu final de semana em Campos do Jordão: o passeio de quadriciclo pela Trilha da Aldeia Austríaca.
Escolhi uma das empresas recomendadas pelo Hotel Serra da Estrela para contratar o guia e o quadriciclo que nos levaria pelo passeio de 30 minutos na trilha de terra batida até o alto do Condomínio Aldeia Austríaca . Ele tem uma linda vista parcial de Campos do Jordão. A dica é tentar pegar os últimos horários dos passeios para casar esse momento lá no alto, em que o guia para por alguns minutos e todos podem fazer fotos e vídeos, com o pôr-do-sol. Esse é, portanto, um progama de aventura leve, muito divertido para fazer, tanto em casal, quanto em um grupo de amigos que curta acelerar em meio à natureza e levantar um pouco de poeira.
De volta para o Hotel Serra da Estrela, um banho e uma troca de roupa se fizeram necessários para se livrar de toda a terra vermelha que ficou impregnada da cabeça aos pés após um passeio de quadriciclo, rs. Aí, sim! Já fora da estação congelante em Campos do Jordão, você pode vestir uma roupa mais leve e, só com um casaquinho, sair para tomar um chocolate quente com bombons. E um lugar que certamente vale muito a visita é a Patisserie Murillo Lima. Ela fica dentro de uma galeria de lojas da Av. Macedo Soares, 592 em Capivari, o bairro do agito.
O chef Murillo
Murillo, o chef patissier, é formado em gastronomia pelo Senac de Campos do Jordão. Recentemente, venceu uma das edições do Programa Que Seja Doce, do Canal GNT. Posso te garantir que esse rapaz produz lindos e equilibrados bombons à base de chocolate Callebaut, com frutas secas e cristalizadas no meio. Provavelmente em versões bem originais e, até mesmo, ousadas, como por exemplo, a maçã desidratada. Além disso, o pêssego confit também faz parte de suas criações. Não deixe de pedir também o bem tirado cappuccino. Ele pode ser incrementado com uma borda doce extra como essa da foto, na versão pé de moleque cremoso. Desta maneira, você fecha o passeio por Capivari com sabor de quero mais!
Os arredores – dicas de Campos do Jordão
Campos do Jordão ainda oferece outras possibilidades fora de Capivari. Entre elas, as cidades vizinhas de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, a menos de 30 min. distantes de Capivari ,indo de carro. Essa última cidadezinha eu visitei para um almoço super agradável no Restaurante Santa Truta, que fica junto ao Empório Donna Pinha. O terreno convida ao descanso: muito verde, árvores com redes amarradas aos troncos e simpáticos vira-latas que recebem os clientes à porta do estacionamento.
As panelas dessa cozinha vivem recheadas de ingredientes locais, frescos e selecionados pela chef Anouk Vasconcelos. Ela elabora pela 11ª vez um menu para o Festival da Alcachofra, a flor comestível que é cultivada em abundância na Serra da Mantiqueira.
Festival da Alcachofra
Das dez receitas especiais para o Festival provei a delicada casquinha de truta em fundo de alcachofra e também o untuoso fettuccine com mix de cogumelos no azeite na flor de alcachofra. Aliás, eles eram, também, deliciosos só de olhar. Finalmente, para a sobremesa, compus com a fatia de strudel recheado com maçã e passas, uma bola do sorvete de frutas vermelhas coberto por calda de flores. E o melhor: tudo preparado ali no restaurante, fresquinho e lindo de se ver!
Conclusão
É, finalmente, Campos do Jordão e seus arredores tornam-se certamente muito mais simpáticos e fáceis de serem aproveitados quando os termômetros sobem um pouquinho. O charme, a beleza e a qualidade do que essa região oferece continuam sempre por lá – basta chegar e aproveitar! 😉
A culinária asiática é muito presente nos restaurantes do Rio, seja um restaurante tailandês,japonês, chinês ou um mix dos três. Quem é fã, vai gostar desse post, já que iremos indicar 5 restaurantes asiáticos no Rio:
Epifania Oriental Contemporâneo
Comandado pela jovem chef Ju Reis, o restaurante no Leme combina alta gastronomia oriental com um toque de artesanal. Com três andares, o ambiente é aconchegante e ideal tanto para almoço ou jantar. Em nossa última visita, degustamos alguns pratos, como o atum semi grelhado com purê de wasabi e salmão grelhado, ovo de codorna e congo negro defumado. Leia mais aqui no nosso post.
Mee
Localizado no Copacabana Palace, hotel mais tradicional do Rio, o Mee tem um ambiente agradável e sofisticado, além de todo o glamour de estar à beira da piscina. Ganhador de melhor asiático pela Veja Rio em 2014, o restaurante é comandado pelo chef Kazuo Harada. Para ler mais, clique aqui.
Nam Thai
Com o título de autenticidade e qualidade de comida tailandesa, o restaurante no Leblon já ganhou prêmio e certificado de excelência. O menu do Nam Thai une ingredientes doces, salgados e picantes e que são fabricados no próprio restaurante. Clique aqui para ler mais no nosso post.
P.F.Chang’s
A rede americana soma 256 filiais espalhadas em 16 países. No Rio, o restaurante fica no Casa Shopping, na Barra da Tijuca e conta com uma decoração do tipo cenográfico, além de um cardápio super variado. Um dos pratos mais populares é o Chang’s Spicy Chicken, que são cubos de frango em molho levemente apimentado. Saiba mais aqui.
Sawasdee
Com casas em Ipanema e no Leblon, o bistrô tailandês já ganhou por cinco anos consecutivos o prêmio de melhor asiático do Rio pela Veja Rio. Comandado pelo chef Marcos Sodré, novos pratos entram no cardápio a cada estação, além de festivais temáticos e menus harmonizados. Clique aqui para saber mais.
Fomos conhecer o novo Prado.Co no Jockey, no Rio. O restaurante, que agora tem novos sócios, mudou de nome (antes se chamava apenas Prado), de decoração e apresenta novo chef, cardápio e carta de drinques.
Em compensação, o melhor, que é a charmosa vista para o verde, e de quebra, uns cavalinhos passando para lá e para cá, continua igual.
Na hora do almoço, de segunda a sexta, o restaurante oferece um menu executivo a R$38, com direito a Couvert + salada verde + prato principal + sobremesa. Nada mal. Escolhi salada verde e picanha com arroz e farofa e estava tudo bem gostoso. Meu amigo foi de bacalhau, que também estava ótimo. Aliás, as carnes, tradicionais no antigo restaurante, foram mantidas nos finais de semana. E à noite, o destaque agora são as pizzas e os hambúrgueres.
Além disso, o novo menu, elaborado pelo chef Marcio Moreira (antes, responsável pela cozinha do programa “Mais Você”, da apresentadora Ana Maria Braga) oferece, entre outros pratos, a caçarola de cogumelos (R$ 30) de entrada, e o cordeiro com polenta mole trufada e lascas de grana padano (R$ 64), o risoto de camarão e aspargos frescos (R$ 49) e o filé de frango em crosta de parmesão com tagliatelle ao molho de tomate fresco (R$ 38).
Quem comanda a carta de drinques é a bartender Talita Simões, ex Side e Bar Anexo São Bento, ambos em São Paulo. Uma das apostas é o drinque “mágico” Deluxe, servido defumado em uma mistura de canela, cardamomo e hibiscos (R$ 78, serve quatro pessoas). Para acompanhar, delícias como o Baianinho, um bobó de camarão servido em bolinho de tapioca (R$ 28).
E o Prado.Co inova com temporadas de degustações de bebidas com bate-papo com especialistas que tem rolado no lounge às segundas. Em Outubro foi um sucesso e o evento vai se repetir no mês de Novembro com vinho, cerveja, gin, e uísque. É só ficar ligado no site e na nossa página do Facebook.
Lembrando que por ser espaçoso, o Prado.Co é um lugar ótimo para comemorações. Basta reservar com antecedência pelo email [email protected] ou pelo tel 2512-2247
Já faz algum tempo que eu queria comer os Cookies e Brownies doBendito.Fomos convidadas para uma degustação para conhecer as novidades do cardápio e pude, enfim, matar minha curiosidade e vontade.
A rede, que tem unidades em Copacabana, Botafogo e Ipanema, é uma tentação para os apaixonados por chocolate. A decoração das lojas é super de bom gosto e delicada, assim como as embalagens e caixinhas de cookies feitas pela própria dona Rosana Braem.
A grande novidade no Bendito são as torradas Petrópolis, que chegam em quatro sabores: parmesão, parmesão com presunto, queijo minas, tomate cereja e manjericão (minha preferida) e brie com geleia de damasco. A ideia de trazer salgados para a casa veio com o fato de que muitos clientes queriam tomar café da manhã por lá, mas não tinham muitas opções de acompanhamento dos cafés, além dos doces, é claro. A Nuvem de Queijo era o único salgado da casa ate então, um pão de queijo de gruyère e parmesão, recheado com peito de peru e requeijão ou queijo. Uma delícia também!
É claro que eu não poderia deixar de experimentar o famoso sanduíche de brownie clássico com cookie. Você pode optar pelo recheio de brigadeiro, doce de leite ou nutella. Escolhi o de nutella e fui muito feliz, para os apaixonados por chocolate (olha eu aí) é minha dica!
A novidade doce é o brookie, uma mistura de brownie dark na borda com o tradicional cookie de baunilha e chocolate no recheio.
Seja para o café da manhã ou lanche da tarde, vale a pena dar uma passada no Bendito!
Endereços:
Hilário de Gouvêia, 88 – Copacabana – Rio de Janeiro, RJ
Praia de Botafogo, 400 – 2º piso – quiosque – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Rua Visconde de Pirajá, 187 (próximo à Rua Farme de Amoedo) – Rio de Janeiro – RJ
Este semana fui em um evento do turismo da Califórnia no Rio de Janeiro. Quem acompanha o You Must Go, sabe o quanto sou fã daCalifórnia, estado super diverso nos EUA e para onde procuro viajar todos os anos. Tanto é, que fiz um vídeo sobre o destino para nosso canal no Youtube. Veja se não é um lugar apaixonante…
O número de brasileiros na Califórniacresce a cada ano, então, o estado quer sempre levar mais e mais turistas pra lá. Desta vez, foi produzido um piquenique à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas e foi bem divertido. O Rio, de fato, tem uma vibe bem californiana, cidade voltada para programas ao ar livre, assim, como Santa Monica, por exemplo, que ADORO, e onde você pode saber mais detalhes aqui neste post.
O evento para jornalistas e blogueiros de viagem foi produzido pela Mais Asas, empresa inovadora que cria experiências de acordo com o gosto do cliente. E as comidinhas foram feitas pelas queridas Anna Elisa de Castro e Mariana Vidal, donas do Buffet 3 na Cozinha e estavam deliciosas. A ideia toda do piquenique foi bem criativa e todos adoraram!
Claro que no final, tivemos que degustar vinhos californianos, de Napa Valley, outro lugar incrível, em que estive ano passado e adorei!
E já que estamos neste tema, vou aproveitar para dar mais dicas deste destino mais do que especial.
Onde ir na Califórnia
Se tiver planos de ir para lá, você tem pode começar por Los Angeles, meca do entretenimento e palco das principais premiações de cinema e música do mundo e para onde há voos diretos de São Paulo. Para saber o que fazer em LA, é só ler nossos posts. E se quiser saber onde comer em Los Angeles, também temos muitas dicas.
De cara, o que mais chama a atenção no voo da nova classe executiva da KLM, é a amabilidade da equipe, sempre disposta a ajudar e com sorrisos no rosto o tempo todo. Nós, passageiros frequentes, sabemos que não é em toda cia aérea que isto acontece e faz toda a diferença para a gente se sentir bem.
A poltrona da KLM
Então vamos à descrição do voo da nova classe executiva da KLM. Claro que em uma classe executiva esperamos uma poltrona confortável. Mas a da Word Business Class é muito mais do que isto. Uma da maiores do mercado, com 2 metros de altura, ela foi criada pela premiada designer holandesa Hella Jongerius, com o conceito feel at home, ou seja, sinta-se em casa. E ela realmente te abraça! Além disso, a poltrona, feita com tapeçaria reciclada, é full flat, ou seja, deita por completo e se transforma em uma cama de verdade, fazendo com que o passageiro consiga até virar de bruços. Bom, pelo menos eu consegui e dormi como um anjo!
Depois do assento, o segundo quesito que esperamos ser diferenciado na classe executiva é, claro, a comida. Para uma foodie, como eu, a KLM se superou e mostrou o cuidado que a cia tem com a gastronomia.
Nos voos partindo do Brasil, o menu é assinado por Rodrigo Oliveira, Chef do Mocotó, famoso restaurante de Guarulhos, em São Paulo. Escolha mais do que acertada, principalmente para que os estrangeiros possam ter a chance de conhecer uma culinária brasileira sofisticada e criativa.
A apresentação das refeições no voo da nova classe executiva da KLM também é diferenciada, com louças, talheres e jogo americano do Marcel Wanders, de muito bom gosto e requintado. Depois de escolher a entrada e o prato principal, podemos optar por um prato de queijos antes da sobremesa. Aliás, a produção de queijo na Holanda vem dos tempos de Júlio César e é um dos principais alimentos na vida dos holandeses e na economia do país.
Para finalizar e acompanhar o café, chá ou digestivo, eis que somos surpreendidos com uma caixa de bombons de primeira linha, da tradicional marca Huize Van Wely, de 1922. Simplesmente, o mesmo fornecedor de chocolate da família real holandesa. Olha que glamour! Chocolates de comer rezando, aliás. Deu vontade de levar a caixa toda pra casa.
Já no voo de volta, o cardápio foi elaborado pelo chef Jonnie Boer, do estrelado De Librije, considerado um dos 30 melhores restaurantes do mundo e a uma hora e meia de Amsterdã. Sua mulher, Thereze, é responsável pelas sobremesas e escolheu uma musse de côco e framboesa, combinação perfeita!
Nunca imaginei experimentar uma comida de um restaurante com três estrelas Michelin em pleno avião, mas não é que a KLM me deu esta chance? Que alegria!
A carta de vinhos
A carta de vinhos veio à parte, com opções selecionadas a dedo, do velho e do novo mundo e ainda com um detalhe: se o passageiro quiser provar algum dos vinhos em casa, tem a chance de comprá-los no site, clicando aqui, mas infelizmente, por enquanto, só entregam na Europa.
Quem quiser optar por uma refeição mais leve, pode pedir uma massa, um sanduíche ou salada, durante a viagem.
No voo de volta, que é diurno, e portanto parece mais longo, são servidos lanches, como queijos, sorvete, croquetes, sanduíches e biscoitos em horários diversos.
Ou seja, não dá nem tempo de ficar com fome. Quando a gente menos espera, lá vem um comissário sorridente com uma nova bandeja de guloseimas.
Entretenimento a bordo
Já falamos do atendimento, do conforto e da comida. O que mais falta para um voo ser perfeito? Sem dúvida, uma boa oferta de entretenimento de bordo para passar o tempo. Mais um ponto para a KLM. Vários lançamentos – pude assistir ao documentário da Amy Winehouse que ainda não entrou em cartaz no Brasil, assim como outros filmes novos – estão entre as opções. Um alívio para uma cinéfila, que, às vezes já viu tudo o que está em cartaz no voo. Além da escolha variada, a tela é incrível, enorme, parecia mesmo uma televisão de verdade, com 17 polegadas.
Para completar, um fone espetacular, à prova de barulho e bem confortável. Dá até vontade de dormir com ele para o ambiente ficar mais silencioso.
Ainda no quesito tecnologia, não poderiam faltar tomada e entrada USB para carregar o fatídico celular, equipamento primordial desta blogueira que vos escreve.
O aplicativo da KLM
E falando em telefone, o aplicativo da KLM funciona super bem e foi por ele que fiz meu check in em ambos os voos, com opção também no Apple Watch, que te mostra as principais informações sobre os voos. Super prático!
O presente holandês
No final do voo, os comissários chegam com um mimo para os passageiros. Casinhas típicas holandesas em branco e azul, as cores da KLM e recheadas com uma bebida típica, que lembra o gim. Existem vários modelos das casas e você pode escolher o seu. Elas representam casas de verdade e são catalogadas por número e muita gente as coleciona. No aplicativo, você pode saber qual é a sua, ler as informações sobre o modelo e conferir sua coleção. Ainda dá para encomendar a casinha que falta para que seja entregue durante o próximo vôo. Achei uma ideia genial! Uma lembrança simpática e que tem um significado histórico.
A nova cabine WBC começou a ser operada na rota Amsterdã –Rio de Janeiro desde o dia 02 de agosto e está presente em todos os voos saindo do Rio. Atualmente, a KLM tem 12 voos semanais saindo doRio de Janeiro e de São Paulo para Amsterdã.
O aeroporto de Amsterdã
A cidade de Amsterdã você já deve imaginar que é sensacional, uma das mais vibrantes do mundo. O aeroporto de Schipol não fica atrás. Moderno, limpo e organizado, há um espaço reservado a voos KLM para a locais fora da região de Schengen localizado no Terminal de Partidas, o que torna a vida do passageiro bem mais fácil.
A sala vip da KLM
O lounge da cia holandesa é enorme e ideal para descansar ou trabalhar antes da viagem. Voar na World Business Class da KLM, que faz parte do Sky Team e tem ainda Air France, Delta e Gol como parceiras. Voar na nova classe executiva da KLM foi uma experiência inesquecível e superou todas as expectativas. Espero poder repetir em breve.
No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Macarrão, uma das preferências gastronômicas brasileiras. As massas podem ser feitas com diferentes molhos, variados recheios e de todos os sabores! Veja nossas sugestōes:
Alcaparra
Dentre as sugestões, destaque para o penne com bacalhau e brócolis e o farfalle com molho de tomate.
Alessandro & Frederico
A sugestão para o dia é o Linguine Porto Cervo – camarões puxados no alho, pesto de manjericão, shitake grelhado, brócolis e vinho branco.
Alloro
A dica é o spaghetti Cacio e Pepe, com queijo e pimenta.
Antiquarius
Entre as sugestōes, destaque para o spaghetti com frutos do mar – molho de tomate e salsinha, acompanhado por camarão, lagostins, polvo, lula e mexilhão.
Astor
São três sugestões: o espaguete ao picadinho, o espaguete meatballs e o espaguete Vieira Souto, com frutos do mar.
Bar D’Hotel
A sugestão é a massa mediterrânea com mini penne, cogumelos grelhados, tomates cereja, azeitonas pretas, mussarela fresca, grana padano e pesto de rúcula.
Baretto Londra
O farfalle al salmone é a dica do badalado bar.
Bottega Del Vino
Uma das sugestōes do cardápio é o penne grano duro com salmão e aneto.
Brasserie Lapeyre
A sugestão é o clássico Boeuf Bourguignon – carne bovina cozida no vinho tinto, com tagliatelli artesanal feito na manteiga.
Café Carandaí
Nos fundos da Casa Carandaí, a dica é pedir o nhoque feito na casa e servido com carne assada ao molho ferrugem.
Cosa Nostra Deli
Para comemorar o dia do macarrão, a sugestão são as massas e molhos da linha italiana Cipriani como o tagliolini verde, tagliardi branco, pappardelle e tagliarelle.
Couve Flor
Algumas das sugestões de massa são o Penne A La Rabiata, com molho ao sugo, manjericão e pimenta calabresa e o penne com aspargos frescos, camarão e alho poró ao molho de creme de leite com vinho branco.
Do Horto
O talharim ao molho branco com limão, lascas de salmão e alho poró, servido na cesta de parmesão é uma ótima opção para comemorar.
Duo
As boas pedidas são o spaguetti ao vôngole fresco e raviole negro recheado de bacalhau com tomate cereja e brócolis.
Eccelenza
A boa sugestão é o spaghetti de frutos do mar e alho negro, com lulas, camarões, alho negro, molho de tomate e buquezinho de brócolis refogado em azeite e especiarias.
Empório Gourmet
A sugestão é o spaguete Empório com massa fina ao molho pomodori basílico.
Epifania Oriental Contemporâneo
A chef sugere o Yakisoba Niku – macarrão com legumes temperados com tonkatsu e mignon.
Fasano al Mare
O chef Paolo Lavezzini prepara o spaghetti com tinta de lula e ragu de polvo e frutos do mar.
Fellini
As sugestões são o nhoque de batata ao sugo e o rondeli de espinafre com ricota.
Forneria São Sebastião
A sugestão do chef é o taglierini na manteiga e sálvia, servido com polpetta de vitelo, ervilhas e molho de tomates frescos.
Fratelli
O Fratelli é um espaguete com camarões, pimentões vermelhos, amarelos e verdes, alho e molho de tomate.
Gabbiano Al Mare
Para os mais lights, a dica é o espaguete sem glúten ao pomodoro e basílico.
Giuseppe
O restaurateur Marcelo Torres,sugere o Spaghetti per Mariana, com molho de camarões, rúcula e pimenta dedo de moça.
Gula Gula
Entre as sugestões, destaque para o clássico fettuccine de tomate e manjericão.
Hollandaise
Para o dia do macarrã0, a boa pedida é o Tagliatelle Nero ao Mare – tagliatelle de massa artesanal com tinta de lula, polvo, lula, mexilhões frescos, camarões, rúcula e tomates cereja cozidos no alho, cebola e vinho branco.
IX Bistrot
O spaguetti à carbonara é sugestão para a data.
Joe & Leo’s
Uma das opções de massa é a Red Sox – fetuccine com molho gorgonzola e queijo parmesão com tiras de filé de frango grelhado, cebolette e tomates secos.
Laguiole
Uma das sugestōes do cardápio é o cappeletti com lagostim, foie gras e alho poró e bisque perfumada.
Le Vin Bistrô
Boas opções de massa são o penne com presunto cru e aspargos frescos e ravioles de espinafre com manteiga negra e sálvia.
Lorenzo Bistrô
Destaque para o mini nhoque de espinafre ao molho de queijo taleggio com crocante de Parma e brotos de rúcula.
Nostro Ristorante
As apostas são no ravioli de berinjela com catupiry, molho de tomate e manjericão e no farfalle com camarão e açafrão.
Origami
Na culinária japonesa, o macarrão é o famoso yakisoba. No restaurante, mais de dez opçōes podem ser encontradas como camarão e legumes.
Parador Lumiar
Na região serrana, o chef Isaías Neries sugere o nhoque de carne de sertão com macaxeira e manteiga de jerimum.
Paris 6
Uma das apostas é o Poulpes Sautées au fettuccine – tentáculos de polvo salteados em fettuccine na manteiga de conhaque, acompanhados de tomate assado recheado de farofa ao shiitake.
Porto di Vino
O wine bar sugere a salada de massa parafuso com molho pesto, muçarela de búfala e tomate cereja.
Prima Bruschetteria
A dica é o tagliatelle com ragu alla bolognese, clássico italiano.
Quadrucci
A dica para a data é o taglioline ao molho de mascarpone e limão siciliano com camarões grelhados.
Restô
Uma das novas massas da casa é o Fettuccine da Harmonia – massa italiana com salmão defumado, pancetta, ervilhas, brócolis e ervar ao molho de mostarda à l’ancienne.
Salitre
A sugestão é o farfalle com tiras de filet mignon, shitake e alcachofra.
Santa Satisfação
A boa dica é o espaguete com camarões grelhados e coração de alcachofra ao molho de açafrão e mascarpone.
Savá
O macarrão de abobrinha com camarão faz parte do menu.
Sawasdee
Dentre as opções de massa, destaque para o Mee Krob com macarrão de arroz frito crocante com frango, camarões, lombinho de porco, moyashi e cenoura ao molho agri doce, salpicado de cebolinha verde.
Sobe
A dica é o penne à carbonara com caldo de legumes, creme de leite fresco, bacon em cubos e gema de ovo.
Ten Kai
A novidade no cardápio é a versão mais apimentada do famoso macarrão udon japonês, o Sanuky kare udon que leva cenoura, cebola, cebolinha frango e curry japonês , com calda de peixe, saque e shoyo.
Tragga
Duas novas sugestões foram criadas, o linguine alioli e o linguine mediterrâneo, massa negra com camarões, aspargos e tomate garrafinha.
Zazá Bistrô
Uma boa pedida é o noodles de frutos dos mar com lulas, polvo, camarões e cubinhos de namorado no caldo de capim limão, coentro e nirá.
Escolhi o Hotel Diplomat em Estocolmo, em minha recente viagem à capital sueca. O Hotel Diplomat leva o selo World Hotels, sempre uma boa opção quando estamos à procura de hotéis estilosos, sendo a maioria deles, boutique.
Pois o Diplomat se superou. Muito bem localizado, de frente para o Lago Östersjön, é um hotel com alma: vibrante na medida certa, charmoso, sem perder suas características históricas: um palácio art nouveau, gerido pela mesma família há quatro gerações, que souber se renovar sem agredir sua origem e que virou em hotel em 1966.
De cara, nota-se o interesse por arte que os donos do hotel tem, pelas inúmeras obras espalhadas pelos ambientes, além de, volta e meia, ele ser palco de exposições de artistas locais.
Ao todo, são 130 quartos divididos em seis categorias diferentes. O meu, um delux sea view, era super confortável com um tamanho ótimo, 30 m2, cama king size, duas poltronas, mesa de trabalho, além de um móvel com prateleiras e espaço o suficiente para guardar uma mala de mão.
Apesar de ser no primeiro andar, o vidro à prova de ruído não deixava passar nenhum barulho e ainda tinha a vantagem da bela vista dos barcos. Logo na chegada, flagrei um belo pôr do sol da janela.
O banheiro, com piso de mármore e vaso em lavabo separado, também era funcional, com direito à banheira e bons produtos de beleza. A bancada podia ser um pouco maior, mas pelo menos a parte da banheira ajudou para caber as necessaires de um casal nada minimalista. Roupões e chinelos, sempre muito bem vindos estavam lá à nossa disposição, além de secador de cabelo e tábua de passar roupa.
Os aparatos tecnológicos não deixaram a desejar: o telefone era um celular bem moderno e a TV de plasma, de 180 cm, ótima! O wi fi, gratuito, também funcionou super bem durante a minha estadia.
Voltamos ao grande trunfo do hotel: sua localização, em Österlmalm, um dos bairros mais interessantes e descolados da cidade. Em uma rápida caminhada chegávamos à Ilha dos Museus, Djurgården, um dos principais pontos turísticos de Estocolmo e também dava para ir andando para a cidade antiga e ao Palácio Real, outro famoso atrativo da cidade.
Veja aqui nosso vídeo no Youtube com muito mais de Estocolmo.
O Diplomattambém está ao lado do bairro mais sofisticado, cheio de bons restaurantes e cafés, o Stureplan. E além disso, é do porto em frente ao hotel que saem os barcos que fazem os passeios turísticos. Ou seja, é uma localização estratégica.
Logo na primeira manhã, ainda sob o efeito do jet lag, perdemos o horário do café e já mortos de fome, fomos no mais perto, praticamente embaixo do hotel: simpático e delicioso. Ou seja, para quem gosta de caminhar é o hotel perfeito. Nem há necessidade de pegar transporte público, que aliás funciona maravilhosamente bem em Estocolmo. Claro que quem quiser pode se aventurar e fazer todos esses percursos de bicicleta, como os verdadeiros suecos, mas confesso que o frio não me animou a tanto. E quem quiser ir para mais distantes, o metrô também está logo ali.
O staff do hotel se mostrou muito solícito e eficiente e deu sugestões pertinentes de onde comer e outros programas.
Aliás, o restaurante e o bar do hotel são super badalados, sempre movimentados, e um dos mais disputados da cidade. Uma boa opção para tomar um drinque antes ou depois do jantar e onde moradores se misturam com turistas. A vista para o porto contribui para o sucesso do restaurante, que tem no cardápio pratos da comida sueca, com influência mediterrânea. O buffet do café da manhã, servido ali também, é farto e bem gostoso, com inúmeras opções.
O Diplomatconta ainda com uma pequena academia e spa e foi nomeado o melhor hotel sueco pelos leitores da Hotel Diplomat Condé Nast Traveler em 2014 e ganhou o título de Traveller’s Choice (Escolha dos Viajantes) e prêmio de Certificado de Excelência basedo nas reviews do TripAdvisor.
Uma delicia passar três dias em um hotel tão charmoso e confortável, em uma cidade de primeiro mundo, e sem nem se quer entrar em um carro. Ô vida boa!
Texto e Fotos por Renata Araujo
Endereço: Strandvägen 7C, 104 40 Stockholm, Suécia
A pedidos dos clientes, o Aconchego Carioca finalmente chega ao Leblon. Depois de tanto pedirem os tradicionais bolinhos e pratos típicos da casa, a chef Katia Barbosa decidiu fechar seu bar Comedoria e inaugurar o Aconchego no mesmo ponto. Claro que nós do You Must Go fomos conferir a novidade.
O novo Aconchego Carioca é certamente um restaurante em que a gente se sente em casa. O ambiente é simpático e a decoração é bem brasileira e colorida. São redes penduradas no teto, placas de cervejas nas paredes e também fotos de clientes e amigos. Primeiramente, pedimos os famosos bolinhos de feijoada, o Pfinho de arroz, feijão e ovo de codorna (uma delícia e muito fofo), de aipim com bobó de camarão e o almofadinha. Não à toa, os bolinhos, são o carro chefe da casa.
Depois de degustar as entradas deliciosas, para o prato principal, a chef Bianca Barbosa, filha de Katia, que também comanda a cozinha, nos sugeriu o Camarão no Côco. Ele é acompanhado de arroz e farofa, que estava super saboroso e bem servido. A receita alcançou muitos fãs no antigo Comedoria, portanto, Katia decidiu mantê-la no cardápio. Assim como, por exemplo, o bolinho de arroz ao curry com queijo e o de rabada, que foram incluídos no cardápio das duas casas do Aconchego, no Leblon e na Praça da Bandeira.