O que fazer em Basel
Medieval e terra natal da Art Basel – a maior feira de arte do mundo – Basel, ou Basileia, é a terceira maior cidade da Suíça, depois de Zurique e Genebra e tem dois mil anos de história. Apesar de só ter passado 24hs na cidade, este post tem o intuito de ajudar o leitor a descobrir o que fazer em Basel.
Com 180 mil habitantes a cidade é cortada pelo rio Reno, que a divide entre Pequena e Grande Basel, sendo a segunda, o centro antigo, tombada pelo Patrimônio Histórico e bem mais interessante. Se puder ficar hospedado ali, será uma escolha acerta. Alguns hoteis à beira do rio se destacam, como o elegante Le Trois Rois, The Passage, Merian, Spalentor, e o Kraft, de três estrelas, mas muito bem localizado.
Por ser pequena e ter um sistema de transporte eficientíssimo, é muito fácil circular por Basel. Você pode caminhar por todo o centro histórico, ou pegar os inúmeros trens disponíveis. Levando em conta que o turista que passa pelo menos uma noite em Basel tem direito a andar de graça em transporte público. Basta apresentar a reserva do hotel para conseguir o passe.
Se você chega de trem, pode facilmente pegar o trem até o hotel que estiver na Basel Pequena ou Grande. Mesmo com malas, não há maiores dificuldades. Na Europa, é muito comum, então, não se preocupe. Eu estava com uma mala de mão e uma grande e deu para pegar trens e andar até a estação numa boa. Levando em conta que a maioria das estações de trem tem elevadores.
Para saber mais sobre a Suíça, assista nosso vídeo:
Entre 30% e 40% dos moradores de Basel usam bicicletas, faça frio ou calor. Por isso, é sempre bom prestar atenção na hora de atravessar a rua. E é curioso prestar atenção nas placas apenas para os ciclistas.
As 300 fontes chamam atenção por quem passa por Basel, assim como suas belas pontes, sendo que a primeira foi construída em 1251.
Um passeio à beira do rio é sempre interessante. Dá para começar do Museu Tinguely até passando pelo Solitudepark, até o Schaffhauserrheinwe, lugares que ficam bem cheios durante o verão.
Onde comer em Basel
Um lugar fofo e delicioso para tomar café da manhã ou fazer um lanche é uma padaria orgânica chamada Bio Andreas Baeckerei Cafe. São tortas doces – como uma de creme e frutas – e salgadas deliciosos, pasteis de fornos, chás e cafés.
Para almoço ou jantar o restaurante Atlantis, com um simpático terraço, pode ser uma boa pedida, assim, como o Gasthof zum Goldenen Sternen, um tradicional restaurante à beira do rio, com um simpático terraço que pode ser aproveitado dependendo da época do ano e oferece uma cozinha criativa com um toque francês. Vale provar a deliciosa sopa de aspargos com um ovo dentro.
No centro histórico, um passeio bem legal é ir até a praça central, onde fica o espetacular prédio da prefeitura, de 1501 e rico em detalhes: uma mistura de estilos góticos e art nouveau. Na frente dele, há o mercado de produtores locais, que acontece todos os dias com legumes e frutas fresquíssimos. E pertinho dali, é imprescindível comer um doces na confeitaria Schiesser, super tradicional na cidade, com uma variedade incrível de guloseimas. Se quiser um salgado, recomendo a quiche de queijo, leve e saborosa.
Também não deixe de ir na Globus, loja de departamento suíça, onde você encontra de tudo um pouco, de roupas e acessórios, a chocolates, biscoitos e condimentos. Difícil sair de mãos vazias.
Compras e passeios
Andar pela Schnabelgasse é uma delícia, com casas e lojas muito fofas, cafés e restaurantes, sempre com muito movimento. Há desde loja só de licores, outras de souvernirs, roupas, um pouco de tudo…
E perto dali, fica o Spalenberg, o bairro dos ricos, com lindas casas dos séculos XV ao XVIII, que nos dá a impressão de estarmos em uma cidade cenográfica.
Cultura e Art Basel
Basel atrai muitos turistas interessados em arte, já que a cidade oferece mais de 30 museus, como a Fundação Beyeler – museu de arte com mostras temporárias – e o Kunstmuseum, que está em obras de ampliação. Há também o famoso Vitra Museum, de arquitetura e design, que fica em Weil Am Rhein, na Alemanha, mas a apenas a 15 minutos de ônibus.
Art Basel, que acontece todo mês de Junho, é sem dúvida o evento que atrai mais visitantes interessados em arte. A feira começou há 45 anos, quando três galeristas resolveram expor suas obras na rua para tentar atrair mais movimento. Deu tão certo que outros foram aderindo, até virar o evento top do mundo das artes, que acontece também em Hong Kong e Miami.
Outras feiras acontecem na cidade, como a dos Relógios, em Março, e o Carnaval – no estilo suíço – que acontece uma semana depois do brasileiro. E como em quase toda cidade européia, é no verão que há mais movimento e festivais pelas ruas.
Renata Araujo viajou a convite da Swiss Air, do Turismo da França e da Suíça.
E se você pretende visitar outras cidades da Suíça, não deixe de ler nossos posts sobre Genebra, Zurique e Berna, todas acessíveis de trem e acessar o site oficial do Swiss Travel System se quiser já comprar seu passe de trem.
Texto e Fotos por Renata Araujo
Agosto de 2015.
Leia mais:
Visita à fábrica de biscoitos Kambly na Suíça
Hotel Bellevue Palace, em Berna
O luxo do Hotel Mandarin Oriental Genebra
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário