Águas de Janaína, no Bar da Dona Onça

Há mais de 1 década o Centro de São Paulo passa por um feliz movimento de renovação da cena gastronômica e cultural. Janaína Rueda foi uma das precursoras desse movimento. Moradora da região, ela decidiu investir seu talento e suas melhores energias em um restaurante-bar que, podemos dizer assim, se tornou a pedra fundamental para tantos outros que viriam a partir dali. Os 12 anos do Bar da Dona Onça foram comemorados em grande estilo, e o You Must Go estava lá presente. Janaína recebeu clientes, amigos e todos os Orixás para celebrar seu próprio aniversário – e o do Bar – , em um evento que já é tradição há 9 anos, o chamado Águas de Janaína.

+Reserve AQUI o seu hotel em SP pelo melhor preço.

12 anos do bar da dona onça 2

Águas de Janaína, no Bar da Dona Onça

12 anos do Bar da Dona Onça

Aos pés de um dos edifícios mais icônicos da cidade, o Copan, projetado na década de 50 pelo emblemático arquiteto Oscar Niemeyer, é no Bar da Dona Onça que você encontra as clássicas porções de boteco e pratos característicos da cozinha popular brasileira. Esposa do chef Jefferson Rueda, do aclamado A Casa do Porco, Janaína conta que o primeiro almoço servido ali “arrebentou” logo na primeira semana de abertura do Dona Onça. O nome, aliás, é uma homenagem à onça pintada, uma das paixões da cozinheira, como ela mesma prefere ser chamada. E até hoje as receitas servidas ali seguem sendo um sucesso.

+O que fazer no Carnaval de São Paulo
+Menus de verão nos Restaurantes de São Paulo

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

O cardápio

Na cozinha, Janaína faz sua alquimia em cozidos na panela de pressão, misturando histórias e ingredientes brasileiros. Se você que nos lê ainda não viveu a experiência de saborear um de seus pratos, programe-se para sentar em uma das disputadas mesas e provar a famosa e já consagrada “The Modernist Galinhada”. Depois de descansar de um dia para o outro em uma caprichada marinada, a galinha caipira do Dona Onça é cozida na pressão com um suculento caldo, acrescida de arroz ao dente. O toque final é a gema curada em mistura de saquê e soja fermentada que, ao ser rompida, esparrama e dá ainda mais cremosidade ao prato.

+Imakay, novo restaurante oriental em SP
+Banzeiro: restaurante de comida amazônica em SP

12 anos do bar da dona onça 2

Arroz de galinha caipira com quiabo

O menu é dividido em ”arrozes”’, ”cozidos e assados”, ”em miúdos”, ”para chuchar no pão”, ”massas feitas aqui” e ”à minuta”. Ou seja, tem opções para todos os gostos.  Além disso, há também o Prato do Dia, onde a chef prepara pratos especiais para cada dia da semana. Ao cair da noite, a atmosfera à meia luz faz do Bar da Dona Onça um ambiente interessante para um jantar a dois. Além disso, a casa também oferece petiscos para beliscar, como, por exemplo, o bolinho de espinafre com arroz e queijo grana padano e a famosa coxinha de galinha caipira. Para acompanhar, vale escolher a versão do caju amigo feito com uma deliciosa compota da fruta e cachaça.

12 anos do bar da dona onça 3

As coxinhas

O evento

Todo ano, a chef Janaína realiza o Águas para Janaína, em comemoração ao seu aniversário e do bar. Nesta edição, teve flores, água de cheiro, bateria da Vai-Vai e barracas servindo comidinhas como, por exemplo, moqueca, quiabada com camarão e a famosa feijoada da chef.

12 anos do bar da dona onça 2

Bateria da Vai-Vai

Portanto, como diz a própria “Dona Onça”: “A partir de agora, e de todo o tempo em que permanecer aqui, seremos responsáveis pela sua felicidade”. Alguém duvida?

Por Carla Fiorito e Duda Vétere. Fevereiro 2020.

Fotos: Rogério Gomes e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.