Munique é a terceira cidade mais populosa da Alemanha e fica no sul, na Baviera. Uma região linda e cheia de cantinhos especiais, com diversos lagos, alpes, belos castelos e muita cerveja.

top 5 programas de munique

O antigo e o novo se misturam harmoniosamente em Munique, onde o centro histórico está repleto de construções medievais, intercaladas por prédios espelhados e modernos. Impossível não se apaixonar! Então, vamos aos Top 5 Programas de Munique.


1) Olhar o relógio animado e o movimento da Marienplatz

A Marienplatz é a principal praça da cidade e onde se encontra o burburinho! E quem não ama um lugar que além de lindo, está sempre animado?! Há pessoas de um lado para o outro, seja fazendo compras, tomando uma cerveja em um dos muitos restaurantes típicos, um gelato, ou simplesmente apreciando o movimento. Resumindo Marienplatz, a Praça de Maria, é vida!

top 5 programas de munique

Os horários de maior concentração na praça, são os em que o relógio animado da Neues Rathaus (nova prefeitura) toca. A Altes Rathaus (antiga prefeitura) também fica localizada na praça e atualmente abriga um museu de brinquedos, o Spielzeugmuseum.

top 5 programas de munique

Esse relógio é um evento a parte! Animado, ele toca durante aproximadamente 15 minutos, e 3 vezes por dia, nos seguintes horários: 11:00, 12:00 e 17:00 horas. As badaladas do relógio ocorrem de 1 em 1 hora,mas a animação só acontece nesses 3 horários, criando uma certa confusão nos espectadores, que esperam que toda vez que a música toque, a animação aconteça.

top 5 programas de munique

Leia mais no post.


2) Subir na Alte Peter

Quem não ama vistas panorâmicas?! Mas tudo na vida tem seu preço…

Uma vista tão linda de faltar o ar, na maioria das vezes exige uma subida de degraus ou uma caminhada por trilha, ladeira, etc. É preciso ter fôlego!

top 5 programas de munique

A Alte Peter é o nome que recebe a torre da St. Peterskirche, Igreja de São Pedro. E neste caso, o que temos são 306 degraus nada agradáveis, em um corredor ultra apertado, no qual tem que se comprimir no cantinho, para que quem estiver descendo possa passar ao mesmo tempo.

top 5 programas de munique

Mas na minha opinião o esforço vale muito a pena, se você não for uma pessoa com problemas de locomoção, nem for claustrofóbico, é claro. De lá se tem a melhor vista da Marienplatz e e é possível observar os lindos telhados e construções da cidade.

Leia mais neste post.


3) Tomar um bom litrão de cerveja na Hofbräuhaus

Esse programa não pode faltar, é uma imersão na cultura bávara!

top 5 programas de munique

Quem pensa que os alemães usam suas roupas típicas só para os turistas ou para a Oktoberfest,  está enganado. Eles tem o maior orgulho da sua cultura e usam o Lederhosen e o Dirndl sempre que podem. E um dos locais onde é possível ver essa tradição ao vivo é na Cervejaria Hofbräuhaus. Lá você vai poder curtir música alemã muito animada, tomar sua enorme caneca de chopp e comer joelho de porco.

top 5 programas de munique

O mais legal de tudo é poder observar os alemães em seu “habitat natural”, com roupas típicas, comendo comida tradicional e muito animados, falando alto e batendo as suas canecas, com uma postura bastante diferente do normal deles, que é mais retraída. Outra atração do restaurante são os garçons e garçonetes, que vestidos tipicamente, conseguem carregar muitas canecas de chopp ao mesmo tempo!

top 5 programas de munique

A cerveja mais consumida é a Hell, uma pilsen. Outra bastante tradicional e muito consumida por lá é a Weissbier, a cerveja de trigo. Outras cervejas mais fortes ou mais leves também são opções, como a Dunkel, escura, e a Radler que é adocicada e com toque de limão.

Para comer, além do joelho de porco, o mais típico, há linguiças com chucrute ou salada de batata, minhas preferidas. A Weisswurst é muito tradicional e servida cozida. Você deve retirar a pele e usar a mostarda doce escura.

top 5 programas de munique

Na Alemanha os pretzels salgados são muito comuns e lembram aqueles salgadinhos em palitos, com pedaços de sal. Uma regra básica, tanto nesse, quanto em qualquer cervejaria alemã com biergarten, é dividir as enormes mesas de madeira com outras pessoas. Esse é o verdadeiro estilo de festejar alemão! Os preços são mais caros que em outros locais e não são aceitos cartões.

Leia mais no post.


4) Comer um pão com linguiça no Viktualienmarkt

O Viktualienmarkt é um tradicional mercado a céu aberto, que oferece produtos frescos de gastronomia, vinhos, flores, decoração, e muito mais. Existem também diversos stands de cervejarias, que disponibilizam comida para o biergarten centralizado do mercado.

top 5 programas de munique

Esse mercado é localizado em uma praça, próxima à Marienplatz, e é também onde fica a principal Maibaum (árvore de maio) de Munique. Essa árvore é uma tradição muito importante para o povo da região, um enorme tronco pintado com as cores azul e branco e nele são fixados os símbolos de várias profissões manuais e artesanais exercidas naquele vilarejo. Os alemães valorizam muito as profissões, dai a importância desta árvore para o seu povo.

Eu adorava passear pelo Viktualienmarkt, observando as pessoas, e os produtos típicos e de qualidade vendidos no mercado. Nos finais de semana e dias sem chuva o biergarten fica lotado e é uma experiência muito agradável poder curtir esse movimento!

top 5 programas de munique

Nos arredores desta praça existem diversas lojas, restaurantes, cafés e até um shopping gourmet de gastronomia, o Schrannenhalle, em um estilo mais contemporâneo internacional, com vinhos, pães, massas e além disso, lá fica a loja da Milka, que vale uma visita. Uma dica para quem é amante de um bom café e doces finos, é dar  uma parada na Chocolateria Beluga, você não vai se arrepender!

Leia mais no post.


5)Café Tombosi!

A Odeonsplatz é um cantinho com um clima um pouco diferente do restante da cidade. Digamos que seja um pouco mais requintado, lembrando Paris. É nas suas proximidades que estão as lojas das grifes mais famosas do mundo!

É lá que fica a Igreja de estilo barroco, a Theatinerkirche, com seu lindo interior todo branco. Do outro lado, o Palácio Münchner Residenz, que atualmente abriga um museu e no passado foi residência da família imperial bávara e sua corte. Tem também o Feldherrnhalle, monumento historicamente famoso por ter sido palco do Putsch de Munique, que foi encomendado em Florença e lembra  bastante o da Piazza dela Signoria, em Firenze.

A Odeonsplatz realmente tem um ar encantador, e tomar um café na área externa do Café Luigi Tambosi é como assistir a uma cena de filme! As cadeiras posicionadas de frente para a praça estão enfileiradas de forma semelhante às cadeiras de uma sala de teatro.

top 5 programas de munique

O Café Tambosi abriga também um restaurante francês, que possui mesas internas e externas ao lado do Hofgarten, o Jardim da Corte. Recomendo que você chegue pelo horário do almoço e coma uma das belas massas ou saladas, acompanhada por um Hugo, bebida típica muito refrescante.

top 5 programas de munique

top 5 programas de munique

O Hofgarten é o jardim que considero mais lindo na cidade, ele pertencia ao palácio real e atualmente é uma área pública de livre acesso. Na área central do jardim existe uma linda estrutura com a Deusa Baviera no topo, chamado de  Templo de Diana.

top 5 programas de munique

Se você tiver a sorte de visitar Munique na primavera, este jardim estará todo florido, embora tenha seu charme em qualquer época do ano. Estes são para mim os 5 melhores programas da cidade, e é possível realizá-los, dependendo do seu ritmo de 1 a 2 dias.

Se você quiser se inspirar mais e saber o que há mais para se ver e fazer em Munique leia: O que fazer em Munique?

Texto e Fotos por Diana Schrok, autora do blog de viagens Histórias da Di

Outubro de 2015.


Leia Mais

O que fazer em Berna

Casa de Monet em Giverny

O que fazer em Basel

O que fazer no Porto

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.