Sirha encerra primeira edição no Rio

Foram muitas emoções. Para quem participou como chef, estudante, organizador ou até como jornalista pôde assistir as alegrias, tristezas, perdas e ganhos durante a primeira edição do Sirha, o maior evento de gastronomia e hotelaria do mundo, que aconteceu no Rio e reuniu mais de nove mil pessoas em três dias no Centro de Convenções SulAmérica. O evento superou expectativas por parte dos organizadores, expositores e público. O You Must Go esteve por lá e conferiu tudo!

Sirha encerra primeira edição no Rio

Marcado por momentos tensos de ousadia e determinação dos participantes, o encontro internacional dos grandes chefs recebeu seletivas brasileiras dos prestigiosos concursos Bocuse D’Or e Coupe du Monde de La Patisserie. Grandes nomes da gastronomia nacional, como os chefs Alex Atala, Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Flávia Quaresma receberam Jérôme Bocuse — filho de Paul Bocuse — e outros chefs internacionais.

Sirha encerra primeira edição no Rio

O sucesso desta primeira edição fomentou uma ampla rede de negócios para o segmento e para a segunda edição já estão confirmados 85% de expositores. Vânia Tavares, diretora da Fagga, acredita que num evento deste porte a satisfação dos expositores se meça através do volume de negócios movimentado ao longo da feira. “Estamos felizes em termos conseguido promover um evento 100% business to business, principalmente pela qualidade do público que recebemos. Passaram pelo Sirha-Rio pessoas focadas no mercado, genuinamente interessadas em acompanhar as tendências do segmento”.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Fernando Capella, chef e sócio da Intellikit, empresa responsável por trazer ao Brasil equipamentos de grandes marcas internacionais, Rational, Irinox e In Sink Erator, ficou feliz com o resultado do investimento em patrocínio ao evento. “Para mim, este é o maior evento da gastronomia do mundo e é uma honra participar e patrocinar o Sirha. O evento ultrapassou minhas expectativas”.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Quem esteve no Sirha, pôde ver uma oferta completa e inovadora para os profissionais e estudantes: foram 93 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Eventos extras também fizeram sucesso durante a feira, como o lançamento do Vive la Cuisine, livro que mistura biografias e receitas que contam a história dos três chefs franceses, de alma brasileira, que mais influenciaram e mudaram a gastronomia no país, desde que desembarcaram por aqui entre as décadas de 1970 e 1980: Claude Troisgois, Emmanuel Bassoleil e Laurent Suaudeau. São 35 importantes receitas reunidas na obra, precedidas por textos biográficos assinados por Guta Chaves.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Para os que foram também para fazer umas comprinhas, a feira apresentou novidades no mercado. Seleções perfeitas do Sebrae, stands com delicias e acessórios para nenhum gourmet colocar defeito como a Cachaça Werneck, que trouxe a sua Extra Premium Safira Régia, os poderosos azeites de oliva Oito com 100% azeitonas feitos na Espanha da Palato Gourmand e ainda, o café fino e gourmet Latitude 13 da Chapada da Diamantina, que ainda não é comercializado no Rio de Janeiro, mas que fez filas para os que queriam muito experimentar o sabor. Além, é claro, dos queijos da Serra da Canastra, o colorido das embalagens de cupcake da Doce Decor, entre outros.

Sirha Rio

Primeira edição do Sirha Rio

Na hora da fome, alguns food trucks estavam presentes como o da chef Maria Rocha, o Delfina Food Truck, bistrô truck especializado em pato que levou um menu com entrada, prato principal e uma opção de sanduíche. Os visitantes puderam conhecer a exclusiva e já tradicional coxinha de pato com chutney de laranjas, especiarias e alecrim.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Os chefs confeiteiros Marcone Calazans e Abner Ivan foram os premiados da Coupe du Monde de La Pâtisserie.

Primeira edição do Sirha Rio

Primeira edição do Sirha Rio

No último dia de evento aconteceu a grande premiação do Bocuse D’Or, mais importante concurso internacional de chefs. Oito candidatos de todo o Brasil competiram pelo prêmio e a vencedora foi Giovanna Grossi, candidata do estado de Alagoas. Ela será o nome a representar o país na seletiva continental, em 2016, no México e poderá chegar à grande final em Lyon, em 2017.

Primeira edição do Sirha Rio

Giovanna apresentou as receitas de arroz cremoso de alcatra com ora pro nóbis e acerola e pescadinha com nhoque de chuchu, creme de milho, manjericão e queijo coalho. Miolo de alcatra com ora pro nóbis e pescadinha com chuchu eram os ingredientes obrigatórios pelo regulamento do concurso. Um júri de top chefs comandado por Alex Atala degustou as receitas e chegou ao veredicto final. Gabriel Daniel, de São Paulo, e Bruno Rappel, de Brasília, foram os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Primeira edição do Sirha Rio

Geir Skeie, chef norueguês que venceu o Bocuse D’Or em 2009, também esteve presente no pavilhão de concursos observando o trabalho dos commis (auxiliares), que tem um trabalho muito importante em todo o processo de preparação de um prato. O chef Pascal Jolly, um dos membros do júri degustação carne, definiu o Sirha-Rio como um divisor de águas.

Sirha encerra primeira edição no Rio

Devido ao sucesso do lançamento, a companhia francesa GL events, responsável por trazer o evento para o Brasil, confirma uma segunda edição da feira para 2016, prevista para os dias 04, 05 e 06 de outubro. Mais emoções à vista para um mercado que esta em grande crescente na cidade.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Ariel Guevara e Diogo Pereira (Divulgação)

Outubro de 2015.

Leia mais:

Onde tomar café da manhã no Rio

Patisserie na Barra comemora 10 anos 

5 ótimos hoteis em São Paulo

Restaurante Garden comemora 60 anos 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.