Nam Thai: autêntico restaurante tailandês no Rio
Não é qualquer restaurante que consegue ser reconhecido pelo governo de outro país como “autêntico”. Pois o Nam Thai, no Leblon, é um dos poucos no Brasil a ostentar o título de qualidade e autenticidade de comida tailandesa.
Além disso, o restaurante ganhou o prêmio Thai Select – entregue a apenas 250 restaurantes em todo o mundo – e recebeu o certificado de excelência “Pride of Thailand”, pelo uso de produtos autenticamente tailandeses.
Restaurante tailandês no Rio: Nam Thai
Seu dono, o simpático chef David Zisman, largou a medicina para se dedicar à culinária e é apaixonado não apenas pela comida tailandesa, mas pelo país como um todo: volta à Tailândia todos os anos para se reciclar e sempre dedica ao menos uma semana dentro de um restaurante de amigos como cozinheiro do lugar.
Há pouco tempo foi pra China para fazer um curso de dim sum (espécie de pasteizinhos recheados) com uma chef especializada em pastelaria chinesa, e aprendeu a fazer texturas diferentes da massa e recheio diversos.
O resultado é comprovado pelo paladar, ao provar essas deliciosas entradas, especificamente as com recheio de camarão com vegetais. O curioso é que o dim sum começou como uma brincadeira no cardápio e hoje é um dos pratos mais pedidos!
Aliás, o mix de gyoza – um tipo de dim sum – é uma das minhas entradas preferidas, e lá tinham algumas maravilhosas, de porco, cebolinha e gengibre.
As vieiras são outro carro chefe da casa: 80 kgs são importados todo mês da empresa holandesa North Sea. E nossos ceviches de vieiras com molho de abalone só serviram pra mostrar o porquê de tanto sucesso!
As entradas destacam-se, principalmente, pela variedade e representam um pouquinho de cada lugar que o chef já passou. Bem servidas, mesclam aromas e texturas surpreendentes, com um preço em conta.
No menu, que uma vez por ano sofre modificações, a união de ingredientes doces, salgados e picantes resulta em pratos multicoloridos e com paladar único. A casa, há mais de 10 anos no Rio, traz a delicadeza dos orientais e o bom humor dos cariocas, tendo ainda como diferencial ingredientes fabricados no próprio restaurante.
Como pratos principais, comemos um incrível peito de pato grelhado com molho de tamarindo e arroz de cúrcuma (Phed Pad Makarm) e o adorado talharim de arroz frito com frutos do mar, leite de coco, tamarindo, folhas de limão e hortelã. Não precisa nem falar que estava divino!
De sobremesa, pra fazer se apaixonar de vez, nos deliciamos com o Café Gourmet, uma seleção de sobremesas em mini porção: crocante de creme de coco e gengibre; panna cotta de coco, galantina de jasmim e calda de lichia e açafrão; doce de arroz crocante com manga fatiada; kulfi de chocolate belga e Ovomaltine com banana caramelizada e calda toffee.
Pra completar, o Nam Thai ainda tem a vantagem de estar em uma dos cantinhos mais badalados do Rio, no Baixo Leblon, mas fora de qualquer tumulto. Sentar junto ao janelão de vidro e observar o movimento de quem passa é uma atraçāo à parte. E as mesinhas na calçada já são um clássico carioca no pós praia.
Uma verdadeira viagem pelos sabores exóticos dessa culinária riquíssima, não vejo a hora de voltar lá, seja de dia ou à noite!
Fotos: Renata Araújo
Leia também:
Gabbiano Al Mare, comida mediterrânea em Ipanema
Almoço no Gero, o melhor restaurante do Rio
Zazá – um charme de restaurante em Ipanema
Os melhores Bares de Tapas de Madri
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário