dicas de campos do jordão

Paulistano de verdade sabe que destino de inverno, daquele bem tradicional e ao alcance das rodas de seu carro, fica ali na Serra da Mantiqueira – em Campos do Jordão.

dicas de campos do jordão

A cidadezinha que abriga pouco mais de 50 mil habitantes, mas que recebe até 1.5 M de turistas a cada inverno – todos em busca das baixas temperaturas – que, ali, chegam aos 0 grau facilmente, e das famosas fondues de queijo, carne e chocolate que são servidas pelos restaurantes de Capivari – o bairro mais agitado de Campos.

dicas de campos do jordão

É nítido que frequentar Campos do Jordão de Julho a Setembro, quando o inverno corre solto, é tarefa para os mais fortes. Todo e qualquer hotel e pousada ficam permanentemente lotados e superfaturados e até mesmo caminhar pela cidade vira uma epopeia. Conseguir uma mesa em algum restaurante então…nem se fala! Por isso que eu sempre pratico e recomendo as idas a Campos quando o alvoroço começa a diminuir e toda a graça do destino fica disponível para ser apreciada com calma: a partir de Outubro você já pode reservar aquele hotel bacanudo sem medo de enfrentar grandes muvucas – e foi isso que eu fiz quando me hospedei no Serra da Estrela, que agora você conhece um pouco mais nas linhas abaixo.

dicas de campos do jordão

Aberto desde 2004 em um privilegiadíssimo local no Capivari – de onde você faz praticamente tudo a pé, o Hotel Serra da Estrela passou em 2015 por uma reforma geral de seus ambientes comuns e está tinindo de novo. Mas, também, adotou um conceito de hotelaria sustentável muito legal – e isso me estimulou ainda mais a conhecer essas novas benfeitorias que foram e,ainda estão sendo, implantadas até o final do ano.

dicas de campos do jordão

Todos os amenities disponíveis nos quartos são comprados de empresas com certificação selo verde; no SPA, com a proposta de Detox, somente são utilizados produtos não testados em animais, da marca Adcos; é realizado localmente o tratamento da água da chuva para o uso na lavanderia e a limpeza das áreas comuns – que receberam lâmpadas de LED em substituição às comuns.

dicas de campos do jordão

E a novidade mais impactante: aos poucos, um menu vegetariano é inserido no Hotel Serra da Estrela – que pela sua tradição em abrigar grandes eventos, não pode simplesmente virar essa chave do dia para a noite.No final de semana em que estive lá, um grande banquete vegetariano foi oferecido gratuitamente aos hóspedes no jantar de sábado, com uma fartura e variedade linda de se ver e pratos saborosíssimos – uma maneira bem eficaz de cativar o paladar dos mais resistentes ao estilo veggie.

dicas de campos do jordão

Mas, voltando à hospedagem, que me deixou felicíssima pelo cheiro de novo do hotel e do meu quarto – uma Suíte Prime – que, por feliz coincidência, era bem em frente ao Spa. Minha Suíte Prime, super espaçosa, era ideal para um casal em busca de uma estada mais romântica: cama king repleta de travesseiros e almofadas; hidromassagem em deck de madeira de frente a cama com vista para cidade; box com duas duchas potentes e quentinhas e mimos me esperando no quarto após o check-in: garrafa de espumante geladinha e duas sobremesas lindas, deliciosas e chocolatentas.

dicas de campos do jordão

dicas de campos do jordão

Além desse conforto todo, qualquer solicitação era prontamente atendida pelas camareiras – que passavam todas as noites entregando chocolatinhos em cada quarto do hotel. Um cuidado que faz a diferença para o hóspede de lazer!

dicas de campos do jordão

Como eu já disse, a gastronomia do Hotel Serra da Estrela está, aos poucos, se tornando 100% vegetariana e eu, como simpatizante total dessa vertente, fui provar um dos pratos à la carte no restaurante Alquimia – que preza pelo uso de alimentos orgânicos e biodinâmicos vindos de produtores locais, sempre que disponíveis. Pedi por Ravioli com leve massa de beterraba, recheados de tofu cremoso e pedaços de nozes ao molho de manteiga e ervas – exemplo de que a comida vegetariana pode sim ser saborosa e criativa.

dicas de campos do jordão 4

Alimentada e antes de partir para uma revigorante de sono na imensa cama da Suíte Prime, a dica é ligar na recepção e já reservar um horário no concorrido Spa Serra da Estrela para a manhã seguinte. Os tratamentos ganham ainda mais potência nas mãos das excelentes profissionais que atendem ali no Spa, inteirinho renovado e com iluminação aconchegante – que já te relaxa ao entrar nas salas de terapias. Optei por uma reflexologia seguida de shiatsu na cadeira, que me deixaram renovada para a parte aventureira do meu final de semana em Campos do Jordão: o passeio de quadriciclo pela Trilha da Aldeia Austríaca.

dicas de campos do jordão

Escolhi uma das empresas recomendadas pelo Hotel Serra da Estrela para contratar o guia e o quadriciclo que nos levaria pelo passeio de 30 minutos na trilha de terra batida até o alto do Condomínio Aldeia Austríaca – que propicia uma linda vista parcial de Campos do Jordão. A dica é tentar pegar os últimos horários dos passeios para casar esse momento lá no alto, em que o guia para por alguns minutos e todos podem fazer fotos e vídeos, com o pôr-do-sol.

Esse é um passeio de aventura leve, muito divertido para fazer tanto em casal quanto em um grupo de amigos que curta acelerar em meio a natureza e levantar um pouco de poeira.

dicas de campos do jordão

De volta para o Hotel Serra da Estrela, um banho e uma troca de roupa se fazem necessários para se livrar de toda a terra vermelha que fica impregnada da cabeça aos pés após um passeio como esse de quadriciclo, rs. Aí, sim! Já fora da estação congelante em Campos do Jordão, você pode vestir uma roupa mais leve e, só com um casaquinho, sair para tomar um chocolate quente com bombons em um lugar que vale muito a visita e a recomendação: a Patisserie Murillo Lima, que fica dentro de uma galeria de lojas da Av. Macedo Soares, 592 em Capivari, o bairro do agito. Murillo, o chef patissier desse café, é formado em gastronomia pelo Senac ali de Campos do Jordão e, recentemente, venceu uma das edições do Programa Que Seja Doce, do Canal GNT. O que posso te garantir é que esse rapaz produz lindos e equilibrados bombons a base de chocolate Callebaut com frutas secas e cristalizadas no meio – em versões bem originais e, até mesmo, ousadas – caso da maçã desidratada ou do pêssego confit que algumas de suas criações levam na receita. Não deixe de pedir também o bem tirado cappuccino, que pode ser incrementado com uma borda doce extra como essa da foto, na versão pé de moleque cremoso. É para fechar o passeio por Capivari com sabor de quero mais!

dicas de campos do jordão

Mas Campos do Jordão ainda oferece outras possibilidades fora de Capivari, logo ali nas cidades vizinhas de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, a menos de 30 min. distantes de Capivari indo de carro – essa última cidadezinha eu visitei para um almoço super agradável no Restaurante Santa Truta, que fica junto do Empório Donna Pinha em um terreno que convida ao descanso: muito verde, árvores com redes amarradas aos troncos e simpáticos vira-latas que recebem os clientes a porta do estacionamento.

dicas de campos do jordão

As panelas dessa cozinha vivem recheadas de ingredientes locais, frescos e selecionados pela chef Anouk Vasconcelos – que elabora pela 11ª vez um menu para o Festival da Alcachofra, a flor comestível que é cultivada em abundância na Serra da Mantiqueira.

dicas de campos do jordão

Das dez receitas especiais para o Festival provei a delicada casquinha de truta em fundo de alcachofra e o untuoso fettuccine com mix de cogumelos no azeite na flor de alcachofra – que eram, também, deliciosos só de olhar.
Para a sobremesa compus com a fatia de strudel recheado com maçã e passas, uma bola do sorvete de frutas vermelhas coberto por calda de flores – tudo preparado ali no restaurante, fresquinho e lindo de se ver!

dicas de campos do jordão 10

dicas de campos do jordão 11
É, realmente, Campos do Jordão e seus arredores tornam-se muito mais simpáticos e fáceis de serem aproveitados quando os termômetros sobem um pouquinho. O charme, a beleza e a qualidade do que essa região oferece continuam sempre por lá – basta chegar e aproveitar! 😉

Por Tamy Roxo, a @boccanervosa

Fotos: Tamy Roxo e Divulgação

Novembro de 2015.

Leia mais:

Hotel Costa Verde Tabatinga no litoral de São Paulo

5 ótimos hoteis em São Paulo

São Paulo Airport Marriott Hotel Guarulhos

Renaissance, um hotel completo em SP

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.