Destino

Retrospectiva de viagens – YMG! em 2023

Publicado por
Renata Araujo

Chegou a hora de fazer aquela clássica retrospectiva de viagens e relembrar como foi o ano do YMG!, nossa plataforma de turismo de luxo e gastronomia. Em 2023, foram 150 dias fora do Brasil, onde visitei 15 países em diversos continentes. Isso, sem contar as inúmeras viagens nacionais, como por exemplo, São Paulo e Bahia. Certamente, o pouso para tantas aventuras foram hotéis magníficos! Também tive a chance de comer em alguns dos melhores restaurantes do mundo, uma das minhas grandes paixões! Todas estas viagens de luxo se transformam em conteúdo que você acompanha aqui e no nosso Instagram @youmustgoblog. 2023 também foi ano de conquistas importantes: me tornei colunista da Veja Rio e da Rádio Antena 1, e ainda embaixadora do Grupo Malta e Sabor das Águas! Orgulho da confiança no meu trabalho! Aliás, escrevo diretamente de NYC e você pode acompanhar as novidades por lá em tempo real!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Retrospectiva de viagens YMG!

Entre idas e vindas, foram uma dezena de países e incontáveis cidades — só nos EUA, além de NYC, onde estou, passei por Miami, Texas, Los Angeles, Park City, em Utah, e Washington D.C.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo em Miami
Los Angeles
Park City

Participei de algumas feiras internacionais de turismo e também de premiações importantes, como o Grammy Latino, em Sevilha, pela primeira vez fora dos EUA, bem como a francesa La Liste, e o 50 Best Latin America, que fez sua estreia no Rio de Janeiro.

Grammy Latino, em Sevilha
Renata Araújo e Janaína Torres Rueda
Renata Araújo e Duda Vétere, no 50 Best

Alguns destinos se repetem nesta plataforma de turismo de luxo porque me seduzem demais e também acabo tendo muito trabalho por lá, como a belíssima Paris, e a vibrante Madri, por qual sou apaixonada. Além disso, em 2023 voltei a alguns lugares que não ia há muito tempo, como Barcelona, Los Cabos e Dubai, onde fui a convite do turismo do país, assim como a República Tcheca, que vai muito além de Praga. Além, é claro, de sempre, junto com minha equipe, trazer dicas atuais sobre o Rio de Janeiro e tudo sobre a cena gastronômica da cidade, que neste ano teve excelentes aquisições.

Paris
Madri
Los Cabos

No início do ano, um sonho realizado

Comecei 2023 com o pé direito, realizando um grande sonho: conhecer a Austrália! Passei a virada do ano na Califórnia, já com o intuito de reduzir algumas horas de voo e partir rumo a Sydney, de Los Angeles. Portanto, curti o Réveillon no Montage Laguna Beach, icônico hotel de luxo no Sul da Califórnia, que leva o selo da Preferred Hotels e fica no topo de uma falésia. Você pode ler toda minha experiência aqui.

As paradisíacas praias da Austrália
Vista do Montage Laguna Beach, na Califórnia

Logo depois, embarquei em um voo de 15 horas para Sidney, cidade que estava louca para conhecer e superou todas minhas expectativas. As paisagens são fabulosas, selvagens e realmente memoráveis, com praias paradisíacas e uma influência extraordinária da cultura asiática. Me hospedei em excelentes hotéis, como o Park Hyatt Sydney, (leia aqui) com uma vista deslumbrante para a Opera House, e o sofisticado Four Seasons, em pleno Sydney Harbour (leia aqui).

A varanda do Park Hyatt Sidney
Restaurante com vista na Austrália
Opera House

Antes de voltar para o Brasil, demos uma paradinha em Santa Monica, região de Los Angeles que sou apaixonada, para descansar do jet lag australiano. Certamente, foi uma ótima ideia! Assim, me hospedei em um hotel praiano clássico, Shutters on the Beach, que faz com que a gente se sinta em casa. Leia aqui nossa experiência completa.

O clássico Shutters on the Beach

Fevereiro: verão no Rio e em Salvador, Aniversário e Carnaval

Foram poucos dias em casa e partiu Bahia! Estava com muitas saudades de Salvador, onde passei dias incríveis muito bem instalada no melhor hotel da cidade, o Fasano. Você pode ler aqui todos os detalhes desta propriedade. A princípio, claro que me fartei da gastronomia baiana e deu até pra aproveitar um pouquinho do pré-Carnaval no Festival de Verão de Salvador! E que emoção estar lá no dia de uma das maiores festas populares do país, 2 de Fevereiro, Dia de Iemanjá.

Maravilhosa fachada do Fasano, na Bahia
Vista maravilhosa de Salvador

Voltei ao querido Rio de Janeiro, onde continuei aproveitando o verão e me atualizei com as novidades gastronômicas. Aliás, faço aniversário em Fevereiro e neste ano caiu no domingo de Carnaval, do jeito que eu gosto, com comemorações intensas. Por isso, reuni amigos influenciadores e jornalistas no simpático Maguje, bar e restaurante no Jockey Club, para uma pré-comemoração. Além disso, aproveitei os bailes do Sarongue e do Belmond Copacabana Palace – caprichei nos looks!

Aniversário de Renata Araújo no Maguje
Sarongue no Museu do Amanhã
Baile de Carnaval no Copacabana Palace

E como foliã nata, fiz a cobertura completa e me acabei nos desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no Camarote Folia Tropical, o mais bem localizado da Avenida, extremamente simpático e acolhedor. Com a companhia, é claro, da youmustgozinha Duda Vétere.

Renata Araújo e Duda Vétere na Sapucaí
A dupla no Folia Tropical

Mais Bahia em 2023

Em março, teve destino inédito no Brasil: finalmente conheci Caraíva, que me surpreendeu! Foi um longo trajeto até chegar na comunidade ribeirinha que fica bem ao Sul da Bahia, onde não entra carro, o chão é de areia e você faz tudo a pé, sem grandes pompas. Afinal, luxo mesmo é poder aproveitar boas paisagens, em ótima companhia e com direito à comida baiana.

Renata Araújo em Caraíva
Linda a Praia de Corumbau

Também fui algumas vezes a São Paulo, cidade que amo e que tem uma oferta gastronômica impressionante! Em abril, por exemplo, fui convidada junto com um grupo de jornalistas e chefs brasileiros e internacionais a conhecer o famoso Sítio da família Rueda, dos chefs Janaína e Jefferson Rueda, donos da A Casa do Porco, o 7º melhor restaurante do mundo, segundo o 50 Best. É em São José do Rio Pardo que são plantados os insumos orgânicos servidos no restaurante. Já no Sítio São Francisco, os porcos caipiras são criados soltos no “Modelo Siscal” até chegar à vida adulta.

Os porcos do sítio Rueda
Renata Araújo e Janaína Torres Rueda
Iguarias orgânicas do sítio

Maio: mais de 50 dias fora de casa

De fato, foi um mês agitado, onde emendei diversas viagens! Comecei em São Paulo, participando da ILTM, a mais importante feira de negócios de turismo de luxo da América Latina. Aliás, foram inúmeras reuniões, coletivas de imprensa e eventos paralelos como almoços, coquetéis e jantares. Tudo parte do trabalho em divulgar esta plataforma de luxo.

A mais importante feira de negócios de turismo de luxo da América Latina
ILTM 2023

Aliás, maio foi o mês das feiras de turismo. Fui para o Texas, mais precisamente San Antonio, onde aconteceu a IPW, a maior feira de turismo dos EUA, que reuniu cinco mil participantes, entre operadores e jornalistas, de 60 países, e que a cada edição acontece em uma cidade diferente. Adorei conhecer a capital gastronômica do Texas, e ainda dei um pulinho na região vinícola de Fredericksburg, de colonização alemã. Depois da feira, aproveitei que estava ali por perto para conhecer a vibrante Austin, com uma interessante cena musical, gastronômica, cultural, e vida noturna animada. Fiquei hospedada no Fairmont Austin, um dos melhores hotéis da capital do Texas e saí encantada, como você pode ler aqui.

Renata Araújo na IPW
Vinícola de Fredericksburg
Texas

Segui viagem para o México, onde estive pela terceira vez na capital do país, explorando seus incríveis museus e excelentes restaurantes. Mas depois de dias intensos de trabalho nas feiras, estava sonhando com meu próximo destino: Los Cabos! Mais precisamente o meu hotel, o One&Only Palmilla, onde estive pela segunda vez. Respeitando a cultura e arquitetura locais, fiquei ainda mais impressionada com o hotel de luxo em Los Cabos (leia aqui).

Catedral Metropolitana, na Cidade do México
Renata Araújo em Los Cabos

De volta aos Estados Unidos – retrospectiva de viagens YMG!

Junho começou e ainda não era hora de voltar para casa! Fui para Los Angeles, onde fiz um programa bem carioca: assisti a um show do Zeca Pagodinho no Globe Theatre! Fiquei hospedada em um bangalô magnífico no Fairmont Miramar, um clássico da hotelaria de luxo em Santa Monica. Leia aqui a matéria completa. Voltei para Miami, pois em alguns dias era de lá que sairia o meu voo rumo a um novo destino: República Tcheca!

No Globe Theatre
Meu bangalô no Fairmont Miramar
A piscina do histórico Fairmont Miramar

Repúplica Tcheca além de Praga

A convite do turismo do país, passei uma semana na República Tcheca explorando Praga e arredores. Considerada uma das cidades mais românticas do mundo, Praga conta com onze séculos de história e arquitetura deslumbrante, além de ser Patrimônio da UNESCO. De fato, um destino encantador. Lá, fique em dois hotéis: o fantástico Mandarin Oriental Praga, que fica em um antigo monastério do século XIV, e o The Emblem, hotel boutique moderno que leva o selo Preferred Hotels. Aliás, você pode ler essas resenhas aqui e aqui.

A encantadora Praga
Renata Araújo nos jardins do palacio
Entrada do Mandarin Oriental Praga
No The Emblem

A três horas e meia de trem de Praga, conheci a região da Morávia e Silésia. No leste do país, é riquíssimo em patrimônio cultural e histórico. Assim como Olomouc, a sexta maior cidade do país. Já Štramberk conta com casas de madeira com telhados inclinados, que dão à cidade uma aparência encantadora e pitoresca. E foi em Putekvski, a 1.200 metros de altura, que ultrapassei todos meus limites e venci medos! Andei até uma plataforma de vidro para apreciar – e claro – registrar a exuberante paisagem da região de Stezka Valaška. De fato, uma experiência inesquecível!

Centro de Olomouc
No Castelo de Bouzov
Um charme as ruas de Stramberk
Uau, certamente valeu a pena

O mês de Julho na retrospectiva de viagens

Antes de voltar para casa, em uma viagem que já durava mais de 40 dias, fiz uma última parada em Washington DC. Destino que tem um lugarzinho especial no meu coração, já que morei lá com minha família quando tinha 15 anos. Em 2023, tive o privilégio de acompanhar a festa da independência americana, o 4 de Julho, do terraço do Hay-Adams, um luxo de hotel perto da Casa Branca, com vista privilegiada para os fogos do feriado mais importante dos EUA.

No terraço do Hay-Adams
Casa Branca, em Washington DC

Enquanto isso, nossa editora-assistente Duda Vétere fazia sua estreia no esqui, em uma press trip para Valle Nevado, no Chile, a maior estação de esqui da América do Sul. A 1h30 de Santiago, o complexo, que fica a 3 mil metros de altitude, tem 85% de dias ensolarados e a melhor neve do Chile, com uma área esquiável de 900 hectares e mais de 40 pistas. 

Duda Vétere em Valle Nevado
A vista das pistas de Valle Nevado
Pôr do sol na varanda do hotel

Paris, sempre Paris

“Paris é sempre uma boa ideia”, já dizia Hemingway. Eu concordo absolutamente com essa frase, já que é minha cidade preferida no mundo. Portanto, tive o privilégio de ir para Paris algumas vezes em 2023 e de me hospedar em alguns dos melhores hotéis da cidade, como o Lutetia, único hotel cinco estrelas da Rive Gauche, em pleno St Germain, o bairro queridinho dos brasileiros. Fiquei na suíte Isabelle Huppert de 70 m2, uma homenagem a uma grande atriz francesa (leia aqui).

Varanda do Lutetia
De fato, o hotel é deslumbrante
A ampla suíte do Lutetia

Também na Cidade Luz, pela primeira vez fiquei no icônico Park Hyatt Place Vendome, com uma localização esplendida na Rive Droite, com dois restaurantes excelentes, sendo um estrelado. Conheci o hotel boutique Maison Delano, com localização sublime na região da St Honoré. Aliás, no mesmo período, tive uma rápida passagem por Londres, onde fiquei no The Londoner, em plena Leicester Square, da Preferred Hotels (leia aqui).

Renata Araújo em Londres
Fachada do The Londoner

Cruzeiro de Expedição pelo Mediterrâneo

Em agosto, fiz uma das melhores viagens de 2023. Embarquei em um cruzeiro de expedição pelo mediterrâneo! O Swan Hellenic Diana partiu de Lisboa e foi até Palermo, na Sicília. O cruzeiro de luxo tem capacidade para no máximo 190 passageiros, ou seja, são 96 cabines e suítes, sendo que a tripulação chega a 150. Na nossa viagem de luxo, éramos em 120. Me encantei com paisagens belíssimas, como, por exemplo, a Praia da Rocha, em Portimão, no Algarve. Passei pela encantadora Sevilha, que depois viria a receber o Latin Grammy pela primeira vez fora dos EUA, e ainda conheci países novos, como Tunísia e Argélia.

O maravilhoso Swan Hellenic Diana
Argélia
Praia da Rocha, no Algarve
Tunísia

Também fui para Tanger, no Marrocos, e este cruzeiro de luxo no Mediterrâneo terminou na Sicília, região da Itália que conheci pela primeira vez e me seduziu por completo. Aproveitei para conhecer Palermo e ficar alguns dias em Taormina, onde fiz o roteiro completo da série White Lotus, sucesso na HBO. Me hospedei no Mazzarò Sea Palace, um clássico da hotelaria de luxo italiana (leia aqui) e ainda conheci os deslumbrantes hotéis Belmond em Taormina: Grand Hotel Timeo e Villa Sant’Andrea. Também tive a oportunidade de jantar no Four Seasons Taormina, San Domenico Palace, o hotel de White Lotus, e você pode ler todos os detalhes da minha experiência aqui.

No Mazzaro Sea Palace
Os jardins do Grand Hotel Timeo
Almocei no Villa Sant Andrea
A deslumbrante piscina do FS Taormina

Setembro na grandiosa Dubai – retrospectiva de viagens

Fui convidada pelo turismo de Dubai para uma press trip (quando jornalistas são chamados para um destino/hotel) individual, e fiquei em um dos hotéis mais iônicos de Dubai , o Atlantis the Palm., com uma estrutura impressionante, ambientes deslumbrantes e experiências exclusivas. Uma cidade múltipla e grandiosa, que reúne diversas atrações que encantam turistas de todas as facetas, como, por exemplo, o Museu do Futuro, com arquitetura de aço inox, e que leva os visitantes para uma viagem até o ano de 2071. Além disso, também almocei no refinado At.Mosphere, restaurante que fica no 122º andar do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Certamente não poderia faltar na nossa retrospectiva de viagens em 2023!

Renata Araújo em Dubai
Museu do Futuro em Dubai
No Atlantis The Palm

Outubro gastronômico na Europa

Estava com saudades de Madri, minha cidade do coração! Fui em alguns dos melhores restaurantes do mundo, como o Diverxo, único três estrelas na cidade e terceiro lugar na lista do The World’s 590 Best Restaurants, e o Paco Roncero, do chef homônimo, com duas estrelas Michelin.

Renata em Madri
Experiência incrível no Diverxo

Peguei o trem e dei um pulinho em Barcelona, onde não ia fazia alguns bons anos! Me hospedei no melhor hotel da cidade, o sofisticado Mandarin Oriental, com localização sublime no Paseo de Gràcia, quartos confortáveis e gastronomia de ponta, com direito a restaurante estrelado. Leia aqui todos os detalhes desta minha fantástica hospedagem. E fui ao Disfrutar, o segundo melhor restaurante do mundo, segundo o 50 Best, e com duas estrelas Michelin. Uma experiência gastronômica descontraída, com pratos delicados e criativos, e apresentação surpreendente.

Minha sacada no MO
Rooftop do Mo Barcelona
Renata Araújo no Disfrutar

Novembro das premiações

Estive novamente em Sevilha para a 24a edição do Grammy Latino, que aconteceu fora dos Estados Unidos pela primeira vez. Como todos os anos, estava lá para fazer a cobertura e posso garantir que foi um destino certeiro, que agradou a todos. Aliás, a delegação brasileira foi a maior já vista no evento! Os locais das festas e premiações foram incríveis, ricos em história e com arquitetura estonteante.

Renata no Grammy 2023
Planet Hemp venceu algumas categorias
Renata Araújo e Simone

Voltei a tempo de presenciar, pela primeira vez no Brasil, Latin America’s 50 Best Restaurants, que aconteceu no icônico Copacabana Palace. A nata da gastronomia latino-americana estava presente e, ao todo, oito brasileiros entraram na lista dos 50 melhores. Certamente foi uma noite de união e festa!

Renata Araújo no 50 Best no Rio
Chefs brasileiros

Dezembro, o último suspiro

No último mês do ano, retornei à maior estação de esqui dos Estados Unidos! Park City, que acaba de completar 60 anos, e têm atrações para toda a família, inclusive para quem não esquia, como eu. Além disso, a rede hoteleira de Park City é sofisticada e diversificada, e pude experimentar dois tipos de hospedagem. No Stein Erickson Lodge, o primeiro hotel de luxo de Park City, com clima europeu, ótimos restaurantes e excelente spa, e ficando em uma das casas e apartamentos do Park City Lodging, que tem de 2 a 5 quartos, com cozinha equipada, ideal para famílias e grupos.

Renata Araújo em Park City
Opções de hospedagem
Uma delicia a varanda do meu quarto no Stein

De volta ao Rio, fizemos o nosso tradicional happy hour do YMG! no Malta, restaurante premiado no Jardim Botânico! Desta vez com um gostinho especial, já que me tornei embaixadora do Grupo Malta em 2023.

Nosso fim de ano no Malta
Certamente com bons motivos para comemorare!

Festas de fim de ano

Como já se tornou uma tradição, fui passar o Natal em Miami, cidade que considero minha segunda casa! Aproveitei, claro, para explorar restaurantes, como por exemplo, o Papi Steak, Pastis, Casa Tua e o turco Nusr-Et! Esta época de alta temporada em Miami a cidade está fervilhando de turistas de todas as partes do mundo, já que é o único lugar do hemisfério norte que dá para ir à praia.

Adoro esta época do ano em Miami
Fim de tarde lindo
Renata Araújo e o marido, Marcelo Castello Branco
No restaurante Pastis

Ufa! Chegamos ao fim de 2023! Enquanto isso, estou em NY, destino escolhido para curtir o Réveillon. Muito obrigada pela companhia e continue nos acompanhando no Instagram @youmustgoblog! Que 2024 seja um ano repleto de paz, realizações e viagens incríveis.

Texto e fotos por Renata Araújo e Duda Vétere. Dezembro de 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

18 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás