Gastronomia

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Publicado por
Leonardo Marchetti

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o guia 50 Top Pizza, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, no dia 17 de abril. Em um grande evento no Instituto Cultural Italiano, empresários, autoridades, jornalistas, influenciadores e chefs de cozinha assistiram a premiação das 50 melhores pizzarias da América Latina. Dentre os 20 países que compõem esta região do planeta, 25 pizzarias do Brasil foram agraciadas. Aliás, a grande vencedora foi a Leggera Pizza Napoletana, em São Paulo. Cinco estabelecimentos do Rio estavam na lista, como a Ferro e Farinha, do chef Sei Shiroma, que ficou em 9° lugar. Portanto, leia até o final para saber todos os detalhes desta noite de prêmios!

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Top 10 melhores pizzarias da América Latina

Falando de brasileiros na lista, no top 10, estão as paulistanas Leggera Pizza Napoletana (1°), QT Pizza Bar (2°) e A Pizza da Mooca (4°). Além disso, no Rio, ficam a Unica Pizzeria (7°) e Ferro e Farinha (9°). No entanto, a Argentina também apareceu duas vezes com a Atte. Pizzaria Napoletana (10°) e a Ti Amo (3°). Fechando as 10 melhores pizzarias da América Latina, estão a Imilla Alzada (8°), em La Paz, na Bolívia, a Ardente (6°), na Cidade do México, e a Allería (5°), em Providência, no Chile.

Leggera Pizza Napoletana foi a grande campeã
QT Pizza Bar foi vice-campeã no ranking
A Pizza da Mooca, do chef Fellipe Zanuto, levou o quarto lugar
Unica Pizzeria também está entre as 100 melhores pizzarias do mundo
A Ferro e Farinha entrou pela primeira vez no ranking, ocupando a 9ª posição
O pódio: Leggera Pizza Napoletana, QT Pizza Bar e Ti Amo

Esses 10 primeiros colocados também entraram no seleto grupo das 100 melhores pizzarias do mundo. A princípio, o 50 Top Pizza World 2024 vai acontecer no Teatro Mercadante de Nápoles, na Itália, no dia 10 de setembro. Portanto, a Leggera Pizza Napoletana, QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca, Unica Pizzeria e Ferro e Farinha estarão lá representando a culinária brasileira!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O ranking é dividido em duas categorias: pizzarias artesanais e cadeias de pizzarias artesanais (marcas com mais de quatro lojas). No entanto, nas premiações regionais, como a da América Latina, as redes não entram na disputa.

Aproveite para ler:

Brasil esteve 25 vezes no guia 50 Top Pizza

Com 25 pizzarias agraciadas, o Brasil foi o país mais representado na premiação, seguido pela Argentina, com oito, e pelo Chile, com seis. Além da grande vencedora e das quatro casas brasileiras no top 10, a Veridiana (12°), em São Paulo, também estava presente. Com três unidades, a pizzaria, por sua vez, tem a proposta de oferecer extrema qualidade em uma atmosfera sofisticada.

Já a QT Pizza Bar, famosa por suas criações originais, foi vice-campeã no ranking das melhores pizzarias da América Latina. Além da segunda colocação, o empresário e chef Matheus Ramos também recebeu o título de Pizzaiolo do Ano 2024. A carioca Ferro e Farinha, comandada pelo chef nova-iorquino Sei Shiroma, entrou pela primeira vez no ranking, ocupando a 9ª posição. Aliás, ela é a única casa carioca no Top 10!

Chef Matheus Ramos também recebeu o título de Pizzaiolo do Ano
Ferro e Farinha também está entre as 100 melhores pizzarias do mundo
Chef Sei Shiroma e Renata Araújo
Pizza da Veridiana, em São Paulo

A Pizza da Mooca, do chef Fellipe Zanuto, levou o quarto lugar e também recebeu o título de melhor sabor de pizza de 2024, com a Sobrassada. Aliás, a redonda leva molho de tomate, mozzarella fior di Latte, cebola roxa, sobrassada mallorquina, finalizada com crisp de manjericão e mel. Uma delícia! Portanto, em 28° lugar, ficou a Locale, que tem uma unidade em Copacabana, no Rio de Janeiro. Inclusive, vem uma Locale maior ainda em Botafogo, oferecendo pizzas super saborosas.

A Pizza da Mooca recebeu o título de melhor sabor de pizza de 2024
Em 28° lugar, ficou a Locale
Duda Vétere e Cauã na Locale
Deliciosa pizza do Mooca

After na Bráz Pizzaria

Depois de quase duas horas de premiação, conduzida pelo renomado ator italiano Nicola Siri, fomos convidados para um after party na Bráz, no Jardim Botânico. Eleita, em 2023, como a 4ª melhor do mundo, a Bráz não pôde participar da competição latino-americana, pois é uma rede com mais de quatro unidades. No entanto, foi a anfitriã do evento e nos recebeu muito bem com massas muito gostosas!

Fachada da Bráz
Ambiente interno da pizzaria
Vinhos autorais
Eleita, em 2023, como a 4ª melhor pizzaria do mundo
After party na Bráz

No espaço destinado a eventos, chefs, jornalistas, autoridades e influenciadores aproveitaram as deliciosas pizzas, acompanhadas de vinho, espumante e cerveja. De fato, a festa foi a cereja do bolo dessa noite especial para os pizzaiolos.

A premiação das melhores pizzarias da América Latina

Criado na Itália em 2017, o prêmio cresceu e se expandiu para outras cidades da Europa, Estados Unidos, Ásia e estreou a versão latino-americana em 2024, no Rio. A votação, por sua vez, é feita anualmente por um grupo de inspetores anônimos, com critérios de avaliação rigorosos. Em primeiro lugar, é analisada a qualidade da pizza, incluindo massa, molho e combinação de ingredientes, além da origem dos produtos.

Premiação do guia 50 Top Pizza América Latina
Dezenas de pessoas acompanharam as melhores 50 pizzarias da América Latina

O serviço e a recepção ao cliente também são importantes, avaliando a simpatia dos funcionários e a apresentação do produto. Já o ambiente é criteriosamente verificado, independentemente do tamanho da pizzaria, com foco na limpeza e conforto. A gestão da fila de espera também é considerada.

A noite de premiações do guia 50 Top Pizza América Latina foi muito proveitosa. Parabéns aos vencedores, que, agora, têm a responsabilidade de conduzir uma das 50 melhores pizzarias da América Latina! Aliás, confira a lista completa do guia aqui.

Por Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Leonardo Marchetti e divulgação
Abril de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Marchetti

Posts recentes

Como aproveitar o centro de Los Angeles: Grand Central Market e outras atrações

O centro de Los Angeles, também conhecido como Downtown LA, é uma região vibrante e…

3 horas atrás

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo. Fãs de culinária italiana, prestem atenção neste simpático…

5 dias atrás

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim. O premiado chef carioca Ricardo Lapeyre desembarcou em…

6 dias atrás

3 chefs de cozinha e suas mães: conheça as histórias

Neste Dia das Mães, convidamos 3 mulheres, chefs de cozinha, para compartilharem conosco um pouco…

1 semana atrás

Ninetto Trattoria: novo restaurante italiano na Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou mais um restaurante italiano, o Ninetto Trattoria. A casa, que…

1 semana atrás

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro

Casa Camolese: restaurante no Jockey ganha cardápio ítalo-brasileiro. Prestes a completar seis anos, o restaurante…

2 semanas atrás