Lutetia: o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche
Único hotel cinco estrelas na Rive Gauche e à margem esquerda do rio Sena, em Saint Germain de Près, o Lutetia fica em um prédio de 1910, e passou por uma reforma milionária, que durou quatro anos. Totalmente transformado, mas com detalhes originais preservados, esta é a segunda vez que fico hospedada neste hotel palácio, e que certamente superou todas as expectativas. Fiquei na magnífica suíte parisiense batizada de Isabelle Huppert, uma das mais famosas atrizes francesas. Um verdadeiro apartamento no coração de St. Germain! O Lutetia consegue unir tradição à modernidade, e o resultado são ambientes contemporâneos, serviço exemplar e alta gastronomia em um prédio histórico, e em endereço querido de tantos e tantos brasileiros.
Aproveite para ler também:
- Alessandra Montagne comanda o Nosso – restaurante de chef brasileira em Paris
- La Table de Pavie, restaurante estrelado em Bordeaux
- O clássico Le Relais de L’entrecôte: a melhor carne de Paris
- 7 restaurantes duas e três estrelas em Paris
- La Bauhinia, restaurante do Hotel Shangri-la Paris: cinco estrelas com vista para a Torre Eiffel
- 20 restaurantes na Rive Droite que você precisa conhecer
Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.
História do Lutetia
Por mais de cem anos, o hotel Lutetia fez parte da comunidade parisiense. Durante a 2ª Guerra Mundial, abrigou judeus sobreviventes do Holocausto. Um marco no bairro de Saint Germain, ele foi aberto pela mesma família dona do Bon Marché, loja de departamentos vizinha à propriedade. (Além disso, os donos também eram proprietários do champanhe Taittinger). Os clientes que vinham de outras cidades da Europa certamente precisavam de um lugar para ficar mais tempo.
Portanto, surgiu a ideia de abrir este tradicional hotel parisiense. O design do único hotel cinco estrelas na Rive Gauche em si é uma transição do Art Nouveau da época para o estilo emergente do Art Deco. Mas sua maior inovação foi conseguir “roubar” a clientela sofisticada dos arredores da Torre Eiffel para o outro lado do rio. E agora, novamente. É o luxo moderno à margem esquerda do Sena.
O único hotel cinco estrelas na Rive Gauche
Quem assinou a reforma do Lutetia foi o experiente arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. Ele é autor de inúmeros projetos renomados mundo afora e especialista em design de interiores e urbanismo. O arquiteto modernizou o edifício sem mexer nos vitrais e na fachada, símbolos da arquitetura Art Nouveau. Jean-Michel também valorizou a iluminação natural, com grandes janelões de vidro e áreas abertas. Além disso, deixou a acústica de maneira perfeita. Mesmo estando em uma área de grande movimento, não se ouve um ruído se quer.
Portanto, entre as características do hotel estão o mármore branco italiano nas áreas comuns, elegantes vasos e arranjos de flores, assim como a obra humorística de Fabrice Hyber na cobertura de vidro do restaurante.
Suíte Isabelle Huppert
Nesta minha última passagem pelo Lutetia, tive o privilégio e a honra de me hospedar na suíte que faz homenagem à premiadíssima atriz francesa! A Suite Parisienne by Isabelle Hupper tem 73 m² de puro glamour e bom gosto. Um verdadeiro apartamento com direito a objetos icônicos da vida da atriz e de memórias pessoais como, por exemplo, o seu próprio vestido de Alta Costura de Yves Saint Laurent. Além disso, fui muito bem recebida com flores, champanhe e chocolates!
A confortável sala de estar tinha sofá, TV, uma elegante e moderna mesa de jantar redonda, e minibar com cafeteira. No quarto, igualmente confortável, cama king size, e uma mesa com poltrona perto da janela. Assim como nas áreas comuns do hotel, há muitas obras de arte presentes na decoração.
O banheiro, todo de mármore, tinha duas pias, banheira e até uma janela com direito a vista para os edifícios de Saint Germain.
E para completar, um terraço de 20 metros quadrados com vista para os telhados parisienses, e até a cúpula dos Invalides e Grand Palais. Poderia ficar ali por horas, apenas contemplando… E claro que aproveitei para fazer lindas fotos que você vê abaixo!
Os quartos
As 184 acomodações estão divididas em quatro categorias. Além disso, há 47 suítes, espalhadas por sete andares. A reforma reduziu o número de quartos (eram 233), mas aumentou o espaço interno em cada um deles. São todos muito confortáveis, funcionais e oferecem um luxo contemporâneo. Os controles são todos automáticos, desde o sinal de “não perturbe”, até o ar condicionado, abertura de cortinas e a intensidade de luz em cada ambiente. Em 2019, fiquei no Quarto Deluxe (cerca de 40m², com varanda), com vista para o Boulevard Raspail.
A cama king size era deliciosa e o banheiro bem grande. Todo em mármore Statuario, contava com duas pias e portas separadas para o chuveiro e o vaso. Além disso, os produtos de beleza eram da clássica marca francesa Hermès.
Adorei a mistura do azul marinho com o branco, além dos quadros e esculturas que sempre dão um tom mais sofisticado ao ambiente. As luminárias Murano eram práticas, além de muito charmosas. O moderno mini bar contava com cafeteria Nespresso.
Bares e restaurantes
O hotel de luxo na Rive Gauche conta com dois restaurantes e dois bares. A Brasserie Lutetia, como o nome sugere, é uma típica brasserie francesa, sob o comando do Chef Patrick Charvet, que traz um menu de clássicos com toques contemporâneos. Aberto do café da manhã ao jantar, ele tem um terraço ao ar livre e ambiente interno lembra a história Art Déco do hotel. Já o lindíssimo Salon Saint-Germain oferece refeições leves, em ambiente despojado, sob um belo teto de vidro prismático, pintado por Fabrice Hybere, e uma biblioteca. Ou seja, um lugar ideal para marcar uma reunião rápida, tomar um café, ficar trabalhando no laptop, ler ou apenas ficar conversando. Além disso, sábado e domingo tem chá da tarde com delícias elaboradas pelo chef confeiteiro Nicolas Guercio.
Enquanto isso, o bar Joséphine é esplêndido, com vista para o Boulevard Raspail, e afrescos artísticos do chão ao teto. Adorado pelos parisienses há décadas, é desses bares que dá vontade de passar horas ali só degustando um drinque da extensa carta e apreciando o ambiente. Além disso, de quinta a sábado, o Bar Joséphine tem música ao vivo, com apresentações de jazz e piano. Há também o Bar Aristide, salão de charutos e um clube privado, batizado em homenagem a Aristide Boucicaut (o fundador do Le Bon Marché).
Spa
O spa de 700 m², Akasha Holistic Wellbeing, tem uma piscina de 17m banhada por luz natural, uma raridade em Paris. Além de tratamentos especializados, terapias e treinamento pessoal, o Spa conta ainda com academia de ginástica e salão de beleza.
Arte
A arte, a filosofia, a ciência e a política sempre estiveram presentes no hotel. Afinal, ele era frequentado por Ernest Hemingway, James Joyce, Picasso e Matisse, entre outros. Portanto, nada mais natural, que séculos depois, o único hotel cinco estrelas na Rive Gauche apresente dezenas de obras de arte espalhadas pelos quartos e também pelos diferentes ambientes da propriedade.
Serviço
Exatamente como se espera de um hotel cinco estrelas na Rive Gauche, o Lutetia tem serviço primoroso. O staff todo sempre muito simpático, sorrindo e disposto a ajudar. Desde o bellman, passando pelos recepcionistas, camareiras e garçons, achei toda a equipe bem preparada e com vontade de trabalhar. Destaque para a excelente conciergerie! Sou daquelas hóspedes que inferniza a vida dos concierges, principalmente quando estou em uma cidade que conheço bem. Afinal, sou ávida por novidades e procuro sempre o melhor restaurante, a exposição mais bem cotada e por aí vai. Pois os concierges do Lutetia deram show, com indicações na ponta da língua e sugestões inesperadas. Ou seja, aprovadíssimo!
2019, com o concierge eficiente do Lutetia!
Por Renata Araújo. Março 2019. Atualizado em Novembro 2023.
Fotos: Renata Araújo e Gerson Lírio
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário