Salvador vive em festa! É a capital da alegria. Ou seja, uma cidade que brilha. Certamente ir até lá é um mergulho cultural regado a muito dendê e axé. Portanto, nós do You Must Go! listamos nosso Top 5 de atrações em Salvador.

?Reserve seu hotel em Salvador pelo melhor preço.

atrações em salvador

Venha saber as melhores atrações em Salvador

Top 5 atrações em Salvador

Pelourinho

Esta é uma visita obrigatória em Salvador. O Pelô, como é chamado, é o coração da cidade. Comece o passeio pela Igreja e Convento de São Francisco (R$5,00), que fica bem próxima ao Largo do Terreiro de Jesus. Ela é uma das igrejas mais importantes da Bahia e é considerada uma verdadeira joia do período Barroco. O sei interior é fascinante, todo decorado em ouro e com peças de valor incalculável. No claustro, parte central do convento, ficam os 37 painéis onde foram usados mais de 50 mil azulejos portugueses. Neles estão cenas pagãs, passagens da história de São Francisco de Assis e algumas frases do poeta romano Horácio.

+La Villa Bahia, o melhor hotel do Pelourinho

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

melhor hotel do Pelourinho

O pelourinho e suas casinhas coloridas

A belíssima Igreja e Convento de São Francisco

A 300 metros dali está a novíssima Casa do Carnaval da Bahia, ao ladinho da Catedral Basílica de Salvador. Inaugurada em fevereiro deste ano, o museu interativo tem curadoria do cenógrafo Gringo Cardia junto com o Doutor em Cultura Contemporânea Paulo Miguez. Lá podemos ver a grande diversidade da festa baiana e, além disso, sentimos um pouco da vibração da folia. O visitante irá encontrar livros, vídeos, esculturas e áudios em um acervo cedido por diversos artistas. Não deixe de subir até o Terraço do Samba para ter uma vista incrível da Baía de Todos os Santos e do Elevador Lacerda.

+Origem, o melhor restaurante de Salvador

atrações em salvador

Muita história em uma das atrações em Salvador!

melhor hotel do Pelourinho

Certamente um ótimo passeio em Salvador

Se a fome apertar, vá ao Sorriso da Dadá, na rua Frei Vicente. A cozinheira de mão cheia Aldair dos Santos, a Dadá, é uma das mais famosas da Bahia e nos presenteia com uma comida baiana leve e da melhor qualidade.

Olodum

Se puder, escolha ir ao Pelourinho às terças-feiras e aproveite a Terça da Bênção. A programação começa com uma missa, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos onde podemos ver de perto a harmonia entre as religiões em Salvador. Nesse sentido, a missa é acompanhada pelos instrumentos usados nos terreiros de candomblé, como o atabaque e o agogô. Após a missa, acontece o show de Gerônimo, na Escadaria do Paço, e todo Pelourinho fica em festa, com muitos grupos de percussão e barraquinhas. Durante o verão, também acontecem os ensaios do Olodum. A dica é chegar cedo, pois fica lotado de gente. Mas ainda assim é uma experiência linda e de arrepiar.

+5 praias para as férias no Brasil

melhor hotel do Pelourinho

Olodum, certamente um símbolo da Bahia!

Se você quiser conhecer tudo o que o Pelourinho tem a oferecer, facilmente irá gastar um ou dois dias inteiros descobrindo os seus encantos.

Elevador Lacerda

Pertinho da Praça da Sé, no Pelourinho, está o Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais de Salvador. Ele é o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. O Elevador Lacerda tem 72m de altura e chega a transportar 900 mil pessoas por mês nas suas quatro cabines. O acesso a ele custa R$ 0,25 e o percurso é feito em apenas 30 segundos.

+Hotel pé na areia em Maraú, na Bahia

atrações em salvador

Elevador Lacerda

Ao descer, você estará a 600m do Mercado Modelo e da Baía de Todos os Santos.

atrações em salvador

Vista para o Mercado Modelo, uma das atrações em Salvador

Farol da Barra

O farol do século XVII é um dos pontos mais conhecidos de Salvador. Ele continua em funcionamento até hoje e a torre de 22m e o Museu Náutico são abertos à visitação. Principalmente aos finais de semana, o enorme calçadão vira praticamente uma área de lazer, com muitas famílias e turistas caminhando, conversando ou simplesmente apreciando a vista.

atrações em salvador

Certamente um dos cartões postais da cidade

A praia ao lado do Farol é uma das mais agradáveis da cidade e quando está com maré baixa forma piscinas de águas transparentes e mornas. É no Farol também que começa o Carnaval soteropolitano, já que ele é o ponto de partida para o circuito Barra-Ondina.

+Hotel na Bahia: Iberostar Praia do Forte

atrações em Salvador

A bela praia!

Rio Vermelho

O Rio Vermelho é o bairro mais boêmio de Salvador. A diversão é garantida com uma infinidade de bares, restaurantes e boates. Além disso, é o lugar onde ficam as baianas de acarajé mais famosas da cidade, Cira e Dinha.

+UXUA Casa Hotel, luxo em Trancoso

atrações em Salvador

Pôr do sol em Salvador

A Casa do Rio Vermelho, antiga residência de Jorge Amado e Zélia Gattai, é perfeita para conhecer um pouco mais da cultura baiana e da vida de um dos mais ilustres escritores brasileiros de todos os tempos através de suas obras e sua coleção de artes. É no Rio Vermelho que também acontece a tradicional festa para Iemanjá em todo dia dois de fevereiro. Anualmente, milhares de pessoas se reúnem no Largo de Santana para colocar suas oferendas no mar e acompanhar a saída dos barcos.

Igreja do Bonfim

Salvador tem ao todo 372 igrejas católicas. Mas, certamente, a mais famosa de todas é a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. Ela foi construída entre 1746 e 1754 para receber a imagem de Senhor do Bonfim vinda de Portugal. É lá que acontece, na segunda quinta-feira de janeiro, a Lavagem do Bonfim, uma tradição de quase três séculos onde as baianas do candomblé lavam os degraus da igreja com água de cheiro, como preparação para a Festa do Bonfim. É o maior evento ecumênica da Bahia, pois atrai muitos turistas e fiéis de várias religiões.

Seja para acompanhar a Lavagem ou para amarrar a sua fitinha nas grades (após fazer três pedidos, claro!) a visita à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um Must Go em terras baianas. Então, não poderia faltar na nossa lista de atrações em Salvador.

Onde ficar?

Para curtir a baianidade nagô de verdade, nada melhor do que se hospedar no Centro Histórico. O La Villa Bahia, que faz parte do Circuito Roteiros de Charme, é o melhor hotel do Pelourinho e fica em dois casarões dos séculos XVII e XVII, bem ao lado da Igreja e Convento de São Francisco. Já o Fera Palace Hotel é um 5 estrelas pertinho da Praça Castro Alves que resgata o glamour e charme dos anos 1930, celebrando o primeiro hotel de luxo da Bahia.

atrações em Salvador

Um charme de hotel

Portanto, como diria Dorival Caymmi, “você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá!”

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Fotos: Renata Araújo

Agosto de 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.