Onde comer em Salvador: 13 bares e restaurantes

A culinária baiana é incomparável, repleta de temperos, pimenta, muito azeite de dendê e frutos do mar! Neste post, você vai saber onde comer em Salvador, que tem uma grande oferta de ótimos restaurantes. Ou seja, come-se muito bem na capital da Bahia e aqui fizemos uma seleção de dar água na boca!

Aproveite para ler também:

Onde comer em Salvador

Allê Varanda Bar

Restaurante que fica em Santo Antônio Além do Carmo, o bairro do momento em Salvador. Com uma varanda super agradável, tem uma belíssima vista para a Baía de Todos os Santos. Aliás, ótima pedida para assistir ao pôr do sol, acompanhado de bons drinques. O Amalfi, por exemplo, leva gin, maracujá e limão siciliano. No cardápio, inspirado na gastronomia mediterrânea, muitos frutos do mar como bolinhos de polvo e os camarões crocantes.

End: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 01

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Amado

Restaurante contemporâneo brasileiro, clássico de Salvador, que tem à frente o chef/restaurateur Edinho Engel. Tem vários ambientes e uma vista deslumbrante para a baía de Todos os Santos. Certamente o destaque do cardápio são os peixes e frutos do mar, mas também há carnes e aves.

End: Av. Lafayete Coutinho, 660

Casa de Tereza

Restaurante famoso de Salvador, da cozinheira de mão cheia, Tereza Paim. São vários ambientes que unem arte, cultura e gastronomia. Já ao entrar, nos deparamos com belíssimas obras de arte de artistas locais. Ao todo são quatro salas temáticas, como, por exemplo, a Galeria Yemanjá, cujas mesas foram pintadas por 11 artistas plásticos baianos. Além disso, a casa trabalha com energia solar e a decoração é toda com objetos de reuso. No cardápio, pratos tipicamente baianos como moquecas e ensopados.

End: R. Odilon Santos, 45, Rio Vermelho

Fasano

O restaurante do Fasano Salvador é extremamente sofisticado, conta com dois ambientes, adega climatizada e uma belíssima decoração. A estética original da década de 1930 foi preservada, com paredes de revestimento em palha de bananeira e no bar, antigas peças de fabricação de açúcar foram transformadas em lustres, com tampo feito em latão com banho de níquel. No menu, pratos legítimos da culinária italiana, entre antepastos, massas, carnes, risotos e peixes, porém desta vez com um sotaque baiano.

End: Praça Castro Alves, 5, Centro

Lôro

Desde 1995 na Praia do Flamengo, a Barraca do Lôro é uma mistura de restaurante e beach club, com uma ótima infraestrutura. No menu, cozinha brasileira com frutos do mar e carnes variadas. Além disso, há também um lounge onde é possível petiscar e tomar um drinque, ou então uma cervejinha gelada. Certamente uma ótima maneira de curtir a praia!

End: R. Des. Manoel de Andrade Teixeira, 266

Manga

Idealizado pelo casal de cozinheiros Dante e Katrin,  o restaurante fica em um casarão renovado no coração do bairro Rio Vermelho. Do criativo menu degustação ao café da manhã servido aos domingos no terraço ao céu aberto, certamente uma opção imperdível de onde comer em Salvador. O ambiente é aconchegante e descontraído, enquanto o menu prioriza os ingredientes sazonais. Além disso, os chefs tentam produzir o máximo no próprio restaurantes, desde os pães, sorvetes e charcutaria até as ervas cultivadas no terraço.

End: R. Professora Almerinda Dutra, 40, Rio Vermelho

Origem

Um dos melhores restaurantes da América Latina em 2022, na 52ª posição na lista do 50 Best. Aberto há seis anos, foi o primeiro restaurante a servir menu degustação em Salvador. Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca fazem um trabalho criativo, delicado e irretocável. Ou seja, comida baiana sofisticada, mas sem frescuras. De fato, o melhor restaurante de Salvador. O menu degustação de 14 passos tem como inspiração os biomas da Bahia. É fundamental fazer reservas.

End: Alameda das Algarobas, 74, Pituba

Omí

Mais um restaurante do Grupo Origem, no Fera Palace. Aberto também para não-hóspedes no lobby do hotel, o Omí traz como mote uma verdadeira degustação de frutos do mar, com influência baiana e da cozinha mediterrânea. Além de snacks para pedir ao longo do dia, há também pratos maiores, como pato e camarão.

End: R. Chile, 20, Centro Histórico

Ori

Restaurante mais casual do Grupo Origem, aberta em dezembro de 2018. Ori, que significa “cabeça” em ioruba, preza pelo resgate de ingredientes simples preparados de maneira cuidadosa. Vale pedir a moqueca de camarão para compartilhar ou o ravióli de vatapá, por exemplo. Já para quem gosta de carne, a carne de sol com tropeiro de cuscuz e pirão de leite é um dos queridinhos do cardápio.

End: Av. Santa Luzia, 656 – 11 – Horto Florestal

Pereira

Na orla da praia do Porto da Barra, o Pereira Restaurante tem um espaço ao ar livre muito agradável, com direito a vista para a Baía de Todos os Santos. Para beber, drinques como, por exemplo, a clássica caipirinha de seriguela. O cardápio traz pratos da cozinha de vanguarda. O camarão empanado com coco e tapioca é um dos carros-chefes da casa. Enquanto isso, a moqueca de peixe e camarão chega fumegante à mesa. Certamente uma ótima pedida!

End: Av. Sete de Setembro, 3959, Barra

Restaurante Preta

Certamente um programa imperdível em Salvador e super disputado. O Restaurante Preta fica na Ilha dos Frades, a 40 minutos de barco do Centro. Um lugar acolhedor, com aquele luxo rústico de bom gosto, e a mais autêntica comida baiana. No cardápio, entradinhas deliciosas, como, por exemplo, salada de siri, de polvo e bolinho de siri. A decoração é toda feita de materiais reaproveitados pela própria Preta. São 17 mesas ao ar livre e reservas são imprescindíveis. Ao lado, fica a Pousada da Preta, igualmente simpática, de apenas seis quartos. Além disso, o restaurante também fica pertinho de uma praia deliciosa. Ou seja, um programa duplo!

End: R. Cláudio Leal Borges, 22 – Ilha dos Frades

Yolo Coffee Bar

Anexo ao Museu do Mar, em Santo Antônio Além do Carmo, este é um simpático café-bar que oferece cafés, drinques, bebidas geladas e pratos para beliscar. O projeto é moderno e tudo é feito na casa, como, por exemplo, os pães de fermentação natural. Quem estiver afim de um doce, pode apostar no milk cake de caramelo, acompanhado de um cafezinho!

End: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 3

Zanzibar

Restaurante de culinária africana, mas com toques baianos. Aquele lugar simples, mas com uma comida caseira sensacional. Comi uma moqueca de siri catado dos deuses! Além disso, tem vista para a Baía de Todos os Santos.

End: Rua Direita de Santo Antônio, 60B

Portanto, estas foram as nossas dicas de onde comer em Salvador! Já anota aí!

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: