Hotel Molitor: a famosa piscina de Emily in Paris

A bela piscina de Emily in Paris, que aparece no quinto episódio da terceira temporada, não é qualquer piscina. Ela é icônica e faz parte da história de Paris. Inaugurada em 1929, a Piscine Molitor foi palco de festas memoráveis e ali foi lançado o biquini em 1946. Além disso, ela também foi cenário de shows grandiosos até passar muito tempo fechada. Chegou a ficar abandonada, até ser comprada pela rede Accor e completamente renovada. Assim, hoje a histórica piscina faz parte do descolado Hotel Molitor. Ou seja, um dos únicos hotéis a ter piscina ao ar livre em Paris. Portanto, uma opção diferente de hospedagem no 16º arrondissement.

Ela é vizinha ao estádio do time PSG e também de Roland Garros. O restaurante, a Brasserie Molitor, oferece autêntica cozinha francesa revisitada e é aberto a não hóspedes. Já para frequentar a piscina é necessário fazer day use do Hotel Molitor. Vamos saber mais?

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A História da Piscina Molitor

Em 1929 foi inaugurado o complexo esportivo Piscine Molitor Grands Etablissements d’Auteuil, próximo ao Parc des Princes (a casa do Paris Saint-Germain), o estádio Jean Bouin e Roland Garros. A estrutura triangular de concreto, em estilo Art Déco, oferecia dependências para a prática de natação, patinação no gelo, golfe, entre outros esportes. A partir daí, os parisienses transformaram a iniciativa esportiva em ponto de encontro badalado, atraindo celebridades e eventos para os seus deques. Em 1934, a famosa piscina de Emily in Paris se tornou o local da anual Fête de L’Eau (Festa da Água) onde acontecia a competição de beleza de banho.

O dias de inverno da famosa piscina de Emily in Paris

Para aproveitar a estrutura nos meses frios, construíram um complexo de inverno. Ou seja, o arquiteto Lucien Pollet, responsável pela piscina original, construiu uma genial cobertura e assim os eventos continuaram acontecendo. Até, que, 1946, o designer Louis Réard decidiu fazer um lançamento bombástico: no concurso da Molitor, ele mostrou pela primeira vez o biquíni, como batizou sua criação no dia 5 de julho. A modelo e dançarina do Cassino de Paris Micheline Bernardini desfilou a novidade em duas peças.

Um novo século da piscina Molitor

Décadas mais tarde, em 2001 o grupo de música eletrônica Heretik deu uma festa dentro da famosa piscina de Emily in Paris, para 5 mil pessoas! Nesta época, a icônica piscina parisiense estava abandonada e virou point de grafiteiros que se apropriavam da sua estrutura para mostrar sua arte. Em 2007, a Câmara de Paris aprovou sua restauração — e a entrega do complexo esportivo ao grupo Accor. Em 2014, o Hotel Molitor Paris abriu as portas e devolveu a icônica piscina Molitor aos parisienses e turistas. Com design de Jean-Philippe Nuel, ele conta 124 quartos e suítes que rodeam a piscina externa. Portanto, a ideia é dar ao hóspede a impressão de estar em um grande cruzeiro no meio da capital francesa.

piscina de Emily in Paris
124 quartos em volta da piscina

A Brasserie Molitor

No mesmo piso do moderno lobby fica o restaurante de comida francesa revisitada. Sob o comando do chef executivo Grégory Biorczyk, o cardápio conta com pratos feitos com técnicas francesas porém com um toque de criatividade do experiente cozinheiro. Portanto, a ideia é misturar tradição e inovação. O menu conta com saladas, carnes e frutos do mar, entre outras opções. Sobremesas e queijos ficam em uma mesa à parte, para deleite dos gourmets. Além disso, de dentro do Brasserie Molitor é possível ver a famosa piscina de Emily in Paris e relembrar dos dias glamurosos das festas parisienses.

Dezembro 2023

Texto e fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!