Europa

Alessandra Montagne comanda o Nosso – restaurante de chef brasileira em Paris

Publicado por
Renata Araujo

Na minha última visita a Paris, conheci o Nosso, restaurante da chef brasileira Alessandra Montagne. Há 24 anos na Cidade Luz, ela lidera quatro restaurantes em Paris e já foi até homenageada pelo presidente Emmanuel Macron. O Nosso fica no moderno 13° distrito, endereço elogiado pelos guias gastronômicos e fora do roteiro turístico. Ele tem ambiente intimista e sofisticado e oferece culinária francesa com toques brasileiros. Portanto, consegue conquistar o paladar e o coração dos visitantes, tanto franceses, quanto estrangeiros. Leia o post até o final para saber da trajetória desta talentosa cozinheira brasileira com carreira bem-sucedida na França.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Nosso: restaurante com chef brasileira em Paris

Localizado no 13° distrito, o Nosso é discreto e conta com uma gastronomia requintada. Com um ambiente descontraído, a casa apresenta um menu degustação com pratos inspirados na infância da chef, que aprendeu a cozinhar com a avó, em Minas Gerais. Portanto, seguindo esta influência brasileira, Alessandra levou para Paris coxinhas temperadas com maionese apimentada, brócolis e alho poró, um excelente caldinho de feijão, além de uma deliciosa lagosta grelhada com abobrinha e castanha de caju. “Uma culinária francesa de coração, com toques brasileiros”, afirma Alessandra.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo com um lindo prato do Nosso
Aliás, a carta de vinhos faz sucesso
O ambiente é descontraído
O Nosso fica no 13° distrito de Paris, um endereço moderno e fora do roteiro turístico

No menu do Nosso, destaque para as variações de tomate com ostra crua e água de tomate. Na sobremesa, a moeda confitada e sorvete, o mousse de cardamomo e o marshmallow gelado com sabor de casca de café fazem sucesso.

Os restaurantes

À frente de quatro restaurantes em Paris, Alessandra faz questão de conhecer os seus fornecedores, pois preza pela qualidade dos produtos. Além dela, no entanto, outros dois funcionários brasileiros se dividem pela cozinha aberta do Nosso, que é versátil e abre tanto para almoço como para o jantar. Ao atravessar a rua, Alessandra chega em seu outro restaurante, o Tempero. Com um clima mais casual, o Tempero, que também abriga uma delicatessen, apresenta uma proposta diferente dos outros três restaurantes da chef brasileira em Paris. Além disso, Alessandra também assina o menu do Dana, um mediterrâneo na sofisticada região da Saint Honoré, e o Little Tempero que fica no 6° distrito, perto do Jardim de Luxemburgo.

Renata Araújo no Nosso
O ambiente é iluminado e aconchegante
O pão de queijo leva a brasilidade para Paris
As coxinhas criativas do Nosso
Os pratos são delicadamente decorados

Uma breve história de Alessandra Montagne

Alessandra nasceu na Comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, e chegou a morar com a avó em Poté, uma pequena cidade de Minas Gerais. Assim, em 1999, decidiu fugir da vida problemática que vivia no Brasil e, com 22 anos, começar uma nova fase em Paris, onde já morava sua mãe. Chegou na Europa com pouca estrutura, mas batalhou para se reinventar.

Alessandra, então, começou a aprender francês e a trabalhar com profissões fora do mundo gastronômico. Em 2008, aos 30 anos, resolveu se inscrever na escola culinária Jean Drouant. Fez estágios com os chefs William Ledeuil, do Ze Kitchen Galerie, e Adeline Gattard, do Yam’Tcha. Entretanto, seus grandes mentores são os premiados Alain Ducasse e Yannick Alléno.

Alessandra e os outros dois funcionários brasileiros
Alessandra Montagne no comando da cozinha
Renata Araújo com a chef Alessandra Montagne

Alessandra Montagne é mãe e, como uma tradicional brasileira, batalhou pelos seus sonhos. Hoje, sendo uma renomada chef, Montagne se tornou orgulho para os cariocas pelas suas conquistas, além de levar o Brasil para o mundo. Inclusive, em novembro de 2022, Alessandra veio participar do Mesa São Paulo, um evento que reúne renomados chefs nacionais e internacionais.

Alessandra disse que não descarta a possibilidade de voltar a morar no Brasil, mas afirma que sua vida já está bem estruturada na França. Viva as chefs brasileiras, que levam a gastronomia do nosso país ao mundo!

Outubro de 2023.
Texto e Fotos: Renata Araújo

Colaboração: Leonardo Marchetti

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Os melhores restaurantes do Brasil, na lista da Casual Exame

Nossa editora-chefe Renata Araújo e editora-assistente Duda Vétere são juradas no ranking de 100 melhores…

5 horas atrás

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

2 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

4 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

5 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

6 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 semana atrás