Museu do Futuro em Dubai

Fui conhecer o Museu do Futuro em Dubai e saí completamente impressionada por ele! Uma das mais importantes atrações do destino, desde sua abertura, no começo de 2022, o Museu do Futuro é um programa para toda a família. A arquitetura do prédio, intitulado de “o mais bonito do mundo” já chama atenção por si só, todo de aço inox, finalizado por robôs. Ao todo são sete andares e o percurso começa levando os visitantes para uma viagem até o ano de 2071. O intuito do Museu do Futuro é ser um centro de tolerância e fazer com que seja possível criar, experimentar e aprender, tendo em conta noções de bem estar, saúde, meio ambiente e espiritualidade. Portanto, um dos mais belos museus que se diferencia em mostrar o futuro em vez do passado, nos estimula a pensar nas possibilidades de agora para transformar o mundo em um lugar melhor.

Aproveite para ler mais dicas de Dubai:

Aliás, se tiver planos de ir par Dubai, não esqueça de reservar AQUI com o Booking, nosso parceiro oficial!

O edifício

O moderno prédio, com linhas arredondadas e inscrições no alfabeto árabe, são poemas do Emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Cada forma do edifício possui uma simbologia. O anel exterior, por exemplo, representa a humanidade. Enquanto isso, o vazio reflete o desconhecido e o monte verde no qual está apoiado remete à terra. Além disso, a fachada externa é revestida com painéis solares, que fornecem energia sustentável e formam um visual e tanto!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O objetivo do museu futurista

O Museu do Futuro tem o intuito de ser uma janela com vista para o mundo daqui a cinquenta anos. Ou seja, ele exibe soluções tecnológicas de ponta que são capazes de melhorar e tornar mais segura a vida humana na Terra. Dentro do Museu do Futuro, os visitantes encontram exposições interativas e imersivas que exploram temas como inteligência artificial, robótica, energia sustentável, saúde, transporte, entre outros. As instalações oferecem uma visão fascinante do futuro, com demonstrações de tecnologias avançadas e experimentos inovadores.

Além disso, o museu serve como um espaço para discussões, palestras e workshops sobre tópicos relevantes para o futuro da humanidade. Portanto, um centro de pensamento e inovação que busca envolver as pessoas e incentivar ações positivas.

Os cinco andares do Museu do Futuro em Dubai

Já no térreo a gente percebe que está em museu que olha para frente. É possível tomar um café preparado por um robô barista ou então, apreciar um pinguim robótico; um balão de hélio pilotado por drones ou um cyberdog que passeia pelo público. Na primeira atração somos transportados para o ano de 2071 através de uma nave espacial e recebidos por uma avatar chamada Aya. Enquanto isso, no quinto andar somos apresentados à fictícia Estação Espacial OSS Hope. Ali, o público recebe explicações sobre satélites a atividades interativas e pequenas missões. Já no quarto andar o objetivo é chamar atenção para consciência ecológica para o futuro, com foco no ecossistema da Amazônia. Entretanto, uma das salas que mais me impressionou foi a “Vault of Life” (Cofre da Vida), com amostras de DNA de 2.400 animais, plantas e sementes armazenados em iluminados tubos de vidro.

Bem estar no museu

Waha ou “oásis” ressalta o bem-estar físico e mental diante dos problemas causados pela tecnologia e imediatismo do mundo de hoje. Somos capazes de explorar outros sentidos, como por exemplo, visão, audição, tato e olfato. Em contraste, no segundo andar a Tomorrow Today explora novas tecnologias, de novidades atuais às esperadas para o futuro.

Conclusão do Museu do Futuro em Dubai

O Museu do Futuro em Dubai é uma atração imperdível para os entusiastas da tecnologia, curiosos sobre o futuro e aqueles que desejam ter uma visão única das possibilidades que nos aguardam. É uma experiência inspiradora e provocativa que desafia as noções atuais e convida os visitantes a imaginar e contribuir para um mundo melhor.

A jornalista Renata Araújo viajou para Dubai a convite do Visit Dubai, órgão de turismo oficial do país, conectada com O Meu Chip de Viagem e Assegurada pela GTA.

Texto e fotos: Renata Araújo. Setembro de 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!