50 Best no Rio: Casa do Porco eleito o 4° melhor restaurante da América Latina

Que rufem os tambores! Nesta terça-feira (28), aconteceu o Latin America’s 50 Best Restaurants pela primeira vez no Rio. O lugar escolhido para celebrar este importante evento foi o icônico Copacabana Palace. A nata da gastronomia latino-americana estava presente e, ao todo, oito brasileiros entraram na lista dos 50 melhores. O peruano Maido, em Lima, conquistou o primeiro lugar, seguido do El Chato, em Bogotá, e Don Julio, em Buenos Aires. O 4° lugar ficou com A Casa do Porco, em São Paulo, dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda, que também levou o título de Melhor Chef Mulher da América Latina. Para abrilhantar ainda mais a premiação, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a edição de 2024 será novamente no Rio!

De fato, foi uma noite de festa e união da gastronomia, onde todos os ganhadores foram calorosamente aplaudidos pela plateia. Aliás, fizemos a cobertura e os detalhes você confere abaixo!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Os premiados pelo 50 Best Restaurants, no Rio de Janeiro

Considerado o melhor do Brasil e agraciado com o 4° lugar do 50 Best no Rio, o restaurante Casa do Porco recebeu a premiação pelo segundo ano consecutivo e manteve a mesma posição de 2022. Emocionada, Janaína Torres Rueda, que também ganhou o título de Melhor Chef Mulher da América Latina 2023, fez um discurso celebrando o país. A Casa do Porco, a princípio, possui três pilares: pioneirismo, inovação e domínio sobre a cadeia produtiva da carne de porco. Aliás, a comida caipira e o seu protagonista, o porco, são as estrelas do cardápio.

Antes da premiação, conduzida pela consultora Danni Camilo, houve um coquetel para os convidados nos salões e na varanda do Copacabana Palace. As opções de comida eram variadas, desde os canapés do hotel até as carnes do Malta Beef Club, além de ostras frescas do Sabor das Águas, burgers do chef Pedro Siqueira e do churrasco do clássico Galeto Sat’s. Assim, com uma apresentação divina, os doces foram elaborados por ninguém menos que Antonio Bachour, eleito o melhor confeiteiro do mundo.

O top 10

Além do Maido, El Chato, Don Julio e Casa do Porco, completam o top 10 do 50 Best no Rio, o Fauna, no México, Maito, Panamá, Kjolle, Peru, Leo, em Bogotá, Boragó em Santiago e Mayta em Lima.

Oito restaurantes brasileiros na premiação

O 14° lugar ficou com o estrelado Lasai, comandado pelo craque Rafa Costa e Silva, que tem um ambiente intimista, cozinha aberta e balcão com apenas oito lugares. Além disso, o menu degustação é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia. De fato, um delicioso restaurante no Rio de Janeiro! O Metzi, em São Paulo, ficou em 18° e, com ingredientes brasileiros e técnicas de receitas mexicanas, os chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiza preparam pratos únicos.

Na 20ª posição, o também estrelado Oteque, do chef Alberto Landgraf, chegou com tudo no 50 Best. Localizado em Botafogo, o restaurante oferece uma cozinha autoral com ingredientes de alta qualidade e um ambiente elegante. Assim, ele serve apenas menu degustação, montado de acordo com a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. O 21° ficou com o Nelita, assinado pela chef Tássia Magalhães que faz uma cozinha autoral, contemporânea e nos surpreende a cada garfada. Aliás, o estabelecimento fica em uma simpática casa de dois andares, em São Paulo, e lembra restaurantes descolados de Soho, em Nova York.

O Evvai conquistou o 22° lugar com seu menu degustação, assinado pelo chef Luiz Fillipe Souza. Assim, o ambiente é extremamente agradável, enquanto a cozinha mescla influências italianas e produtos da cultura gastronômica brasileira. Comandado pela chef Helena Rizzo, o Maní, em São Paulo, ficou com a 34ª colocação. Aliás, a casa possui uma cozinha espanhola abrasileirada em um lugar descontraído, agradável e com direito a varanda.

Manu Buffara fechou a lista dos brasileiros no 50 Best

Com o seu premiado Manu, em Curitiba, a chef Manu Buffara fechou a lista dos brasileiros no 50 Best, em 35° lugar, e também ganhou o prêmio de Restaurante Sustentável 2023. A princípio, Manu se envolve e apoia os produtores locais, que alimentam seu menu em 11 pratos. Portanto, dois terços da degustação de Manu são à base de vegetais. No restaurante, no entanto, você ainda encontra frutos do mar locais sustentáveis, como vieiras e cordeiro da fazenda familiar.

O after

Assim, depois de tanta emoção, as comemorações continuaram em um After Party no Fairmont Copacabana. Recebidos com samba, os convidados experimentaram um buffet caprichado do chef francês Jerome Dardillac. Na pista, o DJ Felipe Mar colocou todo mundo para dançar, inclusive os chefs!

after parrty 50 best
Renata Araújo e Duda Vétere no After

Ficamos muito orgulhosos de poder vivenciar o 50 Best no Rio de Janeiro e ver tantos restaurantes brasileiros sendo premiados. Que venha a edição de 2024, novamente no Rio! Viva o Brasil, a América Latina e a gastronomia!

Para conferir a lista completa dos 50 melhores restaurantes da América Latina, basta clicar aqui.

Novembro de 2023
Texto e fotos: Duda Vétere, Renata Araújo e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: