Rio de Janeiro

Tendências de viagens para 2024: ILTM e Panrotas lançam guia de turismo de luxo

Publicado por
Duda Vetere

Fomos ao lançamento do Anuário de Luxo 2024 – um dos principais guias com as tendências do turismo de luxo no mundo. Em um café da manhã no Hotel Fairmont, em Copacabana, com uma vista deslumbrante, de cartão postal, o evento reuniu agentes e jornalistas em vários talks e palestras sobre o assunto. O Anuário de Luxo 2024 é uma parceria entre a International Luxury Travel Market Latin America  (ILTM), a maior feira de turismo de luxo da América Latina e o Panrotas, principal veículo do trade. A publicação chega à sua terceira edição como a principal referência de viagens de luxo no mundo todo, com ênfase na região latino-americana.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho

Anuário de Luxo 2024 no Fairmont

Entre as tendências de viagem, o Anuário de Luxo 2024 mostra um novo turista de alto padrão, mais jovem, ainda mais preocupado com sustentabilidade, menos influenciado pelas redes sociais e menos aventureiro. Participaram do encontro o Diretor de Eventos da ILTM Latin America, Simon Mayle, o fundador e CEO do Grupo Panrotas, José Alcorta, o editor-chefe da Panrotas, Artur Luiz Andrade. Também estiveram presentes o Diretor Comercial do Fairmont, Michael Nagy e o General Manager do Fairmont, Netto Moreira.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo e Simon Mayle, Diretor de Eventos da ILTM Latin America
Renata Araújo e Artur Luiz Andrade, editor-chefe da Panrotas
José Alcorta, fundador e CEO do Grupo Panrotas
Michael Nagy , Diretor Comercial do Fairmont, e Netto Moreira, General Manager do Fairmont

Os destinos preferidos

O Brasil segue como um mercado atrativo e com novidades para esse tipo de viajante. Porém, a concorrência global e a relativa estabilidade do dólar podem influenciar as escolhas por viagens internacionais. Portanto, um terço dos turistas brasileiros de alto padrão pretende realizar ao menos uma viagem internacional em 2024 e a Europa lidera a preferência com destaque para França, Portugal e Itália. Os Estados Unidos aparecem em seguida. Enquanto isso, o principal destino favorito fora da Europa e Américas são as Ilhas Maldivas. Entre os destinos que estarão em alta, aparece também o Japão.

Portugal está sempre no topo dos destinos dos viajantes. Na foto, a Praia da Rocha no Algarve
Renata Araújo em Paris, destino adorado dos brasileiros
Pôr do sol em Tóquio, no Japão

Já entre os principais destinos nacionais, se destacam Fernando de Noronha, Gramado, Fortaleza, Rio de Janeiro e Natal.

Praia de Ponta Negra, em Natal

As tendências de viagens para 2024

Viagens mais sustentáveis seguem em alta, e agora integram uma nova onda de “blended travel”. Ou seja, viagens que unem diferentes objetivos como prestigiar shows ou eventos esportivos combinados com destinos de natureza, por exemplo. Além disso, a geração Z levou para o turismo de luxo o conceito, oriundo da moda, high-low ou hi-lo, no qual combinam-se peças de grifes com itens básicos. Assim, entre as escolhas que moldam este tipo de viagem, os hotéis boutique e cruzeiros de expedição são preferidos, e seguem em busca das experiências locais genuínas e de uma boa dose de informalidade. 

Neste ano, Renata Araújo embarcou no Swan Hellenic, navio de expedição de luxo, em um roteiro pelo Mediterrâneo

Nativos das redes sociais, no entanto, os turistas jovens de alto padrão entendem como funciona o mundo dos influencers e estes começam a perder espaço de influência entre esse público. Além disso, turistas de luxo de todas as gerações seguem priorizando ajuda profissional para planejar e executar suas viagens.

Os talks sobre tendências de viagens para 2024

Entre os bate-papos da manhã, Carlos Ferreirinha, consultor para o mercado de luxo, trouxe uma série de dicas em sua palestra no lançamento do Anuário de Luxo 2024. “Olhar o Brasil todo e não apenas o Sudeste; ser original e autêntico; e pensar positivo”, por exemplo. Além disso, Ferreirinha também mostrou vários insights para a pergunta: “O que o futuro espera de nós?” O consultor disse que em um mundo de não-previsibilidade, é preciso estar aberto para reagir ao que vier pela frente.

Carlos Ferreirinha, consultor para o mercado de luxo , falou sobre as tendências de viagens para 2024

Também destacou a importância dos agentes de viagem traduzirem para os clientes, parceiros e colaboradores tantas informações, tendências de viagens e opções. Como por exemplo, como o crescimento cada vez maior do mundo pet vai impactar o mercado de viagens. Dessa forma, alguns dos pontos abordados por Ferreirinha foram: desenvolvimento sustentável, pensar positivo e ter luxo como inspiração.

Para o consultor, o turismo brasileiro pode se beneficiar das boas notícias. Mais pessoas com dinheiro, buscas por produtos que o Brasil tem, explosão de alguns segmentos (bem-estar, viagens com pet, viagens de experiência, viagens sustentáveis, viagens multigeracionais) e pessoas vivendo mais e melhor.

Portanto, estas foram algumas tendências de viagens para 2024 que se destacaram no Anuário de Luxo da ILTM e Panrotas! E aí, você se encaixa em alguma delas?

Por Renata Araújo. Dezembro de 2023.
Fotos: Duda Vétere, Divulgação, Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

20 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás