Fomos ao lançamento do Anuário de Luxo 2024 – um dos principais guias com as tendências do turismo de luxo no mundo. Em um café da manhã no Hotel Fairmont, em Copacabana, com uma vista deslumbrante, de cartão postal, o evento reuniu agentes e jornalistas em vários talks e palestras sobre o assunto. O Anuário de Luxo 2024 é uma parceria entre a International Luxury Travel Market Latin America (ILTM), a maior feira de turismo de luxo da América Latina e o Panrotas, principal veículo do trade. A publicação chega à sua terceira edição como a principal referência de viagens de luxo no mundo todo, com ênfase na região latino-americana.
Aproveite para ler também:
Aliás, se você tem planos de viajar para Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho
Entre as tendências de viagem, o Anuário de Luxo 2024 mostra um novo turista de alto padrão, mais jovem, ainda mais preocupado com sustentabilidade, menos influenciado pelas redes sociais e menos aventureiro. Participaram do encontro o Diretor de Eventos da ILTM Latin America, Simon Mayle, o fundador e CEO do Grupo Panrotas, José Alcorta, o editor-chefe da Panrotas, Artur Luiz Andrade. Também estiveram presentes o Diretor Comercial do Fairmont, Michael Nagy e o General Manager do Fairmont, Netto Moreira.
O Brasil segue como um mercado atrativo e com novidades para esse tipo de viajante. Porém, a concorrência global e a relativa estabilidade do dólar podem influenciar as escolhas por viagens internacionais. Portanto, um terço dos turistas brasileiros de alto padrão pretende realizar ao menos uma viagem internacional em 2024 e a Europa lidera a preferência com destaque para França, Portugal e Itália. Os Estados Unidos aparecem em seguida. Enquanto isso, o principal destino favorito fora da Europa e Américas são as Ilhas Maldivas. Entre os destinos que estarão em alta, aparece também o Japão.
Já entre os principais destinos nacionais, se destacam Fernando de Noronha, Gramado, Fortaleza, Rio de Janeiro e Natal.
Viagens mais sustentáveis seguem em alta, e agora integram uma nova onda de “blended travel”. Ou seja, viagens que unem diferentes objetivos como prestigiar shows ou eventos esportivos combinados com destinos de natureza, por exemplo. Além disso, a geração Z levou para o turismo de luxo o conceito, oriundo da moda, high-low ou hi-lo, no qual combinam-se peças de grifes com itens básicos. Assim, entre as escolhas que moldam este tipo de viagem, os hotéis boutique e cruzeiros de expedição são preferidos, e seguem em busca das experiências locais genuínas e de uma boa dose de informalidade.
Nativos das redes sociais, no entanto, os turistas jovens de alto padrão entendem como funciona o mundo dos influencers e estes começam a perder espaço de influência entre esse público. Além disso, turistas de luxo de todas as gerações seguem priorizando ajuda profissional para planejar e executar suas viagens.
Entre os bate-papos da manhã, Carlos Ferreirinha, consultor para o mercado de luxo, trouxe uma série de dicas em sua palestra no lançamento do Anuário de Luxo 2024. “Olhar o Brasil todo e não apenas o Sudeste; ser original e autêntico; e pensar positivo”, por exemplo. Além disso, Ferreirinha também mostrou vários insights para a pergunta: “O que o futuro espera de nós?” O consultor disse que em um mundo de não-previsibilidade, é preciso estar aberto para reagir ao que vier pela frente.
Também destacou a importância dos agentes de viagem traduzirem para os clientes, parceiros e colaboradores tantas informações, tendências de viagens e opções. Como por exemplo, como o crescimento cada vez maior do mundo pet vai impactar o mercado de viagens. Dessa forma, alguns dos pontos abordados por Ferreirinha foram: desenvolvimento sustentável, pensar positivo e ter luxo como inspiração.
Para o consultor, o turismo brasileiro pode se beneficiar das boas notícias. Mais pessoas com dinheiro, buscas por produtos que o Brasil tem, explosão de alguns segmentos (bem-estar, viagens com pet, viagens de experiência, viagens sustentáveis, viagens multigeracionais) e pessoas vivendo mais e melhor.
Portanto, estas foram algumas tendências de viagens para 2024 que se destacaram no Anuário de Luxo da ILTM e Panrotas! E aí, você se encaixa em alguma delas?
Por Renata Araújo. Dezembro de 2023.
Fotos: Duda Vétere, Divulgação, Renata Araújo
A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…
O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…
Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…
O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…
Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…
Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…