Acabei de chegar de Paris, e o Caderno Ela Digital me chamou para escrever alguns posts sobre a cidade. É com muito orgulho que reproduzo aqui o primeiro deles.
265 anos da Mostarda Maille
A história de uma das mostardas mais famosas do mundo remonta ao século XVIII, quando o destilador Antoine Maille abriu sua primeira loja de condimentos na rua Saint-André-des-Arts, em Paris, em 1747. Anos depois, era ele quem produzia o vinagre e a mostarda degustados pelo rei Luis XV. Logo se tornou também o fornecedor ofical da imperatriz Catarina II, da Rússia.
Hoje, a única loja da Maille na cidade fica na Praça da Madeleine e é um paraíso para quem gosta de mostardas. Mas lá também são vendidas variedades de vinagres, maioneses e molhos.
A marca da região de Dijon está há dezessete anos neste endereço, no primeiro distrito, pertinho do Opéra. Na loja, é possível degustar e comprar mais de de 50 tipos de mostarda: com trufas, com queijo de cabra, com tomate seco, etc, sendo que grande parte só está disponível na França.
Os lançamentos de primavera são: ervas verdes, mirtilhos e violeta, e alho e pimenta. Além de serem lindas visualmente, são saborosíssimas! Há ainda vários tipos de azeites, como o de nozes, por exemplo, e ainda acessórios de cozinha. É de dar água na boca!
Na página oficial da marca, você pode encontrar algumas receitas que tem o produto entre os ingredientes. Anote.
A Champanheria da Baixa é um dos bares mais charmosos do Porto, no coração do bairro mais boêmio da cidade. A requintada carta reúne dezenas de tipos de champanhes e espumantes, além de variados coquetéis. Quem não é chegado à borbulhas, pode optar por um vinho , um cerveja ou uma sangria. Resultado: o lugar virou um point e vive cheio.
Construída em um casarão antigo, o bar tem um clima intimista e elegante, com sofás, luz baixa e pequenos detalhes na decoração. A champanheria também oferece deliciosos tapas portugueses, como patê de foi gras, presunto cru e saladas.
As sobremesas não decepcionam e são de dar água na boca!
Boquería, o histórico mercado de Barcelona, é um dos pontos turísticos imperdíveis na cidade.
Uma ida a Barcelona não está completa sem uma passada no mercado gastronômico Boqueria. Não pensem que se trata de um mercado gourmet, tão em voga hoje em dia. É um mercado bem tradicional, onde turistas se misturam com locais e onde os cozinheiros de renomados restaurantes de Barcelona vão buscar seus produtos frescos.
É difícil precisar quando o mercado começou. Há registros de venda de carne neste local desde o século XIII. Em 1911, foi inaugurada a peixaria e de lá pra cá, ele cresceu muito e se renovou.
A Boqueria já ganhou diversos prêmios, inclusive o de melhor mercado do mundo, no Congresso Mundial de Mercados, em Washington DC, em 2005.
Os aromas e as cores se misturam e impressionam quem passa pelo mercado: peixes frescos, frutas, sorvetes, especiarias, há de tudo um pouco, até aulas de culinária e eventos gastronômicos acontecem por lá. Por iso, Boqueriao histórico mercado de Barcelona é um programa e tanto!
Aproveitando que o Rio foi eleito patrimônio mundial pela UNESCO, o hotel Sofitel, em Copacabana, está com um pacote especial de fim-de-semana que oferece um passeio de helicóptero para os hóspedes poderem apreciar lá de cima o que nossa cidade tem de melhor.
Hotel Sofitel, no Posto 6
O pacote Rio Magnifique inclui duas noites de hospedagem em apartamento single de categoria Luxo – com vista para a orla de Copacabana –, uma garrafa de espumante Chandon no quarto, café da manhã no restaurante Atlantis e um passeio de helicóptero com duração de 20 minutos que sobrevoa: o Pão de Açúcar, o Corcovado, a praia de Copacabana e a Baía de Guanabara, além da Lagoa, praias de Ipanema e Leblon, Forte e Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Praia de Icaraí, Sambódromo e Maracanã.
O hotel, que foi reformado recentemente, tem uma série de serviços exclusivos para os hóspedes, como dez diferentes opções de travesseiros e o menu de DVD’s, Kids Program, além da excelência em serviços e da conceituada gastronomia do chef Roland Villard, presentes nos restaurantes Atlantis e no premiado Le Pré Catelan.
Nada como mudanças no cardápio para a gente ter a desculpa de voltar naquele restaurante que gostamos, não é mesmo? Pois é o caso da Prima Bruschetteria, minha vizinha, por sinal, e que acaba de incluir novos pratos por conta da chegada do inverno.
Comecei pela salada de brie com presuntdo cru que estava deliciosa. Depois, fui “obrigada” a provar o bolinho de parma.Em seguida, vieram as bruchettas. Destaque para a de taleggio e mel de trufas, simplesmente d-e-l-i-c-i-o-s-a! A de ragú ao vinho tinto, e de calabresa, com o novo molho de erva doce, também merecem ser provadas. A de tartare de salmão defumado e bottarga com ova de tainha estava com uma cara ótima!
Não sei como, ainda tive apetite para o espaguete, acompanhado de camarão, tomate e bottarga, que estava uma maravilha e minha sócia, Patricia, pediu o nhoque com salmão defumado, endro e cogumelos, também muito bom!
Outra ótima opção são os risottos, como este de pesto de manjericão e tomate cereja. No Fashion Mall, o carro chefe agora é o pato. Ainda não provei, mas promete!
E como ninguém é de ferro, para acompanhar, pedimos o prosecco Salton,, que vem em meia garrafa, o ideal para quem não quer beber muito. Outras opções são o vinho da casa, servido em pichets de 250ml. Qualidade e preço convenientes. Entre os rótulos tintos, as sugestões são os italianos Boccantino Pinot Noir, da Sicília, campeão de pedidos, e o surpreendente Casali Maniago Merlot , de Friuli. O argentino Malma Finca La Papay, da Patagônia argentina, foge do óbvio e, no Fashion Mall, o chileno Casa Silva Gran Reserva Syrah, se destaca.
E para quem não sabe, a Prima oferece café da manhã nos fins de semana e feriados. Mais fácil de achar de achar lugar para sentar do que durante a semana e um cardápio surpreedente, como a bruschetta de ovo caipira com grana madano e azeite de trufas , de comer de joelhos!
Que tal fazermos um passeio pelo melhor de São Francisco?
São Francisco não é uma típica cidade americana. Sua arquitetura vitoriana faz a gente se sentir na Inglaterra e seus tipos estranhos nas ruas lembram Nova Iorque. Uma cidade única na costa oeste, com um povo muito simpático e que merece ser visitada.
O bairro de Pacific Heights é um dos mais bonitos da cidade, com vistas deslumbrantes da baía, do presídio Alcatraz e da Golden Gate Bridge. É lá também que fica o famoso Golden Gate Park, maior que o Central Park e o o terceiro parque urbano mais visitado do país.
Pertinho dali, uma das poucas remanescentes lojas de discos dos EUA. A tradicional Amoeba, um paraíso para os amantes da música e um típico restaurante cubano, o Cha, Cha, Cha.
No Lower Pacific Heights, vá à esquina das ruas Fillmore e Pine. Tome um capuccino no Jane, um café super simpático e almoce no Florio, um bistrô mediterrâneo. Também há várias lojas interessantes na vizinhança e o Dry Bar, um bar só para a mulherada fazer escova no cabelo. Neste bairro é onde acontece todo o verão Fillmore Festival.
Outro vizinhança interessante é o bairro gay Castro, onde começou o movimento, nos anos 60 e se mantém hoje um dos ícones GLS dos EUA. O filme Milk, que retrata a época, protagonizado por Sean Pean, se passa ali.
Entre as maravilhosas opções gastronômicas, destaque para restaurante japonês Ozumo e para o italiano Fornaio, excelente para tomar um brunch.
O Ferry Building Market Place, no bairro de Embarcadero, já citado em outro post também é um programa e tanto com estações gourmets variadas. A Union Square é um dos bairro dos mais legais para se hospedar e pertinho dali, Chinatown, sempre divertida de se visitar, com sua arquitetura e culinária típicas. Agora você já sabe como fazer um passeio pelo melhor de San Francisco!
Esta semana tive o prazer de conhecer o enólogo e embaixador da marca de vinhos Hardys, o próprio Bill Hardy, que veio pela primeira vez apresentar seus vinhos a um pequeno grupo de jornalistas brasileiros no restaurante Cavist, em Ipanema, em uma desgustação, seguida de almoço.
Típico australiano e muito simpático, Bill Hardy é a quinta geração desta família que começou o negócio há 150 anos. A tradicional vinícula é a marca mais famosa da Austrália, com cerca de 2 milhões de taças bebidas por dia em mais de 50 países. Ele contou a história do seu tataravô, que realizou o sonho de produzir vinhos que fossem premiados em todo o mundo e também falou sobre as uvas que produzem, como Shiraz, Grenache e Chardonnay.
Os vinhos são exportados para mais de 100 países e estão sendo descobertos aos poucos pelos brasileiros. Alguns dos destaques são o HRB Riesling, o Nottage Hill Chardonnay e o Nottage Hill Cabernet. As uvas dos vinhedos da Hardys são colhidas à noite, quando as temperaturas são mais amenas, com o intuito de manter ao máximo seu frescor e suas características. Os vinhos estão à venda na Cavist.
O post de hoje é especial. Vamos descobrir Fernando de Noronha, por Regiane Alves, a linda e talentosa atriz. Regiane é apaixonoda pela ilha e tem lembranças memoráveis de lá. Para ela, é uma ilha mágica, rústica, com um astral incrível e ideal para os amantes da natureza. Ela nos conta detalhes da sua última viagem e conta quais são seus lugares preferidos.
Pousada Zé Maria, uma das melhores e com excelente cozinha. Destaque para a Noite Gastronômica às quartas e aos sábados, onde recomenda-se reservar. “Muito bom, um pouco caro como tudo na ilha, mas come-se bem e ainda tem um som ambiente bacana quando não vira um ótimo Karaokê. E muitas vezes com a presença do próprio Zé Maria”, diz ela.
Pousada Maravilha, a mais sofisticada da ilha, com apartamentos de luxo, um visual incrível e serviço de primeira. O restaurante bem contemporâneo e ideal para um jantar a dois.
Cacimba bistrô – “um lugar agradável, no centro, de amigos e uma comida deliciosa. Tanto para almoço ou jantar”. O Tricolor tem a moqueca mais famosa da ilha e os donos são super simpáticos! “O lugar bem simples, mas a comida é muito gostosa; ideal para o almoço”, segundo ela.
Outra dica de quem conhece bem a ilha é a tapioca ao lado da igrejinha. Regiane conta como era sua rotina. “Na verdade eu tomava um bom café, beslicava no meio do dia e jantava bem”. Em Noronha o ideal é curtir o dia e acordar cedo é imprescindível, nenhum sacrifício para ela, pelo visto. Segundo a atriz, o aluguel de um bugre é fundamental, “se não você vai depender de carona e os lugares ficam distantes. Tudo é bem caro na ilha, uma cerveja custa R$6,00 na praia, é bom levar dinheiro, cartão é aceito em toda ilha”.
A melhor parte, obviamente, são as praias! A preferida dela é a Sancho, “a praia mais linda do mundo, à pé ou pulando do barco, paraíso total”, diz ela. Já a Conceição é ideal para relaxar e ficar até o final do dia, Cacimba, para quem gosta de ondas grandes e
Praia do Leão para ver a desova das tartarugas bem cedo e de longe, já que só é permitido ficar até às praia até às 18hs!
Praia Atalaia, para ver as piscinas naturais. Regiane conta que no dia que foi não viu nada porque o mar não estava bom, mas como estava com disposição, fez uma caminhada de 2 horas e meia pelas pedras até o porto. Haja fôlego!
Quem se aventura a mergulhar, deve ir no naufrágio no porto com snorkel. “Vi muitas tartarugas, de pertinho”, diz ela, assim como no Sancho. Nossa atriz aventureira também recomenda a escola de mergulho Aguas Claras para mergulho de cilindro. E termina com dicas precisosas: “Leve um bom tênis, chinelo, biquíni, boné, protetor solar e repelente. Para mim é o lugar mais lindo do nosso país e se duvidar do mundo”.
Grandes nomes do Jazz em NY, num lugar com um visual incrível, só no Jazz at Lincoln Center. Mesmo quem não é fanático pelo gênero, deve assistir a um show, já que o lugar é muito agradável, bem localizado, com boa comida e com uma programação variada.
Em pleno Columbus Circle, no último andar do shopping da Times Warner, o lugar tem uma vista incrível de Manhattan e uma programação de alto nível. Com duas sessões por dia, vale a pena, no verão, ir na primeira, às 19:30; ainda é dia e o visual é incorporado ao show de uma maneira única! Lembrando que comprar ingresso com antecedência é sempre recomendável quando se está em Nova Iorque.
Você pode beber e/ou comer alguma coisa (de qualidade, por incrível que pareça) enquanto assiste ao show, confortavelmente nas mesas com uma distância honesta entre uma e outra. Recomendo! É só checar a programação no site do Jazz at Linconl Center.
E se você está indo pra Nova Iorque e quer dicas de hoteis, veja nossas sugestões:
Ainda perto do circuito dos teatros e com quartos bem espaçosos, o tradicional Kimberly não decepciona e você pode ler detalhes sobre ele no post, clicando aqui.
Quem curte ficar no Upper West Side, um hotel boutique com bom preço é o Nylo, onde nos hospedamos não faz muito tempo e gostamos. Você pode ler os detalhes aqui no post.
Em frente ao Central Park, um hotel que agrada bem os brasileiros e costuma ter boas promoções é o Park Lane.
Para quem pode gastar mais um pouco, o Mandarin Oriental é um super hotel no Columbus Circle que encanta qualquer um. Você pode ler nossa experiência aqui.
E para quem gosta do Upper East Side, uma das áres mais sofisticadas de Nova Iorque, duas boas opções são oHotel Carlyle, onde também estivemos e você pode ler aqui, e o chiquérrimo Surrey, post aqui.
Construído em 1920, o palacete onde funciona a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa foi tombado pela prefeitura em 2001. Onze anos depois, é inaugurado um novo restaurante: o Paris.
Voltado para a rua, com vista espetacular para a Praia do Flamengo, o restaurante tem uma decoração típica dos salões dos tradicionais restaurantes parisienses. Há também um elevador panorâmico, instalado externamente, que leva o visitante direto ao restaurante.
Quem assina o cardápio – um mix da cozinha franco brasileira – é o chef Pierre Landry, com o apoio dos patissièrs Maurício Ferreira e Bárbara Castro. Profiteroles de foie gras com creme de trufas do Périgord e salmão curado “à moda sashimi”, lascas de maçã verde, mousse de wasabi e brotos de ervas são algumas das opções. Destaque para o filé mignon grelhado, com batatas Pont-Neuf e molho Béarnaise, além de filhote do Amazonas em crosta de farinha d’agua e farofa de bacon, bolas de sagu e emulsão de tucupi e conchiglione recheado de camarões com ragú de pequenos legumes provençais e pesto de rúcula.
As sobremesas são de comer rezando, como o mil folhas de praliné e a torta de frutas vermelhas.
O bar e lounge da casa é a grande aposta da família Serpa para atrair um público mais jovem. A novidade é “mixólogo” (especialista em drinques) Alex Mesquita, formado em mixologia na Universidad Del Cocktail, em Buenos Aires. Uma linda e moderna louça branca e um piano de cauda completam a beleza do restaurante que nos leva literalmente a Paris.
Nosso post de hoje é dedicado a um restaurante italiano e sports bar em Miami: Sylvano.
A gastronomia em Miamitem se sofisticado nos últimos tempos e o que não faltam são restaurantes italianos. Mas, como em toda cidade com muitos turistas, é difícil destacar o que realmente vale a pena. Pois o Sylvano, em South Beach, é um deles.
O dono, Sylvanno Carrara, nascido em Bergamo e radicado em Miami há quase vinte anos, abriu o restaurante há sete, mas mudou o estabelecimento para o atual endereço desde Outubro do ano passado, para um lugar mais exclusivo, com um agradável jardim, onde é possível comer ao ar livre praticamente durante todo o ano.
Com um ambiente familiar que mistura turistas – inevitável quando se está em South Beach – e moradores da cidade, o Sylvano é o tipo de lugar que os locais frequentam sabendo que vão encontrar alguém conhecido. Sendo que ele é uma referência para quem gosta de esporte, já que transmite a maioria dos jogos, do nosso futebol ao basquete, passando pelo futebol americano. Durante os grandes campeonatos, vira point!
Seja para comer uma pizza, um spaghetti ou risotos, a preços razoáveis com gente animada, Sylvano é sempre uma opção simpática em Miami. Destaque para o ravioli de zucchini com trufas! Estando na cidade, já sabe, vá conhecer o um restaurante italiano e sports bar em Miami: Sylvano.
Indo pra Miami? Nossa dica de hospedagem é o The Hotel, com ótima localização, já que é possível ficar por ali sem alugar carro. E atenção: se você reservar no site do hotel e usar o código youmustgo você ganha uma série de benefícios. Clique aquipara entender melhor.
The Village no Parque Gulfstream é um shopping no mínimo diferente em Miami.
Imagine um shopping que une lojas incríveis de decoração, de roupa, restaurantes, bares, cassino e hipódromo. Mistura excêntrica? Pode ser, mas é assim que funciona a The Village at Gulfstream Park em Hallandale Beach, pertinho de Aventura, em Miami.
A Z Gallerie é imperdível, tudo de muito bom gosto! Dá vontade de remobiliar a casa inteira! E os preços, em comparação com o Brasil, parecem brincadeira. A Container Store é o máximo para quem gosta de arrumações, com caixas, utilitários, cabides, malas e tudo mais que você possa imaginar com vários tipos de formatos, cores e tamanhos.
Desde 1939 o Gulfstream Park existe como hipódromo mas só nos últimos anos ele foi reformado para virar um centro de lazer com diversões múltiplas, shows, priorizando a área ao ar livre sem perder a atmosfera inicial de corridas de cavalo. Um programa para gostos bem variados.