Os vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2023

Na noite desta terça-feira, 24, conhecemos os vencedores da 27ª edição do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2023, que aconteceu no Hotel Fairmont, em Copacabana. Um time de peso da gastronomia carioca estave presente, assim como nós, do You Must Go!, afinal, nossa editora-chefe Renata Araújo faz parte do time de colunistas da Veja Rio. Portanto, fizemos a cobertura completa para poder compartilhar aqui todos os detalhes da premiação mais antiga do Rio. Ao todo, foram 37 categorias que elegeram os melhores bares, restaurantes e comidinhas da cidade. Tarefa árdua para o júri, afinal, neste último ano o Rio de Janeiro tem ganhado ótimas opções gastronômicas, para nossa sorte. Portanto, vamos então aos ganhadores!

Aproveite para ler também mais dicas do Rio:

Aliás, se você tem planos de ir para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2023

Foi uma noite de festa e confraternização em prol da gastronomia, com a presença de chefs, jornalistas, assessores, empresários, confeiteiros, mixologistas e trabalhadores do setor. A cerimônia foi conduzida pela atriz Erika Januza e a editora-chefe da Veja Rio, Fernanda Thedim. Personalidades diversas como artistas, políticos e empresários foram os responsáveis por entregar os prêmios.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Bares e Comidinhas pelo júri da Veja Rio

O Empório Jardim, da chef Paula Prandini, garantiu mais um prêmio de melhor café da manhã do Rio! Pioneiro no conceito de servir café da manhã o dia inteiro, neste ano abriram mais uma linda casa no palacete da Firjan, em Botafogo. Já a The Slow Bakery, padaria artesanal com unidades no LeblonBotafogo e Jardim Botânico, levou o título de melhor pão do Rio.

A melhor carta de cervejas ficou para o Brewteco, do empresário e sócio Rafael Amaral, conhecido pelas centenas de rótulos. O gastrobar Nosso, em Ipanema, do chef Bruno Katz, foi eleito o melhor lugar para ir a dois, enquanto o Sel D’Ipanema conquistou o primeiro lugar na categoria melhor quiosque do Rio. Por fim, Alex Mesquita foi consagrado o Bartender do Ano pelo seu trabalho no badalado Elena, que têm movimentado o Horto.

Os melhores restaurantes do Rio

O Càm O’n, da chef Ana Carolina Garcia, que chegou este ano na Zona Sul, em Botafogo, levou o prêmio de melhor asiático do Rio! Enquanto isso, o Rudä, em Ipanema, do chef Danilo Parah, foi eleito o melhor restaurante de comida brasileira, com sua culinária afetiva e influências das regiões Nordeste e Sudeste.  

Certamente ficamos muito felizes e orgulhosas com a vitória do Malta Beef Club na categoria de melhor carne do Rio! Afinal, você já leu aqui no YMG! que a jornalista Renata Araújo é Embaixadora do grupo. Além disso, o Ocyá, sob comando do chef Gerônimo Athuel, ficou com o troféu de melhor restaurante de peixes e frutos do mar.

Alta gastronomia no Comer & Beber

O craque chef Rafa Costa e Silva recebeu o título de melhor cozinha de autor com o seu refinado Lasai. Com uma estrela Michelin, o balcão tem apenas oito lugares. Assim, o título de melhor restaurante japonês do Rio ficou com o Haru, em Copacabana, do chef e empresário Menandro Rodrigues.

Entre as novas categorias, por exemplo, está a melhor trattoria moderna, que teve como vencedor o Babbo Osteria, em Ipanema, do querido chef Elia Schramm. E na Vale a Viagem, entretanto, foram agraciados três estabelecimentos na Serra, em Niterói e Búzios. Neste último, o sensacional Rocka, em Búzios, do chef Gustavo Rinkevich, levou a melhor.

Os melhores do Rio

O consagrado chef Claude Troisgros levou a melhor na categoria francês com o Chez Claude. De fato, um excelente restaurante! Na cozinha da excelente Casa 201, novidade no Jardim Botânico, João Paulo Frankenfeld foi homenageado como chef revelação. Já o troféu de chef do ano foi para Rafa Gomes, que comanda o Itacoa, Tiara e TinTin.

Além disso, outra nova categoria foi a melhor cozinha de hotel, representada pelo Cipriani, o italiano estrelado do Belmond Copacabana Palace. A melhor pizza do Rio ficou com Ferro e Farinha, do irreverente chef Sei Shiroma, enquanto o Lima, do chef Marco Espinoza, garantiu o prêmio de melhor peruano, e, por fim, o Rancho Português considerada a melhor casa portuguesa da cidade.

Causa social e Sustentabilidade

Também foram premiados dois nomes de destaque nas áreas de sustentabilidade e causa social. Assim, a chef Tati Lund, do .Org Bistrô, foi premiada por suas iniciativas sustentáveis no restaurante da Barra, enquanto João Diamante, à frente da lanchonete colaborativa É Nóis ganhou na categoria Causa Social.

Finalmente, para conferir a lista completa dos vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2023, é só clicar aqui. Enquanto isso, o Guia poderá ser encontrado nas bancas a partir deste domingo, 29.

vencedores do Prêmio Veja Rio Comer&Beber
Aliás, o guia completo do Prêmio Veja Rio Comer&Beber 2023

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Outubro de 2023.
Fotos: Duda Vétere, Renata Araújo, Reginaldo e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: