Casa 201: alta gastronomia no Jardim Botânico, do chef João Paulo Frankenfeld

Que tal ter uma experiência de alta gastronomia no Jardim Botânico? E ainda em um ambiente intimista, como se estivesse na casa de um amigo? Então você precisa conhecer a novíssima Casa 201, que tem no comando o experiente chef João Paulo Frankenfeld. Brasileiro, mas com descendência alemã, já passou por estabelecimentos estrelados na Borgonha e em Paris, e trabalhou com mestres da gastronomia, como, por exemplo, Guy Savoy e Gordon Ramsey. Com menu degustação de oito etapas, e aberto apenas para o jantar, o restaurante conta com apenas 20 lugares, portanto, é preciso fazer reserva! De fato, um verdadeiro deleite para quem gosta de comer (muito) bem!

Aproveite para ler também mais dicas do que fazer e onde comer no Rio:

Aliás, se você tem planos de ir para o Rio, confira aqui nossa seleção dos melhores hotéis e não esqueça de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Alta gastronomia no Jardim Botânico

A Casa 201 tem ambiente elegante e acolhedor, com decoração feita pela própria sócia, Cris Julião. As paredes são de tijolinhos e a cozinha aberta permite que a gente acompanhe o trabalho da equipe na cozinha. Certamente temos a impressão de estar, de fato, sendo recebido na casa de amigos, tamanha simpatia e aconchego.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O menu degustação, que muda a cada três meses, é elaborado com técnicas de cozinha francesa e toque autoral, criativo e afetivo do chef. Começamos o nosso jantar com pães de fermentação natural fabricados na casa, três variedades de charcutaria (uma das estrelas da cozinha de Frankenfeld, e que permanecerão durante a mudança de menus), picles e mostarda. Entre os aperitivos, estão tartellete de lagosta com ovo brouiller e maçã verde, crocante de milho com cordeiro, aioli e caviar mujol, e a cavalinha curada, com iogurte da casa. Além disso, há também uma amuse bouche surpresa.

Já de entradas, tivemos pratos como, por exemplo: delicadas vieiras grelhadas com boudin blan de baunilha, macadâmia, salsa e alcaparra, e o surpreendente tortelli de rabada com tutano e shitake. De principal, o cordeiro em crosta é servido com couve e alface romana braseadas com tarte tatin de cebola.

Menu degustação na Casa 201

Como um autêntico francês, antes da sobremesa temos os queijos! A seleção vem com alguns queijos da casa, outros brasileiros e também compotas de frutas. Para limpar o paladar, sorbet de azedinha, com limão galego e coco. Finalizamos com a choux de maçã com caramelo, baunilha, sorvete de cerveja de trigo e calvados, uma bebida alcoólica destilada, originária da Baixa-Normandia, França.

Portanto, um jantar cativante em todos os sentidos, em um ambiente como você nunca viu no Rio! Certamente, vale a pena ter esta fantástica experiência de alta gastronomia no Jardim Botânico.

A Casa 201 funciona de terça a sábado, para grupos de 2 a 8 pessoas.

End: R. Lopes Quintas, 201 – Jardim Botânico

Por Renata Araújo. Agosto de 2023.
Fotos: Alex Woloch e Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!