A culinária portuguesa é conhecida pela sua fartura e ingredientes de alta qualidade. Se você já foi para Portugal, certamente sabe do que estamos falando! O Rio de Janeiro recebeu inúmeros imigrantes europeus desde o século XVIII. Portanto, nada mais natural que a cidade ofereça uma variedade de casas com legítimos pratos lusitanos. Confira então neste post 5 restaurantes portugueses no Rio. Aproveite também para conhecer 5 quiosques no Rio.

+Reserve aqui seu hotel pelo menor preço

Restaurantes portugueses no Rio

Adegão Português

Com casas na Barra, Ipanema e São Cristóvão, o Adegão é um dos restaurantes mais tradicionais de culinária portuguesa no Rio. A matriz, em São Cristovão, foi aberta em 1964 por um grupo de quatro imigrantes. Eles  tinham como objetivo trazer fartura e  ingredientes típicos de Portugal. Sem dúvidas, os destaques do cardápio são os clássicos pratos, como, por exemplo, bacalhau, como o Lagareiro e o de Natas.

Ambiente Adegão Português - Barra

Ambiente Adegão Português – Barra

Bacalhau ao Brás

Bacalhau ao Brás

Na hora da sobremesa, os doces portugueses não decepcionam como, por exemplo, pastéis de nata, encharcada, ovos moles e também pudim de claras.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Natas do Céu

Natas do Céu

Endereços: Campo de São Cristóvão, 212 – São Cristóvão/Rio Design Barra, Shopping Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777/R. Barão da Torre, 248 – Ipanema

Antiquarius – FECHADO

Mais uma tradição portuguesa no Rio, ou melhor, no bairro do Leblon. O restaurante foi inaugurado em 1977 e já ganhou diversos prêmios, como, por exemplo, de melhor couvert no Rio Show Gastronomia 2016. E além disso,  de melhor português, no Rio Show Gastronomia 2015. Com ambiente clássico, sofisticado e muito aconchegante, o restaurante é antes de mais nada conhecido por ser frequentado por artistas, empresários e famílias da classe alta carioca.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Ambiente

O couvert é certamente um dos destaques. Ou seja, não à toa ganhou o prêmio. Ele reúne, portanto, opções de petiscos deliciosos, como risole, croquete e bolinho de bacalhau, queijo derretido, pão de alho e tâmara com bacon. Os pratos são super bem servidos e ótimos para dividir. Além do tradicional bacalhau, a cataplana de frutos do mar com arroz de amêndoas e o polvo grelhado com arroz de brócolis são ótimas sugestões. Finalmente, a hora da sobremesa também é um capitulo à parte, com os doces lusitanos.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Couvert certamente muito bem servido

Bacalhau à Lagareira

Bacalhau à Lagareira: clássico

Endereço: R. Aristídes Espínola, 19 – Leblon

Da Silva

Comida portuguesa de qualidade e com preço acessível. Esse é lema do Da Silva. No Centro e em Botafogo, a casa apresenta receitas clássicas de Portugal em serviço a quilo e bufê na hora do almoço e à la carte, no jantar. Na casa mais recente, na Barra da Tijuca, o ambiente é mais moderno e o cardápio, à la carte. Nas entradas típicas,  bolinhos de bacalhau e paio na bagaceira.

Ambiente da Barra da Tijuca, no Casa Shopping

Ambiente da Barra da Tijuca, no Casa Shopping

Os pratos principais chegam à mesa bem servidos, como o Bacalhau do mar, lombo de bacalhau, aspargos frescos, vôngoles, polvo e batata cozida. Ou então, o Camarão embriagado, flambado no vinho do Porto, creme de leite, manteiga de ervas, castanha e arroz melado no molho de ervas com castanhas. Finalmente, de sobremesa, doces portugueses famosos como por exemplo, o estrogonofe de nozes e brigadeiro e também a Siricaia, leite condensado com ovos e canela gratinada.

Bacalhau do Mar

Bacalhau do Mar

Strogonoff de brigadeiro e mil folhas de ovos moles

Strogonoff de brigadeiro e mil folhas de ovos moles

Endereços:Av. Graça Aranha, 187 – Centro/Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400/Avenida Ayrton Senna, 2150 – Casa Shopping

Gruta de Santo Antônio

O restaurante foi fundado no fim dos anos 70 em Niterói. Hoje é comandado por Henriqueta Henriques, viúva do fundador, e seus dois filhos. Já ganhou vários prêmios, como o de melhor português pela Revista Época e de melhor restaurante de frutos do mar pelo Jornal O Globo, no Prêmio Água na Boca. O ambiente é legítimo português com pratos pendurados na parede. Além disso, ele conta com uma adega climatizada, com mais de 3.000 garrafas.

5 restaurantes portugueses no Rio 3

Ambiente

Entre os pratos clássicos do cardápio, destaque para o Bacalhau Gruta de Santo Antônio, lombo do peixe cozido, servido com batatas, ovos, cebolas, brócolis, camarões e alho frito. É claro que os doces tradicionais são um sucesso, como o toucinho do céu, ovos moles e pastel de santa clara.

Bacalhau Gruta de Santo Antonio

Bacalhau Gruta de Santo Antonio

Endereço: R. Silva Jardim, 148 – Centro, Niterói

Rancho Português

Ele é vencedor do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2016. Antes de mais nada, o Rancho já era um sucesso em São Paulo quando desembarcou no Rio, em 2015. A localização é privilegiada, já que fica de frente para a Lagoa, uma das mais belas vistas da cidade. A decoração do belo casarão remete de imediato à terrinha, com seus painéis de azulejos azuis, toalhas brancas e pratos Vista Alegre, coloridos, pendurados na parede.

A vista do Rancho Português

A vista do Rancho Português

São dois andares. No primeiro, batizado Sala D. João VI, são 78 lugares, adega e bar. Enquanto no segundo piso, chamado Sala Dom Pedro I, são 32 lugares, com destaque para a vista. O cardápio é recheado de pratos clássicos como, por exemplo, bolinhos de bacalhau, Polvo à Provençal Bacalhau à Narciso e Bacalhau à Moda do Rancho. A bandeja de sobremesas certamente é o que chama mais a atenção. São diversas opções, como pudim do abade de priscos, toucinho do céu, encharcada, pudim de claras e rocambole de laranja. Nossa última dica da lista de restaurantes portugueses no Rio.

A bandeja de doces

A bandeja de doces

Endereço: R. Maria Quitéria, 136 – Ipanema

Por: Equipe YMG

Fotos: Monica Barros, Renata Araujo, Duda Vétere e Divulgação

Janeiro de 2017

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.