A culinária portuguesa é conhecida pela sua fartura e ingredientes de alta qualidade. Se você já foi para Portugal, certamente sabe do que estamos falando! No Rio de Janeiro, encontramos restaurantes que trazem no cardápio pratos típicos da terrinha. Confira neste post 5 restaurantes portugueses no Rio:

Adegão Português

Com casas na Barra, Ipanema e São Cristóvão, o Adegão é um dos restaurantes mais tradicionais de culinária portuguesa no Rio. A matriz, em São Cristovão, foi aberta em 1964 por um grupo de quatro imigrantes, que tinham como objetivo trazer a fartura e os ingredientes típicos de Portugal para a cidade. Sem dúvidas, os destaques do cardápio são os clássicos pratos com bacalhau, como o Lagareiro e o Bacalhau de Natas.

Ambiente Adegão Português - Barra

Ambiente Adegão Português – Barra

Bacalhau ao Brás

Bacalhau ao Brás

Na hora da sobremesa, os doces portugueses não decepcionam com pastéis de nata, encharcada, ovos moles e pudim de claras.

Natas do Céu

Natas do Céu

Endereços: Campo de São Cristóvão, 212 – São Cristóvão/Rio Design Barra, Shopping Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777/R. Barão da Torre, 248 – Ipanema

Antiquarius

Mais uma tradição portuguesa no Rio, ou melhor, no bairro do Leblon. O restaurante foi inaugurado em 1977 e já ganhou diversos prêmios como de melhor couvert no Rio Show Gastronomia 2016 e melhor português no Rio Show Gastronomia 2015. Com ambiente clássico, sofisticado e muito aconchegante, o restaurante é conhecido por ser frequentado por artistas, empresários e famílias da classe alta carioca.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Ambiente

O couvert é um dos destaques, não à toa ganhou o prêmio, e reúne opções de petiscos deliciosos, como risole, croquete e bolinho de bacalhau, queijo derretido, pão de alho e tâmara com bacon. Os pratos são super bem servidos e ótimos para dividir. Além do tradicional bacalhau, a cataplana de frutos do mar com arroz de amêndoas e o polvo grelhado com arroz de brócolis são ótimas sugestões. A hora da sobremesa também é um capitulo à parte com os doces portugueses.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Couvert

Bacalhau à Lagareira

Bacalhau à Lagareira

Endereço: R. Aristídes Espínola, 19 – Leblon

Da Silva

Comida portuguesa de qualidade e com preço acessível, esse é o Da Silva. No Centro e em Botafogo, a casa apresenta receitas clássicas de Portugal em serviço a quilo e bufê na hora do almoço e à la carte, no jantar. Na casa mais recente, na Barra da Tijuca, o ambiente é mais moderno e somente à la carte. No cardápio, entradas típicas como bolinhos de bacalhau e paio na bagaceira.

Ambiente da Barra da Tijuca, no Casa Shopping

Ambiente da Barra da Tijuca, no Casa Shopping

Os pratos principais chegam à mesa bem servidos, como o Bacalhau do mar, lombo de bacalhau, aspargos frescos, vôngoles, polvo e batata cozida e o Camarão embriagado, flambado no vinho do Porto, creme de leite, manteiga de ervas, castanha e arroz melado no molho de ervas com castanhas. De sobremesa, doces portugueses famosos como o estrogonofe de nozes e brigadeiro e a Siricaia, leite condensado com ovos e canela gratinada.

Bacalhau do Mar

Bacalhau do Mar

Strogonoff de brigadeiro e mil folhas de ovos moles

Strogonoff de brigadeiro e mil folhas de ovos moles

Endereços:Av. Graça Aranha, 187 – Centro/Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400/Avenida Ayrton Senna, 2150 – Casa Shopping

Gruta de Santo Antônio

O restaurante foi fundado no fim dos anos 70 em Niterói, e hoje é comandado por Henriqueta Henriques, viúva do fundador, e seus dois filhos. Já ganhou vários prêmios, como o de melhor português pela Revista Época e de melhor restaurante de frutos do mar pelo Jornal O Globo no Prêmio Água na Boca. O ambiente é típico português com pratos pendurados na parede, além de uma adega climatizada com mais de 3.000 garrafas.

5 restaurantes portugueses no Rio 3

Ambiente

Entre os pratos clássicos do cardápio, destaque para o Bacalhau Gruta de Santo Antônio, lombo do peixe cozido, servido com batatas, ovos, cebolas, brócolis, camarões e alho frito. É claro que os doces tradicionais são um sucesso, como o toucinho do céu, ovos moles e pastel de santa clara.

Bacalhau Gruta de Santo Antonio

Bacalhau Gruta de Santo Antonio

Endereço: R. Silva Jardim, 148 – Centro, Niterói

Rancho Português

Vencedor do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2016 de melhor português do Rio, o Rancho já era um sucesso em São Paulo quando desembarcou no Rio em 2015. A localização é privilegiada, já que fica de frente para a Lagoa, uma das mais belas vistas da cidade. A decoração do belo casarão remete de imediato à terrinha, com seus painéis de azulejos azuis, toalhas brancas e pratos Vista Alegre, coloridos, pendurados na parede.

A vista do Rancho Português

A vista do Rancho Português

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio

Ambiente

São dois andares, o primeiro, batizado Sala D. João VI, conta com 78 lugares e abriga a adega e o bar. Já no segundo andar, chamado Sala Dom Pedro I, são 32 lugares, com destaque para a vista. O cardápio é recheado de pratos clássicos como bolinhos de bacalhau,Polvo à Provençal Bacalhau à Narciso e Bacalhau à Moda do Rancho. A bandeja de sobremesas é o que chama mais a atenção, com diversas opções como pudim do abade de priscos, toucinho do céu, encharcada, pudim de claras e rocambole de laranja.

Rancho Português, restaurante lusitano no Rio 8

Bacalhau

A bandeja de doces

A bandeja de doces

Endereço: R. Maria Quitéria, 136 – Ipanema

Fotos: Monica Barros, Renata Araujo, Duda Vétere e Divulgação

Janeiro de 2017

Leia mais:

Feijoadas de Carnaval no Rio

Hits do verão no Rio

7 hotéis com Day Use no Rio

10 dicas para sua mala de verão

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.