Os novos rótulos italianos na Bottega del Vino, foram apresentados em um almoço harmonizado e comandado pelo sommelier Dionísio Chaves junto com o italiano Nicola Giorgio na unidade do Leblon. Na carta, oito novos rótulos entre vinhos tintos, brancos e proseccos. O You Must Go, é claro, foi conferir de perto e degustar algumas taças muito bem harmonizadas com o delicioso almoço preparado especialmente para a ocasião.

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Ótima oportunidade de avaliar com quais tipos de pratos esses novos rótulos, que são o que há de melhor em vinho italiano, combinam. Antes de começar a sério a degustação, os presentes foram tendo uma pequena amostra do que a casa costuma oferecer. Um coquetel muito leve, ideal para dias de calor, que combinou bem com o Prosecco D.O.C Treviso, com torradinhas com carpaccio de namorado e flor de sal.

Bottega del vino

Particularmente, acho que combinaram melhor ainda com as bruschettas de tomate, búfala e presunto Parma, também servidas como tira gosto. Uma das qualidades desse prosecco é que mesmo depois que o gás se perde algum tempo após ser servido, ele se mantém com a acidez equilibrada, o que faz uma diferença enorme em relação a outros espumantes que perdem muito em sabor e consistência até a garrafa ser totalmente consumida.

Bottega del vino

Entre as opções selecionadas pelo sommelier Dionísio para harmonizar com as receitas elaboradas por Nicola, um dos grandes vinhos apresentados na ocasião foi o Nina Incrocio Manzoni 2012, um dos preferidos da maioria ali. Dono de um equilíbrio aromático incrível, é um vinho que derruba qualquer resistência. Também provamos o Ca’Di Rajo Pinot Grigio 2013, uva típica do norte da Itália,que casou perfeitamente com a entrada chamada Fantasia Mediterrânea. Supersaborosa, foi preparada com vieiras defumadas com creme de pimentão, tartare de salmão e polvo, que estava especialmente crocante.

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Chegou então a hora do primeiro prato, um risoto de cogumelo funghi, harmonizado com os vinhos Ca’Di Rajo Raboso Sangue del Diavolo e Chianti D.O.C.G. ¨Filetto¨ Poggio Nicitiaia 2012. O primeiro marcou mais por ter um aroma mais frutado, com acidez no paladar na medida certa.

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Em meio aos pratos sendo servidos, tivemos oportunidade de provar o azeite e azeitonas com alho vindos diretamente de Creta, na Grécia. Extremamente saborosos, conquistaram a todos que não deixaram sobrar uma azeitona para contar história! Vale a pena procurar esses produtos nas casas especializadas, dão um sabor muito especial e presente a qualquer entradinha.

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

No segundo e último prato, fomos de medalhão au poivre com batata rústica, que chegou acompanhado de um dos vinhos mais aguardados, o Barolo Massimo Rattalino 2008. A garrafa com esse vinho de maciez sempre presente e coloração rubi, acabou rapidamente, o que mostra sua excelência e faz jus à sua reputação. A recomendação é a de que o Barolo deve sempre ser aberto 10 anos após sua safra.

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

E para finalizar, o sensacional trio de sobremesa foi acompanhado pelo Prosecco Epsilon Platinum Dry, uma combinação muito bem elaborada. O mosaico de doces consistia em uma mini bomba de chocolate, tartelette de frutas e brownie. Irresistível e perfeito com o vinho escolhido. Com notas de maçã, limão e grapefruit, por serem frutas menos doces, provocam o equilíbrio certo com toda a doçura da sobremesa.

Bottega del vino

A Bottega del Vino acertou do início ao fim na harmonização. É até difícil dizer qual o melhor vinho degustado, o que é sempre um bom motivo para voltar e provar mais rótulos!

Texto e Fotos por Monica Barros

Maio de 2015.

Leia mais:

Casa Flora apresenta novos vinhos californianos

Yalla, restaurante árabe no Leblon

Menu de outono do Rubaiyat Rio

Quadrifoglio, um clássico no Jardim Botânico

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.