Categorias: Brasil Gastronomia

Novos rótulos italianos na Bottega del Vino

Os novos rótulos italianos na Bottega del Vino, foram apresentados em um almoço harmonizado e comandado pelo sommelier Dionísio Chaves junto com o italiano Nicola Giorgio na unidade do Leblon. Na carta, oito novos rótulos entre vinhos tintos, brancos e proseccos. O You Must Go, é claro, foi conferir de perto e degustar algumas taças muito bem harmonizadas com o delicioso almoço preparado especialmente para a ocasião.

Ótima oportunidade de avaliar com quais tipos de pratos esses novos rótulos, que são o que há de melhor em vinho italiano, combinam. Antes de começar a sério a degustação, os presentes foram tendo uma pequena amostra do que a casa costuma oferecer. Um coquetel muito leve, ideal para dias de calor, que combinou bem com o Prosecco D.O.C Treviso, com torradinhas com carpaccio de namorado e flor de sal.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Particularmente, acho que combinaram melhor ainda com as bruschettas de tomate, búfala e presunto Parma, também servidas como tira gosto. Uma das qualidades desse prosecco é que mesmo depois que o gás se perde algum tempo após ser servido, ele se mantém com a acidez equilibrada, o que faz uma diferença enorme em relação a outros espumantes que perdem muito em sabor e consistência até a garrafa ser totalmente consumida.

Entre as opções selecionadas pelo sommelier Dionísio para harmonizar com as receitas elaboradas por Nicola, um dos grandes vinhos apresentados na ocasião foi o Nina Incrocio Manzoni 2012, um dos preferidos da maioria ali. Dono de um equilíbrio aromático incrível, é um vinho que derruba qualquer resistência. Também provamos o Ca’Di Rajo Pinot Grigio 2013, uva típica do norte da Itália,que casou perfeitamente com a entrada chamada Fantasia Mediterrânea. Supersaborosa, foi preparada com vieiras defumadas com creme de pimentão, tartare de salmão e polvo, que estava especialmente crocante.

Chegou então a hora do primeiro prato, um risoto de cogumelo funghi, harmonizado com os vinhos Ca’Di Rajo Raboso Sangue del Diavolo e Chianti D.O.C.G. ¨Filetto¨ Poggio Nicitiaia 2012. O primeiro marcou mais por ter um aroma mais frutado, com acidez no paladar na medida certa.

Em meio aos pratos sendo servidos, tivemos oportunidade de provar o azeite e azeitonas com alho vindos diretamente de Creta, na Grécia. Extremamente saborosos, conquistaram a todos que não deixaram sobrar uma azeitona para contar história! Vale a pena procurar esses produtos nas casas especializadas, dão um sabor muito especial e presente a qualquer entradinha.

No segundo e último prato, fomos de medalhão au poivre com batata rústica, que chegou acompanhado de um dos vinhos mais aguardados, o Barolo Massimo Rattalino 2008. A garrafa com esse vinho de maciez sempre presente e coloração rubi, acabou rapidamente, o que mostra sua excelência e faz jus à sua reputação. A recomendação é a de que o Barolo deve sempre ser aberto 10 anos após sua safra.

E para finalizar, o sensacional trio de sobremesa foi acompanhado pelo Prosecco Epsilon Platinum Dry, uma combinação muito bem elaborada. O mosaico de doces consistia em uma mini bomba de chocolate, tartelette de frutas e brownie. Irresistível e perfeito com o vinho escolhido. Com notas de maçã, limão e grapefruit, por serem frutas menos doces, provocam o equilíbrio certo com toda a doçura da sobremesa.

A Bottega del Vino acertou do início ao fim na harmonização. É até difícil dizer qual o melhor vinho degustado, o que é sempre um bom motivo para voltar e provar mais rótulos!

Texto e Fotos por Monica Barros

Maio de 2015.

Leia mais:

Casa Flora apresenta novos vinhos californianos

Yalla, restaurante árabe no Leblon

Menu de outono do Rubaiyat Rio

Quadrifoglio, um clássico no Jardim Botânico

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Único hotel do Brasil com Safari: Portobello Resort

Que tal conhecer o único hotel do Brasil com safari? O Portobello Resort é um…

22 horas atrás

Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

A trilha na Floresta da Tijuca é um passeio de imersão na natureza que vale…

2 dias atrás

Bühler: hotel charmoso em Visconde de Mauá

Bühler é um hotel charmoso em Visconde de Mauá. Neste post, você vai descobrir tudo…

3 dias atrás

Dia Mundial do Pão: veja onde comemorar

Dia Mundial do Pão. Este alimento que está sempre presente na nossa mesa e nós…

4 dias atrás

Art Rio 2020 inaugura com modelo inédito

A Art Rio 2020 está com um modelo inédito. Mas promente muito entretenimento aos seus…

5 dias atrás

Roda Gigante do Rio tem desconto para cariocas

Roda Gigante do Rio tem desconto para os cariocas aproveitarem para dar uma de turista…

6 dias atrás