O italiano Michele Petenzi é o novo chef do Alloro, o restaurante do Hotel Miramar by Windsor em Copacabana. Aliás, se você nos acompanha lembra que já me hospedei lá e saí muito satisfeita. Portanto, estava animada para conferir de perto esta novidade. Com apenas 34 anos, mas bastante experiência, o cozinheiro passou por restaurantes estrelados, como o Mirazur, na França, e é PHD em química, o que de fato o ajuda na elaboração dos pratos; deliciosos, inclusive. Veja como foi o meu almoço em detalhes a seguir! Além disso, leia também qual o hambúrguer preferido dos chefs e o mais novo hotel de luxo em Santa Teresa.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Menu do novo chef do Alloro

No novo cardápio, o chef Michele resgatou sabores afetivos e criou releituras de clássicos italianos, como, por exemplo o Spaghetti à Carbonara. Além disso, outra característica dele é o uso de ingredientes italianos e brasileiros, unindo as duas culinárias. As apresentações certamente também ficaram mais joviais.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

De entrada, difícil decidir entre o crudo de salmão, com abacate, água de tomate, sorvete de azeite de oliva, azeite de coentro e a carne cruda, mignon na ponta da faca, ovo de codorna, holandês trufado e avelãs.

De principais fui no criativo Risoto alla Amalfitana, com molho de tomate e ervas, tartare de covaca e creme de burrata. Além disso, há também tagliatelle com ragu à bolonhesa e salmão com arroz negro e favas.

+ O melhor pão do Rio: Slow Bakery

+Novo Galeto Rainha, no Leblon

Já as sobremesas estavam com apresentação extremamente cuidadosa e ao mesmo tempo saborosas. A mousse de maçã, com coração de maçã assada, passas, figos, crumble de nozes e canela, por exemplo, surpreendeu!

A sobremesa lindíssima

Realmente o novo menu do restaurante do Miramar traduz a juventude, leveza, frescor, técnica e originalidade do excelente profissional italiano. Portanto, que sorte a nossa!

+Onde comer pudim no Rio e em São Paulo

Aliás, vale relembrar que o Alloro é aberto para não-hóspedes e está funcionando com uma série de medidas de higiente e segurança por conta do COVID.

Mais sobre o chef Michele Petenzi

Italiano da Lombardia, Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia. Iniciou sua trajetória na gastronomia trabalhando como personal chef em casas na Itália e França. Em 2015, veio para o Brasil e não saiu mais. Comandou o Il Borgo del Conte, em Botafogo, foi chef consultor do Satyricon, em Ipanema, e também do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a cozinha do Quadrifoglio, na Barra. Após uma pausa em 2020, retorna à frente do Alloro. Além disso, também participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

+Locale Tratoria: novo italiano em São Paulo

Com o chef Michele Petenzi

Texto e fotos por Renata Araújo. Maio de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.