A gastronomia japonesa sempre faz sucesso, e no Rio de Janeiro está bem representada com restaurantes de ótima qualidade que estão sempre inovando e se reinventando. Confira as novidades nos restaurantes japoneses do Rio:

Azumi

O tradicional restaurante japonês de Copacabana acaba de lançar, pela primeira vez em 27 anos, um cardápio executivo para o almoço (12h-15h). A família Ohara preparou pratos especiais para receber o público da Olimpíada, com 13 opções de Teishoku, que vem em caixinhas, a partir de R$50.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 7

Entre os pratos, destaque para o Tempura Teishoku, com arroz, tempura, sopa, nimono, dashimaki e tsukemono e o Rice Curry, que inclui sopa, curry, nimono, tonkatsu, tsukemono e ovo.

Leia aqui: Novidades em Copacabana para a Olimpíada

Endereço: R. Min. Viveiros de Castro, 127 – Copacabana

Gurumê

O restaurante do Fashion Mall traz autênticos pratos nipônicos mas com um toque carioca. Além do ambiente moderno e despojado, agora o Gurumê traz novidades para o cardápio para agradar a todos, até os que não são muito fãs de sushis e sashimis.

Gurumê, o restaurante japonês do Fashion Mall

O menu ganhou uma nova seção especialmente para o Wagyu, uma das carnes bovinas mais nobres. Destaque para  tataki de wagyu ao molho ponzo especial, a dupla de sushi de Wagyu maçaricados com flor de sal e gotas de limão siciliano e claro, o mini cheeseburguer com carne de Wagyu e cebola roxa no shoyo, feitos no pão Ban, acompanhados de chips de baroa ao teriaki. Simplesmente delicioso!

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 2

Nos pratos quentes, o polvo grelhado ao pesto com purê de batata doce com castanha de caju e gengibre, shitake e tomate confit cereja também faz parte do novo cardápio de inverno.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 3

Leia aqui: Gurumê, o restaurante japonês do Fashion Mall

Endereço:  Fashion Mall, São Conrado Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – São Conrado

Sushi Leblon

Em comemoração aos 30 anos, um dos melhores restaurantes japoneses do Rio, lançou uma super novidade: um rótulo exclusivo em parceria com a cervejaria artesanal Wäls. A cerveja de trigo de receita belga é leve e muito refrescante, e leva gengibre, laranja e coentro, harmonizando muito bem com os pratos do restaurante.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 5

Leia mais: Sushi Leblon, o melhor japonês do Rio

O rótulo foi elaborados pelas designers Gabriela de Souza e Júlia Bougleux, da Bee Design, resgatando o dourado da sofisticação e a sensação de aconchego que o Sushi Leblon oferece.

Endereço:  Rua Dias Ferreira, 256 – Leblon

Origami

O restaurante está com 4 novas sugestões no menu como o Tai Spider, enrolados de alga com peixes variados, gengibre, cream cheese, massago, pimenta dedo de moça e raiz forte e o Raichi Roll, com 6 peças de salmão, pepino japonês, cream cheese, lichia e molho de limão siciliano.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 9

Endereço: Marques de São Vicente, 52, loja 144 – Shopping da Gávea – Gávea

Ten Kai

Nossos pedidos foram atendidos! Agora o Ten Kai abre também para o almoço das 12 às 16h (segunda/sexta) e 13 à 1h (sábado). O japonês com toques contemporâneos também vai oferecer um menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa por R$50, sendo que a cada semana o cardápio se altera. Destaque para os clássicos, como  a Salada Ten Kai, folhas crocantes com cubos de salmão e atum e o harumaki de banana caramelado.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 6

Há também a opção do cardápio à la carte.

Leia também: Ten Kai apresenta os destaques da casa

Endereço: R. Prudente de Morais, 1810 – Ipanema

Yumê

Com o clima da Olimpíada, o restaurante japonês resolveu homenagear o carioca com um dos seus pratos preferidos: a feijoada. O japonês do Jardim Botânico lançou a versão oriental, com farofa de gergelim torrado, couve crocante e manga em tiras para acompanhar. No lugar das carnes, encontramos lula, camarão, polvo e cavaquinha e feijão azuki, feijão moyashi, feijão bola verde, haddok inatura, missô, katsuobushi de ingredientes japoneses.

Novidades nos restaurantes japoneses do Rio 8

Acelga japonesa, arroz gohan, nirá, mandiopan e salada quente de cogumelos shiitake e shimeji também entram na versão oriental. O prato é servido apenas nos finais de semana, sábado e domingo.

Endereço:  Rua Pacheco Leão nº 758 – Jardim Botânico

Por Duda Vétere

Fotos: Maria Mattos, Tomás Rangel, Sérgio Pagano

Agosto de 2016

Leia mais:

5 hotéis novos no Rio de Janeiro

5 bares em Ipanema

Menu Olímpico nos restaurantes do Rio

Roteiro gastronômico para a Olimpíada, no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.