Brasil

Roteiro de Restaurantes com varanda no Rio

Publicado por
Duda Vetere

A procura por lugares abertos sempre foi prioridade para os cariocas. Afinal, nada que combine mais com nossa cidade. Certamente, a busca por espaços ao ar livre ficou ainda mais disputada, portanto, separamos sugestões relevantes de restaurantes com varanda no Rio! Fizemos uma seleção por bairros, com casas de diferentes culinárias. Ou seja, para todos os gostos!

Aproveite para ler mais:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferir nossas dicas de hotéis na cidade, e reserve direto AQUI com o booking!

Restaurantes com varanda no Rio

Barra da Tijuca

.Org Bistrô

Localizado na Barra da Tijuca, o restaurante certamente se destaca pela sustentabilidade e também pelo cardápio assinado pela chef Tati Lund de comidas naturais e orgânicas. Além disso, oferece delivery e trabalha com embalagens “conscientes”.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End:  Av. Olegário Maciel, 175| Tel: 21 2493-1791

+Ganic Lab: primeiro restaurante “plant based” do Rio

.Org Bistrô-restaurantes com varanda no rio
Pratos veganos!

D’ Amici

O tradicional e premiado italiano, D’Amici, com 20 anos de história no Leme, agora tem endereço na Barra também! São diversas novas opções no cardápio repaginado. Além disso, quem comanda a cozinha é o experiente Jesse Valentim Cavalcante ( ex do grupo Fasano). No cardápio, entradas apetitosas, como por exemplo, berinjela gratinada e cavaca com risoto de amêndoas, entre outras opções de principais.

End: R. Aléssio Venturi | Tel: 3796-5738

aspargos envoltos em presunto de Parma e manteiga de trufas negras
D’Amici na Barra

Botafogo

Càm O’n

O Càm O´n (que significa “Obrigado” em vietnamita) restaurante de culinária tailandesa fica localizado em botafogo, possui quatro diferentes ambientes, sendo dois deles externos. Uma boa opção para ir com a família, crianças e até pet! No cardápio do restaurante tailandês em Botafogo, há também criações autorais da chefe Ana Carolina Garcia, como, por exemplo, o curry vermelho artesanal com magret de pato, lichia e arroz jasmim tailandês (R$ 83), o mais picante de todos!

Endereço: R. Visc. de Caravelas, 111

Ambiente externo do Càm O’n
Mix da Chef do Càm O’n
Jardim do novo restaurante tailandês

Copacabana

Marine Restô

O Marine Restô, restaurante e bar do Fairmont Rio é ponto de encontro entre cariocas e turistas, coroado pela vista da praia de Copacabana. Antes de mais nada, comandado pelo chef francês Jerôme Dardillac, conta com pratos cheios de criatividade, com ênfase em frutos do mar. Enquanto isso, os excelentes doces são feitos pela pâtissière Leticia Cruz.

End: Av. Atlântica,4240| Tel: 21 2525-1232

+Novidades nos hotéis de luxo da França

Ipanema

Allma

Primeiro restaurante flexitariano no Rio oferece uma comida saudável, porém, sem radicalismos. Portanto, vai na tendência atual de consciência alimentar. Ou seja, o desperdício é zero e o uso de produtos industrializados também é evitado. Além disso, é um lugar agradabilíssimo, com grandes janelas, e mesas do lado de fora.

End: R. Joana Angélica, 184| Tel: 21 97957-4912

+Novos passeios no Rio com as vans do Corcovado

Restaurante Allma
Hambúrguer caseiro do Allma
Renata Araújo no Allma

Posì

Com o estilo do verão europeu, o restaurante italiano tem mesas na calçada para acomodar 34 pessoas. Sendo assim, a dica do YMG é sentar na varanda, ainda mais se for em grupo, o Posì possui uma mesa com 12 lugares. Primeiramente, peça de entrada, o carpaccio di polpo, ganha destque. Enquanto nos pratos principais, as massas são bem frescas e artesanais, com preparo diário e o linguado, robalo, pargo ou vermelho assado na brasa são incríveis!

End: Rua Aníbal de Mendonça, 158 | Tel: 21 3215-8668

Renata Araújo no Posì
Pupunha trufado na brasa, divino
Mesa para grupos com ombrelones

Venga

O bar de tapas mais famoso do Rio está a todo vapor! São várias opções no cardápio para matar a saudade da comida espanhola, como, por exemplo, as famosas paellas de diferentes sabores. Prove também a croqueta de jamón, de fato uma das nossas entradas favoritas.

End: Rua García D’avila, 147 | Tel: 21 2247-8535⠀ 

Fachada Venga Ipanema
Arroz vengano
Renata e Duda

Temakeria e Cia

Além da varanda, a Temakeria e Cia está também com algumas mesas na calçada para os que preferem comer ao ar livre. O restaurante tem tanto a opção do menu à la carte, com combinados como, por exemplo, o Desafio do Sushiman, quanto o rodízio, que é bem diversificado.

End: Rua Joana Angélica, 183. | Tel: 21 3437-4976

+Delivery de comida japonesa no Rio: testados e aprovados!

Combinado Desafio do Sushiman
Temakis da casa

Gajos d’Ouro

Novidade em Ipanema, o restaurante português é formado pelos antigos funcionários do famoso Antiquarius. No menu, sobretudo, os históricos arroz de pato, o bacalhau à Carlos Perico e o tradicional filé a portuguesa. Certamente heranças deixadas pelo tradicional estabelecimento que fechou há dois anos no Leblon.

 R. Aníbal de Mendonça, 31 – Ipanema, Rio de Janeiro 

Bacalhau à Minhota
salada de rúcula com pera, gorgonzola, nozes e mel trufado

La Carioca Cevicheria

Com uma pegada bem praiana, a casa peruana não poderia ficar fora das sugestões de restaurantes com varanda no Rio. A área ao ar livre é um lugar perfeito para pedir o carro-chefe do restaurante, os mais variados ceviches. Mas caso prefira, o cardápio também apresenta pratos quentes como, por exemplo, o Arroz Oriental. Além disso, recomendamos provar o Pisco Sour, típico drinque peruano.

End: Rua Garcia D`Avila, 173 |  Tel: 21 2522-8184

Restaurantes com varanda no rio- La Carioca Cevicheria
Plato LaCarioca
Ceviche Clássico

Maria e o Boi

Para os amantes de uma boa carne, Maria e o Boi é, de fato, uma boa recomendação! Incluso como Bib Gourmant no guia Michelin, o lugar é super charmoso, em um simpático casarão. A casa de carnes foge do óbvio, oferecendo cortes de primeira. mas com opções mais interessantes de acompanhamentos, onde a maioria deles passa pela grelha durante a preparação. Dessa forma, uma comida com raízes simples e tradicionais, mas criativas e melhor elaboradas que de costume.

End: Rua Maria Quitéria, 111 | Tel: 21 3502- 4634

restaurantes com varanda no rio- Maria e o Boi
Maria e o boi Ipanema

Rudä

Na movimentada Garcia D’Ávila, o restaurante Rudä do chef Danilo Parah traz receitas inspiradas na sua mãe e com toques contemporâneos. Tem ambiente refinado, mas acolhedor, com vários espaços distintos nos dois andares da casa, com direito a bar e varanda. As entradas, ideais para compartilhar, trazem referências de terra e mar como, por exemplo, o Trio de Ostras. Além disso, destaque de principais: a Carne de Sol e o Camarão com Palmito e, de sobremesa, optei pela Torta de Queijo Rudä.

End: Rua Garcia D’Ávila, 118

Rudä em Ipanema
Carne de sol
Excelente carta de vinhos

Jardim Botânico

Casa Camolese

Num casarão tombado e transformado em um dos bares mais descolados do Rio, a Casa Camolese é de fato um lugar único no Rio. A decoração é despojada enquanto o menu prioriza cervejas artesanais e comidinhas tipicamente cariocas, mas com personalidade. Além disso, sentar no deque é poder apreciar o o Cristo Redentor de perto e também as corridas do Jockey com um abençoando final de dia ao fundo!

End: Rua Jardim Botânico, 983 | Tel: 21 3514-8200

Um charme o pátio externo da Camolese!
Certamente a Casa Camolese tinha que estar no Guia
A vista da Camolese

Gávea

Guimas

O tradicional bistrô na Gávea é um típico restaurante de bairro. Portanto, seja para tomar um caipirinha ou um bloody mary acompanhados de pastéis, um bacalhau ou então, picadinho, uma comida com afeto em ótimo ambiente. Certamente uma das varandas mais cobiçadas do Rio.

End: Rua José Roberto Macedo Soares, 5 | Tel: 21 2259-7996

Proa

O restaurante da chef Joana Carvalho (dona também do Jojo Bistro, no Jardim Botânico), fica no Baixo Gávea, e tem ambiente super descontraído. Com mesas na calçada e um agradável salão, há também o belo bar de drinques e um terraço pra lá de simpático no segundo andar, com mesas ao ar livre. Especializado em frutos do mar, o cardápio reúne pratos de diferentes litorais pelo mundo, como Ásia, África, Europa e América Central, além do brasileiro, claro.

End: Praça Santos Dumont, 120 – Gávea. Delivery próprio, (99347-9689) Rappi e IFood.

Leblon

Clan BBQ

O premiado restaurante de carnes no Leblon tem especialidade na brasa, por onde passam mais de 80% das criações do menu. Além das carnes, há também peixes, legumes e frutos do mar. São 12 opções de acompanhamentos, entre farofas, arrozes, batatas e saladas. Com ambiente moderno e arrojado, o Clan BBQ é divido em três áreas: a varanda, de frente para o balcão com as grelhas e nos fundos da casa.

End: Rua Dias Ferreira, 233 b, Leblon

Corte Dry Aged impecável
Renata Araújo e o chef Renzo Garibaldi

CT Boucherie

Com uma agradável varanda e mesas espaçadas, o bistrô do chef Claud Troisgros, CT Boucherie é especializado em carnes. Entretanto, ele oferece diversas opções como frutos do mar, frangos e peixes. Além disso, é também conhecido pelo farto rodízio de acompanhamentos.

End: Rua Dias Ferreira, 636 | Tel: 21 2529-2329

Ct Boucherie
Diversas carnes

Massa Trattoria

Com a varanda se misturando com o salão, bar, Trattoria e cozinha aberta, o Massa traz um ambiente intimista e acolhedor. Valorizando ingredientes nacionais, certamente recomendamos o Spaguetti à Carbonara.

End: Rua Dias Ferreira, 617 | Tel: 21 3985-8191

+Pratos de inverno nos Restaurantes: Rio e SP

Spaguetti a Carbonara do Massa Trattoria
Clássico filé com talharim

Sabor DOC

Comandado por Marcelo Malta, o Sabor DOC é um gastrobar descontraído e especializado em carnes. Por isso, sugerimos a fraldinha com arroz de brócolis e batata frita. Além disso, a varanda da Dias Ferreira é disputada e o delivery segue funcionando pelo Ifood.

End: Rua Dias Ferreira, 605 | Tel: 21 3088-8334

Varanda super agradável do Sabor DOC

Sabor das Águas

Localizado na badalada Rua Dias Ferreia, no Leblon. O Sabor das Águas possui um clima super descontraído, porem com alta gastronomia no cardápio. As mesas do lado de fora são super confortáveis e disputadas! Prepare-se para comer peixes dry aged que vão te surpreender. Os peixes inteiros são pendurados nas geladeiras com temperatura controlada e ventilação, por dez dias, em média, desidratando e concentrando os sabores. Ou seja, o resultados são crudos delicados, como o de olho de boi com ponzo!

Área externa do restaurante no Leblon
Crudos delicados
Os peixes na câmara de maturação

Salí

O restaurante mediterrâneo é um charme e ainda conta com uma agradabilíssima varanda. Comandado pelo chef executivo Ricardo Lapeyre e pelo João Skroch. No cardápio, o chefe brinca em relação ao itinerário pelo Mediterrâneo, o variado menu é dividido em cinco bem humoradas partes: Mezze, Voo, Mergulho, Mão na Massa e Sobrevoo. Adorei o Croquete de lagostin e aïoli siciliano e no principal o tamboril envolto em jamón ibérico, mousseline de couve-flor e vinagrette.

Endereço: Rua Dias Ferreira, 78 / Leblon 

Entrada do Salí
Renata Araújo no Salí
Projeto de Ricardo Guimarães

Pabu Izakaya

O ambiente do Pabu Izakaya é pequeno mas aconchegante, com um balcão coletivo em formato de U e algumas mesas ao redor. Na varanda, há também várias mesas confortáveis! O cardápio do Pabu é sazonal e os peixes servidos são sempre os mais frescos. Portanto, há uma variedade de sushis e sashimis, como, por exemplo, o sushi de lagostim com manteiga de katsobushi, um dos mais pedidos da casa.

End: Rua Humberto de Campos, 827

Fachada do Pabu, no Leblon
Renata Araújo com os sushis de lagostim

Sushi Leblon

Finalmente, com um ambiente contemporâneo e comida de alto nível, o Sushi Leblon é certamente um dos melhores restaurantes japoneses do Rio. Sempre se reiventando, ele oferece aos seus clientes pratos da culinária oriental, sushi bar e uma varanda pequena, porém confortável. Nos fins de semana, há mesas na Dias Ferreira.

End: Rua Dias Ferreira, 256 | Tel: 21 2512-7830

Sushi Leblon- restaurantes com varanda no Rio
Ambiente do Sushi Leblon

Taberna Rainha

Com uma varanda pra lá de simpática, o ambiente do Taberna Rainha é agradável e descontraído! A mais nova casa do chef Pedro de Artagão conta com culinária ibérica, ou seja, uma mistura da portuguesa e espanhola. No comando do dia a dia da cozinha está o chef Thiago Berton. Entre os opções do menu, há boas sugestões para compartilhar, como, por exemplo, o Fideuá Mar e Montanha (R$182), com polvo, camarão, peixe e pedaços crocantes de rabo de porco. Certamente uma excelente novidade no Leblon!

End.: Rua Dias Ferreira, 233, Leblon.

Renata Araújo no Taberna Rainha
Fideuá Mar e Montanha
De fato, ficar na varanda é uma ótima pedia

Tissai

Com mesas na calçada e ambiente simpático, o cardápio faz uma verdadeira viagem pela Ásia através dos temperos, frutos do mar e das carnes. No comando da cozinha, está a criativa chef Juliana Palhares. Entre as opções do menu, canolli de salmão e atum com aioli de layu, e os combinados, como o do chef, que podem ser de 20 ou 40 peças. Além disso, o cardápio também conta com 12 pratos criados pela chef Ludmilla Soeiro, do Malkah. Enquanto isso, a ótima carta de drinques é assinada pelo mixologista Rausley Cler, que aposta nos coquetéis autorais.

End: Rua Ataulfo de Paiva, n° 1273, Leblon.

Fachada do Tissai
Combinado do Chef no Tissai
Geff Ruas e Renata Araújo

Por Renata Araújo, Agosto 2021; Atualizado em setembro de 2023

Fotos: Renata Araújo e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Os preferidos do chef Bebeto Felipe, do restaurante …Lá, no Rio

Os preferidos do chef Bebeto Felipe, do restaurante Lá, no Rio.

4 horas atrás

Festa da jornalista Renata Araújo: buffet do Malta e DJ Thiago Mourão

Festa da jornalista Renata Araújo: buffet do Malta e DJ Thiago Mourão.

1 dia atrás

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando

Plant Street Market: descolado mercado gastronômico em Orlando. A cerca de 30 minutos dos parques…

2 dias atrás

6 chefs comandam restaurantes em aeroportos do Brasil

6 chefs comandam restaurantes em aeroportos do Brasil. Às vezes bate fome e vamos em…

5 dias atrás

Os parques do Walt Disney World Resort e as principais atrações

Os parques do Walt Disney World Resort e as principais atrações. Reunimos também dicas preciosas…

6 dias atrás

Masi: novo restaurante japonês em São Conrado, no rooftop do Hotel Nacional

Masi: novo restaurante japonês em São Conrado, no rooftop do Hotel Nacional. O rooftop do…

1 semana atrás