32ª edição da CASACOR Rio no Jardim Botânico

Até o dia 15 de outubro, acontece a 32ª edição da CASACOR Rio no Jardim Botânico, na belíssima Residência Brando Barbosa. A proposta deste ano é transformar os espaços em um hotel boutique, com mais de 40 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Além disso, há também restaurante, uma livraria-café e bistrô à beira da piscina. Tudo isso em um palacete histórico, da década de 60, cercado de 12 mil metros quadrados de jardins, formados por espécies da Mata Atlântica. Estivemos lá e mostramos todos os detalhes abaixo! Ou seja, a maior mostra de decoração e arquitetura da América Latina é um ótimo programa no Rio para quem gosta do assunto!

Aproveite para ler também mais dicas do Rio:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferir nossas sugestões dos melhores hotéis de luxo no Rio e reservar com o Booking, nosso parceiro!

CASACOR Rio no Jardim Botânico

Nesta 32ª edição, os projetos exploram o tema nacional “Corpo e Morada”, que enxerga a casa como uma extensão do nosso corpo e o lar como um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral. No primeiro andar da casa, ficam os espaços pensados para receber os hóspedes, como, por exemplo, recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, vinoteca e cozinha gourmet para pequenos eventos. Já no segundo andar, estão três suítes – uma delas, master ou presidencial -, um estar com varanda e rouparia.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Nosso destaque, aliás, vai para a vinoteca! O arquiteto Lucas Barbosa, em sua estreia na CASACOR Rio, montou uma galeria de quadros de taças, composta por 96 nichos feitos sob medida para enquadrar diferentes taças de vinhos. A grande surpresa fica na cave original, no subsolo da casa, que foi desconstruída para abrigar a instalação “Imersão ao Arrepio”. Além disso, o espaço conta ainda com uma pintura original de Candido Portinari, Peneirando Café (1956).

Os jardins

Enquanto isso, a área externa recebe uma montagem provisória com nove bangalôs de 36m² a 90m², e quatro lojas construídos em módulos habitacionais termoacústicos e sustentáveis. Entre eles, por exemplo, o Refúgio do Lago, da arquiteta Leila Dionizios, e onde o arquiteto Marcelo Jardim expõe seus azulejos de madeira, em um painel de 18m². No jardim, há também um ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio como um espaço premium do hotel. Ou seja, uma espécie de casa-spa, inspirada nas termas romanas, totalmente conectada à natureza e pensada para hóspedes que estão em busca de relaxamento.

Os ingressos podem ser comprados online. Valor: R$90 inteira e R$45 meia-entrada.
Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.

De terça a sábado, das 12h às 21h (inclusive feriados); domingos, 10h às 20h.
End: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.

Texto e fotos por Duda Vétere. Agosto de 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: