
Blog
-
Festival Europah no Shopping Leblon
-

Renata Araújo ao vivo da Europa, na Globonews
Por Renata Araújo
Cá estou, Renata Araújo, ao vivo da Europa, na Globonews. Meu roteiro é Lisboa, Londres e Madri, cidade do meu coração, onde morei por três anos.
Fiz minha primeira entrada ao vivo, de Lisboa, para o Estúdio I, programa apresentado diariamente pela jornalista Maria Beltrão. Contei sobre o clima em que a cidade estava por conta da final da Champion’s League. A famosa Praça do Comércio foi tomada por torcedores e foi montado um telão para transmitir a partida ao vivo.
Também falei do Arco da Rua Agusta, monumento histórico, que ganhou recentemente um novo mirante, acessível de elevador e que permite uma vista 360 graus da cidade, com direito à panorâmica dos rio Tejo, do Chiado e dos belos telhados lisboetos.
Mas a grande novidade é o novo Mercado Gastronômico da Ribeira, um projeto da revista inglesa Time Out. O espaço de 5.500 metros reúne chefs renomados, restaurantes e autênticos produtos portugueses. As mesas comunitárias dão o tom descontraído ao lugar.

Para assistir o link completo do programa, clique aqui.
Minha próxima entrada ao vivo será de Londres nesta quarta feira. E semana que vem, de Madri, destino final. Fiquem ligados e acompanhe minha viagem em tempo real pelo instagram @youmustgoblog sempe com novidades e entradas ao vivo no Estúdio i, da Globonews.
Para mais informações, acesse:
Fotos: Renata Araújo, Marcelle Lemos, Fernanda Cotta e Marcelo Castello Branco
Leia também:
Os melhores hotéis do Bairro Alto
Salamanca: cidade histórica espanhola
-

Começa o Rio Burger Fest
Começa hoje o Rio Burger Fest! Os amantes de hambúrguer poderão aproveitar pela primeira vez no Rio, o festival. Em São Paulo, o evento acontece entre os dias 16 e 21 de maio, pela 4ª edição! O evento acontecerá em 16 endereços, entre restaurantes, bares e casas especializadas.
Aqui no Rio, até estabelecimentos que não têm hambúrguer em seu cardápio preparam novidades! Por exemplo, o Quadrucci, no Leblon, criou o Burger Quadrucci, uma receita com hambúrguer de pernil de cordeiro, com queijo caprino e cebola caramelizada com hortelã no brioche caseiro. O restaurante Volta lança um hambúrguer de porco com maionese de melaço, couve e farofa de torresmo, e mandioca frita a parte. A chef Sara Lubliner prepara um hambúrguer feito de filé e bacon artesanal com queijo raclette mineiro, molho bérnaise de manteiga de garrafa e fatias de palmito pupunha no pão brioche de milho.
Já as casas especializadas, estão mais que preparadas! O Reserva TT Burger lança o TT Bacon- feito com um mix de 200 g de carnes nacionais, entre elas, acém, fraldinha e contrafilé, queijo meia cura, tomates frescos, alface romana, picles de chuchu crocante e molho TT.
Entre muitas outras opções deliciosas!!! Não deixe de conferir, até o dia 31!Foto: Divulgação
-

Jantar harmonizado no Cavist
Hoje, às 20h, um dos melhores enólogos do mundo, Jorge Riccitelli, estará em um jantar harmonizado no Cavist, em Ipanema. O enólogo da Botega Norton fará um bate papo com seus convidados sobre os os Terroirs Especiais de Mendoza. A noite será preenchida com um mix de canapés Cavist, de entrada, juntamente com o Espumante Norton. Em seguida, ceviche de peixe branco à moda peruana com Perdriel Colección Sauvignon Blanc. As opções de prato principal são escondidinho de bacalhau com batata baroa, servido com Perdriel Colección Malbec e o cordeiro com risoni e cogumelos selvagens, harmonizado com os vinhos Perdriel Del Centenário e o Perdriel Single Vineyard. De sobremesa, flan de doce de leite.
Foto: Selmy Yasuda
-

L’Etoile – o novo restaurante do Hotel Sheraton
O L’Etoile – o novo restaurante do Hotel Sheraton chegou para se firmar como mais um espaço de alta gastronomia na cidade e faz parte do investimento de U$50 milhões em obras, gastos pelo hotel.

Sob comando do renomado chef Jean Paul Bondoux, que já trabalhou em hotéis de luxo em Punta del Este e Buenos Aires, o restaurante, de ambiente contemporâneo e ótimo espaço entre as mesas, oferece um cardápio que mistura a culinária francesa com receitas sazonais de influências brasileira, além de uma vista espetacular da orla de Ipanema e Leblon.

Nascido na Bourgogne, na França, Bondoux é considerado um gênio na gastronomia e é referência na América do Sul. Fundou seu primeiro restaurante no Uruguai no anos 80, depois em Buenos Aires, no renomado hotel Alvear Palace. JPB faz parte do seleto grupo de jurados do prêmio Paul Bocuse.

O braço direito do chef e quem comanda a cozinha do restaurante no dia-a-dia, é o argentino Emmanuel Serrano, com quem trabalha há mais de dez anos e já passou pelo La Bourgogne, em Punta, e vários outros importantes restaurantes com estrelas Michelin na França, Porto Rico, Santiago do Chile e Nova York, no caso no estrelado Daniel Boulud.

Fui convidada para jantar lá e adorei sobretudo o foie gras e as ostras de entrada e o delicioso prato de queijos. Tudo perfeito!

Para mais informações, entre no site oficial do restaurante.
Lembrando que no Sheraton há ainda o simpático restaurante Casa da Cachaça, de culinária brasileira e à beira da piscina e com linda vista. Ideal para dias de temperatura amena, como agora.
Por Renata Araujo
Fotos: Renata Araujo e DivulgaçãoLeia também:
Laguiole- agora nos finais de semanaRestaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio
-

Jantar beneficente do 11º Festival Rio Bom de Mesa
Ainda dá tempo de ir no jantar beneficente do 11º Festival Rio Bom de Mesa. Será um evento para 250 pessoas, no Emporium Pax Jockey Club – Tribuna Social: um jantar completo, criado por seis chefes conterrâneos, de Alagoas.
Dentre os diversos pratos, o preparado por Guga Rocha – chef e apresentador do “Homens Gourmet”, na Fox : Camarão de Mocambo, preparado ao coco com xima de banana e inhame; Como prato principal a criação do chef Andre Generoso- do restaurante da Divina Gula, em Alagoas, e presidente da Associação da Boa Lembrança – o Cordeiro Japaratinga, com creme de favas, farofa de bolacha sete capas e crocante de charque. Para adoçar a noite, Jonatas Moreira, do Akuaba, oferece os doces Dos Tabuleiros das Doceiras de Alagoas, um mix com cocada, sorvete de tapioca e crocante de biscoito Maragogi.
Além da deliciosa comida, o dinheiro arrecadado será revertido o Instituto da Criança,aqui no Rio.Mais informações para compra de ingresso aqui ou pelo telefone 2239-9555 .

Foto: Reprodução da internet
-

Empório Jardim: deli, bistrô e padaria, com muito charme
Por Renata Araújo
Difícil definir o Empório Jardim, deli, bistrô e padaria, com muito charme. O mais novo charmosíssimo espaço gastronômico no Jardim Botânico fica onde funcionou o lendário Alfaces – um dos primeiros restaurantes de saladas do Rio – na década de 80, com ares de Paris e NY mas com sabor carioca.Logo na entrada, nos deparamos com uma simpática horta e um jardim vertical em uma aprazível varanda. Na parte de dentro, o bistrô propriamente dito, sendo que é tudo confeccionado lá mesmo sob as mãos mágicas de Iona Rothstein, que passou por importantes casas do Rio, como Quadrucci e Le Pré Catelan, e se especializou em pão no The French Culinary Institute, em Nova York.
E pude comprovar seu talento em uma rápida visita à padaria, no segundo andar, ao observa-la a a fazer crocantes croissants. A outra sócia, Branca Lee, confessa que se inspirou em viagens mundo a fora e que queria criar um espaço em que fosse possível tomar um bom café da manhã a qualquer hora do dia. E conseguiu.
Depois de 10 meses de obras no charmoso casarão da bucólica Visconde da Graça, a executiva da área de comunição, Branca, está exausta, porém muito feliz! “Estava cansada de passar meus dias de terninho na ponte aérea e precisava fazer algo que realmente me desse prazer”, diz Branca, que sabe de cor todos os itens do cardápio. “Não quero dizer que somos um “restaurante” propriamente dito; somos um bistrô que oferece: 4 quiches, 3 omeletes, 6 saladas 6 sanduíches, entre eles, cachorro quente, que fiz total questão, (com salsicha artesanal de friburgo com brie) 6 pratos e 3 comidinhas frias, incluindo um steak tartare, um classico de bistrô.”
Desses, pude provar o delicioso picadinho enquanto Branca saboreava o risoto de quinoa, que pode ser pedido com camarão, se o cliente desejar. Também provei diversos tipos de pães artesanais (ao todo são 16) e pastinhas de entrada, com destaque para a de grão de bico. Os doces são outro ponto alto do Empório: tartelettes e eclairs feitas da maneira tradicional francesa. Provei a deliciosa torta de chocolate belga com praliné de avelã, de comer de joelho e também a linda torta de pistache com framboesa.
Além desses, os pratos mais pedidos até agora são: a tapioca no café da manhã, o tradicional pão na chapa com polenguinho, e ousados ovos marroquinos.Com uma decoração de muito bom gosto, com mesas de madeira sem toalhas ou porta copos propositalmente, e cadeiras brancas, o Empório Jardim é um lugar de múltiplas facetas: seja para almoçar, tomar café (ou quem sabe um vinho?), fazer um lanche ou até umas comprinhas na deli, e ainda por cima é uma fofura!Vida longa ao Empório!Fotos: Renata Araújo / Tomás Rangel
Leia também:
Restaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio
Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!
Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis
-

CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte
A ArtRio realiza a primeira edição do evento CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte , que incluirá galerias e importantes museus do Rio, conciliando com a 12ª Semana Nacional de Museus. O CIGA acontecerá entre os dias 16 e 18 de maio, e a Artsy.net desenvolveu um aplicativo móbile – já disponível para download – com todas as indicações e dicas dos eventos! A programação inclui visitas guiadas, performances, palestras e exposições inéditas.
Entre as obras expostas, estarão as de Alexandre Mury, “A Natureza Inquieta” de João Machado , que tem como base micro fragmentos recortados de velhos Atlas geográficos – e a “Arte Brasileira do Século XX” , que é uma linha do tempo na arte nacional, do modernismo à pintura da geração 80.Se você é amante das artes, não pode perder o CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte.
Para mais informações e conferir a programação completa, acesse o site .

-
Kakau Höfke, agora na praia
Por Renata Araújo
A artista plástica e designer carioca Kakau Höfke, que levou a cara do Rio mundo afora, agora partiu pra praia. Ela estampará uma nova coleção de cangas da marca Bali Blue. Como sempre, a artista inspira-se no Rio, retratando suas cores e belezas. A linha de cangas tem 5 modelos, coloridos e originais, representando os relevos naturais da cidade e as calçadas de Copacabana. Uma das cangas será versão limitada, ainda com data pra ser lançada, e retratará um quadro assinado por Kakau.


“Sai ano, entra ano, elas [cangas] estão presentes, amarradas na cintura, dentro das bolsas ou substituindo as toalhas. Como a minha arte é a cara do Rio, acabei aceitando o convite da Bali Blue e decidi por uma linha bastante colorida. Eu amei o resultado”, conta Kakau.


Fotos: Divulgação
Leia também:
Kakau Höfke: a cara do Rio no exterior
Artista plástica Marilá Dardot expõe no Rio de Janeiro
O bairro da moda em Miami: Wywood District
Sawgrass Mall – o melhor shopping de Miami
-
Ron Mueck continua um sucesso no MAM
Por Renata AraújoHá mais de um mês em cartaz, exposição de Ron Mueck, continua um sucesso no MAM, Museu de Arte Moderna, no Rio.Vale a pena muito a pena passear pelas obras tão originais deste artista australiano.
As obras, anteriormente exibidas em Paris e Buenos Aires, são inéditas e três delas foram feitas especialmente para a exibição em Buenos Aires e no Rio, que é a única cidade brasileira a receber a exposição.
As reproduções são perfeitas em tamanhos surreais. Ron Mueck se inspira em fotos da imprensa, desenhos animados, obras histórias, fábulas, lendas e retrata situações do cotidiano, em movimento, da vida, morte e dos sentimentos. Utiliza como matéria prima resina, fibra de vidro, silicone e acrílico, conseguindo o impressionante realismo. Não à toa, Ron Mueck continua um sucesso no MAM.

Ron Mueck nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1958 e mora hoje em Londres. Suas obras chegam a custar quase um milhão de dólares.
Ganhador de vários prêmios e conhecido no mundo inteiro, Ron Mueck é um ícone de sua geração.
A dica para ver a exposição de Ron Mueck no MAM, é ir na quarta, quando é de graça e almoçar no restaurante Laguiole, dentro do museu. A exposição fica em cartaz até o dia 1º de junho!
Fotos: Renata Araújo
Leia Também:
Laguiole – agora nos fins de semana!
Restaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio
Ten Kai: um dos melhores japas do Rio! L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!
Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis








































