Restaurantes de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio
Por Nathaly Ducoulombier e Renata Araújo
A cidade oferece muitos programas imperdíveis! Arte, cultura, espaços para exposições. E também restaurantes de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio. No Paço Imperial fica o Restaurante Atrium, aberto há quase 20 anos. Ambiente tranquilo, chão e paredes de pedra, nem parece que você está no coração financeiro do Rio. Cada vez que eu entro no Paço, volto no tempo…
Tombado pelo IPHAN, esse é um lugar histórico: aqui D. Pedro anunciou o “Dia do Fico”se recusando a voltar a Portugal. Foi aqui também que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura. O Atrium é comandado por Vera Helena Carneiro e o menu assinado pelo chef Alessandro Lima. Um dos destaques é o Fileto de Manzo(, filet mignon com brie acompanhado de 3 purês: batata baroa, espinafre e abóbora. Mas eu adoro mesmo é o risoto de funghi, quando vou ao restaurante acabo pedindo: ele vem com tirinhas de filet mignon, sempre no ponto certo.
Em Botafogo, um casarão neoclássico do século XIX chama a atenção: a Casa Daros é um projeto da Daros-Latinamerica, que tem sede em Zurique, na Suíça e reúne a maior coleção de arte latino-americana da Europa. No Rio, veio com a proposta de juntar espaço de arte, educação e comunicação. O ambiente criado para abrigar o restaurante tem móveis assinados pelo designer premiado Jader Almeida,obras da artista Iole de Freitas e uma coleção de quadros assinados por Cildo Meireles. Um ambiente clean e confortável.
No almoço o Mira! serve várias opções: pratos leves, grelhados e também massas e risotos. Entre 5 e 6 da tarde é hora de relaxar no happy hour, e você pode escolher cervejas especiais para acompanhar o menu de tapas. E tem ainda uma cafeteria, com deliciosos lanches rápidos.
Acha que acabou? Que nada! Ainda tem muitas opções de passeios gastronomia/arte. Um deles é o Museu de Arte Moderna do Rio. O MAM é um ícone, lugar de vanguarda que viu nascer muitos movimentos artísticos. Como o nome já diz, ele é dedicado à arte moderna, com mais de 11 mil obras. E além de tudo que é possível aproveitar no MAM, ainda tem o Laguiole, restaurante elegante, com decoração discreta e bem amplo. Hoje em dia, é difícil encontrar um lugar com mesas e cadeiras com tanto espaço para o cliente circular.
O restaurante de cozinha contemporânea com inspiração francesa ganhou um toque de brasilidade por iniciativa do chef Ricardo Lapeyre, que comanda o menu do Laguiole. O chef tem apenas 24 anos, mas já morou em vários países e preparou até um coquetel para o príncipe de Monaco Alberto II.
E de sobremesa, que tal uma torta criada especialmente para homenagear os 65 anos do Museu de Arte Moderna? As telhas de chocolate da Tarte MAM reproduzem as pilastras do museu. A alusão ao Jardim de Burle Marx tem coulis variados (manga, maracujá, kuwi), crumble de chocolate preto, pó de chocolate branco, gelatina de cenoura e um merengue com essência de lavanda. Fechando com chave de ouro!
Fotos:Renata Araújo/ Sergio Pagano/ Divulgação
Leia também:
Jantar harmonizado e aula de história no Grand Cru Doces portugueses fazem sucesso no Rio Desgustação de azeites no restaurante Irajá, em Botafogo Novas pizzas na Stravaganza Degustação de rosés no Vieira Souto Aprazível: ótima comida com visual incrível Os melhores macarons de Paris, agora no Rio
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.