Considerado um dos melhores japas do Rio, o TEN KAI, localizado em ponto nobre de Ipanema, pode sempre surpreender.

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!
Com um cardápio que oferece pratos tradicionais japoneses com um toque contemporâneo, é o tipo de lugar que vale sempre voltar, já que novidades costumam ser frequentes.

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!
Apesar de já ter ido lá várias vezes, fui convidada para um jantar degustação devidamente harmonizado pelos excelentes e variados saquês e fiquei muito bem impressionada. Aliás, a carta de saquês é um must da casa, com mais de 30 rótulos, sem contar os espumantes e licores,  e com um charme à parte: os copos variam conforme o estilo da bebida, sendo  um mais bonito  que o outro.

Fotor042624232

Começamos com Furicroc, um mini tartar de salmão levemente temperado sobre uma casquinha crocante e com o Usuzukuri de robalo.

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!

Depois vieram os sushis de aji toró, de lula com sal negro e o de salmão brûlèe queimado no maçarico com ikura, meu preferido, disparado, e ainda quentinho.

Fotor042625047

unnamed (9)
Em seguida,  vieram os yakitoris, os espetinhos grelhados  – para acabar de vez com o preconceito de quem acha que em restaurante japonês só tem peixe cru. Comemos um  mix: camarão com shishitou ,espeto de lula, espeto de picanha, batata doce,brócolis,couve flor  e salmão com shimeji .
unnamed (11)

Depois veio o Black cod – novidade total, que eu já tinha provado no Zuma, (restaurante asiático super badalado em Miami, e em outras cidades) mas nunca tinha visto no Brasil. Fiquei exultante de provar esta raridade logo aqui, em Ipanema.

Fotor042630143

E para encerrar os pratos quentes: Kobe beef, uma carne extremamente macia, suculenta, saborosa, com aroma incomparável e uma das mais valorizadas do mundo, chamada assim por vir dos bois originários da cidade de Kobe, no Japão.  O prato acaba virando uma diversão, já que nós mesmos esquentamos os pedacinhos no ponto que quisermos no fogareiro de pedra.

Fotor042517508

De sobremesa, provamos Tempura sorvete , Matcha ice e Anmitsu!   Finalizamos, depois de tantas coisas gostosas,  com umeshu, licor de ameixa japonesa.Fotor042620739
Para quem não conhece, o Ten Kai fica na esquina das ruas Prudente de Morais e Paul Redfern, em um simpático casarão de dois andares, com uma decoração intimista e moderna.Fotor042623524
A autenticidade dos pratos é comprovada pelo chef japonês Satoshi Kaneko, sob o comando do restaurateur Cesar Hasky, com quase 20 anos de experiência no ramo e quem faz compras pessoalmente no Mercado do Peixe, em Niterói, e escolhe cuidadosamente cada peça, pelo menos três vezes por semana, para garantir o frescor e a variedade de pescados a serem servidos.
unnamed (26)
Gostou? Então, além de comer lá mesmo, saiba que o restaurante oferece buffet a domicílio para ocasiões especiais e não à toa costuma ser contratado para jantares pelo cônsul japonês no Rio. Mais autenticidade  nipônica impossível!

Texto: Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo / Divulgação

Leia Também:

Padano, agora na Barra  

L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!

O que fazer em Hong Kong

Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis

Enoteca Saint Vinsant – alta gastronomia e vinhos orgânicos em SP

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.