emporio jardim
Por Renata Araújo

Difícil definir o Empório Jardim, deli, bistrô e padaria, com muito charme.  O mais novo charmosíssimo espaço gastronômico no Jardim Botânico fica onde funcionou o lendário  Alfaces – um dos primeiros restaurantes de saladas do Rio – na década de 80, com ares de Paris e NY mas com sabor carioca.
Empório Jardim: deli, bistrô e padaria, com muito charme
Logo na entrada, nos deparamos com uma simpática horta e um jardim vertical em uma aprazível varanda. Na parte de dentro, o bistrô propriamente dito, sendo que é tudo confeccionado lá mesmo sob as mãos mágicas de Iona Rothstein, que passou por importantes casas do Rio, como Quadrucci e Le Pré Catelan, e se especializou em pão no The French Culinary Institute, em Nova York.
Empório Jardim restaurante jardim botanico
E pude comprovar seu talento em uma rápida visita à padaria,  no segundo andar,  ao observa-la a a fazer crocantes croissants. A outra sócia, Branca Lee, confessa que se inspirou em viagens mundo a fora e que queria criar um espaço em que fosse possível tomar um bom café da manhã a qualquer hora do dia. E conseguiu.
emporio jardim padaria no jardim botanico
Depois de 10 meses de obras no charmoso casarão da bucólica Visconde da Graça, a executiva da área de comunição, Branca, está exausta, porém muito feliz! “Estava cansada de passar meus dias de terninho na ponte aérea e precisava fazer algo que realmente me desse prazer”, diz Branca, que sabe de cor todos os itens do cardápio. “Não quero dizer que somos um “restaurante” propriamente dito; somos um bistrô  que oferece: 4 quiches,  3 omeletes, 6 saladas 6 sanduíches, entre eles, cachorro quente, que fiz total questão, (com salsicha artesanal de friburgo com brie) 6 pratos e 3 comidinhas frias, incluindo um steak tartare, um classico de bistrô.”
emporio jardim padaria no jardim botanico
Desses, pude provar o delicioso picadinho enquanto Branca saboreava o risoto de quinoa, que pode ser pedido com camarão, se o cliente desejar. Também provei diversos tipos de pães artesanais (ao todo são 16) e pastinhas de entrada, com destaque para a de grão de bico. Os doces são outro ponto alto do Empório: tartelettes e eclairs  feitas da maneira tradicional francesa. Provei a deliciosa torta de chocolate belga com praliné de avelã, de comer de joelho e também a linda torta de pistache com framboesa.
emporio jardim padaria no jardim botanico
Além desses, os pratos mais pedidos até agora são: a tapioca no café da manhã, o tradicional pão na chapa com polenguinho, e ousados ovos marroquinos.
Com uma decoração de muito bom gosto, com mesas de madeira sem toalhas ou porta copos propositalmente, e cadeiras brancas, o Empório Jardim é um lugar de múltiplas facetas: seja para almoçar, tomar café (ou quem sabe um vinho?), fazer um lanche ou até umas comprinhas na deli, e ainda por cima é uma fofura!
Empório Jardim restaurante jardim botanico
Vida longa ao Empório!
Fotos: Renata Araújo / Tomás Rangel

Leia também:

Restaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio

Ten Kai: um dos melhores japas do Rio!

L’Entrecôte de Paris, agora no Rio!

Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.