O bairro da Zona Sul do Rio já foi eleito como um dos 50 mais cool do mundo pela revista americana Time Out. Endereço de bares descolados, Botafogo também se tornou um importante pólo gastronômico, e reúne opções para todos os gostos seja da culinária francesa, italiana até a alta gastronomia. Portanto, fizemos nossa seleção de 15 restaurantes em Botafogo que valem a pena conhecer!
Aproveite para ler também:
Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!
O bar e restaurante italiano fica em um charmoso casarão construído entre os anos 1903 e 1905. Com mais de 250 m², o espaço reúne gastronomia, cultura e arte em um só lugar, com o restaurante no jardim e área interna reservada para o bar, onde acontecem festas de quinta a domingo! O cardápio traz versões petit de pratos típicos da culinária italiana a preços justos, além de uma ótima carta de drinques autorais, elaboradas pelo premiado mixologista Tai Barbin.
End: Rua Martins Ferreira, 60
De autêntica culinária tailandesa em uma charmosa casa de 2 andares com ambiente super agradável de área externa e duas internas comandado pela chef Ana Carolina Garcia. Um dos conceitos da culinária tailandesa é compartilhar, então a sugestão são as entradinhas como, por exemplo, o Mix Da Chef. Além disso, o cardápio conta com novidades autorais e ótimas opções de sobremesas – a sugestão é o mousse de tamarindo.
End: Rua Visconde de Caravelas, 111
Casa Ueda, de gastronomia japonesa comandada pelo nissei Eric Ueda, que apresenta um menu surpresa no balcão. Isso porque o restaurante funciona com a experiência Omakase, onde o chef escolhe as opções mais frescas do dia, ou então quem preferir pode optar pelo à la carte. O chef é filho de Toshihiko “Jacky” Ueda, um renomado sushiman com consolidada história no cenário gastronômico carioca. Assim, carregando um legado familiar de 40 anos, Eric Ueda aposta em iguarias exóticas, como água viva, mini polvo e uni (ouriço do mar). Com uma configuração para 28 lugares, o restaurante é pequeno e as reservas podem ser feitas somente para o Omakase.
Endereço: R. Hans Staden, 10 – Loja D
Em uma antiga casa colonial, a pizzaria contemporânea apresenta uma fusão entre a cozinha tradicional e a fermentação, explorando diferentes texturas e formatos, além da clássica redonda. Quem comanda a cozinha é o chef Meguru Baba. Já no ambiente, destaque para o lindo jardim externo, nos fundos da casa, certamente o lugar mais disputado. Para beber, drinques criativos elaborados pelo mixologista Yuri Evangelista e vinhos naturais.
End: Rua Conde de Irajá, 53
+5 gastrobares no Rio: Caju, Marinho, Nosso, Sebastián e Stuzzi.
Restaurante contemporâneo do chef Pedro de Artagão (Irajá, Boteco Princesa, Galeto Rainha, etc). Certamente uma ótima opção no Shopping Casa&Gourmet. No variado menu, além de clássicos do chef, como, por exemplo, o arroz de bacalhau e o bolo de brigadeiro com calda quente, há outras receitas como salada de carne assada e polvo grelhado.
End: Rua General Severiano, 97
Comandada pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma, a pizzaria fica em uma casa de dois andares, com ambiente descolado, mesas na calçada e rooftop. As pizzas de fermentação natural são feitas no forno à lenha, e tem sabores criativos, como, por exemplo, a Fráz, com molho de tomate, mozzarella, linguiça calabresa com erva doce e orégano. Além disso, no cardápio há também entradinhas e outros pratos, como ostras gratinadas e steak tartare. A carta de drinques certamente merece destaque, com ótimas sugestões da mixologista Tarinny Rabel.
End: Rua Arnaldo Quintela, 23
+Stuzzi por Sei Shiroma: novo cardápio do gastrobar no Leblon.
Sabe aqueles “dinners” típicos dos Estados Unidos, que servem lanche durante todo o dia? É o Dainer, um restaurante-café americano em Botafogo, que oferece café da manhã, almoço e drinques o dia inteiro. Criado pelo empresário Edu Araújo, sócio do Quartinho Bar, do Pope, do Café 18 do Forte e do Chanchada, o ambiente nos transporta diretamente para uma lanchonete americana, com janelões, balcão e cozinha aberta. Destaque no cardápio para a a incrível Torta de frango, Banoffee split e a clássica Mimosa!
End: Rua Real Grandeza, 193 – Botafogo
No Shopping Rio Sul, o restaurante de gastronomia oriental contemporânea tem ambiente descontraído e ótimo custo-benefício. São mais de 15 criações elaboradas pelos chefs Daiti Ieda (sushibar) e Renato Araújo (cozinha), seguindo a base japonesa mas sempre trazendo inovação nos sabores. Destaque para o balcão, que vai de uma ponta a outra do restaurante e integra cozinha, sushibar e bar.
End: Rua Lauro Muller 116, Piso 1
Um elegante japonês com uma culinária requintada, uma vista estonteante para o Pão de Açúcar, além de um ambiente sofisticado e ser administrado pelo conhecido empresário Marcel Nagayama. Sim, estou falando do Hatch: restaurante de alta gastronomia japonesa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Apesar da casa ficar no 5º piso do Botafogo Praia Shopping, é possível parar o carro/uber no andar e não passar pelas lojas e nem escadas rolantes. Assinado pelo chef Josias Souza, o variado menu dispõe de entradas, principais quentes e frios, saladas, Yakimeshi, Yakissoba, além de criativos sushis e sashimis. Embora seja sofisticado, elegante e tenha uma gastronomia requintada, o Hatch tem preços atrativos para a qualidade que oferece. Portanto, se você ama japonês, precisa conhecer este restaurante no Botafogo Praia Shopping.
Endereço: Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400. 5º PISO
Oito anos após abrir o seu premiado restaurante, que tem uma estrela Michelin, o talentoso chef Rafa Costa e Silva se reinventou. Em novo endereço, no Largo dos Leões, o Lasai tem ambiente intimista, cozinha aberta e balcão para apenas oito comensais. A ideia, segundo o chef, é justamente ficar mais próximos dos clientes. Além disso, o menu degustação é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia. De fato, um restaurante que poderia estar em qualquer grande metrópole!
End: Largo dos Leões, 35
+O novo Lasai no Rio de Janeiro.
Charmoso bistrô que fica em um casarão centenário do bairro, com pé direito altíssimo. Especializado em gastronomia francesa, tem opções de saladas, peixes, massas e carnes, assim como o fondue de queijo, preparado com os queijos gruyére, emmenthal, comté e reblochon. Durante a semana, há também a opção do menu executivo.
End: Rua Álvaro Ramos, 408
+ 3 lugares descolados em Botafogo.
Um dos restaurantes peruanos mais tradicionais da cidade, com assinatura do chef Marco Espinoza. Portanto, o clássico ceviche e os drinques à base de pisco não podem faltar. No cardápio, entradas para compartilhar, e muitos frutos do mar, assim como nos principais.
End: Rua Visconde de Caravelas, 89
Autêntica pizzaria rústica que fica no Shopping Casa & Gourmet. Além das deliciosas pizzas, como, por exemplo, a Mamma Quaresma, com queijo de cabra, azeitonas e tomate cereja assados, há também entradinhas como pizza frita, crostatas e bruschettas. A casa também tem almoço com pratos como massas e risotos. Aliás, durante todo este mês de julho, está disponível no cardápio a Mamma Pepe, criada especialmente para o Dia da Pizza. Ela é feita com mozzarella de búfala, linguiça calabresa artesanal apimentada e Catupiry.
End: Rua General Severiano, 97
O restaurante-escola do Le Cordon Bleu, maior instituição gastronômica do mundo, tem ambiente elegante e sofisticado, com decoração que mescla o clássico e moderno. O menu alia ingredientes frescos e sazonais às técnicas francesas. Além disso, é elaborado pelo time de chefs professores do Instituto, com execução dos chefs Yann Kamps e Philipp Brye, além de alunos voluntários do Le Cordon Bleu.
End: Rua da Passagem, 179
Conhecido por seus excelentes cortes de carnes e conceituada adega, o restaurante argentino é o nosso último da lista de restaurantes em Botafogo! Bife de chorizo, ojo de bife e assado de tira são apenas alguns dos autênticos cortes nobres que estão no cardápio. Além disso, durante a semana, a casa também oferece menu executivo.
End: Rua Capitão Salomão,74
+Tragga, um restaurante argentino no Rio.
Por Duda Vétere e Renata Araújo. Julho 2022.
Fotos: Renata Araujo, Divulgação, Rodrigo Azevedo e Tomás Rangel
Premiado diversas vezes como o melhor café da manhã do Rio, o Emporio Jardim abre…
Os novos espumantes da Salton, marca referência na bebida no Brasil, foram lançados em um…
Bogotá é uma cidade a ser observada por quem busca experiências gastronômicas excepcionais, já que…
Organizei um Happy Hour na minha casa para o Lançamento da You Must Dance no…
Bar de Santo Antônio: novo português no Leblon traz receitas clássicas da Gruta. As tradicionais…
Em um charmoso casarão dos anos 90, este bar e restaurante italiano em Botafogo reúne…