Rio de Janeiro

14 ótimos restaurantes em Botafogo

Publicado por
Duda Vetere

O bairro da Zona Sul do Rio já foi eleito como um dos 50 mais cool do mundo pela revista americana Time Out. Endereço de bares descolados, Botafogo também se tornou um importante pólo gastronômico, e reúne opções para todos os gostos seja da culinária francesa, italiana até a alta gastronomia. Portanto, fizemos nossa seleção de 14 restaurantes em Botafogo que valem a pena conhecer!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Restaurantes em Botafogo

Càm O’n

De autêntica culinária tailandesa em uma charmosa casa de 2 andares com ambiente super agradável de área externa e duas internas comandado pela chef Ana Carolina Garcia. Um dos conceitos da culinária tailandesa é compartilhar, então a sugestão são as entradinhas como, por exemplo, o Mix Da Chef. Além disso, o cardápio conta com novidades autorais e ótimas opções de sobremesas – a sugestão é o mousse de tamarindo.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End: Rua Visconde de Caravelas, 111

Mix da Chef
Sweet, Salty, Sour e Spicy!

Casa Ueda

Casa Ueda, de gastronomia japonesa comandada pelo nissei Eric Ueda, que apresenta um menu surpresa no balcão. Isso porque o restaurante funciona com a experiência Omakase, onde o chef escolhe as opções mais frescas do dia, ou então quem preferir pode optar pelo à la carte. O chef é filho de Toshihiko “Jacky” Ueda, um renomado sushiman com consolidada história no cenário gastronômico carioca. Assim, carregando um legado familiar de 40 anos, Eric Ueda aposta em iguarias exóticas, como água viva, mini polvo e uni (ouriço do mar). Com uma configuração para 28 lugares, o restaurante é pequeno e as reservas podem ser feitas somente para o Omakase. 

Endereço: R. Hans Staden, 10 – Loja D

Renata, Duda e o chef Eric Ueda
O chef e seus pratos criativos
Ambiente da Casa Ueda


Coltivi

Em uma antiga casa colonial, a pizzaria contemporânea apresenta uma fusão entre a cozinha tradicional e a fermentação, explorando diferentes texturas e formatos, além da clássica redonda. Quem comanda a cozinha é o chef Meguru Baba. Já no ambiente, destaque para o lindo jardim externo, nos fundos da casa, certamente o lugar mais disputado. Para beber, drinques criativos elaborados pelo mixologista Yuri Evangelista e vinhos naturais.

End: Rua Conde de Irajá, 53

+5 gastrobares no Rio: Caju, Marinho, Nosso, Sebastián e Stuzzi.

O jardim

Cozinha Artagão

Restaurante contemporâneo do chef Pedro de Artagão (Irajá, Boteco Princesa, Galeto Rainha, etc). Certamente uma ótima opção no Shopping Casa&Gourmet. No variado menu, além de clássicos do chef, como, por exemplo, o arroz de bacalhau e o bolo de brigadeiro com calda quente, há outras receitas como salada de carne assada e polvo grelhado.

End: Rua General Severiano, 97

Ferro e Farinha

Comandada pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma, a pizzaria fica em uma casa de dois andares, com ambiente descolado, mesas na calçada e rooftop. As pizzas de fermentação natural são feitas no forno à lenha, e tem sabores criativos, como, por exemplo, a Fráz, com molho de tomate, mozzarella, linguiça calabresa com erva doce e orégano. Além disso, no cardápio há também entradinhas e outros pratos, como ostras gratinadas e steak tartare. A carta de drinques certamente merece destaque, com ótimas sugestões da mixologista Tarinny Rabel.

End: Rua Arnaldo Quintela, 23

+Stuzzi por Sei Shiroma: novo cardápio do gastrobar no Leblon.

Fachada
Classic NY

Dainer

Sabe aqueles “dinners” típicos dos Estados Unidos, que servem lanche durante todo o dia? É o Dainer, um restaurante-café americano em Botafogo, que oferece café da manhã, almoço e drinques o dia inteiro. Criado pelo empresário Edu Araújo, sócio do Quartinho Bar, do Pope, do Café 18 do Forte e do Chanchada, o ambiente nos transporta diretamente para uma lanchonete americana, com janelões, balcão e cozinha aberta. Destaque no cardápio para a a incrível Torta de frango, Banoffee split e a clássica Mimosa!

Renata Araújo no Dainer
A cozinha aberta
Banoffee Split

End: Rua Real Grandeza, 193 – Botafogo

Gurumê

No Shopping Rio Sul, o restaurante de gastronomia oriental contemporânea tem ambiente descontraído e ótimo custo-benefício. São mais de 15 criações elaboradas pelos chefs Daiti Ieda (sushibar) e Renato Araújo (cozinha), seguindo a base japonesa mas sempre trazendo inovação nos sabores. Destaque para o balcão, que vai de uma ponta a outra do restaurante e integra cozinha, sushibar e bar.

End: Rua Lauro Muller 116, Piso 1

Um lindo banco super moderno

Hatch

Um elegante japonês com uma culinária requintada, uma vista estonteante para o Pão de Açúcar, além de um ambiente sofisticado e ser administrado pelo conhecido empresário Marcel Nagayama. Sim, estou falando do Hatch: restaurante de alta gastronomia japonesa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Apesar da casa ficar no 5º piso do Botafogo Praia Shopping, é possível parar o carro/uber no andar e não passar pelas lojas e nem escadas rolantes. Assinado pelo chef Josias Souza, o variado menu dispõe de entradas, principais quentes e frios, saladas, Yakimeshi, Yakissoba, além de criativos sushis e sashimis. Embora seja sofisticado, elegante e tenha uma gastronomia requintada, o Hatch tem preços atrativos para a qualidade que oferece. Portanto, se você ama japonês, precisa conhecer este restaurante no Botafogo Praia Shopping. 


Endereço: Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400. 5º PISO

Renata Araújo no Hatch
Combinados do Hatch, em Botafogo

Lasai

Oito anos após abrir o seu premiado restaurante, que tem uma estrela Michelin, o talentoso chef Rafa Costa e Silva se reinventou. Em novo endereço, no Largo dos Leões, o Lasai tem ambiente intimista, cozinha aberta e balcão para apenas oito comensais. A ideia, segundo o chef, é justamente ficar mais próximos dos clientes. Além disso, o menu degustação é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia. De fato, um restaurante que poderia estar em qualquer grande metrópole!

End: Largo dos Leões, 35

+O novo Lasai no Rio de Janeiro.

Assistimos todos os preparos
Menu Lasai

La Villa

Charmoso bistrô que fica em um casarão centenário do bairro, com pé direito altíssimo. Especializado em gastronomia francesa, tem opções de saladas, peixes, massas e carnes, assim como o fondue de queijo, preparado com os queijos gruyére, emmenthal, comté e reblochon. Durante a semana, há também a opção do menu executivo.

End: Rua Álvaro Ramos, 408

+ 3 lugares descolados em Botafogo.

Lima Cocina Peruana

Um dos restaurantes peruanos mais tradicionais da cidade, com assinatura do chef Marco Espinoza. Portanto, o clássico ceviche e os drinques à base de pisco não podem faltar. No cardápio, entradas para compartilhar, e muitos frutos do mar, assim como nos principais.

End: Rua Visconde de Caravelas, 89

Mamma Jamma

Autêntica pizzaria rústica que fica no Shopping Casa & Gourmet. Além das deliciosas pizzas, como, por exemplo, a Mamma Quaresma, com queijo de cabra, azeitonas e tomate cereja assados, há também entradinhas como pizza frita, crostatas e bruschettas. A casa também tem almoço com pratos como massas e risotos. Aliás, durante todo este mês de julho, está disponível no cardápio a Mamma Pepe, criada especialmente para o Dia da Pizza. Ela é feita com mozzarella de búfala, linguiça calabresa artesanal apimentada e Catupiry.

End: Rua General Severiano, 97

Mamma Jamma Botafogo
Mamma Pepe

Signatures

O restaurante-escola do Le Cordon Bleu, maior instituição gastronômica do mundo, tem ambiente elegante e sofisticado, com decoração que mescla o clássico e moderno. O menu alia ingredientes frescos e sazonais às técnicas francesas. Além disso, é elaborado pelo time de chefs professores do Instituto, com execução dos chefs Yann Kamps e Philipp Brye, além de alunos voluntários do Le Cordon Bleu.  

End: Rua da Passagem, 179

Ambiente

Tragga

Conhecido por seus excelentes cortes de carnes e conceituada adega, o restaurante argentino é o nosso último da lista de restaurantes em Botafogo! Bife de chorizo, ojo de bife e assado de tira são apenas alguns dos autênticos cortes nobres que estão no cardápio. Além disso, durante a semana, a casa também oferece menu executivo.

End: Rua Capitão Salomão,74

+Tragga, um restaurante argentino no Rio.

Restaurante Tragga

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Julho 2022.

Fotos: Renata Araujo, Divulgação, Rodrigo Azevedo e Tomás Rangel

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

8 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás