Finalmente fomos conhecer o novo Irajá, restaurante do chef Pedro de Artagão no Leblon. De fato, uma experiência gastronômica de altíssimo nível! Localizado na Rua Dias Ferreira, o ambiente é elegante e descontraído, e o chef nos surpreende com muita criatividade e delicadeza a cada prato. Comemorando 10 anos do Grupo Irajá, desta vez o premiado chef (que se reinventou durante a pandemia com novas casas no bairro) abre seu restaurante mais autoral, com um cardápio renovado constantemente. Certamente um lugar que poderia estar em NYC, Londres ou Berlim. Aproveite para ler também nosso roteiro de Panetones no Rio e SP.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

O novo Irajá

O projeto é do arquiteto Maurício Nóbrega, que deixou o restaurante com uma cara totalmente nova, para uma conhecida casa (ele fica onde era o Quadrucci). A cozinha e o salão, por exemplo, são totalmente integrados. Dela, saem menus de 3, 5 e 8 passos. No menu de três etapas, quem escolhe os pratos é o cliente. Já no de cinco, dois pratos ficam à escolha do chef, enquanto os demais são selecionados pelo cliente.

Enquanto isso, o de oito etapas fica totalmente à escolha do chef, que ainda envia algumas cortesias durante os passos. De fato, para mergulhar fundo na alta gastronomia de Artagão, aposte nas 8 etapas totalmente as cegas. Foi o que fiz e saí extremamente satisfeita!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Alta gastronomia no restaurante do chef Pedro de Artagão

Começamos com deliciosas ostras com melão e jamón, blue fin com escabeche de champignon e ceviche de manga com creme de ovas. Destaque, aliás, para os insumos super frescos, e de alta qualidade. Em seguida, wagyu com gergelim e beterraba, porco e ovas negras e arroz de enguia com foie gras. Também experimentei o saborosíssimo cordeiro com anchoiade e repolho.

Além disso, outras apetitosas sugestões são as vieiras com emulsão do próprio coral e purê de raiz-forte e o surf n’turf, coração de filé, molho béarnaise de king crab, saladinha fresca e miolo de batata assada.

o novo irajá
Surf’n Turf

As leves e deliciosas sobremesas ficam por conta da chef patissier Carol Vila Nova. Entre elas, por exemplo, estao o Gateau marjolaine, com pistache, nutella, avelã, e o Milharal, bolo de fubá, sorvete de milho verde, pós de pipoca e doce de leite.

O bar

Quem quiser ficar nos snacks, pode sentar na varanda e apostar em petiscos e sanduíches, como a croqueta de jamon recheada com tutano de boi tostado e o shrimp roll, brioche dourado com recheio de camarões no molho rosè e saladinha fresh. A excelente carta de bebidas é assinada por Julieta Carrizzo. As opções, seguindo a linha do menu do chef, são trocadas com frequência. Ou seja, o objetivo é que os visitantes experimentem sempre opções diferentes!

A varanda

Lembrando que reservas são fundamentais, assim como cumprir o horário. Afinal, trata-se de uma casa com apenas 22 lugares e uma equipe trabalhando arduamente para atender a todos!

Certamente o novo Irajá é um marco e um ponto certeiro na carreira de Pedro de Artagão! Aliás, que todos devem conhecer, cariocas ou turistas de passagem pelo Rio.

Renata Araújo e Pedro de Artagao

End: Rua Dia Ferreira, 233 – Leblon. Reservas: 21-3128-6551 (das 12 às 18h) ou pelo site.

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Novembro 2021.
Fotos: Renata Araújo e Alexander Landau

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.