5-bares-em-botafogo-18

Bairro que já foi chamado pelos antenados de “Montmartre carioca”, Botafogo oferece um clima bucólico por ter suas casas com pé direito alto, janelas amplas e arquitetura colonial. Em contraponto com as garagens e becos que estão se transformando em lugares “cool” para se conhecer, o bairro já faz parte de um roteiro gastronômico atuante na cidade. Por isso, nesse post selecionamos 5 bares em Botafogo que valem a pena uma visita:

Yoo2 Rio, o novo hotel lifestyle da cidade 14

Casarão 1903

O bar e restaurante fica em uma casa do começo do século XX, com fachada tombada pelo Patrimônio Histórico. O menu de bebidas é dedicado às cervejas artesanais cariocas com mais de 200 rótulos especiais. No cardápio divertido e harmonioso, assinado pela chef Vivi Cabral, os nomes dos pratos inspiraram as músicas de ícones do rock.

Ambiente com mais de 200 rótulos

Ambiente com mais de 200 rótulos

Como os hambúrgueres House of the Rising Sun – 180g de ossobuco e bacon moídos juntos, queijo gruyère e molho negroni no pão de hambúrguer de aipim – e o Highway to Hell – hambúrguer de churrasco, picanha, fraldinha e linguiça moídas juntas, queijo gruyère, vinagrete e molho dijon. O menu continua com receitas assinadas como o Come together – arroz de rabada com mini agrião e o Even Flow – ossobuco na cerveja stout com polenta frita e crispy de alho poró.

My Generation - 180g de fraldinha, patinho e bacon moídos juntos, queijo cheddar e molho especial de cebolete

My Generation – 180g de fraldinha, patinho e bacon moídos juntos, queijo cheddar e molho especial de cebolete

House of the Rising Sun

House of the Rising Sun

Endereço:  R. Marquês de Olinda, 94 – Botafogo

Caverna

Vencedor do prêmio de melhor bar para ouvir música no Prêmio Veja Rio Comer & Beber 2016, o Caverna tem ambiente descolado e é conhecido como o reduto do rock. Além disso, tem fliperama grátis com jogos clássicos e a decoração é toda inspirada em cinema e música.

Balcão do Caverna

Balcão do Caverna

Destaque da decoração

Destaque da decoração

Destaque para os drinques preparados pelo jovem barman Miguel Paes, sempre com uma bela apresentação em copos divertidos e variados. O Summer Punch, com mix de frutas vermelhas, xarope de cranberry, suco de mirtilo, licor de pêssego e espumante rosé é ideal para dias quentes no Rio. Outra dica é o Trainspotting, com gin london dry, cynar, cítricos, tangerina, xarope de sálvia, gengibre e água gaseificada.

As apresentações dos drinques

As apresentações dos drinques

Summer Punch e Trainspotting

Summer Punch e Trainspotting

Para acompanhar, petiscos como os mini bolinhos de atum com teriaky e creme de wasabi, novidade no cardápio. O destaque fica para os hambúrgueres, que mudam semanalmente. E tem sempre opção para os veganos e vegetarianos!

Tuna

Tuna

Hambúrguer do dia: gorgonzola, compota de bacon e maionese de cebola caramelizada no pão de damasco

Hambúrguer do dia: gorgonzola, compota de bacon e maionese de cebola caramelizada no pão de damasco

Endereço: Rua Assis Bueno, 26 Loja – Botafogo

Co.Lab

Outro espaço super minimalista e voltado para a gastronomia colaborativa é o Co.lab, que também é uma pop up de moda no segundo andar da casa. O carro-chefe são os cafés, onde oferecem também cursos, chás orgânicos e claro, cervejas artesanais.

Ambiente

Ambiente

Decoração Co.Lab

Decoração Co.Lab

Experimente o cappuccino da casa ou o pão doce com canela. O falafel é super bem servido e vale pra duas pessoas perfeitamente.

Capuccino e Cinamonn Roll

Capuccino e Cinamonn Roll

Wrap de falafel, abacate, homus e salada

Wrap de falafel, abacate, homus e salada

Endereço: R. Fernandes Guimarães, 66 – Botafogo

Hocus Pocus

Escondidinha e com estilo bem carioca, a Hocus Pocus oferece cerveja, comidinhas e uma verdadeira experiência para os sentidos, pois a música faz todo o ambiente ser especial. Localizada numa antiga oficina mecânica, podemos destacar as 14 torneiras da casa, com chopes da Hocus Pocus e marcas convidadas.

Ambiente com mesas compartilhadas

Ambiente com mesas compartilhadas

Uma boa pedida são os flights, degustações de quatro chopes, e os growlers, recipientes próprios para quem quiser levar chope para casa. Anote aí as dicas de comidinhas especiais assinadas pelo chef mineiro Aylton Viana. A Bitterballen, porção de dois bolinhos fritos de linguiça artesanal e molho bechamel inspirados na receita holandesa e a Bocata de bacalao , versão “psicodélica” do sanduíche de bacalhau típico do País Basco, com pimentões coloridos, azeite e tapenade de azeitonas pretas, mel e hortelã, servido com ovos de codorna.

Régua de Degustação

Régua de Degustação

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 186 – Botafogo

Jungle Rio

Inaugurado em março deste ano, a Jungle oferece um conceito de Garden Pub. O casarão abriga ambientes que todo carioca adora para a gastronomia e música. Quem assina o cardápio é o chef Renato Costa, buscando referências para uma gastronomia roots com destaques como o ceviche de salmão e camarão, servido à moda peruana com milho e batata doce assada com mel.

Entrada Jungle Rio

Entrada Jungle Rio

Letreiro

Letreiro

Outra sugestão é o Lollipop de Frango Bangkok, porção de asinha invertida e empanada com cerveja e garam masala servido com molho de pimenta doce. Para bebericar, vale destacar os drinques servidos em potinhos como o Jungle Love, com vodka, espumante e frutas vermelhas.

Drinque

Drinque

Endereço: R. Martins Ferreira, 48 – Botafogo

Por Helen Pomposelli e Duda Vétere

Fotos: Divulgação, Duda Vétere, Lipe Borges, Tomás Rangel

Novembro de 2016

Leia mais:

O novo Amelie Creperie et Bistrot, na Barra

Inauguração do Vogue Square, na Barra da Tijuca

Vinil Rio, novo bar no Leblon

Soy, novo restaurante japonês em Copacabana

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.