10 ótimos restaurantes em Botafogo

O bairro da Zona Sul do Rio já foi eleito como um dos 50 mais cool do mundo pela revista americana Time Out. Endereço de bares descolados, Botafogo também se tornou um importante pólo gastronômico, e reúne opções para todos os gostos seja da culinária francesa, italiana até a alta gastronomia. Portanto, fizemos nossa seleção de 10 restaurantes em Botafogo que valem a pena conhecer. Aproveite para ler também nossas sugestões para celebrar o Dia do Chocolate!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Restaurantes em Botafogo

Coltivi

Em uma antiga casa colonial, a pizzaria contemporânea apresenta uma fusão entre a cozinha tradicional e a fermentação, explorando diferentes texturas e formatos, além da clássica redonda. Quem comanda a cozinha é o chef Meguru Baba. Já no ambiente, destaque para o lindo jardim externo, nos fundos da casa, certamente o lugar mais disputado. Para beber, drinques criativos elaborados pelo mixologista Yuri Evangelista e vinhos naturais.

End: Rua Conde de Irajá, 53

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+5 gastrobares no Rio: Caju, Marinho, Nosso, Sebastián e Stuzzi.

O jardim

Cozinha Artagão

Restaurante contemporâneo do chef Pedro de Artagão (Irajá, Boteco Princesa, Galeto Rainha, etc). Certamente uma ótima opção no Shopping Casa&Gourmet. No variado menu, além de clássicos do chef, como, por exemplo, o arroz de bacalhau e o bolo de brigadeiro com calda quente, há outras receitas como salada de carne assada e polvo grelhado.

End: Rua General Severiano, 97

Ferro e Farinha

Comandada pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma, a pizzaria fica em uma casa de dois andares, com ambiente descolado, mesas na calçada e rooftop. As pizzas de fermentação natural são feitas no forno à lenha, e tem sabores criativos, como, por exemplo, a Fráz, com molho de tomate, mozzarella, linguiça calabresa com erva doce e orégano. Além disso, no cardápio há também entradinhas e outros pratos, como ostras gratinadas e steak tartare. A carta de drinques certamente merece destaque, com ótimas sugestões da mixologista Tarinny Rabel.

End: Rua Arnaldo Quintela, 23

+Stuzzi por Sei Shiroma: novo cardápio do gastrobar no Leblon.

Gurumê

No Shopping Rio Sul, o restaurante de gastronomia oriental contemporânea tem ambiente descontraído e ótimo custo-benefício. São mais de 15 criações elaboradas pelos chefs Daiti Ieda (sushibar) e Renato Araújo (cozinha), seguindo a base japonesa mas sempre trazendo inovação nos sabores. Destaque para o balcão, que vai de uma ponta a outra do restaurante e integra cozinha, sushibar e bar.

End: Rua Lauro Muller 116, Piso 1

Um lindo banco super moderno

Lasai

Oito anos após abrir o seu premiado restaurante, que tem uma estrela Michelin, o talentoso chef Rafa Costa e Silva se reinventou. Em novo endereço, no Largo dos Leões, o Lasai tem ambiente intimista, cozinha aberta e balcão para apenas oito comensais. A ideia, segundo o chef, é justamente ficar mais próximos dos clientes. Além disso, o menu degustação é pensado e preparado de acordo com os ingredientes que o chef tem disponível no dia. De fato, um restaurante que poderia estar em qualquer grande metrópole!

End: Largo dos Leões, 35

+O novo Lasai no Rio de Janeiro.

La Villa

Charmoso bistrô que fica em um casarão centenário do bairro, com pé direito altíssimo. Especializado em gastronomia francesa, tem opções de saladas, peixes, massas e carnes, assim como o fondue de queijo, preparado com os queijos gruyére, emmenthal, comté e reblochon. Durante a semana, há também a opção do menu executivo.

End: Rua Álvaro Ramos, 408

+ 3 lugares descolados em Botafogo.

Lima Cocina Peruana

Um dos restaurantes peruanos mais tradicionais da cidade, com assinatura do chef Marco Espinoza. Portanto, o clássico ceviche e os drinques à base de pisco não podem faltar. No cardápio, entradas para compartilhar, e muitos frutos do mar, assim como nos principais.

End: Rua Visconde de Caravelas, 89

Mamma Jamma

Autêntica pizzaria rústica que fica no Shopping Casa & Gourmet. Além das deliciosas pizzas, como, por exemplo, a Mamma Quaresma, com queijo de cabra, azeitonas e tomate cereja assados, há também entradinhas como pizza frita, crostatas e bruschettas. A casa também tem almoço com pratos como massas e risotos. Aliás, durante todo este mês de julho, está disponível no cardápio a Mamma Pepe, criada especialmente para o Dia da Pizza. Ela é feita com mozzarella de búfala, linguiça calabresa artesanal apimentada e Catupiry.

End: Rua General Severiano, 97

Signatures

O restaurante-escola do Le Cordon Bleu, maior instituição gastronômica do mundo, tem ambiente elegante e sofisticado, com decoração que mescla o clássico e moderno. O menu alia ingredientes frescos e sazonais às técnicas francesas. Além disso, é elaborado pelo time de chefs professores do Instituto, com execução dos chefs Yann Kamps e Philipp Brye, além de alunos voluntários do Le Cordon Bleu.  

End: Rua da Passagem, 179

Ambiente

Tragga

Conhecido por seus excelentes cortes de carnes e conceituada adega, o restaurante argentino é o nosso último da lista de restaurantes em Botafogo! Bife de chorizo, ojo de bife e assado de tira são apenas alguns dos autênticos cortes nobres que estão no cardápio. Além disso, durante a semana, a casa também oferece menu executivo.

End: Rua Capitão Salomão,74

+Tragga, um restaurante argentino no Rio.

Tragga Restaurante
Restaurante Tragga

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Julho 2022.

Fotos: Renata Araujo, Divulgação, Rodrigo Azevedo e Tomás Rangel

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: