Rio de Janeiro

Só o Rio tem: uma das 7 Maravilhas do Mundo, premiada gastronomia com vista mar e mais…

Publicado por
Renata Araujo

Ele tem uma das 7 Maravilhas do Mundo, é repleto de belezas naturais estonteantes, protagoniza diversas músicas e filmes e já foi a capital do Brasil. Adivinhou? Estamos falando do Rio de Janeiro, que completa 459 anos no dia 1° de março e é, certamente, um dos lugares mais procurados do mundo. Entre outros inúmeros programas, só o Rio tem restaurantes premiados que você pode entrar de havaiana depois da praia, quiosques gastronômicos à beira mar, além do Cristo Redentor que é visto de diversos estabelecimentos. Pensando nisso, como bons cariocas da gema, decidimos listar programações autênticas do Rio, que não podem deixar de serem feitas! Portanto, leia até o final para conferir todos os detalhes.

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Só o Rio tem restaurantes com vista para uma das 7 Maravilhas do Mundo

Bar Urca

O Bar e Restaurante Urca é considerado Patrimônio Cultural Carioca desde 2012. De fato, é uma ótima pedida para quem deseja tomar chopp e admirar a vista do Cristo, uma das 7 Maravilhas do Mundo, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara. No cardápio, petiscos tradicionais como pastéis (camarão, queijo, carne ou siri), empadas (camarão, carne seca, frango, palmito, siri e queijo), caldos de frutos do mar e de feijão, além de pratos clássicos da cozinha portuguesa e de frutos do mar. Afinal, impossível programa mais carioca que tomar uma cerveja gelada, comendo uma empadinha ou um pastel na mureta mais disputada do Rio!

Salão interno do Bar Urca
Só o Rio tem tradicionais pastéis e uma cerveja para acompanhar

Endereço:  R. Cândido Gaffrée, 205 – loja R, Urca (Bar e restaurante)

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Elena

Localizado em uma das casas mais antigas do Horto, na Zona Sul, o Elena tem cinco ambientes distintos divididos em dois andares. O asiático é comandado pelo experiente chef Itamar Araújo, que já passou pelo estrelado Mee, restaurante do Belmond Copacabana Palace. Enquanto isso, quem assina os drinques do Gogo Bar é o premiado mixologista, Alex Mesquista. Ou seja, de fato, é uma dobradinha que está dando muito certo! Além disso, quem optar por almoçar no restaurante terá uma vista linda para uma das 7 Maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, de um ângulo privilegiado!

Renata e o chef Itamar Araújo
Ambiente do Elena, que dá para uma das 7 Maravilhas do Mundo

Endereço: Rua Pacheco Leão, 758

Aproveite para ler:

Rubaiyat

Muito bem localizado no Jockey Club, o Rubaiyat tem uma vista deslumbrante para as belezas singelas do Rio, como as belas montanhas cariocas e o Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Quem senta na agradável varanda, pode até dar a sorte de acompanhar uma corrida de cavalo nos dias de páreos. Em um espaço super amplo de 1.400 metros quadrados, a decoração tem muita madeira e couro, mas com um toque carioca na varanda, quem tem o calçadão de pedras portuguesas. Para os amantes de carne, é uma verdadeira fartura! Afinal, são mais de 10 cortes, e alguns que vem direto da Fazenda Rubaiyat, em Dourados (MS).

Vista para uma das 7 Maravilhas do Mundo
Renata Araújo em um almoço no Rubaiyat

Endereço: R. Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico

Xian

Ganhador da categoria “Restaurantes com Vista no Rio”, pelo Prêmio Comer & Beber da Veja Rio 2018, o Xian é asiático e fica ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no rooftop do Shopping Bossa Nova Mall. O visual do Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara é, certamente, de tirar o fôlego! Aliás, vale a pena assistir um pôr do sol da varanda do restaurante. Além disso, as paredes envidraçadas fazem com que a vista possa ser admirada de qualquer lugar dos 3.000m², seja no bar, na cozinha ou no salão.

Só o Rio tem vista deslumbrante para paisagens naturais
Espaço interno do Xian

Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro

Chefs internacionais apaixonados pelo Rio, que comandam restaurantes na cidade

Claude Troisgros

Há mais de 40 anos radicado no Brasil, o chef francês Claude Troisgros Claude Troisgros valoriza o produto Brasileiro numa cozinha com alma, emoção e tradição. No Rio, o chef comanda os restaurantes Chez Claude, Cantina e CT Boucherie.

Chef Claude Troisgros e Renata Araújo

Jerôme Dardilac

O chef Jérome Dardillac, francês apaixonado pelo Brasil, é o responsável por todos os sabores do hotel Fairmont Rio. O amor de Jérôme pela culinária é de família. Afinal, seus pais eram donos de um restaurante em Angoulême, no sudoeste da França, cidade onde nasceu. Decidido a seguir carreira na gastronomia, Jerôme profissionalizou-se na École de Chasseneuil. Após se formar, trabalhou em restaurantes na França, Irlanda, Grécia e Estados Unidos, até inaugurar o seu próprio, na Argentina, o Sofitel La Reserva Cardales.

Renata Araújo e o chef Jerôme Dardillac

Em busca de novos desafios, Jérôme decidiu se mudar para o Brasil. Radicado no país desde 1995, o Chef já viveu na Amazônia, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e, há alguns anos, mora no Rio de Janeiro. Com isso, tornou-se um especialista nos sabores brasileiros.

Jimmy Ogro

Nascido no Texas, o chef Jimmy Ogro, que comanda o BistrOgro, é apaixonado por carne de porco e a usa em todos os seus pratos. Divertido e inusitado, o menu de Jimmy também valoriza o alimento em hambúrgueres, com linguiça e pernil. Com seus dois metros de altura, aliás, o chef é super simpático!

Chef Jimmy Ogro e Leonardo Marchetti

Michele Petenzi

O chef italiano Michele Petenzi está à frente do Alloro, o restaurante do Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana. O chef teve experiências em diversos lugares mundo afora, como, por exemplo, o estrelado Mirazur, na França, que já foi eleito o melhor do mundo. Petenzi veio para o Brasil em 2015, onde iniciou sua carreira nos restaurantes, que só o Rio tem, e, atualmente, aproveita os dias de folga para curtir a cidade com a família.

Chef Michele Petenzi e Renata Araújo

Nello Casesse

O também italiano Nello Cassese está à frente da gastronomia do Belmond Copacabana Palace. Aos 37 anos, ele atua como chef-executivo do hotel, onde comanda o Cipriani. Foi ainda chef-executivo do restaurante de Gordon Ramsay, no Hotel Castel Monastero, em Siena.

Chef Nello Casesse e Renata Araújo

Hotéis no Rio que celebridades ficam hospedadas

Belmond Copacabana Palace

Um dos maiores hotéis de luxo em Copacabana, o Copacabana Palace foi inaugurado em 1923 numa área de 11 mil metros quadrados, em um prédio símbolo de sofisticação. Além disso, a gastronomia é um dos pontos fortes do Copa, que reúne ótimos restaurantes, como o italiano Cipriani, o asiático Mee, que tem uma estrela Michelin, e o Pérgula. Pelos corredores do Copa, já passaram integrantes da realeza como o Rei Charles ||| e Rainha Elizabeth ||, além de Tom Cruise, Paulo McCartney, Justin Bieber e os Rolling Stones.

Renata Araújo e Tom Cruise
Aliás, só o Rio tem o Copacabana Palace

Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana

Fasano

O Hotel Fasano Rio de Janeiro é o endereço mais fascinante da orla de Ipanema. Entre os atrativos, está a piscina de borda infinita que se debruça sobre a praia, tendo como cenário o Arpoador, o Morro Dois irmãos e o Corcovado. O projeto celebra o espírito da arquitetura e do design brasileiro dos anos 50 e 60 e homenageia a época da Bossa Nova. Nele, já ficaram Madonna, Jennifer Lopez, Rihanna e Alicia Keys.

Alicia Keys
Renata Araújo no Fasano

Endereço: Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema

Santa Teresa MGallery

Detentor de cinco estrelas, o sofisticado e charmoso Hotel Santa Teresa MGallery fica em um antigo casarão, onde funcionou uma fazenda de café em 1850. Certamente, o Santa Teresa MGallery é um refúgio de luxo, que encanta os visitantes logo na entrada com belos jardins e decoração que celebra o Brasil. A cantora Amy Winehouse ficou hospedada no Hotel Santa Teresa, quando veio ao país para uma turnê. Ela se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Florianópolis seis meses antes de morrer.

Amy Winehouse
Entrada do Hotel Santa Teresa

Endereço: R. Alm. Alexandrino, 660 – Santa Teresa

Só o Rio tem quiosques gastronômicos na praia, para beber e comer

Clássico Beach Club

Além de ficar na charmosa orla da Praia da Ipanema – considerada a segunda melhor praia do mundo, pelo guia Lonely Planeto – o Clássico Beach Club nos presenteia com uma vista de tirar o fôlego para o Morro Dois Irmãos. Com o menu assinado pelo chef consultor Pedro Benoliel, o local oferece opções desde o café da manhã até o Happy Hour. Aliás, servido até às 11h30, o cardápio do café reúne variedades, como tapiocas, toasts, ovos e sanduíches. Vale a experiência de tomar uma água de coco e comer petiscos com o “pé na areia”.

Renata Araújo no Clássico Beach Club
Diversas opções no café da manhã

Endereço: Avenida Vieira Souto s/n – Ipanema (próximo à Rua Henrique Dumont)

La Carioca

A cevicheria de Ipanema, La Carioca, é destaque na culinária peruana e também tem um quiosque super descontraído na Praia do Leblon. O cardápio varia com opções tanto para café da manhã quanto para qualquer hora do dia. O café, aliás, tem diversas opções de bowl de smoothies até a guacamole deliciosa da casa. De fato, uma ótima escolha para curtir um dia de sol na beira do mar.

Café da manhã do La Carioca
Aliás, os pratos são super coloridos

Endereço:  Av. Delfim Moreira (em frente ao número 90), Leblon| Tel: 21 2522-8184

Pesqueirinho

beach club Pesqueirinho é uma ótima opção para quem quer curtir a Praia do Recreio, na Zona Oeste, com todo conforto. Assim, com uma estrutura completa, com mesas cobertas e bangalôs pé na areia, o estabelecimento tem uma gastronomia focada em peixes e frutos do mar, elaborados pela chef Monique Gabiatti. A estrutura tem dois ambientes que atendem todos os gostos: a parte superior com mesas cobertas e a parte inferior com ombrelones.

Duda Vétere no Pesqueirinho
Ambiente do beach club no Recreio

Endereço: Av. Lúcio Costa, 89 – A/B – Recreio dos Bandeirantes

Sel d’Ipanema

Localizado entre os postos 9 e 10, o elegante quiosque e beach club em Ipanema é perfeito para quem busca um programa gostoso e vibrante ao ar livre. A princípio, a cozinha do point carioca é comandada pelo chef Carlos Cordeiro, que traz um menu inspirado na cozinha moderna mexicana, com muitos crudos, pescados e frutos do mar fresquíssimos. O ambiente, desenhado por Flávia Machado, é inspirado em destinos paradisíacos como Tulum e a Costa Californiana, num estilo boho chic, com matérias primas naturais e uma vibe rústica e despojada.

Renata Araújo no Quiosque Sel D´Ipanema
Culinária do quiosque

Endereço: Avenida Vieira Souto, R. Maria Quitéria, 00 – Qc 11 e 12 E/f A – Ipanema

Tropik

Que tal curtir o fim de tarde com vista para a orla de Copacabana, com ótimos drinques e excelente comida? Esta é a proposta do Tropik, sofisticado beach club do Fairmont, hotel de luxo em Copacabana. Localizado no Posto 6, bem em frente ao hotel, o Tropik oferece uma culinária mediterrânea, com pegada grega, assinada pelo chef francês Jérôme Dardillac. Aliás, em um ambiente elegante e descontraído, o estabelecimento também conta com uma programação musical no fim de semana!

Aliás, só o Rio tem uma vista de tirar o fôlego
Renata Araújo no Tropik

Endereço: Avenida Atlântica, 00, QC 47 E QC 48 E/F, Av. Rainha Elisabeth – Copacabana

Só o Rio tem possibilidade de almoçar de havaiana em restaurantes premiados

Quem visita o Rio de Janeiro conhece a informalidade dos cariocas, que usam chinelos em todos os cantos, de diversas marcas e modelos. Principalmente da Havaianas, que é marca registrada do Brasil. Por isso, como também temos restaurantes premiados, descontraídos e convidativos para um pós praia, diversas pessoas aproveitam para desfrutar da boa gastronomia, de forma confortável e com havaiana no pé.

Babbo

O Babbo Osteria, comandado pelo chef Elia Schramm, é perfeito para um almoço pós praia, em um encontro com amigos para degustar a boa gastronomia italiana. Claro, o lugar é super convidativo para entrar de havaiana. No menu, você encontra Pomodoro & Burrata (R$ 58), com spaghetti ao molho pomodoro, basílico e burrata. Já o incrível Capesante & Caviale (R$ 158), leva vieiras canadenses seladas, paglia e fieno no molho de açafrão, limão siciliano, cebolete e caviar mujol.

Chef Elia Schramm
Só o Rio tem possibilidade de almoçar de havaiana em restaurantes premiados

Endereço: Rua Barão da Torre, 632 – Ipanema

Malta Beef Club

O Malta Beef Club, comandado por Marcelo Malta, é referência em carne. A casa oferece opções, como a Costela (R$ 300), Fraldinha (R$ 200 ou R$ 154 meia porção), além da Picanha (R$ 260 meia porção) e o Denver (R$ 180 ou R$ 126 meia porção). 

Renata Araújo e Marcelo Malta
Os maravilhosos pratos

Endereço Jardim Botânico: Rua Saturnino de Brito, 84
Endereço Leblon: Avenida General San Martin, 359

Ocya

Ganhador do Prêmio Rio Gastronomia 2023, na categoria “Peixes e frutos do mar”, o restaurante Ocyá já tem duas casas, que só o Rio tem! A primeira, na Ilha primeira, na Barra, e no Leblon. O chef e pescador Gerônimo Athuel se dedica à intensa pesquisa de técnicas de conservação e maturação de peixes e frutos do mar, para oferecer receitas e ingredientes que fogem do óbvio. Portanto, no cardápio, entre os destaques, estão a lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco e o filé maturado, com a pele crocante e a carne suculenta.

End: Ilha Primeira – Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico) e Rua Aristides Espinola, 88 – Leblon

Rio: cidade do Brasil mais cantada em letras de música

Aquele Abraço

“O Rio de Janeiro continua lindo”. Esta é uma canção do cantor e compositor brasileiro, Gilberto Gil, composta e lançada em 1969. A faixa é considerada um “hino de despedida” e menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro.

Gilberto Gil

Do Leme ao Pontal

“Do Leme ao Pontal. Não há nada igual. Sem contar com o Calabouço, Flamengo e Botafogo, Urca, Praia Vermelha”. Um dos maiores ícones da música brasileira, Tim Maia ficou conhecido por popularizar o soul e o funk afro-americano no país, com canções que se tornaram grandes sucessos nacionais. Lançada no álbum Tim Maia de 1986, Do Leme Ao Pontal é um dos maiores sucessos do cantor.

Tim Maia

Garota de Ipanema

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar”. “Garota de Ipanema” é uma canção brasileira de bossa nova, que foi composta por Antônio Carlos Jobim e letrada por Vinicius de Moraes, em 1962. Teve mais de quinhentas versões com diferentes interpretes.

Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes

Menino do Rio

“Menino do Rio, calor que provoca arrepio. Dragão tatuado no braço”. “Menino do Rio” foi composta em 1977, por Caetano Veloso, Dedé Gadelha e Baby do Brasil. Aliás, a inspiração da letra foi o surfista carioca, José Arthur Machado, mais conhecido como Petit.

Renata Araújo e Caetano Veloso

Rio 40°

“Rio 40 graus: cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”. Esta é uma canção composta por Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Laufer, em 1992. É considerada um dos clássicos da música pop brasileira e faz referência ao calor carioca. Além disso, a cidade é descrita no primeiro verso como “purgatório da beleza e do caos”, devido à sua beleza natural e, ao mesmo tempo, pela violência urbana.

Fernanda Abreu

Samba do Avião

“Minha alma canta. Vejo o Rio de Janeiro. Estou morrendo de saudade”. “Samba do Avião” é considerada uma das principais canções da Bossa Nova de todos os tempos. Escrita por Antonio Carlos Jobim em 1962, a música faz referências às belezas naturais do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Além disso, o “avião” do título remete a emoção que o cantor, compositor e maestro sentia toda vez que voltava à cidade de suas turnês.

Antônio Carlos Jobim

Rio de Janeiro protagoniza diversas séries e filmes

Central do Brasil

Central do Brasil é um filme brasileiro, de 1998, dirigido por Walter Salles, escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, e estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. Passado no Brasil, o enredo gira em torno de Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas, na estação de trem Central do Brasil. Montenegro, que interpreta Dora, começa a ajudar Josué, um garoto cuja mãe morreu atropelada por um ônibus, para encontrar seu pai no Nordeste.

Fernanda Montenegro protagoniza Central do Brasil

Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser um dos locais mais perigosos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por conta de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Buscapé e sua namorada na praia

Coisa Mais Linda

Uma mulher chega ao Rio de Janeiro nos anos 1950 para encontrar o marido, mas descobre que foi abandonada. Em vez de sofrer, ela decide ficar na cidade e abrir um clube de bossa nova. A série aborda a ascensão da bossa nova e o empoderamento feminino em 1959. Aliás, o título foi inspirado em um verso da canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Morais.

Elenco da série Coisa Mais Linda

Dom

Dom é uma série de televisão brasileira de drama policial, estrelada por Gabriel Leone, Flávio Tolezani e Filipe Bragança. A obra retrata a história de Pedro Dom, um criminoso brasileiro que chefiava uma quadrilha especializada em assaltar residências de luxo no Rio de Janeiro, e de seu pai, o policial Victor Lomba. Dom é baseado no livro Dom (2020), de Tony Bellotto, e no livro biográfico O Beijo da Bruxa (2009), de Victor Lomba.

Capa da série policial Dom, com uma das 7 Maravilhas do Mundo atrás

Meu Nome é Gal

o filme celebra a trajetória da cantora Gal Costa, uma menina tímida que desde muito cedo soube que a música guiaria seus caminhos. Ela foi criada sozinha pela mãe Mariah, que foi uma de suas maiores incentivadoras. Aos 20 anos, ela decide viajar rumo ao Rio de Janeiro para se tornar cantora. Lá, a jovem encontra seus amigos da Bahia: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham seus primeiros passos da década de 1960.

Gal Costa

Rio

Capturada por contrabandistas de animais, a arara Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos. Aliás, Blu pensa que é a última arara de sua espécie. Mas quando descobrem que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu e sua dona, Linda, vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade na Cidade Maravilhosa.

Blu e Jewel

Vale o Escrito

Vale o Escrito mostra o modus operandi da guerra do jogo do bicho, no Rio de Janeiro. Além disso, relaciona e explica a relação da contravenção com o Carnaval. Após anos à frente do lado obscuro do Rio de Janeiro, a cúpula do bicho esvaiu e, agora, duas famílias vivem sangrentas guerras de sucessão.

Os maiores bicheiros do Rio de Janeiro: capitão Guimarães, Castor de Andrade e Miro Garcia

Velozes e Furiosos 5

Desde que o ex-policial Brian O’Conner e Mia Toretto libertaram Dom da prisão, eles viajam pelo mundo para fugir das autoridades. No Rio de Janeiro, eles são obrigados a fazer um último trabalho antes de ganhar sua liberdade definitiva. Assim, Brian e Dom montam uma equipe de elite de pilotos de carro para executar a tarefa, mas precisam enfrentar um empresário corrupto, além de um obstinado agente federal norte-americano.

Elenco de Velozes e Furiosos

De fato, o Rio de Janeiro é demais, né? Temos que ter orgulho da nossa cidade e de sermos carioca. Para você, que é turista: bem-vindo(a) à cidade mais linda do Brasil! Afinal, só o Rio tem uma das 7 Maravilhas do Mundo mesmo, além de outra coisas…

Por Renata Araújo e Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Leonardo Marchetti, divulgação e reprodução
Fevereiro de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

19 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás