O que fazer em Tulum, no México | Riviera Maya
Relato da nossa querida colunista, a escritora Thalita Rebouças.
O que fazer em Tulum
Primeiro, vale saber que em Tulum você não precisa de carro, já que a região é bem pequena e se resume praticamente a uma rua principal. De um lado está a praia e a grande maioria dos hotéis, e do outro, vários restaurantes, bares e algumas pousadas. É uma região perfeita para quem quer descansar, desapegar e curtir um lindo visual e apreciar a interessante história dos Maias. Tanto é, que a cidade é conhecida como um healing center e yogascape. Não há grande infra estrutura e nem super badalação. Em Tulum, o clima é rústico e até meio escuro, já que a rede elétrica não chega à beira-mar. Um lugar para andar de bem à vontade e sem frescura.
Os Cenotes de Tulum
Cenotes são buracos de água no meio da selva, produzidos por um processo de dissolução e colapso de terreno calcário. Alguns tem águas e limpas e transparentes na superfície, e outros, águas do mar superprofundas, até dentro de cavernas. Tive a chance de conhecer alguns durante a minha estadia, já que o que não faltam na região são cenotes. Eles são um must quando pensamos em o que fazer em Tulum.
Casa Cenote
Foi o que mais gostei! O mais bonito na minha opinião, com caverna, tem tartaruga, peixe e água cristalina. Vá cedo porque depois começa a encher muito.
Aktun Tchen
É um cenote de caverna, com direito a estalagmites e estalactites. Lindo demais. Apesar dos morcegos, ui!
Ik Kil
Fica ao lado de Chichen-Itzá – as pirâmides – que super valem a visita. É meio Disney, lotado de turistas fotografando e tal, mas é bem bonito. O problema é que é muito cheio.
Há ainda o Dos Ojos, Casa Cenote, Gran Cenote, Jardín del Eden, Yokdzonot, Chac Mool, mas não deu – e nem quis – conhecer todos.
Dicas importantes sobre o que fazer em Tulum
Depois do terceiro cenote eu já tava meio de saco cheio. Achei tudo lindo mas também mais do mesmo, sabe? Então preferi explorar praias e hotéis a mergulhar nas águas frias dos cenotes depois de visitar cinco. Se você não é um aficionado por cenotes, eu diria para fazer o mesmo.
Outra dica boa sobre o que fazer em Tulum que ninguém me deu: leve seu próprio snorkel (coisa que não fiz e adoraria ter feito. Tenho meio nojinho de botar a boca onde todo mundo bota, mas se você não for como eu, ignora essa dica) e roupa de borracha, pelo menos uma camisetinha de neoprene, dessas que surfistas usam. Senti falta disso em alguns cenotes, já que a água de alguns é beeeeem fria.
Caleta de Akumal
É um lugar deslumbrante e bem famoso por lá, mas de tão cheio, não deu muita vontade de mergulhar. Talvez você dê mais sorte e consiga fazer snorkel e ver as várias espécies marinhas tão faladas por lá. Ela é conhecida porque é onde se juntam a água doce e salgada do mar aberto.
Luxo e conforto em Los Cabos, no One&Only Palmilla
Na volta, vimos um anúncio de SUP e paramos. Remamos uma hora numa praia vazia, que lembra a parte colorida de Miami, com poucos e pequenos hotéis. Lindoooo! O mar tem corais. Então, se não tiver o hábito de fazer SUP, recomendo só um mergulho mesmo, um passeio de caiaque… Porque se cair e machucar vai dar uma boa estragadinha na sua viagem, né?
Hotéis em Tulum
Como o centro de Tulum não é nada demais, a boa é você ir conhecendo os outros hotéis da região. Muitos charmosos e descolados e que valem ir para almoçar, tomar um drinque ou jantar. Vamos à nossa listinha dos hotéis que te ajuda a saber o que fazer em Tulum.
Mi Amor Colibri
La Zebra
Conheça Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México
Casa Malca
Nômade
Mezannine
Leia aqui sobre o Nizuc Resort & Spa, hotel 5 estrelas em Cancún
Onde comer em Tulum
Kitchen Table
Gitano
Outro restaurante em clima de selva. É bem famoso e dizem que animado à noite (saí de lá umas onze e meia e a animação ainda não tinha começado. Aliás, a noite em Tulum acaba cedo) mas não fui feliz por lá. O atendimento era bom mas a comida nem tanto. Talvez você dê mais sorte.
As praias em Tulum
Xcacel
A praia mais linda e vazia e rústica (fica a uns 15 minutos de carro). Me senti a Brooke Shields em Lagoa Azul, rs.
Dica de hotel na Cidade do México: Marquis Reforma
Praia do Veado Azul
Não, não é uma praia frequentada por bichas pintadas de Blue Men Group, mas um lugar modernoso e meio hippie, com direito a globo estroboscópico, quiosque de bebidinhas naturebas e uma estátua imponente de um veado… azul, por supuesto.
Conheça o Grand Velas, um paraíso no México
Passeios de bike
Os Balanços
Se alguém te perguntar o que fazer em Tulum, você pode responder: andar de balanço! Tem mil deles. Vire criança! Tomei drinques balançando em bares e até almocei em um. Caí entre uma garfada e outra e diverti o casal ao lado. Mas sei que é uma questão de prática. Da próxima vez que eu fizer uma refeição sentada num balanço tenho certeza absoluta de que não cairei de bunda na areia, rs.
Chichen-Itzá
Tem que ir! Um Patrimônio Cultural da Humanidade e eleita em 2007 uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Fica no Estado de Yucatán, a 205 km de Cancun, com acesso pela rodovia 180. O sítio arqueológico reúne 16 grandes estruturas, algumas delas verdadeiros complexos arquitetônicos, como o Caracol, a pirâmide El Castillo, o Templo de los Guerreros e o Complexo de las Monjas. Cada uma vai revelando a sabedoria Maia em várias áreas do conhecimento, como a astronomia, a geometria, a matemática, a engenharia e as artes plásticas.
Imprescindível contratar um guia. Não vale a pena pão-durar em relação a isso, sério. É um guia exclusivo, que dá uma aula de história só pra você e não para dez, 15 turistas. Eu amei. Não lembro quanto foi, mas tem vários que se jogam em cima de você (desde a estrada – não pegue esses) até a entrada das ruínas (pegamos um desses, um fuefo master).
Espero que agora você já saiba o que fazer em Tulum e que se apaixone pela região como eu. Depois conta pra gente como foi sua experiência.
Por Thalita Rebouças – acompanhe o Facebook e Instagram @thalitareboucas
Fotos: Thalita Rebouças, Renata Araújo e Divulgação
Junho de 2017
Leia mais:
Pesquisa revela os destinos preferidos dos viajantes brasileiros
Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo
Dicas para não perder o trem na Europa
Aromas da Montanha|Onde ficar em Tiradentes
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Adorei, quero conhecer essa praia do Veado Azul hehehe. A Riviera Maia é uma das nossas melhores viagens, morrendo de vontade de voltar logo pra lá. Ótimo post.
Porque não contratar os guias da estrada em chichen, existe algum relato ruim?
Que bom que gostou, Fabio!! É lindo mesmo.
Ola! Tenho viagem marcada para Tulum em Fev/19, gostaria de saber mais sobre a praia do veado azul, como faço para chegar, e onde fica exatamente? Obrigada!