Rio de Janeiro

Personalidades revelam o que fazer no feriado no Rio: restaurantes, bares e passeios

Publicado por
Duda Vetere

O verão no Rio de Janeiro é imbatível! Estamos passando por uma onda de calor, com sensações que chegam até os 59ºC, então as praias certamente são destino certo neste feriado. Sol, paisagens magníficas, férias e o carnaval já batendo à porta. Nesta época a cidade ferve de eventos, e certamente há programas para todos os gostos e idades. No fim de semana, por exemplo, tem muita música brasileira no festival Universo Spanta, na Marina da Glória, e no dia 21, Anitta faz o seu Ensaio de Carnaval no Jockey Club. Também no domingo, acontecem os Ensaios Técnicos das Escolas de Samba na Sapucaí, gratuito, com Mocidade, Paraíso do Tuiti e Salgueiro. E o projeto Verão Rio está de volta ao posto 10 de Ipanema, que recebe nestes dois fins de semana com shows e atividades esportivas.

Além, é claro, da sua vocação para passeios ao ar livre, e excelente oferta gastronômica, com opções de bares e restaurantes de todos os estilos. Já que neste sábado, 20, é Dia de São São Sebastião, padroeiro da cidade, convidamos algumas personalidades variadas entre artistas, chefs, jornalistas e influenciadores para nos contar o que fazer no feriado no Rio!

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O que fazer no feriado no Rio

Igor Renovato, mixologista

”De tarde, gosto de correr da Lapa até a Praia do Flamengo, em dias de semana. E aos fins de semana, gosto de correr pelo Centro. Vou até a Roda Gigante, que fica na Zona Portuária. As ruas ficam vazias e correr pela Centro da cidade dessa forma é bem legal. Já de noite/madrugada eu gosto de flanar. Em geral pela área dos bares do Centro/Lapa — perto de casa. Acompanhar o ir e vir das pessoas, contemplar o vazio bebericando alguma coisa. Aqui próximo no Bairro de Fátima,por exemplo, onde moro, tem um bar ótimo pra isso. Chama Ponto da Galera, mas chamo de “Bar do Remedinho” por conta de uma mistura que é servida na casa e tem o nome de “remedinho”‘

Igor Renovato, mixologista
Roda Gigante na Zona Portuária do Rio

”Ainda sobre noite/madrugada, gosto bastante de fazer o “tour” Mureta da Lapa, Adalto e Beco do Rato. As sextas no Mureta com o Batuque Suburbano, às segundas no Beco com o Arlindinho … e todo dia, se deixar, eu tô comendo alguma coisa no Adalto (risos). Ah, e o melhor disso tudo, é que agora eu tô pertinho! 💚”, conta Igor, que acaba de abrir o Suru Bar, na Lapa, junto com o mixologista Raí Mendes.

Kika Macedo, influenciadora e criadora de conteúdo no Dicadakika

”Acho as praias um dos lugares mais representativos da Cidade Maravilhosa! Portanto, aproveito para acordar cedo e vou dar um mergulho com o sol ainda subindo no horizonte, agradecendo pela beleza desse lugar e desejando muita paz e amor para todos que aqui moram ou que nos visitam! Quando estou no Rio em algum feriado, tenho adorado por causa da estrutura oferecida e o cenário deslumbrante passar o dia no Sel d,Ipanema. O beach club tem música ótima, gastronomia deliciosa e lounges perfeitos na areia pra curtir o dia!”, revela Kika.

Kika na Praia de Ipanema
Sel D’Ipanema

Maria Maud, atriz, cantora e compositora

”Sou carioca da gema e adoro lugares animados no Rio, com música boa e drinques variados. Devo confessar que curto restaurante italiano e comida japonesa! Mas, para curtir o feriado no Rio, tenho algumas sugestões da manhã até noite. Para tomar café da manhã e brunch, adoro o Dainer, em Botafogo, um dinner clássico americano, e o Arp Bar, no Hotel Arpoador, que tem ainda uma vista maravilhosa para a praia! Já para tomar um chope gelado com os amigos, adoro os Botecos Rainha e Princesa, do chef Pedro de Artagão no Leblon, assim como o clássico Jobi, ali perto. Enquanto isso, em Botafogo, também gosto do Botica, bar descontraído que tem ótimas comidinhas para compartilhar e um chope bem tirado, e o Galeto Sat’s, boteco que é referência da boemia carioca.”

Maria Maud
Brunch no Dainer
Que tal começar o dia assim no Arp?
A comida do Galeto Rainha é uma delicia!

Para todos os estilos

”Se estiver querendo algo mais romântico, indico o Jojô Bistrô, super charmoso no Jardim Botânico, o Togu, asiático na Dias Ferreira, e na mesma rua o Sushi Leblon, japonês que não tem erro. Já se quiser algo mais animado, ideal para fazer uma pré com as amigas, adoro o Elena Horto, que está bombando com ótimos drinques, e a Casa Camolese, no Jockey, que tem ambiente descolado e ainda vista para o Cristo! E para terminar, se quiser um lugar no Rio para curtir musica boa ao vivo, sugiro o Manouche, com ambiente intimista no Jockey, ou então o Blue Note, tradicional casa de shows que reabriu na cidade, em plena Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana! Aliás, falando nisso, no dia 07 de fevereiro, vou fazer show lá, fica a dica”, finaliza Maria.

Maria Maud na praia
Ambiente lindo do Elena Horto
Drinque na Casa Camolese
O Togu, na Dias Ferreira, tem ótimas comidinhas

Netto Moreira, Diretor Regional de Luxo da Accor no Rio

”Sugiro começar com uma caminhada ao nascer do sol na praia mais linda do mundo e um mergulho no mar de Copacabana! Depois, uma água de coco geladinha do Tropik Beach Club, seguido da prática de stand up paddle, uma das atividades esportivas oferecidas no serviço de praia do hotel Fairmont Rio. Almoçar e passar o dia no badalado restaurante de praia Sel d’Ipanema, se refrescando com os pratos e os drinques autorais inspirados no frescor do Mexico. Além disso, outra boa pedida para o feriado no Rio é apreciar a vista do pôr do sol a partir do deck da piscina do Hotel Santa TeresaMgallery, desfrutando de uma boa caipirinha e ouvindo uma doce MPB neste refúgio urbano em Santa Teresa.”, conta Netto.

Netto Moreira
A linda vista do Tropik
Pedir um drinque na piscina do Santa Teresa MGallery de fato é um programão

Sei Shiroma, restaurateur e chef do Ferro e Farinha e Suibi

”Para começar o dia: correr pela Lagoa. Não gosto de correr, mas gosto da sensação de vitória que vem depois da corrida! E nenhum lugar melhor de conseguir seus 7km do que uma volta pela Lagoa, se sentir vitorioso e ainda tomar uma água de coco gelada. Para almoçar, indico o Giuseppe Grill do Leblon. Dá para fugir do calor do meio dia e ficar num salão bonito, com ar condicionado e comer um belo ancho e um bom creme de espinafre.”

Chef Sei Shiroma
Almoçar no Giuseppe Grill certamente é uma boa pedida
Caminhar pela Lagoa é um ótimo programa para curtir o feriado no Rio
O pôr do sol visto do Sel d’Ipanema

”De quebra, tomar uns Negronis e voltar andando até a praia, e finalizar com o pôr do sol no Sel d’Ipanema! Eu sou fã do Fairmont, então, óbvio que ia gostar do quiosque da Accor! Além de ser perto da minha casa, é um ótimo lugar pra tomar uns drinques, comer umas comidas legais, sentar nas espreguiçadeiras na praia, e relaxar. Aliás, dá até para dar um pulo no mar, voltar, bater papo e curtir o pôr do sol.”, diz Sei.

Thereza Chammas, influenciadora e criadora do Fashionismo

”Para curtir o feriado no Rio, sugiro ir até o Arquipélago da Gigóia, um passeio delicioso pelo “Pantanal (ou Veneza!) Carioca”. Vale alugar uma lancha e desbravar todas as adoráveis ilhotas, ir até o berçário de jacarés e aproveitar o clima idílico de uma região que nem parece ficar na agitada Barra da Tijuca. Ainda aproveitando a região, o badalado – e agora premiado! – restaurante Ocyá, do chef Gerônimo Athuel, é destino certo pra quem quer comer muito bem e num espaço descontraído e simples. Recomendo reservar próximo do pôr-do-sol pra brindar a experiência com uma bela vista. Além disso, outra dica é a Cidade das Artes, um polo que descentraliza a cultura do eixo Centro-Zona Sul. Você pode assistir de peça infantil a Concerto de Orquestra Filarmônica. Se estiver sem ingresso, sem problema, o espaço é cenário instagramável gratuito e favorito de blogueiras a arquitetos. ”

Thereza Chammas e a filha, Maria Eduarda, no passeio de barco pela Gigóia
Ambiente do Ocyá, na Ilha Primeira, é um charme
Thereza na Cidade das Artes

”Quer escapar pra mais longe ainda? O polo gastronômico de Guaratiba é tradicional e o restaurante do Bira, o Bira de Guaratiba, é provavelmente o mais clássico e meu favorito. Ambiente rústico, frutos do mar frescos e petiscos saborosos, tudo debruçado sobre a incrível Restinga da Marambaia. Ou seja, um passeio imperdível e fundamental pra qualquer carioca! Ainda na região, o Sítio Burle Marx, onde morou o paisagista é passeio obrigatório e imperdível. A sensação de estar viajando dentro da sua própria cidade é fundamental e valorizar esse espaço, reconhecido internacionalmente, é motivo de orgulho carioca. Não deixe de agendar antecipadamente pro tour completo.”, conta Thereza.

Thereza no Sitio Burlex Marx

Nívea Maria, atriz

”Que tal curtir o feriado no Rio passeando pelas praias da Barra e tomando uma boa água de coco? Ou então, de repente ir até a Ilha de Paquetá, este lugar que me traz tantas lembranças boas da novela que fiz lá, A Moreninha, de 1975. Uma ilha linda com astral maravilhoso, e pertinho do Rio, a apenas 1h20 de barca. Depois, no fim do dia, quem sabe ter uma refeição muito gostosa no Dois em Cena, restaurante no Rio Sul no qual sou sócia há 18 anos, e que agora está lançando uma linha de massas congeladas e relançando receitas de pães de Clécia Casagrande, que fez história na gastronomia carioca com a Escola do Pão, na Lagoa”, conta Nivea.

Clécia Casagrande, André Nunes e Nivea Maria
Ilha de Paquetá
Pegar a barca até Paquetá certamente é um ótimo passeio

Renata Araújo, jornalista e editora-chefe do You Must Go!

”No feriado de São Sebastião, começaria o dia tomando um reforçado café da manhã no Talho Capixaba, meu vizinho, que sempre tem pães fresquíssimos e outras gostosuras! Depois, se estiver sol, daria um bom mergulho no mar, caso contrário, caminharia pelo calçadão até o Arpoador. Além disso, almoçaria pelo bairro mesmo, no Sabor das Águas, com aquelas ostras saborosíssimas; ou provaria a suculenta carne do Malta ou ainda os sushis do novo Suibi. E finalizaria o feriado na Marina da Glória, no Universo Spanta, voltando no tempo com É o Tchan e Xuxa!!”, completa Renata.

Renata Araújo no café da manhã do Talho Capixaba
Caminhar na praia certamente é um dos meus programas preferidos em feriados no Rio
As ostras do Sabor das Águas são fresquíssimas!
No Malta Beef Club, no Jardim Botânico

E você, qual seu programa preferido para curtir o feriado no Rio? Conta para a gente nos comentários!

Por Renata Araújo e Duda Vetere. Janeiro de 2024.

Fotos: Duda Vétere, Divulgação, Renata Araújo, Rodrigo Azevedo, Vera Donato

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Os melhores restaurantes do Brasil, na lista da Casual Exame

Nossa editora-chefe Renata Araújo e editora-assistente Duda Vétere são juradas no ranking de 100 melhores…

4 horas atrás

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

2 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

4 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

5 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

6 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 semana atrás