Fim de ano: temporada de festas, verão, férias… e aquela corrida contra o tempo para encontrar os amigos… Certamente nada melhor que um bom bar, bem carioca, para curtir estes momentos. Portanto, resolvemos listar aqui 7 bares na Dias Ferreira, uma das ruas mais charmosas do Rio, no Leblon, e arredores. Aliás, você já leu por aqui nossa lista de restaurantes por lá, então chegou a vez de selecionar os bares, para você aproveitar neste verão e durante o ano todo também, porque carioca de verdade ama um bar né?

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

7 bares na Dias Ferreira e arredores

1- Garoa

Com filiais no Leblon e Ipanema, o Garoa preparou uma divertida carta de drinques para a temporada de verão. Impressa em formatos de leque e de viseira, para os clientes levarem para casa, a carta oferece quatro receitas (R$ 27 cada) assinadas por diferentes integrantes da equipe do bar, cada uma refletindo o seu olhar particular a respeito da estação mais quente do ano (literalmente rs). O Melanina Carioca, por exemplo, assinado pelo barman João Marcos, é uma ode à praia e leva rum Bacardi 4, melado de cana, espumante de beterraba, limão, laranja desidratada e crosta de pó de cenoura decorando o copo. Além disso, vale lembrar que ao longo do mês de dezembro as duas filiais do bar passam a abrir as portas aos domingos, em horário especial pós praia, das 17h às 22h.
End: Rua Dias Ferreira, 50.

2- Stuzzi

Certamente outro ponto de encontro badalado na Dias Ferreira. O Stuzzi abriu as portas em 2011, e no comando da cozinha, com toque italiano, a chef e sócia da casa Paula Prandini elaborou um cardápio bem variado e ideal para vários momentos. Entre as sugestões, por exemplo, o steak tartare servido numa cestinha crocante faz um verdadeiro sucesso. Já no bar, as criações de Lelo Forti casam perfeitamente com os clássicos da coquetelaria, como o Aviation e Old Fashioned.

End: Rua Dias Ferreira, 45.

+Café da manhã com vista em Copacabana
+Rio Star: a nova roda-gigante do Rio

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

3- Venga

Pioneiro bar na Dias Ferreira a investir num estilo mais despojado de comer e beber. Inspirado pelo hábito de tapear dos espanhóis, o iVenga! Bar de Tapas completou uma década, e para comemorar, foi rebatizado de iVenga! La Barra, num conceito que o aproxima mais dos típicos bares espanhóis onde se come em pé, debruçado sobre o onipresente balcão (“barra”, em espanhol) ou em mesas altas. No cardápio, mais enxuto, receitas frescas e leves, e as opções mudam constantemente, conforme as estações. A clássica batata brava, por exemplo, condimentada com páprica, ganhou uma versão feita com aipim, transformado num mil-folhas, acompanhado de aïoli de páprica. Aliás, o criativo menu ficou a cargo do chef Guilherme Furtado, mineiro que há dez anos morava em Barcelona, onde passou por todas as casas de Albert Adriá, irmão de Ferran Adriá, que se tornou o chef número 1 da capital catalã.
End: Rua Dias Ferreira, 113-B. 

4- Jobi

Um dos precursores do Baixo Leblon, ou seja, um clássico reduto da boemia carioca. Desde 1960, é lá que todas as tribos se encontram: millenials, sêniores, solteiros, casados, celebridades e desconhecidos. Onde se serve o chope sempre gelado e o bacalhau à lagareiro, dentre outros clássicos da gastronomia de botequim. O bar trouxe  algumas novidades  no  último  ano  que  vão  continuar  em  2020,  como, por exemplo,  o bolinho e o pastel de pernil, o Salmão à la Raphaela (neta do fundador Narciso Rocha), novas opções gin tônica e outros drinques. Não podem faltar os pratos que a clientela fiel ama e são a cara do Rio, como a feijoada,  carne  seca  à  mineira e bife à milanesa com salada de batata. Para  beber,  os  campeões  são  o chopp e a caipirinha. Afinal, clássico é clássico, portanto, não poderíamos deixar ele de fora da nossa lista de bares na Dias Ferreira e arredores.
End: Av. Ataulfo de Paiva, 1166. 

5- Iara

Logo na entrada, o charmoso bar chama a atenção de quem passa pela Dias Ferreira. Inaugurado no início deste ano, o Iara Mar e Bar está com novidades para a temporada. Com foco em frutos do mar, o cardápio foi reformulado pelo chef Frédéric Monnier. Entre as novas sugestões, por exemplo, destaque para o “Iara na Lata“, que é uma deliciosa escabeche de frutos do mar, perfeita para dividir, e o “Surf and turf“, prato que mistura harmonicamente o chorizo espanhol levemente picante e lula. Enquanto isso, no bar, além dos tradicionais drinques, o Iara apresenta criações autorais, como o Red Velvet e o Moscow Mule Iara. Aliás, o bar estará aberto nos dias 23 e 30/12, das 18h à 01h, e abre para o almoço no domingo, dia 29/12, a partir das 15h.

End: Rua Dias Ferreira, 66

+Réveillon no Rio: saiba onde curtir a virada!

6- Boteco Boa Praça

O boteco que ganhou fama na capital paulista abriu esse ano sua filial no Rio, na praça Cazuza, final da Dias Ferreira. E rapidamente conquistou um público fiel, com decoração boêmia, bem no estilo carioca, com muitas referências a Cidade Maravilhosa, como, por exemplo, as cangas no teto e a escada imitando a famosa escadaria Selarón, na Lapa. No cardápio, muitos petiscos que certamente agradam o paladar de todos, cariocas e turistas, como os dadinhos de tapioca e a coxinha de baroa com frango cremoso. De prato principal, o destaque é a Fraldinha com arroz de brócolis, farofa de ovo, fritas e molho à campanha. Criação exclusiva para o Boa Praça, pelo proprietário do Malta Beef, Marcelo Malta. Já para os cervejeiros, uma carta com 15 rótulos que vão desde as tradicionais até as artesanais.

End: Rua Dias Ferreira, 12.

bares na Dias Ferreira

Fraldinha

7- Capapreta

Não está exatamente no chamado “Baixo Leblon”, mas ainda assim entra aqui na nossa lista por ser uma das boas novidades do bairro e que promete bombar nesse verão também. O Capapreta é um autêntico bar mineiro, com filial em São Paulo e na Barra da Tijuca, e acaba de aterrissar no Leblon! O cardápio é assinado pelos chefs Jimmy Ogro, Yasser Regis e Igor Maurício. Na seção de petiscos, a cerveja Diesel Double IPA, aparece no preparo do croquete de carne cozida na cerveja, com maionese de mostardas, nos pastéis de feira (carne desfiada na cerveja, cream cheese, queijo e picles de cebola roxa) e nos Capa Nachos (chips de tortilla de trigo mexicana cobertas por carne desfiada cozida na Diesel, sour cream e cebolinha). Para os cervejeiros de plantão, o Capapreta certamente é um oásis! São oito torneiras que servem chopes da linha fixa e receitas sazonais. A régua de degustação é ideal para o cliente que conhece o bar pela primeira vez, ou para quem deseja experimentar diferentes opções.
End: Rua Cupertino Durão, 96

Portanto,com essa incrível seleção de bares na Dias Ferreira e arredores, certamente o verão no Rio ficará muito mais gostoso e aquele encontro com os amigos também! Afinal, o que não faltam são opções para todas as tribos e gostos. Então, um brinde ao verão carioca: saúde!

Por Marcella Maia e Renata Araújo. Dezembro 2019.

Fotos: Fernanda Dias, Marcella Maia, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.