Escama novo restaurante de frutos do mar no Rio no Jardim Botânico

O Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, certamente é um dos pólos gastronômicos mais importantes da cidade. É fácil andar pelas ruas do bairro e esbarrar em algum lugar de renome para almoçar, jantar ou apenas tomar um bom vinho ou drinque. Portanto, o You Must Go selecionou 7 restaurantes no Jardim Botânico que você precisa conhecer! Eles vão desde comida vegana até pizza, passando por novidades, como, cozinha de autor e frutos do mar. Depois conta pra gente quais prefere? Aproveite para ler também sobre o Boteco Rainha, no Leblon.

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

+Sebastián, novo gastrobar no Baixo Gávea.

7 restaurantes no Jardim Botânico

Arataca

Aberto desde 1955 em Copacabana, o restaurante de comida típica do Pará, ganhou em 2020 uma filial em uma charmosa casa no Jardim Botânico. São 40 lugares no salão e oito na calçada. Enquanto isso, o cardápio oferece diversos destaques, como, por exemplo a casquinha de caranguejo. Entre os principais, vatapá, moqueca de lagosta e ainda, feijoada. Além disso, a casa conta também com um empório de produtos paraenses.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

restaurante jardim botânico
Entrada Arataca

End.: R. Lopes Quintas, 147 – Jardim Botânico

Ella Pizzaria

A casa do chef Pedro Siqueira (Puro e Massa), e do padeiro Marcos Cerutti (S.P.A Pane) certamente se tornou um point no JB! As pizzas tem massa de fermentação natural, com foco na maturação e receita exclusiva, leve e saudável de base fina e borda alta. Além disso, para as coberturas, ingredientes preferencialmente nacionais e locais.

+Curso de gastronomia prática da chef Manu Biar.

Marcos Cerutti e Pedro Siqueira

No cardápio, sabores originais como, por exemplo, a Polpa, que leva creme azedo, polvo crocante, pancetta defumada, vinagrete de biquinho e rúcula selvagem. Há também a Olha Ella, com base de duas scarmoza com grana padano, bacon crocante, ovo estalado e broto de salsa. Além disso, a carta de drinques é assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita. Portanto, nem só de Braz e Cappriciosa vive o bairro do Jardim Botânico.

restaurantes no Jardim Botânico
Verdi – pesto da casa, fiore di latte, castanha brasileira laminada, certamente apetitosa

Endereço: Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico

Escama

Comandado pelo premiado chef Ricardo Lapeyere, o restaurante de frutos do mar é seguramente um dos melhores do Rio! Com produtos frescos e toque francês, conta com duas cozinhas. Enquanto a fria fica primeiro andar, a quente e aberta está no segundo piso. Além disso, há uma churrasqueira de onde saem por exemplo, os assados na brasa. Finalmente, o cardápio apresenta o famoso Elenco Escama. Nele, você escolhe as diversas opções de pescado.

+Brasil Sabor: Festival da ABRASEL.

Por fim, os drinques assinados pela mixologista Laura Pavarato, são refrescantes, saborosos e leves. Além disso, são preparados com ingredientes sazonais que valorizam a cultura brasileira. Um dos restaurantes no Jardim Botânico essenciais para conhecer.

drinques escama
Drinque Matias
escama
Renata Araújo com o Chef Ricardo Lapeyere

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico

Grado – restaurantes no Jardim Botânico

O excelente italiano fica em um casa super charmosa de dois andares, com direito à cozinha aberta, varanda e jardim de inverno. Os ambientes são super aconchegantes, enquanto a decoração é intimista. Portanto, sob o comando do chef Nello Garaventa, o menu oferece uma experiência com couvert, entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo (R$184).

+Stuzzi por Sei Shiroma: novo cardápio do gastrobar no Leblon.

restaurantes no Jardim Botânico
Jardim de Inverno

São diversas opções para cada etapa, com algumas sugestões do chef. Aposte na berinjela à parmegiana e no tartar de carne. Além disso, atenção ao clássico agnolotti de javalli cacio e pepe. Finalmente, para a sobremesa, crostata rústica de maça assada no forno à lenha e cheesecake queimada, certamente divina!

restaurantes no Jardim Botânico
Gnocchi com ragu de peito de boi e Amatricciana
restaurantes no Jardim Botânico
Tiramisú

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 31 – Jardim Botânico

Malkah

Estivemos no Malkah, novo restaurante no Jardim Botânico comandado pela chef Ludmilla Soeira. Aberto há um mês, ele fica em uma charmosa casa, onde funcionava o Lorenzo Bristô. O cardápio focado na gastronomia brasileira, conta com pratos afetivos, como, por exemplo, camarão VG com crosta de pão de alho e risoto de limão siciliano, um must do Zuka, antiga casa da chef. Além disso, outro carro chefe é o filé mignon grelhado com risoto de chèvre, crocante de alho poró e ghee de ervas. Por fim, entre as sobremesas estão os Suspiros da Vovó com raspas de limão, chantilly e frutas vermelhas e bolo gelado de coco com muita calda. Seguramente, para nossa sorte, o brigadeiro no potinho também está lá!

+Roteiro Gastronômico de Ipanema: 128 anos do bairro.

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 2 – Jardim Botânico

Malta

O restaurante que finalmente vai celebrar cinco anos de abertura em 2022, fica localizado em uma casa de dois andares no Jardim Botânico. Vencedor de diversos prêmios, inclusive o de melhor restaurante de carnes pela Veja Rio Comer & Beber, conta com cortes assados na brasa, de excelente qualidade, preparados pela chef Aline Cury. Além disso, são diversas opções de entradas e petiscos como, por exemplo, steak tartare, croquete de costela e ainda, fraldinha à milanesa. Portanto, um deleite para os carnívoros e que até hoje tem longa fila de espera na porta.

malta JB
Segundo andar do Jardim Botânico

End.: R. Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico

Prana Vegetariano

Para os que não comem carne, o tradicional Prana Vegetariano do Cosme Velho tem filial no JB.  A casa reúne no cardápio sabor, saúde e criatividade em pratos executivos gourmets, como, por exemplo, o falafel com chutney de manga, arroz basmati com lentilha, curry, cebola frita e sunomono. Há também o bolinho de palmito com chutney de manga, para quem preferir.

+O melhor pão do Rio: The Slow Bakery.

restaurantes no Jardim Botânico
Entrada do restaurante
prana vegetariano
Falafel, arroz basmati, curry, lentilha com cebola caramelada e sunomono

Destaque também para os sucos naturais, como, por exemplo, manga, maracujá e maçã e limão, maçã e gengibre. Destaque para o famoso smoothie de Juçai, morango e banana. Finalmente, para sobremesa, o bolinho de cacau recheado com brigadeiro de castanha de caju que certamente é ótima pedida!

Endereço: R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico

Prosa – restaurantes no Jardim Botânico

O novo restaurante comandado pela chef Manoela Zappa fica localizado em um charmoso casarão no Jardim Botânico. Ele conta com diversos ambientes, como por exemplo, bistrô, bar de vinhos naturais, padaria e mercearia com produtos brasileiros. Além disso, no primeiro andar fica a padaria Fermento, com pães de fermentação natural, baguetes, croissants e também a mercearia Mercê, com uma curadoria de pequenos produtores artesanais brasileiros.

+Conheça o Tropik, sofisticado beach club do Fairmont, em Copacabana.

prosa
Padaria e mercearia

O Bar de Vinhos, COPAS, fica no mezanino e tem foco nos rótulos naturais de mínima intervenção. Além disso, para beliscar, há um cardápio de tapas com opções como o robalo de gravatx de cajuína com blinis de baroa e creme azedo de limão-cravo. Enquanto isso, nos fundos fica o Bistrô Manjar, com um espaço arejado e cozinha aberta, da saem pratos que valorizam os ingredientes brasileiros e sazonais comandado pelo chef Cristovão Duque. Além disso, são diversas opções de entradas e pratos principais, como por exemplo o carro-chefe, baião de polvo. Mais um restaurante no Jardim Botânico para sua lista.

prosa restaurante
Bar de vinhos

Endereço: R. Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico

Nutre Restô

Com comida saudável e sabor caseiro, o Nutre Restô tem ambiente agradável e abre apenas para almoço. Além disso, a casa serve todos os dias uma receita vegetariana, feijão carioquinha e arroz integral e varia nos complementos como saladas e guarnições, com o preço fixo e direito a escolher uma proteína.

+Bar de culinária portuguesa no Rio: Porco Amigo chega no Leblon.

restaurantes no Jardim Botânico
Ambiente
nutre restô
Quibe de quinoa com abóbora

Algumas opções são, por exemplo, frango com ameixa, sobrecoxa de frango ao molho de laranja, guizado de carne com batatas, e almôndegas de soja. Além disso, para acompanhar, abobrinha ou quiabo na chapa, souflé de espinafre e caponata de berinjela. Por fim,, a casa também oferece sucos frescos em garrafinhas especiais e sobremesas feitas por fornecedores do próprio bairro.

nutre restô
Mais um pouco do ambiente

Endereço: R. Jardim Botânico 635 loja 101 – Jardim Botânico

Portanto, esta foi a nossa lista de 7 restaurantes no Jardim Botânico! Agora, você sabe ainda mais onde comer no Rio. Conhece mais algum? Conta para a gente nos comentários!

Por Duda Vétere e Renata Arújo

Fotos: Duda Vétere, Tomás Rangel, Leo Martins e Divulgação.

Outubro de 2017 (atualizado em maio de 2022).

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.