11 restaurantes no Jardim Botânico que você precisa conhecer!

O Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, certamente é um dos pólos gastronômicos mais importantes da cidade. É fácil andar pelas ruas do bairro e esbarrar em algum lugar de renome para almoçar, jantar ou apenas tomar um bom vinho ou drinque. Portanto, o You Must Go selecionou 11 restaurantes no Jardim Botânico que você precisa conhecer! Eles vão desde comida vegana até pizza, passando por novidades, como, cozinha de autor e frutos do mar. Depois conta pra gente quais prefere? Aproveite para ler também:

??Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço e nos ajude a monetizar o site! 😉 Se tiver alguma dúvida sobre roteiro de viagens, reservas de restaurantes no RJ, em SP ou fora do Brasil, é só mandar um email para [email protected]

11 restaurantes no Jardim Botânico

Arataca

Aberto desde 1955 em Copacabana, o restaurante de comida típica do Pará, ganhou em 2020 uma filial em uma charmosa casa no Jardim Botânico. São 40 lugares no salão e oito na calçada. Enquanto isso, o cardápio oferece diversos destaques, como, por exemplo a casquinha de caranguejo. Entre os principais, vatapá, moqueca de lagosta e ainda, feijoada. Além disso, a casa conta também com um empório de produtos paraenses.

restaurante jardim botânico
Entrada Arataca

End.: R. Lopes Quintas, 147 – Jardim Botânico

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Casa 201

A nova casa no Jardim Botânico do chef João Paulo Frankenfeld, com ambiente intimista, te leva a uma experiência gastronômica. Com menu degustação com técnicas de cozinha francesa e toque autoral, criativo e afetivo, de oito etapas, é aberto apenas para o jantar. Aliás, o restaurante conta com apenas 20 lugares, portanto, é preciso fazer reserva!

End: Rua Lopes Quintas, 201

Ella Pizzaria

A casa do chef Pedro Siqueira e do padeiro Marcos Cerutti, certamente se tornou um point no JB! As pizzas tem massa de fermentação natural, com foco na maturação e receita exclusiva, leve e saudável de base fina e borda alta. No cardápio, sabores originais como, por exemplo: a Polpa, que leva creme azedo, polvo crocante, pancetta defumada, vinagrete de biquinho e rúcula selvagem. Além disso, a carta de drinques é assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita.

Endereço: Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico

Escama

O restaurante de frutos do mar é seguramente um dos melhores do Rio! Com produtos frescos e toque francês, conta com duas cozinhas. Enquanto a fria fica primeiro andar, a quente e aberta está no segundo piso. Além disso, há uma churrasqueira de onde saem por exemplo, os assados na brasa. Finalmente, o cardápio apresenta o famoso Elenco Escama, nele você escolhe as diversas opções de pescado.

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 5 – Jardim Botânico

Grado – restaurantes no Jardim Botânico

O excelente italiano fica em um casa super charmosa de dois andares, com direito à cozinha aberta, varanda e jardim de inverno. Portanto, sob o comando do chef Nello Garaventa, o menu oferece uma experiência com couvert, entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo (R$184). São diversas opções para cada etapa, com algumas sugestões do chef. Aposte na berinjela à parmegiana e no tartar de carne. Além disso, atenção ao clássico agnolotti de javalli cacio e pepe. Finalmente, para a sobremesa, crostata rústica de maça assada no forno à lenha e cheesecake queimada, certamente divina!

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 31 – Jardim Botânico

restaurantes no Jardim Botânico
Gnocchi com ragu de peito de boi e Amatricciana

Jojo

Sob o comando da chef Joana Carvalho, um bistrô carioca inspirado nos bistrôs franceses, em um ambiente simpático e descontraído, com mesinhas na calçada. No cardápio, cada dia um prato de arroz diferente: camarão, bacalhau, vegetariano…  Além disso, há antipastos deliciosos, bruschettas e saladas, o Jojo oferece ainda chás e sucos, e, é claro, de uma ótima carta de vinhos. A chef Jojo vive viajando e fazendo cursos de culinária fora do Brasil, se reiventando e aprendendo bastante. Ela também é dona do simpático Proa, de frutos do mar, na Gávea.

Katz-Sū

O novo asiático do Jardim Botânico com uma pegada diferente. O chef Bruno Katz abriu um restaurante com clima descontraído e mistura a culinária brasileira, japonesa, coreana e tailandesa. Além disso, a carta de drinques é assinada pelo Daniel Estevan, premiado mixologista. Provamos deliciosas entradas como, por exemplo, o Ceviche Pan Thai e o Atum do Koma e claro, ótimos pratos principais super diferentes e chamativos. Com certeza vale a experiência de ir no Katz-Sū.

End: Rua Von Martius, 325

Malkah

Estivemos no Malkah, novo restaurante no Jardim Botânico comandado pela chef Ludmilla Soeira. Aberto há um mês, ele fica em uma charmosa casa, onde funcionava o Lorenzo Bristô. O cardápio focado na gastronomia brasileira, conta com pratos afetivos, como, por exemplo, camarão VG com crosta de pão de alho e risoto de limão siciliano, um must do Zuka, antiga casa da chef. Além disso, outro carro chefe é o filé mignon grelhado com risoto de chèvre, crocante de alho poró e ghee de ervas. Por fim, entre as sobremesas estão os Suspiros da Vovó com raspas de limão, chantilly e frutas vermelhas e bolo gelado de coco com muita calda. Seguramente, para nossa sorte, o brigadeiro no potinho também está lá!

Endereço: R. Visc. de Carandaí, 2

Malta

O restaurante que finalmente vai celebrar 6 anos de abertura, fica localizado em uma casa de dois andares no Jardim Botânico. Vencedor de diversos prêmios, inclusive o de melhor restaurante de carnes pela Veja Rio Comer & Beber, conta com cortes assados na brasa, de excelente qualidade, preparados pela chef Aline Cury. Além disso, são diversas opções de entradas e petiscos como, por exemplo, steak tartare, croquete de costela e ainda, fraldinha à milanesa. Portanto, um deleite para os carnívoros e que até hoje tem longa fila de espera na porta.

End.: R. Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico

Prana Vegetariano

O tradicional Prana Vegetariano do Cosme Velho tem filial no JB.  A casa reúne no cardápio: sabor, saúde e criatividade em pratos executivos gourmets, como, por exemplo, o falafel com chutney de manga, arroz basmati com lentilha, curry, cebola frita e sunomono. Há também o bolinho de palmito com chutney de manga, para quem preferir. Destaque também para os sucos naturais, o famoso smoothie de Juçai, morango e banana. Finalmente, para sobremesa, o bolinho de cacau recheado com brigadeiro de castanha de caju que certamente é ótima pedida!

Endereço: R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico

prana vegetariano
Falafel, arroz basmati, curry, lentilha com cebola caramelada e sunomono

Nutre Restô

Com comida saudável e sabor caseiro, o Nutre Restô tem ambiente agradável e abre apenas para almoço. Além disso, a casa serve todos os dias uma receita vegetariana com o preço fixo e direito a escolher uma proteína. Algumas opções são, por exemplo: frango com ameixa, sobrecoxa de frango ao molho de laranja, guizado de carne com batatas, e almôndegas de soja. Além disso, para acompanhar, abobrinha ou quiabo na chapa, souflé de espinafre e caponata de berinjela. Por fim, a casa também oferece sucos frescos em garrafinhas especiais e sobremesas feitas por fornecedores do próprio bairro.

Endereço: R. Jardim Botânico 635 loja 101 – Jardim Botânico

nutre restô
Ambiente do Nutre

Portanto, esta foi a nossa lista de 11 restaurantes no Jardim Botânico! Agora, você sabe ainda mais onde comer no Rio. Conhece mais algum? Conta para a gente nos comentários!

Por Duda Vétere e Renata Araújo

Fotos: Duda Vétere, Tomás Rangel, Leo Martins e Divulgação.

Outubro de 2017 (atualizado em Agosto de 2023).

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: